Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PC Ecuador Bulk; In Vitro

Diário de cultivo completo.
Olá pessoal do cm, primeiramente queria agradacer a todos aqui que me ajudaram com muita informação. muito obrigado. vou tentar retribuir do mesmo jeito.

Agora voltando ao que interessa, comecei meu cultivo dia 22/10/2011 com um carimbo da profungos.

22/10
*Preparação do bolo
-Assepsia total (o segredo está ai)
-Banho com protex
-preparar o substrato com luvas evitar usar as mãos
-pinhosol (substituto do lysol)
-usei vermiculita com farinha de arroz integral 2 verm, 1 arroz, 1 agua.
-cada pote de requeijão tem uma camada de papel aluminio, a tampa do pote e outra camada de papel aluminio. passo alcool 70 em todas elas.
-panela de pressão por 1h, deixei esfriar até o outro dia
-fiz 3 potes, 2 de requeijão para pf tek e 1 potão de palmito para in-vitro

23/10
*Inoculação
-Assepsia total
-glove edredon box (tinha tentando outros 2 cultivos e falhei por não usar glovebox.)
-tudo na glovebox esterelizado preparei a seringa usando 1/5 do carimbo para 10ml (existe uma tek do mauricio se não me engano que não é preciso abrir o carimbo completamente para preparar a seringa, basta esfregar as extremidades do print ainda fechado e depois só abrir um pouco o carimbo que os esporos caem dentro do copo. no meu caso tive dificuldades nessa hora pois minhas luvas estavam cheias de pinhosol e fica muito escorregadio, nao tava conseguindo nem abrir o saquinho que guarda o print, tive que usar a seringa pois não coloquei uma faca esteril ou algo assim.
fiz 3 e 4 furos nos potes de requeijão e apenas um no in-vitro
-na hora de vedar acabou a fita isolante (n)
dai coloquei tudo dentro de um ziplock e borrifei pinho sol dentro. fechei tudo e guardei no armario.

16/11
*In-vitro
o potão estava todo colonizado e os potes de requeijão ainda só 80%
-aproveitei que abri o ziplock e terminei de vedar com fita isolante (foi bom para trocas gasosas do bolo)
-separei os potes coloquei um filtro de café (passei um algodão com alcool 70 no filtro) no furo do potão coloquei em um ziplock e deixei a luz da casa acesa. durante o dia pretendo deixar a luz natural e a noite acendo a luz da casa mesmo.
PB150015.JPGPB150016.JPGPB150017.JPG

Detalhe na mãozinha curiosa de uma figurinha aqui de casa :whistle:

-No aguardo dos potes de requeijão colonizar 100% para continuar as experiencias.
PB150018.JPGPB150019.JPGPB150020.JPG

desculpem minha falta de detalhes nos procedimentos, depois vou lembrando mais detalhes e vou editando aqui. Qualquer dúvida, sugestão e puxão de orelhas serão bem vindos.

esperando com boas vibrações....

mais info:
glove edredon box:
https://teonanacatl.org/threads/flow-hood-construção.4544/ procurar posts de deseroy.

pode ser contaminação também.
eu li que existe um contaminante branco, como eu vou saber se é contaminante ou micélio mesmo? existe alguma caracteristica peculiar desse contaminante branco?
por que pela minha pouca experiencia, quando o bolo parava de crescer logo apareciam aqueles traços verdes de trichoderma. nesse caso ele simplismente estagnou. já abri o pote para oxigenar, mas nada mudou. acredito tb que fiquei pouco tempo e só fiz retirar de leve o alúminio, acho que não deu pra trocar os gases direito ou sei lá..

Essa velocidade da colonização pode estar relacionada com a compactação do substrato. Nunca aperte, somente largue e dê uma sacudida para ajeitar. Isso pode ajudar.

Essa velocidade da colonização pode estar relacionada com a compactação do substrato. Nunca aperte, somente largue e dê uma sacudida para ajeitar. Isso pode ajudar.
mas se eu sacudir os bolos será que não bagunçar o selo de vermiculita?

eu li que existe um contaminante branco, como eu vou saber se é contaminante ou micélio mesmo? existe alguma caracteristica peculiar desse contaminante branco?
COBWEB lembra micélio de cubensis. Com o tempo se vai saber distinguir um do outro bem fácil. Se tiver uma bela foto os usuários do FORUm já te passam uma certeza.

é isso ae entmelos tenta fazer clonagem deste organismo em papelão;) só uma dica!
eita, eu já comi. Eu sabia que não ia dar nada, foi mais pela curiosidade do sabor que tinha os cogu.

Atualizando:
até agora colhi apenas 4 cogumelos do in vitro, como foram poucos joguei direto na silica e estão cracker dry, o in vitro começou o segundo flush e aniversariei os potes de requeijão em um balde com a proporção de 2 bolos, 1 terra vegetal, 1 pó de coco e um pouco de agua (olhometro) e coloquei uma fina camada de pó de coco+vermiculita fina, todos com corretivo (carbonato de cálcio) a pasteurização foi feita no microondas, de 3 sessões de 10 mins para o substrato e de 5 mins para a camada de vermiculita e coco.
fiz basicamente a tek de @Lupelius, com 4 furos equidistantes com filtros de café. no momento estou sem câmera, mas assim que der posto uma foto.

Espero que a terra vegetal de certo.

agora é só esperar.

Edit.: Fotos do 2° flush, do balde e do meu "estoque" já crackerdry. detalhe que achei pouca a deformação de por direto na silica em relação as fotos que já vi por aqui.

@Mauricio, você poderia por favor alterar o titulo do tópico para: PC Ecuador Bulk; In Vitro.

PC230095.JPGPC230096.JPGPC230097.JPGPC230098.JPGPC230099.JPGPC230100.JPG

Atualizando:
Tive alguns abortos, estou pensando em tirar essa tampa e colocar apenas um filtro de café pra ver se param esses abortos.
após a colheita o bolo me presenteou com mais 2 cogumelos. não sei se é um terceiro flush ou se é a continuação do segundo ainda... pelo tempo entre os flushs acredito ser o final do segundo.
o balde começou a aparecer micélio na parte de cima, acredito que não seja contaminante. eu tentei tirar umas fotos mas não ficou muito legal por causa do papel filme fica dificil saber o que é micélio ou papel.. eu vou trocar o papel filme do balde pq ta descolando, ai tento outras fotos pra ve se é micélio mesmo.

segue fotos: detalhe no pin bem pequenino
2012-01-03 18.19.47.jpg2012-01-03 18.19.57.jpg2012-01-03 18.20.37.jpg

o balde começou a aparecer micélio na parte de cima, acredito que não seja contaminante. eu tentei tirar umas fotos mas não ficou muito legal por causa do papel filme fica dificil saber o que é micélio ou papel.. eu vou trocar o papel filme do balde pq ta descolando, ai tento outras fotos pra ve se é micélio mesmo.

E o balde entmelos a umidade está boa? consegue ver microgotas
põem um saco azul na boca para quando quiser ventilar é so bombar o saco...que a gravidade faz o resto,e a transparencia é melhor para visualizar!

Aguardando mais imformações...

boa sorte no bulk...
god vibes...

atualizando: o balde começou os flushes, porem estou tendo muitos abortos, e foi um flush fraco, apesar de ter usado terra vegetal e tal.. deu um cacho com 4 cogumelos que só desenvolveu 1, e tem um do lado que eu suspeito ser aborto tbm. não deu pra carimbar por que ainda estou sem glovebox, jaja vou providenciar uma.
@mago, a umidade acho que está fraca (acredito ser isso uma das causas dos abortos por que no in vitro a umidade esta boa e eu tb tive abortos, acho que deve ser a temperatura tb muito alta aqui ou a combinação dos 3 não sei... mas é isso, colhi o cacho com os 3 abortos e botei para secar. segue fotos mostrando bem os cogumelos com o piléo caracterizando um aborto (marrom escuro e pontudo, quase triangular).
o que não consigo entender é por que foi um flush tão fraco, e essses abortos... a temperatura aqui está entre 24° c~30° e está tendo pancadas de chuva... alguem tem alguma opinião?
P1090070.JPGP1090071.JPGP1090073.JPGP1090074.JPGP1090075.JPGP1090076.JPGP1090077.JPG

Pode ser baixa umidade mesmo, as laterais do balde estão sem uma gota d'água :eek:h:

Borrifa mais água aí, faz a troca de ar 2x/dia, e deixa os baldes na área mais fria da sua casa. Os seus cogumelos agradecem! :)

ja estão @Cosmik, eu vou borrifar agua mineral previamento fervida e gelada neles pra testar.

@Átomo, valeu a dica!

... eu vou borrifar agua mineral previamento fervida e gelada neles pra testar.

Borrifar água gelada só funciona por alguns minutos. Faça o teste em uma parede/mesa, depois me diz quantos minutos ficaram gelada.

Se quer eficiência, controle temperatura em volta do terrário/balde. :geek:

atualizando: o balde começou os flushes, porem estou tendo muitos abortos, e foi um flush fraco, apesar de ter usado terra vegetal e tal..

Tem vermiculita ali junto não?
Não borrife MUITA água, as vezes a vermiculita já tá saturada dela (o que é difícil perceber) , ai corre risco de perder o balde.

Tem vermiculita ali junto não?
.
tem sim, foi da minha compra anterior, comprei 6 litros e só usei 2 até agora.
a terra vegetal está abaixo dessa fina camada.

eu borrifei em torno de 100ml de agua nas paredes do balde e na camada de casing que estava com vermiculita + pó de casca de coco secos. a temperatura ambiente por aqui abaixou. espero que os prox flushes sejam mais pesados.

eu tenho uma dúvida, estou com 1 pin no balde que suspeito ser aborto, mas ele ainda nao está com o piléo triangular, isso atrapalha outros flushes ou os abortos só prejudicam o cultivo quando apodrecem? é melhor tirar ele de lá? ja faz uns 5 dias que ele está ali, mas suspeito que ele está crescendo, devagar mais crescendo. o que é estranho pois eu vi em bulks que são em torno de 3 a 4 dias que os cogumelos já ficam maduros..

sobre borrifar agua gelada foi só para dar uma ajudinha na temperatura.. nada a longo prazo. mais como uma refrescada ou quem sabe um coldshock de leve.

Acho que a ideia não era esfriar o terrário, @Cosmik, mas sim umidificar.

Eu sei que é, lógico, mas pelo fato do Entmelos ter dito "água gelada", eu concluí que TAMBÉM era para baixar a temperatura. Já que, como ele mesmo disse, a temperatura em sua região está alta.

Back