Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Orissa India- PF Tek & Bulk

Diário de cultivo completo.
Oi pessoal,

Venho abrir o o meu novo diário de cultivo da strain Orissa India, do carimbo que recebi da FSRE já alguns meses atrás. O carimbo tem data de Agosto de 2013.
Em Fevereiro fiz uma seringa ME de Orissa e no final do mesmo mês, após algumas tentativas frustradas, consegui fazer uma CL também a partir da mesma seringa.

Ontem, sábado 29 de Março, preparei o substrato FAI + Vermiculita para 8 copos, para começar com a técnica PF Tek.

Hoje, ao tirar a CL de Orissa da geladeira e chacoalhar, achei a CL algo suspeita, pois o micélio ficou com bolhas de ar e flutuando. Porém, pode ser que não seja nada. Segue foto:
IMG-20140330-WA0005.jpg IMG-20140330-WA0004.jpg

Por este motivo, decidi fazer as seguintes inoculações:
1.) 2 copos com CL de Orissa (para acompanhar se está tudo certo antes de inocular o resto dos copos)
2.) 2 copos de CL de Australian (só pra garantir o cultivo caso haja algum problema com a inoculação de Orissa- mas não é o foco deste diário)
3.) 1 copo com seringa ME de Orissa (para comparar o desenvolvimento do micélio da ME com a CL).

IMG_20140330_141844.jpg

Sobraram 3 copos com substrato, esterilizados, os quais inocularei após uma semana com Orissa, se tudo der certo com os primeiros.
A minha intenção é fazer um bulk com Orissa India e deixar outros bolos com camada bulk para frutificação.

Conto com a vibe positiva de todos para que este cultivo dê super certo e mais na frente possa tirar uns carimbos.

Abraços!
 
Sobraram 3 copos com substrato, esterilizados, os quais inocularei após uma semana com Orissa, se tudo der certo com os primeiros.

Não aconselho armazenar potes esterilizados e sem inoculações! Você pode fazer uma segunda esterilização dos mesmos, ou esterilizá-los e deixá-los dentro da panela, pois aí sim não haverão riscos de perdas.

Boa sorte com o cultivo! ;)
 
Orissa India é uma bela escolha, já cultivei, muita magia.
Essas bolhas de ar na CL pra mim são novidade, nunca havia visto.
Boa sorte garota.
 
Orissa India é uma bela escolha, já cultivei, muita magia.
Essas bolhas de ar na CL pra mim são novidade, nunca havia visto.
Boa sorte garota.
Oi Tupy, tudo certo?

Legal saber que você já cultivou essa strain. Não achei muita informação de cultivos de Orissa aqui na CM. Qual técnica de cutivo você usou?
Li vários relatos no shroomery de que o micélio de Orissa India as vezes fica estagnado e não completa o desenvolvimento (mesmo nos copos PF) e que é uma strain que se dá melhor em estrume. Você teve alguma dificuldade desse tipo no seu cultivo?
Como eu não uso estrume (nem pretendo usar), pensei em fazer bulk de humus de minhoca + vermiculita.
Se você tiver qualquer dica.. tá valendo!!
Abs!
 
Orissa India parece ser uma strain que as mulheres gostam de cultivar! :D

Tem um cultivo da @Ix Chel , também de Orissa.

https://teonanacatl.org/threads/enfim-meu-primeiro-cultivo-orissa-india.1622/

Pode crer, Rain. Eu já li esse diário.
A @Ix Chel se garantiu no cultivo.
Li que ela usou centeio + vermiculita e depois fez casing, se não me engano. Preciso ler o diário dela com mais calma, pra ver se chegou a usar outros ingredientes ou substratos.

Tomara que o meu cultivo seja tão lindo e bem sucedido quanto o dela. :)
 
sim sim fiz PF classica, contaminou, um cultivo problemático. Depois cultivei de novo, PF, e consegui frutos.
 
Oi pessoal, boa noite!
Após 8 dias, segue a atualização dos copos inoculados. Aparentemente, todos estão indo bem até o momento. Seguem as fotos:

ORISSA CL1
IMG_20140407_210014.jpg
ORISSA CL2
IMG_20140407_210102.jpg
ORISSA ME1
IMG_20140407_210125.jpg
AUSTRALIAN CL1
IMG_20140407_210209.jpg
AUSTRALIAN CL2
IMG_20140407_210256.jpg

Os outros 3 copos que deixei para inocular depois foram inoculados no sábado (Abril 05) com CL de Orissa. Postarei fotos quando o micélio estiver mais desenvolvido (já há sinais de micélio).

Valeu pela vibe positiva!
 
Oi pessoal, boa noite!

Segue a atualização do cultivo. Todos os copos estão com o micélio saudável, alguns quase 100% colonizados. Seguem as fotos.

Cultivo Orissa (primeiro lote, inoculados 30 de março)
IMG_20140416_202448.jpg

Cultivo Australian (inoculados 30 de março)
IMG_20140416_202700.jpg

Orissa (segundo lote, inoculados 5 de Abril)
IMG_20140416_202833.jpg

Não consegui anexar as fotos em miniatura. Depois vou editar o post para deixar o diário mais organizado.
Obrigada pela edição das fotos, Cosmik!

Abraços!
 
Última edição:
Salve Pessoal, boa noite!

Este final de semana, decidi aniversariar os meus bolos Australian (2 copos) e fazer o bulk de Orissa (3 copos de spawn).

A intenção do Bulk de Orissa era fazer a proporção de 1:1 (spawn:bulk). Porém, na hora de montar o bulk nas bandejas, acabei misturando uma proporção de 1:1.5 e acabou sobrando um copo de Orissa. No final, usei somente 2 copos para montar os bulks e o copo sobrante está no dunk para posteriormente aniversariar. O substrato bulk eu fiz da seguinte forma:

Substrato Bulk
  • 50% húmus de minhoca
  • 20% pó de coco
  • 20% vermiculita
  • 10% bagaço de cana triturado no liquidificador (até virar quase um pó)
  • uma colherzinha de gesso para regular o pH
IMG-20140425-WA0006.jpg
A técnica de pasteurização eu fiz conforme a que foi postada aqui: https://teonanacatl.org/threads/primeiro-cultivo-pc-australian.9500/page-11#post-144441

Montei essas duas bandejinhas de Bulk/spawn
IMG_20140427_143338.jpg IMG_20140427_143344.jpg

As bandejas (bulk) na incubadora:
IMG_20140427_150810.jpg

Onde errei: no bulk, poderia ter enchido mais as bandejas, mas não enchi até o topo. Conforme o @Cosmik me disse, quando o bulk é muito raso, os cogumelos crescem pequenos.

Bolos Australian
Os bolos de Australian eu deixei 24hs em dunk e depois fiz um roll neles com o substrato bulk que eu já tinha preparado (técnica indicação do @Amaral). Hoje mesmo eles foram pro terrário.
IMG_20140427_144845.jpg

Ainda estou com 3 copos Australian incubando, que estão quase 100% colonizados. Depois do próximo feriado, verei o que faço com eles. Provavelmente, outro bulk.

Abraços!!!
 
Lindo @Champis, de 5 a 6 dias esse substrato bulk utilizado no roll sera todo colonizado, entra a hora de aplicar aquele dunk de 12hrs na geladeira ;)
Parabéns, micologia feminina dando aula :)
 
Lindo @Champis, de 5 a 6 dias esse substrato bulk utilizado no roll sera todo colonizado, entra a hora de aplicar aquele dunk de 12hrs na geladeira ;)
Parabéns, micologia feminina dando aula :)

Opa, valeu Amaral! Suas dicas são muito valiosas!
Eu fiz dunk antes de fazer o roll nos bolos. (Fiz errado? Era pra fazer só depois?)
Aí, após o micélio colonizar esse roll de bulk, devo então fazer outro dunk?
 
Esse dunk de aniversário acelera o processo de tricotagem(nó hifal) do micélio, o máximo que pode acontecer é frutificar antes de colonizar toda a camada, mais errado não é não :) um novo dunk do quinto para o sexto dia vai favorecer um flush mais "pesado".
 
Esta bonito o cultivo, os bolos cresceram bem rizo, ta prometendo uma boa colheita :) Acompanhando e boa sorte!!
 
Back
Top