Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PC Ecuador Bulk; In Vitro

Diário de cultivo completo.
Olá pessoal do cm, primeiramente queria agradacer a todos aqui que me ajudaram com muita informação. muito obrigado. vou tentar retribuir do mesmo jeito.

Agora voltando ao que interessa, comecei meu cultivo dia 22/10/2011 com um carimbo da profungos.

22/10
*Preparação do bolo
-Assepsia total (o segredo está ai)
-Banho com protex
-preparar o substrato com luvas evitar usar as mãos
-pinhosol (substituto do lysol)
-usei vermiculita com farinha de arroz integral 2 verm, 1 arroz, 1 agua.
-cada pote de requeijão tem uma camada de papel aluminio, a tampa do pote e outra camada de papel aluminio. passo alcool 70 em todas elas.
-panela de pressão por 1h, deixei esfriar até o outro dia
-fiz 3 potes, 2 de requeijão para pf tek e 1 potão de palmito para in-vitro

23/10
*Inoculação
-Assepsia total
-glove edredon box (tinha tentando outros 2 cultivos e falhei por não usar glovebox.)
-tudo na glovebox esterelizado preparei a seringa usando 1/5 do carimbo para 10ml (existe uma tek do mauricio se não me engano que não é preciso abrir o carimbo completamente para preparar a seringa, basta esfregar as extremidades do print ainda fechado e depois só abrir um pouco o carimbo que os esporos caem dentro do copo. no meu caso tive dificuldades nessa hora pois minhas luvas estavam cheias de pinhosol e fica muito escorregadio, nao tava conseguindo nem abrir o saquinho que guarda o print, tive que usar a seringa pois não coloquei uma faca esteril ou algo assim.
fiz 3 e 4 furos nos potes de requeijão e apenas um no in-vitro
-na hora de vedar acabou a fita isolante (n)
dai coloquei tudo dentro de um ziplock e borrifei pinho sol dentro. fechei tudo e guardei no armario.

16/11
*In-vitro
o potão estava todo colonizado e os potes de requeijão ainda só 80%
-aproveitei que abri o ziplock e terminei de vedar com fita isolante (foi bom para trocas gasosas do bolo)
-separei os potes coloquei um filtro de café (passei um algodão com alcool 70 no filtro) no furo do potão coloquei em um ziplock e deixei a luz da casa acesa. durante o dia pretendo deixar a luz natural e a noite acendo a luz da casa mesmo.
PB150015.JPGPB150016.JPGPB150017.JPG

Detalhe na mãozinha curiosa de uma figurinha aqui de casa :whistle:

-No aguardo dos potes de requeijão colonizar 100% para continuar as experiencias.
PB150018.JPGPB150019.JPGPB150020.JPG

desculpem minha falta de detalhes nos procedimentos, depois vou lembrando mais detalhes e vou editando aqui. Qualquer dúvida, sugestão e puxão de orelhas serão bem vindos.

esperando com boas vibrações....

mais info:
glove edredon box:
https://teonanacatl.org/threads/flow-hood-construção.4544/ procurar posts de deseroy.

eu tenho uma dúvida, estou com 1 pin no balde que suspeito ser aborto, mas ele ainda nao está com o piléo triangular, isso atrapalha outros flushes ou os abortos só prejudicam o cultivo quando apodrecem? é melhor tirar ele de lá? ja faz uns 5 dias que ele está ali, mas suspeito que ele está crescendo, devagar mais crescendo. o que é estranho pois eu vi em bulks que são em torno de 3 a 4 dias que os cogumelos já ficam maduros..

Se já faz uns 5 dias que ele está ali, e quase certo que se não vai mais ter um flush nesse momento.
Digamos que se desenvolveram várias primórdias, e delas vieram somente esse pin, então é dificil nesse momento virem outros pins. Se deve esperar por uma próxima colheita só mais tarde. Se vier.
100ml de água borrifada? é muita água, se praticamente dunkou o bulk, rs.
Se esse pin começar a murchar ou ficar com aspecto estranho, tire ele daí.

poxas @tupy, quer dizer que corro risco de perder o bulk pelos 100ml? mesmo que se tinha uma camada seca de vermiculita+pó de coco?
sobre aquele pin suspeito, tirei ele de lá. Já estava com aspecto de aborto, na foto da pra ver bem claro isso.. ao lado do cogumelo aberto.

poxas @tupy, quer dizer que corro risco de perder o bulk pelos 100ml? mesmo que se tinha uma camada seca de vermiculita+pó de coco?

Espere pra ver, pode ter bons frutos.
O que quero dizer é que uma camada de casing ou um bulk com vermiculita ou fibra de pó de coco, etc,.. encharcados vão embassar o desenvolvimento e recuperação do micélio.

Mas @tupy, agora tenho minhas duvidas se foram realmente 100mls de agua, o balde ja esta com um aspecto seco novamente. So tem algumas poucas gotas de agua ao redor.

Atualizando: as coisas melhoraram um pouco por aqui...
2012-01-18 08.18.57.jpg2012-01-18 08.26.23.jpg
Mas achei muito fraco para um bulk. E ainda com 1 aborto. Tenho notado o balde seco então esses dias ainda borrifei um pouco de agua.
outra coisa que notei lendo a biblioteca é que após ter quebrado os bolos e organizado o bulk eu não deixei o balde em estado de colonização, coloquei direto na luz. será que vale a pena por ele no escuro para poder dar uma colonizada mesmo após ter começado a frutificar?

... será que vale a pena por ele no escuro para poder dar uma colonizada mesmo após ter começado a frutificar?

Não, porque agora o micélio já saiu da fase vegetativa.
Aprenda com os erros, na próxima você já sabe como proceder.

Esse cultivo me ensinou muitas coisas já. vou esperar ele até o fim para iniciar o proximo. apesar que estou com uma fezinha que reinoculei esses dias nuns potes (de po de fibra de coco e fai) que ja faziam uns 15 dias da outra inoculacao e nao apareceu micélio.

engraçado que o invitro eu deixei ele no escuro para uma clonagem no papelao e ta nascendo um cogumelo. vou deixar ele ali pra ver no que dá. tirei ele da luz pois ele ja me presenteou demais vou tirar ele do pote e enterrar em alguma de minhas trilhas por ai. vou tentar liberta-lo em forma de gratidão, logo depois do papelao colonizar completamente. ja está quase 100%.

Finalizando:
Como disse aprendi muito na prática, a pratica é de fato o que ensina, não adianta encher o forum com perguntas, o ideal é meter a mão na massa e ver no que dá.
Esse cultivo foi realmente muito fraco, a strain ecuador aborta muito (apesar de ser uma ótima strain). acredito que colhi apenas uns 8g secos o que foi suficiente para eu poder conhecer os cogus. carimbei apenas 2 cogumelos para tentar outros cultivos, quando a temperatura daqui estiver mais fria para tentar evitar esses abortos.
O balde começou a criar uma tonalidade esverdeada, pus em um saco junto com o invtiro e infelismente tive que jogá-los no lixo =/. pena que foi em uma segunda-feira. não quis arriscar deixa-los ali até o fim de semana para levá-los a alguma "floresta". Espero que os próximos cultivos finalizem em uma sexta-feira ou sábado para eu poder prosseguir dessa forma.

No mais agradeco a todos aqui do forum pelas informações, principalmente ao @Cosmik que apesar de termos "opiniões diferentes" em alguns momentos, ele me ajudou bastante com minhas "perguntinhas" de iniciante, e a todos os moderadores que deixam o forum bem organizadinho para facilitar nossas pesquisas, e a todos os "personagens" que encontrei por aqui que me ajudaram muito com seus diários de cultivo e com muitas informações também.

Agora vou aprimorar minhas teks para postar diários que sejam realmente úteis aqui para o pessoal do CM.

Abraço a todos.

Isso, conforme você vai cultivando, vai pegando a manha, e no final consegue colheitas bem fartas.

Os meus primeiros cultivos rendiam bem poucos frutos, mas, conforme fui aprimorando minhas técnicas, o rendimento foi ficando maior.

Eu acho que você deve tomar mais cuidado com as trocas repentinas de ambiente, o micélio acaba sofrendo, e gerando mais abortos.

Abraços!

Back