Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PC Creeper - Primeiro cultivo

Diário de cultivo completo.
Inicio aqui meu primeiro diário relatando o meu primeiro cultivo de cogumelos. Todo o trabalho foi feito de maneira bastante lenta, de acordo com nossa disponibilidade de tempo e materiais.

Dia 25/09 munida da minha glovebox meia boca e sendo o mais asséptica possível, raspei 1/4 do carimbo, hidratei os esporos em água destilada para injeção e fiz uma grande seringa de 20ml. Chamo a glovebox de meia boca porque não cheguei a afixar as luvas nas aberturas e por isso o ar dentro dela não estava completamente isolado de contaminantes, mas limpei bem o interior e as luvas diversas vezes, e acho que já vale para minimizar a chance de conaminação já que não há correntes de ar. Anexei todas as fotos do processo, mais para que caso eu tenha cometido algum erro me corrijam.

74424-415f7775c7a2cc8b67a26a00f2ea029d.jpg IMG_3167.JPG IMG_3175.JPG IMG_3176.JPG IMG_3178.JPG
Deixei em geladeira, dentro de um ziploc e envolto em papel alumínio.
Dia 07/10 fiz 4 bolos PF tradicionais (vermiculita, arroz e água) e coloquei na panela de pressão sobre um suporte utilizado para cozimento a vapor, a fim de que não tocasse no fundo da panela. Ele se ajusta a qualquer tamanho de panela, abrindo e fechando. Usei duas camadas de papel alumínio, vedei com fita isolante e fiz 4 furos, cobrindo cada um com micropore, cozinhando por 60 minutos. O que houve é que coloquei pouca água ao fundo, e quando abri a panela se encontrava completamente seca.
IMG_3325.JPG IMG_3264.JPG
Desconfiei da eficácia dessa esterilização, decidindo, então, inocular apenas 2 dos 4 copos no dia 08/10, na glovebox. Chamei estes de pote 1a e 1b.
Dia 09/10 esterilizei novamente os outros 2 copos adicionando mais água que anteriomente, por 60 minutos.
Dia 10/10 inoculei estes dois copos na glovebox, o 2a e 2b.
Inicialmente todos estavam num quarto recebendo luz natural, apenas no dia 10/10 é que li que deveriam estar em local escuro (há contradições), e foram para uma caixa de sapatos.
Dia 11/10 percebi colonização no copo 1a numa região que a fita estava mais para cima. Concluo que podem haver mais pontos de colonização mas a fita impede visualização.
Hoje, são visíveis 3 pontos de colonização, um no copo 1b e dois no copo 1a.
Copo 1a:
IMG_3318.JPG IMG_3320.JPG IMG_3319.JPG
Copo 2a:
IMG_3323.JPG
Todos no momento:
IMG_3317.JPG
Desculpem pela quantidade imagens, rs.
 

Anexos

  • IMG_3164.JPG
    IMG_3164.JPG
    57.3 KB · Visualizações: 114
  • IMG_3322.JPG
    IMG_3322.JPG
    97.8 KB · Visualizações: 88
  • IMG_3167.JPG
    IMG_3167.JPG
    38.6 KB · Visualizações: 81
Última edição:
Antigamente havia a teoria de que a luz fosse fator de pinagem, por isso era recomendada a colonização no escuro. Mas há indícios de que a luz natural indireta ajude o desenvolvimento do micélio, a pinagem se dá na evaporação de água e troca de ar.
Boa sorte com seu cultivo. Gosto de acompanhar os primeiros cultivos e sempre tive curiosidade sobre essa strain.
Acredito que os primeiros 60 minutos de esterilização do subtrato tenha sido suficiente. Cozinhar demais o substrato pode acabar sendo ruim. 4 copos não são tanta coisa, podia ter arriscado neste caso. Seguindo a regra de 1ml por copo, ainda tem muito na seringa e no carimbo.
Novamente boa sorte. Acompanhando.
 
Acredito que os primeiros 60 minutos de esterilização do subtrato tenha sido suficiente. Cozinhar demais o substrato pode acabar sendo ruim. 4 copos não são tanta coisa, podia ter arriscado neste caso. Seguindo a regra de 1ml por copo, ainda tem muito na seringa e no carimbo.
Novamente boa sorte. Acompanhando.
Fiquei com medo de ser insuficiente não pelo tempo, e sim pela falta de água, que acho que deve ter evaporado completamente lá pelo meio do processo. Eu injetei em cada furo 1ml, totalizando 4ml por copo, seguindo o tutorial disponível aqui. Ainda tenho cerca de 5ml na seringa, e já que posso colocar apenas 4 ml por copo, inocularei 3 outros copos que comprei para esse fim em breve. Obrigada pelo comentário e pelas dicas.
 
Fiquei com medo de ser insuficiente não pelo tempo, e sim pela falta de água, que acho que deve ter evaporado completamente lá pelo meio do processo. Eu injetei em cada furo 1ml, totalizando 4ml por copo, seguindo o tutorial disponível aqui. Ainda tenho cerca de 5ml na seringa, e já que posso colocar apenas 4 ml por copo, inocularei 3 outros copos que comprei para esse fim em breve. Obrigada pelo comentário e pelas dicas.


Pode inocular 0,5ml por furo. A maior quantidade de esporos não vai influenciar na velocidade de colonização. A seringa multiesporos contém diversas "sub-strains" que precisam competir entre si até formar uma cadeia micelial, 0,5ml por furo garante que pelo menos alguns esporos tomem o substrato e colonizem completamente.
Sobre a esterilização continuo achando que foi suficiente. A água é necessária para que a panela de pressão não exploda, a temperatura que esteriliza. Com certeza mesmo após a agua ter evaporado, a temperatura permaneceu alta.
 
Última edição:
Breve atualização: os copos duplamente esterilizados estão desenvolvendo micélios normalmente, então acho que não houve nenhum problema.

Uma dúvida importante: a temperatura de colonização influencia em algo além da velocidade de colonização? A temperatura de incubação aqui está chegando de 30°/32°, ou seja, o micélio fica exposto a uma temperatura de cerca de 34°. Os posts que li até agora relacionam a temperatura a velocidade de crescimento, mas há mais algum problema além disso? Sei que atingir temperaturas ainda superiores poderia matar o micélio, mas qual o mal de se desenvolver à esta temperatura atual?
Acrescento que os micélios estão se desenvolvendo muito bem, em boa velocidade sem aparentar qualquer problema até o momento.
 
Última edição por um moderador:
Uma dúvida importante: a temperatura de colonização influencia em algo além da velocidade de colonização? A temperatura de incubação aqui está chegando de 30°/32°, ou seja, o micélio fica exposto a uma temperatura de cerca de 34°. Os posts que li até agora relacionam a temperatura a velocidade de crescimento, mas há mais algum problema além disso? Sei que atingir temperaturas ainda superiores poderia matar o micélio, mas qual o mal de se desenvolver à esta temperatura atual?
Acrescento que os micélios estão se desenvolvendo muito bem, em boa velocidade sem aparentar qualquer problema até o momento.
temperatura de incubação aqui está chegando de 30°/32°, ou seja, o micélio fica exposto a uma temperatura de cerca de 34°.
A tua temperatura é muito parecida com a minha, moro no nordeste e aqui na minha cidade entre meio dia e 4hs da tarde a temperatura é de 34g, para resolver meu problema adotei essa tek e consegui estabilizar em no máximo 29 gr, o post está no fim da página.
https://teonanacatl.org/threads/incubadora.9365/
 
A tua temperatura é muito parecida com a minha, moro no nordeste e aqui na minha cidade entre meio dia e 4hs da tarde a temperatura é de 34g, para resolver meu problema adotei essa tek e consegui estabilizar em no máximo 29 gr, o post está no fim da página.
https://teonanacatl.org/threads/incubadora.9365/
Sirius, a temperatura aqui chega apenas a 32°, eu digo 34° dentro do copo pois é suposto que a temperatura dentro do copo se mantém cerca de 2° acima da temperatura do ambiente. De qualquer forma, a minha dúvida ainda não foi esclarecida. O que quero saber é se há algum problema com eles crescerem a uma temperatura ambiente de até 32° além do possível atraso no crescimento micelial (coisa que não estou observando aqui).
Sobre essa tek, eu já havia a visto aqui no fórum e acho interessante, mas ela é só para aquecimento. Ontem vi uma para resfriamento, utilizando um porta-garrafas de cerveja, mas não possuo uma caixa térmica e só gostaria de despender uma grana nisso se fosse necessário, pois não está fácil.
Edit: relendo alguns tópicos do fórum percebo que já tenho a resposta ao que pergunto: a elevação de temperatura pode levar o substrato a secar e aumenta a possibilidade de contaminantes. É foda, quando surgem as dúvidas, acabamos esquecendo do que já lemos superficialmente antes, por isso peço perdão.
 
Última edição:
Temos aqui uma seção chamada Biblioteca. Nela há muitas informações úteis, grande parte do básico está lá. Não tenha medo de ler e pesquisar ;)

Quanto à sua pergunta: Qual temperatura é alta para incubação, e o que acontece aos frascos?

Ecuador, acredito que você tenha começado a me responder antes de ler meu edit, pois postamos quase ao mesmo tempo, mas obrigada.
Sirius, percebo agora que estava falando exatamente da sua invenção, com isopor de cerveja, perdão pela confusão.
 
Última edição:
Temperaturas acima de 30°C durante a colonização podem favorecer o desenvolvimeto bacteriano. Também pode estressar o micélio, fazendo com que ele solte metabolitos também conhecidos como "xixi" por seu aspecto amarelado. Mas só esperando pra saber. Se tiver alguma forma de baixar pelo menos um pouco a temperatura, eu recomendo temperaturas mais baixas do que altas.
 
a elevação de temperatura pode levar o substrato a secar e aumenta a possibilidade de contaminantes.

Olha, se o copo ou pote estiver fechado sem furos ou aberturas para troca de ar, não tem como secar. Toda água que está lá dentro vai permanecer lá, a não ser que reaja com algo, mas nessas temperaturas das quais estamos falando creio que a água é bastante estável.

Mas as informações sobre facilitar contaminantes e, principalmente, prejudicar a velocidade de crescimento do micélio até um ponto letal, por volta de 41 graus celsius, procedem.

Alguns usuários já relataram aqui descontroles de temperatura da incubadora, que eles usavam para aquecer os copos, que levaram os cultivos a sérios danos ou à morte.



Também pode estressar o micélio, fazendo com que ele solte metabolitos também conhecidos como "xixi" por seu aspecto amarelado.

Alguns cultivadores experientes defendem que o "xixi" nada mais é que uma secreção com finalidade antibiótica, ou seja, o micélio reagindo a alguma bactéria que está crescendo no substrato.
 
Se tiver alguma forma de baixar pelo menos um pouco a temperatura, eu recomendo temperaturas mais baixas do que altas.
Descobri que dentro do armário embutido a temperatura está a 30° e os coloquei lá. É o melhor que posso fazer no momento.
Olha, se o copo ou pote estiver fechado sem furos ou aberturas para troca de ar, não tem como secar.
Cada pote possui 4 furos cobertos por micropore, então pode haver, sim, uma lenta e constante perda de umidade para o ambiente, não sei até que ponto. Vou ficar checando se o armário mantém sempre uma temperatura que não ultrapasse os 30°. Em caso afirmativo, eu não tomarei nenhuma medida relacionada à temperatura por ora.
Aproveito o post para atualizar sobre o desenvolvimento dos micélios, que como eu já disse, me parecem estar se desenvolvendo bem:
Potes com 8 dias de inoculação:
1a - IMG_3360.JPG IMG_3361.JPG IMG_3362.JPG
1b - IMG_3363.JPG IMG_3364.JPG IMG_3365.JPG IMG_3366.JPG
 
Sirius, a temperatura aqui chega apenas a 32°, eu digo 34° dentro do copo pois é suposto que a temperatura dentro do copo se mantém cerca de 2° acima da
A temperatura ideal é até 28gr, acima de 30gr pode comprometer a velocidade da colonização, o micélio parece saudável e bonito, temperaturas muito altas são mais vulneráveis em relação a contaminantes, a tek que postei pode ser usada em uma caixa de papelão bem vedada e o isopor só custa R$2,50, mas o direito é seu de arriscar ou não.
 
Estão se desenvolvendo muito rápido!
os meus levaram em média + de 15 dias para chegar ao ponto que os seus chegaram.
Meus parabéns!
 
Para dar uma forcinha ao nosso amigo fungico você pode inocular devagar e perto da parede do copo, de modo que escorra a agua com esporos por toda a borda, de cima até em baixo, ele coloniza legal e pode colonizar um pouco mais rapido.
 
Estão se desenvolvendo muito rápido!
os meus levaram em média + de 15 dias para chegar ao ponto que os seus chegaram.
Meus parabéns!
Obrigada! Talvez os seus tenham demorado a aparecer pois você inoculou longe das paredes do copo. Eu fiz o que o Cho; disse, pra visualizar o crescimento do micélio assim que iniciasse.
 
Olá a todos, volto hoje com novidades.
No fim de outubro, já quando os copos estavam cerca de 90% colonizados, surgiu por sobre o micélio um ponto de azulamento conforme se vê na figura abaixo. Pensei que poderia se tratar de trichoderma ou penicillium, mas não tinha aparência de esporos, não crescia e em pesquisas vi citarem a possibilidade de "azulamento do micélio", embora não tenha encontrado imagens, concluí que se tratava disso. Depois percebi outras áreas de leve azulamento em outros bolos. Quarta-feira todos os copos atingiram 100% de colonização. Sábado (8/11), fiz um dunk em todos eles e deixei passarem a noite na geladeira. Abaixo fotos deles assim que saíram dos copos, inclusive das áreas azuladas. O micélio me parecia saudável, o cheiro agradável. Acham que era algum contaminante?

IMG_3423.JPG IMG_3453.JPG IMG_3451.JPG IMG_3455.JPG
Hoje, domingo, finalizamos o terrário. Para fins de troca de ar, instalamos uma ventoinha de 12v de um antigo gabinete de computador meu, parafusada e coberta com filtro de café. Fizemos 9 furos de 3/4'' cobertos com micropore. Entrada para borbulhador de aquário com pedra porosa inserido num pote plástico com água e uma colher de água sanitária. Cobri o fundo com perlita umedecida e dispus pratinhos descartáveis para acomodar os bolos. Aí vem o grande erro: EU NÃO ESTERILIZEI A VERMICULITA. Por algum motivo eu fiz o roll em vermiculita não esterilizada e depois ainda fiz o double casing com essa mesma vermiculita. Estou muito decepcionada que depois de tanto cuidado tenha acontecido isso, mas foi um lapso mental e agora só posso torcer pelo melhor. Alguém já fez isso e não contaminou?

IMG_3481.JPG IMG_3488.JPG
 
Última edição:
O micélio me parecia saudável, o cheiro agradável. Acham eu era algum contaminante?

Creio que o isolamento era só o micélio ressecado.

Mas vi também uma área amarelada em um dos copos, o que geralmente significa que o micélio enfrentou, e venceu, alguma bactéria competidora.
 
Obrigada, @SiriusII, essa informação me tranquiliza um pouco.
Creio que o isolamento era só o micélio ressecado.

Mas vi também uma área amarelada em um dos copos, o que geralmente significa que o micélio enfrentou, e venceu, alguma bactéria competidora.
O que acho estranho na hipótese de ressecamento, é que o copo tinha bastante umidade, dá pra ver nas fotos condensamento nas paredes, mas eu realmente não acho que era contaminação.
Obrigada pelas respostas!
 
Back
Top