Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Orissa India- PF Tek & Bulk

Diário de cultivo completo.
Oi pessoal,

Venho abrir o o meu novo diário de cultivo da strain Orissa India, do carimbo que recebi da FSRE já alguns meses atrás. O carimbo tem data de Agosto de 2013.
Em Fevereiro fiz uma seringa ME de Orissa e no final do mesmo mês, após algumas tentativas frustradas, consegui fazer uma CL também a partir da mesma seringa.

Ontem, sábado 29 de Março, preparei o substrato FAI + Vermiculita para 8 copos, para começar com a técnica PF Tek.

Hoje, ao tirar a CL de Orissa da geladeira e chacoalhar, achei a CL algo suspeita, pois o micélio ficou com bolhas de ar e flutuando. Porém, pode ser que não seja nada. Segue foto:
IMG-20140330-WA0005.jpg IMG-20140330-WA0004.jpg

Por este motivo, decidi fazer as seguintes inoculações:
1.) 2 copos com CL de Orissa (para acompanhar se está tudo certo antes de inocular o resto dos copos)
2.) 2 copos de CL de Australian (só pra garantir o cultivo caso haja algum problema com a inoculação de Orissa- mas não é o foco deste diário)
3.) 1 copo com seringa ME de Orissa (para comparar o desenvolvimento do micélio da ME com a CL).

IMG_20140330_141844.jpg

Sobraram 3 copos com substrato, esterilizados, os quais inocularei após uma semana com Orissa, se tudo der certo com os primeiros.
A minha intenção é fazer um bulk com Orissa India e deixar outros bolos com camada bulk para frutificação.

Conto com a vibe positiva de todos para que este cultivo dê super certo e mais na frente possa tirar uns carimbos.

Abraços!

Pessoal, bom dia!

Hoje acordei e vi os cogumelos dos Bulks tão bonitos, que decidi compartilhar com vocês.
De ontem pra hoje, eles ainda cresceram um pouco mais. Mesmo sendo poucos, o tamanho é considerável e eles estão bem carnudos.

Bulk Orissa 1
Bulk 1.jpg Bulk 1.1.jpg

Bulk Orissa 2
Bulk2.jpg Bulk 2.2.jpg Bulk 2.3.jpg

Não sei se fiz certo, mas não quis colher ainda os cogumelos dos bulks, pois quero ver eles abrirem mais o chapéu, mais tarde quando eu chegar em casa.
Bulks.jpg

Ontem mesmo, também aproveitei para tirar umas últimas fotos do bolo, antes da mutilação por conta dos carimbos e da colheita.
Bolo Or.jpg Bolo Or2.jpg

Aproveito para agradecer aos que acompanham o diário e enviam energias positivas.

Abs!

Esses cogumelos estão lindos demais @Champis . Parabéns!

Vai coletar carimbos, ou clonar os exemplares?

Oi @RainSpirit , valeu!

Então, por enquanto estou fazendo alguns carimbos do bolo de Orissa, com a prioridade de enviar à ProFungos.

Até gostaria de aprender a fazer clonagem, porém, a falta de espaço e de uma mesa de trabalho no meu minúsculo apartamento, não me deixa muito à vontade. :desculpa:

Última edição por um moderador:
Olá pessoal, bom dia!

Segue 2do flush dos bulks:

Bulk 1 (veio meio fraquinho)
IMG_20140529_193911.jpg

Bulk 2 (quantidade razoável)
IMG_20140530_073357-1.jpg IMG_20140530_073348-1.jpg

No 2do flush, as estipes vieram mais compridas e os cogumelos menos massudos. É engraçado como de um flush para outro muda tanto.

Abs!

Algo tarde em atualizar, mas o terceiro flush dos Bulks Orissa foi assim:

Bulk 1
IMG_20140606_074453.jpg IMG_20140606_181933.jpg

Bulk 2
IMG_20140609_190838.jpg

Confesso que estou um pouco relapsa com o cultivo. Muitas coisas acontecendo aqui, falta de tempo. Nos últimos flushes nem dei dunk nos bolos, nem nos bulks. Talvez por isso as quantidades estão sendo muito mirradas.
Preciso arranjar um tempo para dar uma boa limpada no terrário e dar um bom dunk nos bolos. A umidade do terrário está muito alta, porém acredito que a oxigenação não está das melhores. Tenho tido muitos abortos, também.

Lembrando que ainda tenho 3 bolos de Orissa em stand-by na geladeira!!

Abs!

Oi pessoal,

Com a correria das últimas semanas, visitas em casa, Copa do Mundo, etc etc, não consegui dar a atenção devida ao meu cultivo. Tive, também, que mudar o terrário de lugar e acredito que isso acabou influenciando para que os meus bulks contaminassem com duende verde.
Antes disso colhi um 4to flush de 5 cogumelos de um bulk e de 3 cogumelos do outro bulk.
Acabei descartando os 2 bulks e os 3 bolos também, pois não estavam rendendo tanto e a probabilidade de contaminarem era alta.
Moderadores, por gentileza alterar o status do diário para completo.
De qualquer jeito, ainda tenho dois bolos de Orissa que colocarei para frutificar no final de semana e continuarei a atualizar o diário.

Bom dia Pessoal,

Como disse antes, eu estava com alguns copos inoculados em stand by, na geladeira. Coloquei-os para frutificar faz uma semana e meia e olhem só os meninos crescendo.

Bolo 1
antes
IMG_20140708_150711.jpg
depois
IMG_20140709_091713.jpg IMG_20140709_091729.jpg

Bolo 2
antes
IMG_20140708_150726.jpg IMG_20140708_150735.jpg
depois
IMG_20140709_091736.jpg IMG_20140709_091742.jpg

Depois do rendimento meia boca dos outros copos e depois que vi que teve muitos abortos, decidi fazer um teste e fazer uma pequena alteração no terrário que acredito que está dando bons resultados. Como alguns sabem, no começo eu fiz meu terrário no estilo shotgun mas não deu certo e acabei fazendo algumas adaptações, como tampar os furinhos com micropore para evitar a entrada de partículas.
Nesse último cultivo, além de notar que a umidade estava excessiva, com muita condensação na tampa do terrário, também tive a impressão que a troca de ar não era boa, mesmo com o borbulhador de ar. Arrisquei e tirei o micropore de todos os furos, nas laterais da caixa e na tampa. A umidade continua bem alta, mas um pouco mais amena e parece que os cogumelos gostaram do resultado. Pelo menos é a minha impressão com esses dois bolos.
Quanto ao risco de contaminantes entrarem, fiquei pensando que eu abro a tampa do terrário tantas vezes para ver o cultivo, que tirar o micropore não faria tanta diferença assim. Vamos ver.

Continuarei atualizando a evolução dos bolos.

Última edição:
Ótima genética e um Belo cultivo!! Sempre admirei os orissa, da vez em que pedi a Profungos ha muito tempo atras enviaram-me outra strain. :cry:

@Champis, começarei em breve meu cultivo, estou apenas aguardando a chegada da Perlita. Meu plano era fazer um terrário shotgun e sua trajetória foi útil para eu pensar em modificações, uma vez que ainda não furei meus conteiners. Fiquei com uma dúvida: você destapou os furos que estavam cobertos com micropore, mas continua utilizando o borbulhador? Você considera que ele seja importante no sucesso do seu cultivo? Abraços.

@Champis, começarei em breve meu cultivo, estou apenas aguardando a chegada da Perlita. Meu plano era fazer um terrário shotgun e sua trajetória foi útil para eu pensar em modificações, uma vez que ainda não furei meus conteiners. Fiquei com uma dúvida: você destapou os furos que estavam cobertos com micropore, mas continua utilizando o borbulhador? Você considera que ele seja importante no sucesso do seu cultivo? Abraços.
Oi, tudo bom? Desculpa a demora em responder. Eu considero que o borbulhador vale muito a pena, até pq se a umidade relativa do ar estiver muito baixa, não sei se a perlita dá conta. No meu caso, no meu primeiro cultivo de Austrálian, não deu certo. Nesse caso o borbulhador nao só garante a troca de ar, mas também ajuda a aumentar a umidade a a 98% dentro do terrário. Eu acabei destampando os furos porque o micropore ja estava velho e pensei que estivesse atrapalhando com a renovação do ar fresco. Como moro em apê e é dificil ter insetos, decidi arriscar.
Resumindo, eu aconselho comprar um borbulhador sim.
Abs.

Back