Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PESA - 1º cultivo no balde

Diário de cultivo completo.
Depois de mudar pra uma cidade onde não conheço nenhum pasto resolvi pesquisar e iniciar um cultivo. Depois de 3 meses de pesquisa pelo forum resolvi optar pela tek do milho de pipoca e frutos no balde inspirado nessa experiência aqui - https://teonanacatl.org/threads/bulk-mex-e-thai-koh-samui-em-balde.1669/ - Escolhi o balde pois além de parecer o mais simples também consigo reproduzir um pouco o habitat natural dos nossos amiguinhos.

30/04/2008 MILHO DE MOLHO E PREPARAÇÃO DA SERINGA
Fiz tudo certinho, molho em água sanitária, etc.

03/05/2008 INOCULAÇÃO
Logo depois de inocular guardei num saco preto e dentro de uma caixa de papelão. Caiu a temperatura e fui obrigado a fazer uma incubadora decente.

07/05/2008 INCUBADORA + 29º
Passei a deixar os vidros em um isopor com temperatura variando de 26-30ºC. Ainda não consegui comprar um aquecedor com termostato para estabilizar a temperatura, por enquanto apenas coloco uma garrafa com água quente dentro do isopor. Creio que essa semana instalo um aquecedor que estabilize na temperatura correta.

09/05/2008 MICÉLIO IS IN THE HOUSE
Dois dias após incubar no isopor e começar a controlar a temperatura o micélio finalmente aparece. Rolei os potes pra espalhar no dia 12/05.

Comparando as fotos e a diferença de dias entre elas vocês conseguem me dizer se o crescimento está normal? Se continuar assim em quanto tempo passo eles pro esterco?
Esta semana vou comprar o material pra montar os baldes. Como ainda não encontrei vermiculita por aqui, pensei em utilizar esterco, pó de coco e café.

Esqueci de comentar : até agora nenhum sinal de contaminação !
12-05-2008.jpg18-05-2008.jpg
 
Última edição por um moderador:
Show de pipoca!
Bela colonização, logo estara 100% com toda certeza!
Acho que a hora está chegando, Bulk é uma tecnica muito boa e gera lindos frutos, como está pretendendo utilizar o esterco?

não sei dizer o tempo que levará para ficar 100% colonizado este milho, mas é melhor já pensar e estudar algo o quanto antes.
 
Bonito mesmo o micélio nos potões !!!

Fiquei curiosos em saber em qual região do Brasil estás, como anda a temperatura externa por ai ?

Um cultivo como esse, em balde, seria um tanto quanto inviável na minha região, onde as temperaturas andam oscilando bruscamente, em média 22ºC durante o dia e 8°C a noite...!

Parabéns pela iniciativa de iniciar um cultivo, tenho certeza que vai ser uma experiência radical em sua vida !!

Boa Sorte !
 
Show de pipoca!
Bela colonização, logo estara 100% com toda certeza!
Acho que a hora está chegando, Bulk é uma tecnica muito boa e gera lindos frutos, como está pretendendo utilizar o esterco?

.

legal..tomara que o tempo passe logo. estou pensando em usar o esterco, mas penso em substituir a fibra de coco pelo pó pois parece dar uma liga melhor.

Bonito mesmo o micélio nos potões !!!

Fiquei curiosos em saber em qual região do Brasil estás, como anda a temperatura externa por ai ?

Um cultivo como esse, em balde, seria um tanto quanto inviável na minha região, onde as temperaturas andam oscilando bruscamente, em média 22ºC durante o dia e 8°C a noite...!

Parabéns pela iniciativa de iniciar um cultivo, tenho certeza que vai ser uma experiência radical em sua vida !!

Boa Sorte !

Valeu Oregon! Entao, estou no Paraná e a temperatura também está entre 20/25º mas a noite nao faz tao frio assim nao. Posso ter problemas?
 
Última edição por um moderador:
Temperaturas muito baixas ou muito altas pejudicam o cultivo.

Porém sua região parece ter um clima mais quente de onde moro, acredito que se não abaixar muito a temp ambiente ai você não terá maiores dificuldades !!!

Boa Sorte na jornada !
 
legal..tomara que o tempo passe logo. estou pensando em usar o esterco

A tek funcionará perfeitamente sem a vermiculita, claro que para isto você deve ter boa úmidade e temperatura, não acho que terá problemas se as condições estiverem boas!

Boa sorte ai e vá arrumando as coisas!
 
A tek funcionará perfeitamente sem a vermiculita, claro que para isto você deve ter boa úmidade e temperatura, não acho que terá problemas se as condições estiverem boas!

Boa sorte ai e vá arrumando as coisas!

Bom saber! Ainda nao estou bem certo do que uso pra cobrir o balde.. Vi que alguns usam saco de lixo, outros touca de banho e também vi usarem um paninho fino sempre bem úmido. Qual será mais prático?
 
Bom saber! Ainda nao estou bem certo do que uso pra cobrir o balde.. Vi que alguns usam saco de lixo, outros touca de banho e também vi usarem um paninho fino sempre bem úmido. Qual será mais prático?

A resposta é simples, Use a criatividade!!

Pense que os spawns de milho terão de colonizar o esterco, então é bom arrumar uma cobertura que não deixe entrar luz no interior do balde, quando estiver tudo colonizado, ai você pode arrumar uma cobertura que deixe passar mais luz para ajudar a direcionar o crecimento os cogus para cima.

Mas no final, tanto o saco, quanto o pano, quanto a touca de banho funcionarão. O pano pode ajudar na ventilação, o saco mantem a úmidade da mesma foram aqu as paredes do balde e é preciso retira-lo para ventilar, a touca de banho se for transparente pode ajudar na iluminação, a manter úmidade e para ventilar, pode-se retira-lo, claro que pode se fazer muitas coisas mais, planejar mais coisas, para facilitar a troca de ar, e manter úmidade, mas isso vai da sua criatividade!
 
24/05/2008
Pela insegurança de ser meu 1º cultivo, separei o copo pequeno para experiencias em um balde menor. Ainda tenho mais 4 copos na incubadora com uns 80% colonizado e sem contaminaçao. Pasteurizei uma mistura de adubo de curral, pó de pinus e um pouco de calcário de concha. Inoculei com metade do copo e cobri com uma camada fina da mesma mistura. O balde está dentro de um saco preto, fechado. Notei que o substrato ficou meio empedrado, já que o adubo e o pó de pinus do mercado vieram bem sujos e com pedaços. Nos próximos pretendo dar uma boa "dixavada" até ficar uma terra bem fofa e usar pó de coco pra substituir o de pinus. Ae que está minha preocupaçao: Esses pedaços mais compactos do substrato vão atrapalhar na colonizaçao?

Ps: Sempre via o pessoal comentar sobre o cheiro do micélio e ficava bem curioso. Que cheiro azul! :)
 
24/05/2008
Pela insegurança de ser meu 1º cultivo, separei o copo pequeno para experiencias em um balde menor. Ainda tenho mais 4 copos na incubadora com uns 80% colonizado e sem contaminaçao. Pasteurizei uma mistura de adubo de curral, pó de pinus e um pouco de calcário de concha. Inoculei com metade do copo e cobri com uma camada fina da mesma mistura. O balde está dentro de um saco preto, fechado. Notei que o substrato ficou meio empedrado, já que o adubo e o pó de pinus do mercado vieram bem sujos e com pedaços. Nos próximos pretendo dar uma boa "dixavada" até ficar uma terra bem fofa e usar pó de coco pra substituir o de pinus. Ae que está minha preocupaçao: Esses pedaços mais compactos do substrato vão atrapalhar na colonizaçao?

Ps: Sempre via o pessoal comentar sobre o cheiro do micélio e ficava bem curioso. Que cheiro azul! :)

é perfume isso.

Os pedaços podem atrapalhar dependendo do tamanho e da compaçtação.
Como procedeu a pasteurização?
 
é perfume isso.

Os pedaços podem atrapalhar dependendo do tamanho e da compaçtação.
Como procedeu a pasteurização?

usei o método da fronha na panela. Ontem retirei os blocos em excesso e substitui por pó de coco, que ficou bem fino e uniforme sobre o milho. Percebi que a camada de milho tinha se recuperado e estava formando uma só massa de micélio sobre o esterco. Está no primeiro dia de incuabçao, logo coloco novas fotos.
 
ae estão as fotos.
a primeira foi tirada dia 25/05/08 após aplicar uma fina camada de pó de coco sobre o micélio. Hoje, dois dias depois, fui olhar e vi muitos pontos de micélio na superficie. Remendei com mais uma fina camada de pó de coco e voltou a incubar. Depois que o milho foi pro balde percebi que o crescimento foi muito rápido.
Por aqui a torcida está grande!
25-05-2008 - F.jpg27-05-2008 - C.jpg27-05-2008 - E.jpg
 
04/06/2008

Percebi o substrato do balde bem compacto e resolvi quebrá-lo novamente e recomeçar.
Cobri com uma camada bem fina de pó de coco e voltou pro saco preto. A temperatura nao tem ajudado muito nessa fase, variando de 18 a 25º.
Mesmo assim, após 4 dias da pra perceber a fome do micélio.
Será que é bom dar uma remendada na camada de pó de coco ou dexo do jeito que está? Só devo por na luz e troca de ar quando estiver 100% colonizado? Geralmente em condiçoes ideais isso leva quanto tempo?
 
fotos do dia 04 e dia 08/06/2008
04-06-2008 - A.jpg04-06-2008 - B.jpg08-06-2008 - B.jpg

após colonizar a cobertura do pó de coco 100%, vc deve colocar a última camada de casing(melhor vermiculita pura tamponada), e ai sim troca de ar e luz.

essa era minha dúvida. assim que colocar esta última camada de casing já coloco pra frutificar? nao precisa esperar colonizar tbm nao né?
 
Última edição por um moderador:
espera colonizar a camada legal, ai tá uns 70% né?
então, quando colonizar 100%, manda uma ultima fina camada do pó(não tem vermi?) e em seguida luz e O2
Sucesso ai, logo terá frutos!!
 
espera colonizar a camada legal, ai tá uns 70% né?
então, quando colonizar 100%, manda uma ultima fina camada do pó(não tem vermi?) e em seguida luz e O2
Sucesso ai, logo terá frutos!!

pois é...ainda nao consegui encontrar vermiculita por aqui, por isso optei pelo pó de coco.
e os frutos estao sendo super aguardados!
 
Belo cultivo, não vejo a hora de ver os pins que vão emergir desse balde....rs!!!!!
Estou ancioso pelas fotos...

Good Vibes no seu cultivo!
 
Back
Top