Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PC Ecuador Bulk; In Vitro

Diário de cultivo completo.
Olá pessoal do cm, primeiramente queria agradacer a todos aqui que me ajudaram com muita informação. muito obrigado. vou tentar retribuir do mesmo jeito.

Agora voltando ao que interessa, comecei meu cultivo dia 22/10/2011 com um carimbo da profungos.

22/10
*Preparação do bolo
-Assepsia total (o segredo está ai)
-Banho com protex
-preparar o substrato com luvas evitar usar as mãos
-pinhosol (substituto do lysol)
-usei vermiculita com farinha de arroz integral 2 verm, 1 arroz, 1 agua.
-cada pote de requeijão tem uma camada de papel aluminio, a tampa do pote e outra camada de papel aluminio. passo alcool 70 em todas elas.
-panela de pressão por 1h, deixei esfriar até o outro dia
-fiz 3 potes, 2 de requeijão para pf tek e 1 potão de palmito para in-vitro

23/10
*Inoculação
-Assepsia total
-glove edredon box (tinha tentando outros 2 cultivos e falhei por não usar glovebox.)
-tudo na glovebox esterelizado preparei a seringa usando 1/5 do carimbo para 10ml (existe uma tek do mauricio se não me engano que não é preciso abrir o carimbo completamente para preparar a seringa, basta esfregar as extremidades do print ainda fechado e depois só abrir um pouco o carimbo que os esporos caem dentro do copo. no meu caso tive dificuldades nessa hora pois minhas luvas estavam cheias de pinhosol e fica muito escorregadio, nao tava conseguindo nem abrir o saquinho que guarda o print, tive que usar a seringa pois não coloquei uma faca esteril ou algo assim.
fiz 3 e 4 furos nos potes de requeijão e apenas um no in-vitro
-na hora de vedar acabou a fita isolante (n)
dai coloquei tudo dentro de um ziplock e borrifei pinho sol dentro. fechei tudo e guardei no armario.

16/11
*In-vitro
o potão estava todo colonizado e os potes de requeijão ainda só 80%
-aproveitei que abri o ziplock e terminei de vedar com fita isolante (foi bom para trocas gasosas do bolo)
-separei os potes coloquei um filtro de café (passei um algodão com alcool 70 no filtro) no furo do potão coloquei em um ziplock e deixei a luz da casa acesa. durante o dia pretendo deixar a luz natural e a noite acendo a luz da casa mesmo.
PB150015.JPGPB150016.JPGPB150017.JPG

Detalhe na mãozinha curiosa de uma figurinha aqui de casa :whistle:

-No aguardo dos potes de requeijão colonizar 100% para continuar as experiencias.
PB150018.JPGPB150019.JPGPB150020.JPG

desculpem minha falta de detalhes nos procedimentos, depois vou lembrando mais detalhes e vou editando aqui. Qualquer dúvida, sugestão e puxão de orelhas serão bem vindos.

esperando com boas vibrações....

mais info:
glove edredon box:
https://teonanacatl.org/threads/flow-hood-construção.4544/ procurar posts de deseroy.

Estou lendo algumas técnicas in vitro aqui no forum. Interessante, estou acompanhando.

pessoal, eu notei alguns traços de ferrugem na tampa do pote in vitro. tem algum problema?

@Cosmik, eu juro que usei a busca e não achei nada. confesso que não olhei a biblioteca. dúvida tirada. obrigado mais uma vez. e eu que pensei que eram pins, acho que são pedacinhos de ferrugem caindo no micélio. kkkkk

nem sinal de pins no potão, e os bolos diminuiram a velocidade de colonização, visto que o copo de requeijão tem uma dobra no final e que geralmente a parte de baixo demora mais mesmo, eu virei os copos de cabeça para baixo para ajudar na oxigenação. (vide biblioteca).
Em relação ao potão: lendo na biblioteca sobre pins, percebi que meu pote estava pedindo uma temperatura mais baixa. E realmente está quente por aqui. então eu coloquei o potão dentro de outro pote com agua até quase cobrir o micélio. essa agua tem agua sanitária diliuda para evitar possiveis contaminantes. Se mesmo assim não pinar vou quebrar o bolo e fazer um mini casing.

vamo ver se agora vai!! os potes de requeijão tao quase lá!!

hoje após um pouco mais de uma semana de ter ajustado a temperatura apareceu um cogumelinho no invitro. só que dei de cara com um pequeno problema.. o cogu nasceu no fundo do pote... kkkkkkk mas pelo menos eu vi que deu certo, agora so falta o pote de requeijão colonizar 100%.
PC050074.JPG PC050075.JPG

é isso ai, tá lá o invitro esmagadinho :)

algumas strains se dao melhor em invitro, os thaykohsamui, sao apressadinhos, pinam muito rapido , in vitro da uns flushs bem bonitos! parabens tai!!

Hoje apareceu mais dois pins, no fundo do pote tambem. Eu tou achando que vou ter que quebrar o micélio para retirar eles, ai aproveito e faço um mini casing ou bulk com terra vegetal. vocês tem alguma ideia de como faço para tirar eles dai sem ter que quebrar o micélio? eu pensei tbm em virar o bolo ao contrario dentro do pote, mas não sei se vai dar e se der, concerteza vai danificar tanto o micélio quanto os cogumelos/pins.
@tchescko, vc que tem diarios in vitro, alguma ideia?

nao tem jeito bro! in vitro dessa forma , vai ter que quebrar o bolo mesmo pra retirar os cogus...

Se a sua intenção era fazer casing/bulk porque fez in vitro?

Depois que o micélio entra no processo de frutificação, vai ser difícil recuperar a rede micelial após quebrá-lo. No mais, planeje melhor da próxima vez. O micélio não é seu escravo.

eu achei uma maneira, o proprio cogu ao crescer afastou o bolo do vidro do pote "descolando". dai quando for na hora da colheita é só virar um pouco o bolo. depois boto foto pra melhor entedimento.

Se a sua intenção era fazer casing/bulk porque fez in vitro?

Depois que o micélio entra no processo de frutificação, vai ser difícil recuperar a rede micelial após quebrá-lo. No mais, planeje melhor da próxima vez. O micélio não é seu escravo.

Minha intenção era conseguir frutificar algo, fiz in-vitro por ser a forma mais "segura" em relação a contaminantes.
essa questão de "escravizar" o micélio é meio complexa. você tirar ele do habitat natural, domesticar, por dentro de um copinho, pra depois por dentro de uma caixa com luz artificial e oxigenio de bombinha. E pra comer depois. Eu não sei pra você cosmik, mas pra mim isso já escravizar o suficiente. Lembre que você está tirando uma vida para poder evoluir um pouco a sua. E em alguns casos, apenas por diversão. Lembrando que eu não quero começar uma discursão religiosa sobre o fato, eu respeito sua opinião mas isso é só o que eu penso. abraço. e obrigado pelo toque =]

Última edição por um moderador:
legal entmelos! que bom que achou uma saida para remover o seu bb....

legal entmelos! que bom que achou uma saida para remover o seu bb....
foi o proprio cogu que me mostrou como ehehe

olha ai as fotos pessoal:
PC070076.JPG
nessa aqui da pra ver direitinho ele afastando o bolo.

PC070074.JPGPC070075.JPGPC070077.JPG
essas outras pra mostrar os pins. e o tamanho que ele ja ta em relação as fotos anteriores.

dei a maior cagada hoje, ao ver o desenvolvimento do cogu no potão, o bolo tava soltinho e andou dentro do pote, soltando o cogu do bolo, ele tava quase começando a abrir o "chapéu" =/

essa vai pra aquele topíco de "burradas" kkkkk

muito bom, faz tempo que não vejo um in-vitro. :)

Muito bom entemelo, mas veja bem
vc ainda pode trabalhar com esse organismo.
e gostei da sua opnião sobre escravidão do micelio concordo com vc.

paz e luz.

pois é @bolo, o mal da humanidade é querer domesticar a natureza. cada vez mais estamos nos aprofundando em culturas, como psicultura, bovinocultura, fungicultura etc, claro que para podermos nos acomodar nossa humilde existencia.

Atualizando:
apesar da cagada que dei o micélio me presenteou com mais 2 pins, já os potes de requeijão tão lento quase parando, um dos potes ta quase 100% na verdade ta todo colonizado, mas é que apareceu um bolorzinho preto, porem ele já foi todo coberto por micélio, e acho que o micélio ta vencendo essa, só vou esperar o micélio ficar mais forte nessa parte que ta meio preto, e já o outro pote ta estagnado a uns 7 dias já, nem aparece contaminante nem o micélio anda. acredito que seja por que usei vermiculita fina e a formação do micélio não deixa mentir, ele está muito algodoado, sinal que o bolo ficou mt compacto né?
segue fotos dos pins novos:
PC110083.JPGPC110084.JPG

Back