Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PESA - 1º cultivo no balde

Diário de cultivo completo.
Depois de mudar pra uma cidade onde não conheço nenhum pasto resolvi pesquisar e iniciar um cultivo. Depois de 3 meses de pesquisa pelo forum resolvi optar pela tek do milho de pipoca e frutos no balde inspirado nessa experiência aqui - https://teonanacatl.org/threads/bulk-mex-e-thai-koh-samui-em-balde.1669/ - Escolhi o balde pois além de parecer o mais simples também consigo reproduzir um pouco o habitat natural dos nossos amiguinhos.

30/04/2008 MILHO DE MOLHO E PREPARAÇÃO DA SERINGA
Fiz tudo certinho, molho em água sanitária, etc.

03/05/2008 INOCULAÇÃO
Logo depois de inocular guardei num saco preto e dentro de uma caixa de papelão. Caiu a temperatura e fui obrigado a fazer uma incubadora decente.

07/05/2008 INCUBADORA + 29º
Passei a deixar os vidros em um isopor com temperatura variando de 26-30ºC. Ainda não consegui comprar um aquecedor com termostato para estabilizar a temperatura, por enquanto apenas coloco uma garrafa com água quente dentro do isopor. Creio que essa semana instalo um aquecedor que estabilize na temperatura correta.

09/05/2008 MICÉLIO IS IN THE HOUSE
Dois dias após incubar no isopor e começar a controlar a temperatura o micélio finalmente aparece. Rolei os potes pra espalhar no dia 12/05.

Comparando as fotos e a diferença de dias entre elas vocês conseguem me dizer se o crescimento está normal? Se continuar assim em quanto tempo passo eles pro esterco?
Esta semana vou comprar o material pra montar os baldes. Como ainda não encontrei vermiculita por aqui, pensei em utilizar esterco, pó de coco e café.

Esqueci de comentar : até agora nenhum sinal de contaminação !
12-05-2008.jpg18-05-2008.jpg
 
Última edição por um moderador:
pelo jeito, hj é o dia de colocar a última camada e pedir para frutificar :pos:
Sucesso aí spoo.
 
12/06/2008

Cobri com uma fina camada do pó de coco e vou iniciar a troca de ar e também dar umas 12hs de luz. Que venham !!!
 
A temperatura caiu muito por aqui, entao to achando meio inviável esse cultivo no balde. Como nao surgiu nenhum pin e o micélio parece saudável, mas paralizado, resolvi re-organizar as coisas e montar um terrário. Montei alguns potes de sorvete com o restante dos copos colonizados e estou montando um terrário com uma caixa de isopor grande. Acho que vou montar umas marmitas também. :)

Foi começar a montar o terrário e adivinha o que encontrei no balde?
um PIN !!!
Agora nao vou mais desmanchar o balde, vamos ver até onde vai mesmo com a temperatura oscilando tanto.
Mesmo assim o restante dos copos foram colocados em potes de sorvete com a mesma mistura do balde , e estão incubando dentro do futuro terrário com um aquecedor instalado.
19-06-2008 - A.jpg19-06-2008 - B.jpg
 
Última edição por um moderador:
Até agora só esse filho único mesmo. Será a temperatura? O que posso fazer pra nascer mais filhotes?
21-06-2008.jpg
 
Lá vem eles ! O primogênito está quase rompendo o véu!
:)
23-06-2008.jpg
 
Parabéns pelo Pinzão !!!

E pelo sucesso do balde ...!
 
e os outros, kd?

entao cara, isso que está me intrigando. Até agora só colhi 2, este grande e um pequeno (uns 5-7cm). No momento tem 2 se desenvolvendo, e o restante parece estacionado. Tenho utilizado fotoperíodo de 12/12hs e troca de ar várias vezes ao dia. NÃO FIZ DUNK NEM COLD antes de por pra pinar, e a temperatura externa está bem instável. Minha dúvida está se o problema é a temperatura ou a umidade. Tenho borrifado água nas paredes do balde, e ás vezes se forma gotas na touca de banho, e estas gotas acabam caindo sobre eles. A cabecinha dos pins me parece mais úmidas e moles que o normal, e estou com medo de só ter abortos daqui pra frente. Será que o casing está muito úmido?Ou muito seco?Ou é a temperatura mesmo???
SOCORRO!!!!!
:eek:
26-06-2008.jpg
 
Que coguzão mais lindo, parece um selvagem com esse chapelão.. parabéns spoo:pos: mandou bem com o balde...

estes ai não estão parecendo aborto não, abortos além de ficar "parados" os chapéus escurem. pode ser a temperatura, está muito frio ai?


(Adorei o chapelão, vale por 4 cogus hehe!!!)
 
Eae spoo, o que você pode tentar fazer é aplicar uma técnica que existe pra induzir mais pins, acho que a chamaram 'casing edge' ou 'múltiplas bordas'. Isso claro se estiver tudo o mais ok no balde (tipo umidade, temperatura, ph do substrato etc). A tek é essa aqui https://teonanacatl.org/threads/nova-tek-casing-edging-multiplas-bordas.874/ e o Tiodena já aplicou em um cultivo dele, aprovado :D se liga: https://teonanacatl.org/threads/b-e-thai-segundo-cultivo-do-tio.961/

sei lá só uma sugestão mesmo:)... boa sorte no cultivo aí !!

bom depois que li a mensagem entendi tudo e resolvi editar... po meu você nao deu choque térmico nem deixou os micélios na água? acho que isso facilita pra ele frutificar. Bom acho que você tem que providenciar isso pra facilitar as coisas, na natureza ele estaria à mercê da ação do tempo...injeta uma água destilada no balde e tenta dar um choque térmico, acho que vai funcionar :)
 
Última edição por um moderador:
Que coguzão mais lindo, parece um selvagem com esse chapelão.. parabéns spoo:) mandou bem com o balde...

estes ai não estão parecendo aborto não, abortos além de ficar "parados" os chapéus escurem. pode ser a temperatura, está muito frio ai?


(Adorei o chapelão, vale por 4 cogus hehe!!!)

valeu! eles vingaram mesmo! Ficaram pequenos, mas da uma olhada na cor que ficou.
29-06-2008.jpg

Eae spoo, o que você pode tentar fazer é aplicar uma técnica que existe pra induzir mais pins, acho que a chamaram 'casing edge' ou 'múltiplas bordas'. Isso claro se estiver tudo o mais ok no balde (tipo umidade, temperatura, ph do substrato etc). A tek é essa aqui https://teonanacatl.org/threads/nova-tek-casing-edging-multiplas-bordas.874/ e o Tiodena já aplicou em um cultivo dele, aprovado :D se liga: https://teonanacatl.org/threads/b-e-thai-segundo-cultivo-do-tio.961/
sei lá só uma sugestão mesmo:)... boa sorte no cultivo aí !!
bom depois que li a mensagem entendi tudo e resolvi editar... po meu você nao deu choque térmico nem deixou os micélios na água? acho que isso facilita pra ele frutificar. Bom acho que você tem que providenciar isso pra facilitar as coisas, na natureza ele estaria à mercê da ação do tempo...injeta uma água destilada no balde e tenta dar um choque térmico, acho que vai funcionar :)

Verdade cara, sou mesmo um marcao e nao fiz nada disso. Alias, esse flush veio graças a um cold da propria natureza. Chegou a gear nesse dia e logo depois eles apareceram. Hoje colhi os ultimos 3 e neste momento o micelio esta afogado dentro da geladeira. Deu pra perceber VARIOS pins surgindo por baixo da camada de po de coco. Amanha coloco novamente na luz. Acho que vou aplicar esse lance de bordas. Se conseguir colher metade desses pins ja vou ficar muito contente !
 
Última edição por um moderador:
valeu! eles vingaram mesmo! Ficaram pequenos, mas da uma olhada na cor que ficou.

Simplesmente lindos e hummm parecem saborosos!!!:p::pos::!:
 
Fui escorrer a agua do dunk e deu pra ver VARIOS, mas MUITOS pins mesmo!
Estamos torcendo pra que todos eles fiquem adultos logo.
Depois de escorrer a agua devo voltar a cobri-los com uma fina camada de casing ou fica assim mesmo? Ainda tenho medo de contaminar tudo.
30-06-2008.jpg
 
bom se vc fez o dunk seria bom fazer o casing sim, mas vc tem que esterilizar o substrato de novo senao pode facilitar pra contaminacao... se for po de coco/vermiculita o proprio microondas faz... parabéns e boa sorte!
 
Seria legal tentar retirar a camada anterior e colocar uma nova.... garantiria uma úmidade favoavel como o do primeiro flush, meus casings eu nem adiciono nova camada não, mas é para evitar a fadiga eeheehuehue.

Boas vibrações AGORA!!!
 
Seria legal tentar retirar a camada anterior e colocar uma nova.... garantiria uma úmidade favoavel como o do primeiro flush, meus casings eu nem adiciono nova camada não, mas é para evitar a fadiga eeheehuehue.

Boas vibrações AGORA!!!

E como faria essa limpeza da superficie? Com as maos? Um garfo ou algo do tipo? ( Esteril claro ). Na verdade tambem tive a sensaçao de que se retirace essa camada velha eles respirariam melhor, pois esta algo meio compacto. E o melhor foi que acabei de encontrar vermiculita e vou usar daqui pera frente.
 
E como faria essa limpeza da superficie? Com as maos? Um garfo ou algo do tipo? ( Esteril claro ). Na verdade tambem tive a sensaçao de que se retirace essa camada velha eles respirariam melhor, pois esta algo meio compacto. E o melhor foi que acabei de encontrar vermiculita e vou usar daqui pera frente.

uma colher e/ou garfo ajudaria, mas se estes pins estiverem por todos os lados seria dificil não feri-los. já que encontrou vermiculita, comece a utilizar uma mistura coco + vermiculita.

caso ache melhor não mexer muito na camada, não mexa;) pode adicionar outra acima ou até não adicionar nada...

faça o que achar melhor!:pos:
 
Back
Top