Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PC PENIS ENVY

Diário de cultivo completo.
Recebi uma seringa com CL de PE, apliquei alguns ml em BDA, porem nada de micelio nos dias seguintes.
Fiz 2 CLs com agua, dextrose e acido tartarico, ambas apresentaram uma massa, mas nada parecia ser micelio.
Quase joguei fora as 2 CLs, antes de tentar uma inoculacao em milho de pipoca somente para confirmar a contaminacao.
Entao esterilizei 500 g de milho de pipoca e distribuir em copos de requeijao, pequena quantidade em cada copo, ao todo 12 copos.
Alguns apresentaram uma colonizacao fraca, mais parecida com cobweb, e pequenos pontos mais densos que assemelhavam ser micelio de PC.
Separei os graos que continham essa massa branca, diferente dos demais e coloquei em 2 placas de BDA, acrescida de acido tartarico, dias depois obtive crescimento de micelio e cobweb, separei pedacos miminos de micelio e apliquei e 14 placas de BDA com acido tartarico e todas mostraram micelio bem rizo.
Apliquei 2 placas em 2 copos requeijao ( 130 g cada) com milho de pipoca, ambos colonizaram bem rapido, entao preparei 2 bulk com o milho de pipoca colonizado, estrume de cavalo, vermiculita, po de coco.
Colonizacao foi rapida, porem a frutificacao demorou 10 dias.
A ideia e clonar o melhor cogumelo em diversas placas de BDA

Penis Envy 11.JPG Penis Envy 12.JPG Penis Envy 13.JPG Penis Envy 14.JPG Penis Envy 15.JPG Penis Envy 16.JPG Penis Envy 17.JPG Penis Envy 17.JPG Penis Envy 18.JPG

Última edição por um moderador:
Ficou branco ou deu a impressão de que o micélio da superfície secou e morreu?

Para mim essa é uma defesa do próprio micélio contra condições adversas. Quando falta umidade por exemplo, essa camada se forma nos bolos.

Talvez o micélio faça isso para esperar por condições melhores de frutificação, ou a camada seca externa sirva para manter a umidade interna.

Para mim essa é uma defesa do próprio micélio contra condições adversas. Quando falta umidade por exemplo, essa camada se forma nos bolos.

Talvez o micélio faça isso para esperar por condições melhores de frutificação, ou a camada seca externa sirva para manter a umidade interna.

Então, continuando, overlay só ocorre quando há uma camada de casing sobre o micélio. Como ocorreria em bolos?

E ainda há outro conceito em jogo, o tal do stroma, que seria uma camada de micélio seco, duro e morto. Será que não é isso que é confundido com overlay no cultivo de cubensis?

Então, continuando, overlay só ocorre quando há uma camada de casing sobre o micélio. Como ocorreria em bolos?

Já vi diversos bolos com uma camada espessa de micélio por cima, que fica geralmente com um tom azulado. É difícil nascerem pins ali!

E ainda há outro conceito em jogo, o tal do stroma, que seria uma camada de micélio seco, duro e morto. Será que não é isso que é confundido com overlay no cultivo de cubensis?

Poisé, pode ser que ambas as coisas na verdade sejam a mesma. Nunca gostei muito de casing por causa desse fenômeno.

Não é um bolo ou parte de um bolo ressecado, Rain? Aí não tem jeito mesmo ...

Isso! ;)

Tem áreas nos bolos que ficam mais grossas de micélio também, mas como uso pouco bolos PF, não posso afirmar com precisão se essas áreas prejudicam a formação de cogumelos.

Não se joga água sobre o micelio, ele endurece e não frutifica.

Talvez tenha me expressado mal.
Eu não joguei agua e o micélio ficou assim. Ele ficou assim e eu fui tentando resolver o problema. Como disse acima eu tentei bastante fazer ele frutificar.

Uma das ultimas tentativas foi borrifar agua... Não teve muito resultado. Dai fiz um dunk... Nada tambem.

Tive que jogar tudo fora mesmo não tendo nenhum contaminante.

Talvez tenha me expressado mal.
Eu não joguei agua e o micélio ficou assim. Ele ficou assim e eu fui tentando resolver o problema. Como disse acima eu tentei bastante fazer ele frutificar.

Raspou a camada dura?

De repente poderia parti-lo em pedaços pequenos e tentar um out.

O pote preto contaminou com duende verde e foi descartado.
A bacia verde segue a colonização da camada de bulk.

Caraca! Que emocionante esse diário, a cada relato de diários fico mais entusiasmado em pesquisar e aprimorar meus conhecimentos nesse assunto tão fascinante como esse. Quero parabenizar a todos os que se dedicam nesse hobby pois querendo ou não , estão desenvolvendo o conhecimento brasileiro nessa parte da biologia.Ou seja ,o que ocorre aqui não passa de uma pesquisa de campo com linguagem não científica.Parabéns!!!

Back