Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PC Creeper - Primeiro cultivo

Diário de cultivo completo.
Inicio aqui meu primeiro diário relatando o meu primeiro cultivo de cogumelos. Todo o trabalho foi feito de maneira bastante lenta, de acordo com nossa disponibilidade de tempo e materiais.

Dia 25/09 munida da minha glovebox meia boca e sendo o mais asséptica possível, raspei 1/4 do carimbo, hidratei os esporos em água destilada para injeção e fiz uma grande seringa de 20ml. Chamo a glovebox de meia boca porque não cheguei a afixar as luvas nas aberturas e por isso o ar dentro dela não estava completamente isolado de contaminantes, mas limpei bem o interior e as luvas diversas vezes, e acho que já vale para minimizar a chance de conaminação já que não há correntes de ar. Anexei todas as fotos do processo, mais para que caso eu tenha cometido algum erro me corrijam.

74424-415f7775c7a2cc8b67a26a00f2ea029d.jpg IMG_3167.JPG IMG_3175.JPG IMG_3176.JPG IMG_3178.JPG
Deixei em geladeira, dentro de um ziploc e envolto em papel alumínio.
Dia 07/10 fiz 4 bolos PF tradicionais (vermiculita, arroz e água) e coloquei na panela de pressão sobre um suporte utilizado para cozimento a vapor, a fim de que não tocasse no fundo da panela. Ele se ajusta a qualquer tamanho de panela, abrindo e fechando. Usei duas camadas de papel alumínio, vedei com fita isolante e fiz 4 furos, cobrindo cada um com micropore, cozinhando por 60 minutos. O que houve é que coloquei pouca água ao fundo, e quando abri a panela se encontrava completamente seca.
IMG_3325.JPG IMG_3264.JPG
Desconfiei da eficácia dessa esterilização, decidindo, então, inocular apenas 2 dos 4 copos no dia 08/10, na glovebox. Chamei estes de pote 1a e 1b.
Dia 09/10 esterilizei novamente os outros 2 copos adicionando mais água que anteriomente, por 60 minutos.
Dia 10/10 inoculei estes dois copos na glovebox, o 2a e 2b.
Inicialmente todos estavam num quarto recebendo luz natural, apenas no dia 10/10 é que li que deveriam estar em local escuro (há contradições), e foram para uma caixa de sapatos.
Dia 11/10 percebi colonização no copo 1a numa região que a fita estava mais para cima. Concluo que podem haver mais pontos de colonização mas a fita impede visualização.
Hoje, são visíveis 3 pontos de colonização, um no copo 1b e dois no copo 1a.
Copo 1a:
IMG_3318.JPG IMG_3320.JPG IMG_3319.JPG
Copo 2a:
IMG_3323.JPG
Todos no momento:
IMG_3317.JPG
Desculpem pela quantidade imagens, rs.
 

Anexos

  • IMG_3164.JPG
    IMG_3164.JPG
    57.3 KB · Visualizações: 114
  • IMG_3322.JPG
    IMG_3322.JPG
    97.8 KB · Visualizações: 88
  • IMG_3167.JPG
    IMG_3167.JPG
    38.6 KB · Visualizações: 81
Última edição:
Segunda dunkei os bolos e terça eles voltaram ao terrário. Nesse intervalo pude passar o contact preto. Ontem surgiu um único pin solitário e até agora mais nenhum. Aguardarei.
IMG_3740.JPG IMG_3738.JPG
Atualizando:
Como eu já disse, logo que coloquei o bolo lá ele pinou e gerou um belo cogumelo, mas só um. Fiquei assustada e com medo de que esse fosse ser o único fruto desse flush e fiz dois carimbos dele ontem. Felizmente, ontem a noite os outros bolos começaram a pinar. Quinta espero ter fotos de novos cogumelos para postar. Tenham um belo dia! ;)
IMG_3761.JPG IMG_3768.JPG
 
Última edição:
Tenho colhido cogumelos todo dia, umas duas vezes ao dia, mas nunca colho muito de uma vez e acabei me desapegando da ideia de fotos. Ainda tenho muitos pins, então vou continuar nesse ritmo por muitos dias. Foto de um dos bolos no momento:
IMG_3786.JPG
O bolo leucístico continua produzindo, e prossigo pensando que não são apenas creepers sem pigmentação, pois são completamente diferentes. Antes de abrirem o chapéu, parecem botões de rosa. Quando abrem são pontudos, estipes sempre esguias e longas. Esse da foto esporulou no terrário, mas felizmente longe do bolo e eu nem achei que estivesse em ponto de esporular. Ia esquecendo de dizer que esse bolo leucístico deu um grande cogumelo normal, que usei pro carimbo do post anterior.
IMG_3792.JPG IMG_3791.JPG
 

Anexos

  • IMG_3786.JPG
    IMG_3786.JPG
    99.6 KB · Visualizações: 59
Última edição:
@Ecuador, eram 3 pins assim e já foram colhidos por terem aberto o chapéu. A estipe de nenhum deles desenvolveu além do que dá pra ver na foto, mas os chapéus ficaram grandinhos.
 
Meu segundo flush continua dando frutos espaçadamente, mas já sinto o fim dele se aproximando. Vou viajar por 4 dias, e preciso tomar uma decisão, sendo que prevejo algumas opções:
1. Manter os bolos no terrário, com o borbulhador funcionando, mesmo sem pins, pra manter o bolo "vivo".
2. Colocá-los em stand-by, na geladeira, por exemplo.
3. Fazer um dunk, colocá-los no terrário, e deixa esses 4 dias sem supervisão.
Cultivadores mais experientes, qual seria a escolha mais sábia?
 
qual seria a escolha mais sábia?

Acho que a primeira e terceira opção é a melhor. Eles podem ficar durante os 4 dias sem supervisão, mas para evitar problemas certifique-se que o terrário está bem limpo e se não há vetores (óbvios) de contaminação.
 
Olá a todos, depois de um certo recesso retorno aqui.
Deixei os bolos sem pins sozinhos por 4 dias e quando retornei havia 4 cogumelos que esporularam para todo lado, um estava até com o chapéu invertido. Bom, meu segundo flush terminou, aqui tenho o resultado parcial dessa empreitada, pois quando tirei a foto parte deles ainda estava no ventilador:
IMG_3891.JPG IMG_3888.JPG
O problema é que não sei o que fazer com um dos bolos, pois nos locais de onde colhi os cogumelos agora sai um micélio algodoado que cresce de maneira lenta e contínua. O que é isso? O que fazer?
IMG_4038.JPG
 
Última edição:
O problema é que não sei o que fazer com um dos bolos, pois nos locais de onde colhi os cogumelos agora sai um micélio algodoado que cresce de maneira lenta e contínua. O que é isso? O que fazer?

Não parece boa coisa. Retire esse micélio estranho e vigie o bolo, mas pode ser que o ciclo dele tenha chegado ao fim.
 
Não parece boa coisa. Retire esse micélio estranho e vigie o bolo, mas pode ser que o ciclo dele tenha chegado ao fim.
Eu estou vigiando ele há vários dias, isso começou há mais de uma semana, onde eu colhia, ia crescendo um micélio "fofo". Mesmo assim, ele deu mais cogumelos. Agora seria a hora do dunk dele, mas não fiz. A ideia de fazer o dunk nele e ver se ele pina é ruim? Acha que isso pode ser contaminante?

Atualizando: toquei nele e não é algodoado, é duro, não sei se devo remover, é um aglomerado micelial duro.
 
Última edição:
A ideia de fazer o dunk nele e ver se ele pina é ruim? Acha que isso pode ser contaminante?

Se o bolo está bem hidratado não há razão para fazer dunk. Isso só vai atrasar o processo da pinagem.

Não me parece ser contaminante ainda, pode ser apenas um sinal de que a umidade e temperatura está muito alta.
 
Se o bolo está bem hidratado não há razão para fazer dunk. Isso só vai atrasar o processo da pinagem.

Não me parece ser contaminante ainda, pode ser apenas um sinal de que a umidade e temperatura está muito alta.
Mas ele não está bem hidratado, ele está no terrário há cerca de um mês, e como eu disse, ele ia pro dunk agora, mas seguindo o que o @Ecuador disse, não fiz o dunk, apena so deixei lá. Os calombos continuam crescendo lentamente. A umidade não está alta, e a temperatura certamente está. Só que eram 4 bolos no terrário e só esse criou calombos.
 
Só que eram 4 bolos no terrário e só esse criou calombos.

Por meio de dúvidas então seria bom isolar esse bolo. Coloque-o em algum balde ou algo parecido, cubra com plástico e faça a troca de ar manualmente.

Ou, mantenha-o no mesmo terrário, mas tenta diminuir a temperatura e elevar a umidade. Poder ser que não seja algo tão preocupante assim, quem sabe seja apenas um mecanismo de defesa do micélio.

Se possível tira mais fotos desse bolo com calombos. Olhando bem agora, a vermiculita no topo parece estar seca.
 
Por meio de dúvidas então seria bom isolar esse bolo. Coloque-o em algum balde ou algo parecido, cubra com plástico e faça a troca de ar manualmente.

Ou, mantenha-o no mesmo terrário, mas tenta diminuir a temperatura e elevar a umidade. Poder ser que não seja algo tão preocupante assim, quem sabe seja apenas um mecanismo de defesa do micélio.

Se possível tira mais fotos desse bolo com calombos. Olhando bem agora, a vermiculita no topo parece estar seca.
Cosmik, realmente ele estava seco porque como eu disse, ele não dunkava há mais de um mês. Infelizmente é tarde demais para fazer qualquer coisa. Todos os bolos foram pegos por tricho, e vou enterrá-los. No fim das contas a culpa foi minha, eu vacilei em colocar os bolos depois do dunk de volta ao terrário sem limpá-lo depois de um flush tão longo e a temperatura está muito alta. A preguiça me matou. Começarei tudo de novo, podem dar o diário por completo.
 
Back
Top