Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Outono 2019 - Puerto Rico - PF Tek

Diário de cultivo completo.
Oi pessoal, iniciando o cultivo por aqui.
Sempre grato pelo espaço que vocês proporcionam neste fórum que tenho muito respeito. A sensação costuma ser sempre a mesma, é como se estivesse compartilhando a alegria de ter recebido um presente. Poder vir aqui no fórum, escrever o andamento, colocar as fotos da evolução, receber alguma ajuda, uma dica, um incentivo ou crítica, isso ajuda muito.

O intuito deste cultivo é a manutenção dos carimbos, ainda há muitos gramas guardados dos outros cultivos. As trips estão muito espaçadas, a meditação foi incorporada ao longo dos últimos dois anos, mas os mergulhos do cogumelo são sempre especiais, e por isso, o preparo para as trips tem sido cada vez mais longo e empolgante.

Então é isso, vamos ao que interessa.

A técnica é a PF Tek.
Foi usado como sempre, o guia de referência do amigo Tupy, um excelente material em .pdf totalmente ilustrado, que encontrei aqui no fórum.

Dia 22.03.2019
Preparos para a inoculação:

A proporção do material foi:
Duas partes de vermiculita;
Uma parte de arroz integral (parcialmente quebrado no liquidificador);
Uma parde de água.
1.JPG2.JPG

Após a mistura, espremi um punhado e pingaram apenas algumas gotas, então tomei como acertada a preparação.
Um selo de 1cm de vermiculita pura foi colocado perto da borda dos copos.
3.JPG4.JPG

Na panela, foi feita a esterilização por 1 hora e 15 minutos
5.JPG

A inoculação:
Feita em quarto fechado, horas antes, o quarto recebeu uma boa faxina, mesas e utensílios limpos com álcool, e meia hora antes da inoculação o quarto recebeu boas borrifadas de bactericida.
Um banho com sabonete bactericida e roupas limpas para o momento.
Com 50ml de água mineral (deixei 40 segundos no micro ondas só pra garantir) tapei o copo com papel e aguardei esfriar.

Um certo exagero da minha parte, usando meio carimbo. O carimbo era muito grande, de outubro de 2017. Misturei bastante usando a seringa muitas vezes para os esporos diluírem, e mesmo assim ficou uma seringa muito escura, por conta do excesso de carimbo utilizado.
6.JPG

A incubadora é meu velho isopor de guerra, recebeu uma pet com aquecedor, termostato está entre o 28 e 29 graus. A temperatura dentro do armário está muito boa, estabilizando dentro da caixa em torno dos 28.
7.JPG8.JPG
 
Dia 29.03.2019

Uma semana na incubadora.


Muito feliz por não ver contaminações até o momento, os quatro copos apresentam seus micélios se formando. Alguns pigmentos pretos estão visíveis nas paredes de todos os copos, mas são pequenos pedaços do carimbo, que foram injetados junto, como eu havia visto na inoculação, as seringas ficaram lotadas destes pequenos filetes de carimbo, mesmo após uma longa mistura usando a seringa como ferramenta para puxar a borrifar de volta.

DSCF3887.JPGDSCF3888.JPGDSCF3889.JPGDSCF3890.JPG

A incubadora segue com a temperatura estabilizada:
DSCF3891.JPG
 
Parabéns cultivador e psiconauta!
Vejo que tens passos firmes.
Bom assim!
 
Saudações, meu irmão @Abzû !

Que felicidade poder acompanhar mais um diário de cultivo seu!

Estarei aqui aprendendo e contemplando a evolução de seu cultivo de outono...

Que você tenha boas colheitas e imprima belos carimbos do nosso querido Puerto Rico.

Luz
 
Dia 05.04.2019

Duas semanas na incubadora.
Os quatro bolinhos estão com 100%.


Nestes últimos sete dias, a temperatura elevou para 29.5 na incubadora, por conta de longos dias quentes que antecederam a chegada da chuva ontem. Agora a temperatura tende a baixar um pouco.
Acredito que por conta destes 29.5, o micélio acelerou sua expansão nas paredes dos copos.
DSCF3894.JPGDSCF3893.JPGDSCF3895.JPGDSCF3896.JPG

Creio que mais uma semana para a consolidação dos bolos será o suficiente.

Ps. @Psilosophia e @samuca Obrigado pelas belas palavras. #tamujunto :)
 
Dia 13.04.2019
Semana de consolidação completa

?Aniversário?


Após três semanas na incubadora, chegou a hora dos micélios respirarem.o_O

Argila expandida no balde com água sanitária por 24 horas.
1.JPG

Terrário preparado oito horas antes do aniversário, algumas borrifadas de bactericida.
2.JPG

Hora de abrir o papel alumínio! ?
3.JPG

Três fotos de cada bolinho:
a1.JPGa2.JPGa3.JPG
b1.JPGb2.JPGb3.JPG
c1.JPGc2.JPGc3.JPG
d1.JPGd2.JPGd3.JPG

Por causa da boa temperatura, não coloquei a garrafa com o aquecedor, mas qualquer coisa ela está por perto.
4.JPG

Agora é deixar a natureza trabalhar em paz.
5.JPG

Obrigado a todos que nos ajudam de maneiras que nem sempre reconhecemos.
 
Fantasticamente fantastico meu irmao !
Percebo as mesmas boas vibras de sempre na tua fala...e um cultivo exemplar..
Boas Vindas aos meninos que tao chegando!!
Abz
 
@Gteach ? Valeu irmão, vamo que vamo!

@Psilosophia Opa, sim. 2:30 no micro-ondas com um prato em cima pra segurar o vapor. Uma mexidinha e mais 2:30. Ai foi só deixar perto da janela pra pegar uma brisa.:cool:
 
Dia 20.04.2019

Como estão os bolinhos nesta primeira semana no terrário???

:DCom pins!:D
DSCF3920.JPGDSCF3921.JPGDSCF3922.JPGDSCF3923.JPGDSCF3925.JPGDSCF3924.JPG

A pet com aquecedor foi para o terrário. Esta semana a temperatura baixou um pouco. Mas tem se mantido no terrário de 23 a 26 durante os dias.

DSCF3926.JPG

No mais, tudo em paz.
 
Lindos Pins !

23 -26 e para mim tb um rango otimo.. nao so para frutificar... senão para incubar tb.

Vejo ums belos frutos la na frente !

Parabens !
 
Dia 27.04.2019

Bom dia amigos.
Acredito que esta forma semanal de atualizar o diário está dando certo, foi uma maneira que achei de poder melhorar a percepção do que acontece com o micélio. Com uma janela maior de dias, posso também trazer a cada post informações mais elaboradas.

Então vamos lá. Porque esta semana está muito interessante. Espero que gostem.

Sobre o primeiro flush, dia 22 ao olhar para os bolinhos, e notar que os cogumelos estavam começando a dar sinal de que alguns chapéus iriam abrir em um dos bolinhos, reparei no aspecto seco dos bolos, pois eu aniversariei sem um dunk. Lembrei de outro cultivo que também isso ocorreu, onde os bolinhos soltaram dezenas e dezenas de pins, porém com muito pouco desenvolvimento.

Resolvi fazer esta colheita precoce, para enfim dar aos bolinhos 24 horas de dunk e poderem se hidratar.

O resultado deste dia 22 foi este:
1.jpg
2.JPG3.JPG
4.JPG5.JPG

Pois muito bem, após esta atividade, vamos ao início do segundo flush:

No dia 23, foi feito novo roll com vermiculita. E voltaram para o terrário.
6.JPG

Esta semana está sendo muito positiva ao cultivo, uma sequencia de dias chuvosos. Após retirar da geladeira os bolos, em menos de um dia, eles já estavam pinando. Cheguei até a remover um pin no mesmo dia 23 :cry: (com pinça esterelizada) , pois eu achei que tinha esquecido algum do flush anterior, mas no outro dia haviam muito mais surgindo, então para minha surpresa, consegui ver um flush surgindo com muita vontade.

Aqui uma sequencia de como foram os últimos dias.
7.JPG8.JPG9.JPG10.JPG

E no final deste dia, a colheita, pois o cogumelo de chapéu maior abriu, então o carimbo foi possível:
abcd.jpg
DSCF3952.JPG
DSCF3953.JPG
DSCF3954.JPG
DSCF3956.JPG

Bolinhos passando pelo dunk de 24 horas, amanhã retornam ao terrário.
Ao final do cultivo, coloco na balança o resultado de todos secos.
Obrigado e bom final de semana.
 
Última edição:
Muito bom..!

OS DIAS CHUVOSOS seguidos ajudan e muito no desenvolvimento dos pins..e verdade..

Gostei tb do reporte semanal !

Acho que comenzarei a fazer o mesmo no meu diario..

Grande Abz irmao !
 
Dia 05.05.2019

Aqui está o carimbo de semana passada.
DSCF3958.JPG

Um bolinho está com alguns pins, os outros três ainda não. Mas acredito que logo seguirão seu irmão.
DSCF3959.JPG
 
@Abzû, bons dias!

Quando recebi a doação de um carimbo seu, observei que o mesmo tinha sido feito sobre um papel alumínio bem resistente. Voce utiliza o papel alumínio daqueles marmitex?
 
@Psilosophia aham ;) aqui não vai nada fora, além de comer toda a boia, até a embalagem ganha um rumo alternativo, eu aliso o alumínio com uma régua de plástico, eu achei melhor esse alumínio, pois na hora de raspar não tem risco de ele rasgar, ai ficou fácil de guardar o que sobra do carimbo. (claro que o papel recebe sempre aquela lustrada de álcool hehehe)
Experimenta ai, eu curti, só fica um pouquinho mais difícil na hora de dobrar as laterais, mas nada muito difícil.

Forte abraço irmão!
 
Consegueu ou objetivo que era fazer carimbo !!Agora so desfrutar !
Parabens Abzu !
Admiro muito seu cuidado nos cultivos !
 
Dia 09.05.2019

Colheita de um bolinho.

Amigos, o bolinho lançou seus últimos cogumelos, descartei ele, os outros três estão com cogumelos, mas acredito que mais um ou dois dias para todos estarem prontos.
DSCF3969.JPGDSCF3970.JPGDSCF3971.JPGDSCF3974.JPG

O cultivo está indo para a reta final um pouco antes do previsto, mas é por causa de um novo projeto, que pretendo antes que o inverno intenso chegue.
 
Isso ai meu amigo ! Belisima a foto !
Novos projetos ne ?
Vamos ver !!!
 
Back
Top