Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PESA - 1º Cultivo

Diário de cultivo completo.
Lá vai Sir. Chato:

porque isso aí é cobweb??

Eu ainda acredito ser trichoderma. O pote foi inoculado no sábado, e vorazmente o contaminante colonizou a superfície do substrato. Mais algumas horas de calor oxigenação, logo surgem pontos verdes, se for o Trichoderma.

Cobweb surge na falta de oxigenação, de início é muito parecido com o trichoderma.

MiguelFI, desculpa estar discutindo o assunto aqui, no seu diário.

Vamos ver se alguém chega a alguma conclusão mais concreta, e se vc ainda não descartou o pote, poste mais fotos dele.

sucesso![/quote]

Não ha de que, sinta-se a vontade, afinal queremos todos aprender, mas acho que se fizer do geito certo dá certo, se usarmos esse método com bastante assepsia.
Em vez de um bolo no copo, seria tipo um casing com o proprio bolo, como esse seu.
Abraços
P1170061.JPGP1170062.JPG
 
1º Cultivo

Nas fotos acima sem dúdida é cobweb.
Desenvolve rapidamente em poucas horas.
Causas: substrato não esterilizado, umidade excesiva, baixa oxigenação.

Para retirar carimbos é impróprio.



A esterelização deve ser feita corretamente, deixando o substrato no mínimo 60 minutos na condição de pressão.

Interromper a esterilização, abrir a panela para completar a água não promove esterilização eficaz.

Os potes assim esterilizados, podem colonizar, mas adiante, esporos não eliminados eclodem é contaminam.

Não inicie outro cultivo sem antes resolver o problema com a panela de pressão.
 
1º Cultivo

Ta cultivando Cob???

hauauh foi a primeira coisa que pensei quando vi o pote hauahua

Eu falei: Uau essa é nova!!

Se o micélio nos copos é como você falou então é o micélio correto mesmo, mas fique atento a contaminantes e mande fotos!(se vc não tivesse postado a do Cob-web vc levaria bem tempo para descobrir né)..

Boa sorte nessa aeh!

estou torcendo pelos copos!
 
Nas fotos acima sem dúdida é cobweb.
Desenvolve rapidamente em poucas horas.
Causas: substrato não esterilizado, umidade excesiva, baixa oxigenação.

Para retirar carimbos é impróprio.

A esterelização deve ser feita corretamente, deixando o substrato no mínimo 60 minutos na condição de pressão.

Interromper a esterilização, abrir a panela para completar a água não promove esterilização eficaz.

Os potes assim esterilizados, podem colonizar, mas adiante, esporos não eliminados eclodem é contaminam.

Não inicie outro cultivo sem antes resolver o problema com a panela de pressão.

Na verdade esse pote "não" foi esterilizado, fiz uma mistura rápida de vermiculita e fai ejoguei a agua que lavei o copinho em cima só pra ver no que dava, e deu isso, mas de todo não é perdido, agora sei o que é cobweb.

Ta cultivando Cob???

hauauh foi a primeira coisa que pensei quando vi o pote hauahua

Eu falei: Uau essa é nova!!

Se o micélio nos copos é como você falou então é o micélio correto mesmo, mas fique atento a contaminantes e mande fotos!(se vc não tivesse postado a do Cob-web vc levaria bem tempo para descobrir né)..

Boa sorte nessa aeh!

estou torcendo pelos copos!

Esses copos forão inoculados sábado dia 18/01, pelo menos está indo mais devagar que o pote, rsrs, abraços
P1180056.JPGP1180057.JPGP1180058.JPG
 
Última edição por um moderador:
1º Cultivo

Tá jóia isso ai, micélio vivissimo e crescendo bem legal mesmo !!!

Esses estão tranquilos, bastando apenas aguardar o 100% da colonização, que por sinal para 7 dias eu não vejo como tão devagar assim como vc mencionou....

Fica na Paz que vai dar certo sim, pensamento, respeito e atitudes positivas lhe garantirão bons frutos .....

Continue seguindo sua jornada, mas... uma dica de amigo: deixe essas experiências malukas sem assepsia de lado, a chance de algum esporo invasor entrar em contato com seu cultivo pode ser grande.

Vai preparando o seu terrário e sua mente, por que se daqui em diante você seguir as boas dicas que estão aqui no CM, vai se dar muito bem.....

Muita Paz e Luz ai Miguel !!!
 
1º Cultivo

7 dias com bolo PF e ta assim ja.. ta indo bem cara, muito sucesso pra voce.. e escute seus irmaozinhos, deixe as maluquices de lado enquanto estiver cultivando seriamente.. nossa espécie nao possui o mesmo conhecimento sobre o reino dos fungos como possuimos sobre os reinos dos animais e das plantas..
algumas brincadeiras podem ser perigosas e comprometer seu cultivo..

Paz em sua jornada
 
1º Cultivo

Putz, não fazem ideia do meu contentamento a respeito dos meus queridos copos, estão os 5 assim, fiz uma seringa de 10 ml e usei 5 com 4 furos em cada copo.
Como estou fazendo na minha firma tive que improvisar muito, mas procurei fazer tudo da melhor maneira e limpeza, tive problema com a panela de pressão e por fim deixei 1:40, como a panela não tampava direito assim que que deu pra pegar os copos imediatamente lacrei com fita e recoloquei na panela novamente até o outro dia pra inocular, sempre ao abrir a panela pulverizei bastante com agua + agua sanitária, sem dó.
Não vou mais fazer experiências malucas, vou agora me preocupar com o terrário, penso em faser um bem simples, não pode chamar atenção, penso em colocar em um isopor ou balde com argila expandida, na tampa coloco espuma entre o vidro e o isopor, ou balde, dou uma abanadinha de vez em quando, quanto a temperatura não é problema, aqui a natureza cuida disso, abraços coloridos a todos.
 
1º Cultivo

Tá jóia isso ai, micélio vivissimo e crescendo bem legal mesmo !!!

Esses estão tranquilos, bastando apenas aguardar o 100% da colonização, que por sinal para 7 dias eu não vejo como tão devagar assim como vc mencionou....

Fica na Paz que vai dar certo sim, pensamento, respeito e atitudes positivas lhe garantirão bons frutos .....

Continue seguindo sua jornada, mas... uma dica de amigo: deixe essas experiências malukas sem assepsia de lado, a chance de algum esporo invasor entrar em contato com seu cultivo pode ser grande.

Vai preparando o seu terrário e sua mente, por que se daqui em diante você seguir as boas dicas que estão aqui no CM, vai se dar muito bem.....

Muita Paz e Luz ai Miguel !!!
Blz, brigado pela vibração, será que corre risco de contaminar os copos ainda, pra tirar essas fotos limpei a mão com alcool e os copos também, me livrei do pote, to pensando em fazer mais copos, agora com uma panela que funciona, abraços.
 
1º Cultivo

Miguelito......
Os copos estão filé! Me diz uma coisa... já jogou o pote de cobweb né!?

Abraço!
Paz e Luz!
 
1º Cultivo

Miguelito......
Os copos estão filé! Me diz uma coisa... já jogou o pote de cobweb né!?

Abraço!
Paz e Luz!
Gostei do Miguelito, o bendito pote já viajou, agora vou esperar pra eu viajar também. Se acha, pensar que aquilo era micélio, principiante.
Sorte sempre.

Sabe que foi bom eu postar essas fotos do copo, agora mato a saudade deles aqui mesmo, não preciso mexer, também fico mais tranquilo, já pensou criar cobweb nos copos? Hu
 
1º Cultivo

Gostei do Miguelito, o bendito pote já viajou, agora vou esperar pra eu viajar também. Se acha, pensar que aquilo era micélio, principiante.
Sorte sempre.
Miguelito...... hehe
Acontece nos melhores cultivos!
Quanto a ser principiante, todos aqui já foram, ou ainda são! Ninguém sabe tudo! Uma coisa te digo, você está muito bem acessorado pelos irmãos do CM!
Good vibes para seu cultivo!
Paz e Luz!
 
1º Cultivo

A que bom que postou a foto dos garotos micélios!

Estão lindões, pararabéns você é papai de lindos micélios... só esperar o aniversário, cuide bem dos copos deixe-os quietos no escurinho:)...

Se for um bom pai, vai ganhar presentes deles!

Estou acompanhando!

Boas vibrações para você...

Logo mas!
 
1º Cultivo

O Olho do dono engorda o boi, o meu faz crescer o micélio, com as vibes positivas da turma então, só tem que ficar lindo e vigorante, to pensando em fazer casing com uns bolos.
Ainda temo um pouco pela contaminação, minha panela não fechou no dia, então deixei 1:40, mas tive que recolocar agua umas 3 vezes, mas nunca deixei parar de ferver, colocava agua aos poucos, completava o nível e tampava a panela, mas pressão mesmo nada, abraços e sorte
 
1º Cultivo

Dá uma boa estudada nesse material aqui ó: https://teonanacatl.org/forums/bolos-casing.82/

Qualquer dúvida, pergunta ai que responderemos com maior prazer !!!

Paz e Luz Miguelito !!!
Beleza, acho que vou usar a tecnica do Psilocibec, é bem simples e poucos materiais, só uma dúvida, tem uns métodos que pedem pra fechar a marmita e esperar, outros para fechar com plastico e fazer uns furinhos, imagino que quando aparecer os "brotos", ainda não estou muito familiarizado com os nomes, é hora de tirar as "tampas" ou deveria tirar quando tivesse inoculado de novo, deeer.
Abraços, Miguelito
 
1º Cultivo

Eu obtive bons resultados preparando uma camada de casing com vermiculita + fibra de coco e deixando encubar bem vedado com a tampa de papel aluminio da quentinha
;)
 
1º Cultivo

Será pura semelhança? mas o micélio parece bem com os neurônios e as celulas nervosas, bzzzzzzzzz...
 
Ele eh um ser muito sabio neh.. Talvez por isso a semelhanca :D
 
po! ja te falei camarada, ta demais teu cultivo eh soh trata ele com carinho q tu vai colher lindos frutos.. eai qnd fica 100%? :D
 
Back
Top