Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Orissa India- PF Tek & Bulk

Diário de cultivo completo.
Oi pessoal,

Venho abrir o o meu novo diário de cultivo da strain Orissa India, do carimbo que recebi da FSRE já alguns meses atrás. O carimbo tem data de Agosto de 2013.
Em Fevereiro fiz uma seringa ME de Orissa e no final do mesmo mês, após algumas tentativas frustradas, consegui fazer uma CL também a partir da mesma seringa.

Ontem, sábado 29 de Março, preparei o substrato FAI + Vermiculita para 8 copos, para começar com a técnica PF Tek.

Hoje, ao tirar a CL de Orissa da geladeira e chacoalhar, achei a CL algo suspeita, pois o micélio ficou com bolhas de ar e flutuando. Porém, pode ser que não seja nada. Segue foto:
IMG-20140330-WA0005.jpg IMG-20140330-WA0004.jpg

Por este motivo, decidi fazer as seguintes inoculações:
1.) 2 copos com CL de Orissa (para acompanhar se está tudo certo antes de inocular o resto dos copos)
2.) 2 copos de CL de Australian (só pra garantir o cultivo caso haja algum problema com a inoculação de Orissa- mas não é o foco deste diário)
3.) 1 copo com seringa ME de Orissa (para comparar o desenvolvimento do micélio da ME com a CL).

IMG_20140330_141844.jpg

Sobraram 3 copos com substrato, esterilizados, os quais inocularei após uma semana com Orissa, se tudo der certo com os primeiros.
A minha intenção é fazer um bulk com Orissa India e deixar outros bolos com camada bulk para frutificação.

Conto com a vibe positiva de todos para que este cultivo dê super certo e mais na frente possa tirar uns carimbos.

Abraços!

Saudações, galera do bem!

Ontem cheguei de viagem e encontrei os bolos e o bulk da seguinte forma:

Bolo Orissa
Orissa1.jpg Orissa2.jpg

Bolo Australian 1
aus1.jpg Aus11.jpg

Bolo Australian 2
Aus2.jpg Aus22.jpg

A colonização do substrato bulk dos bolos ainda não está completa. Vou esperar mais uns dias até o micélio colonizar mais para proceder com o dunk (ou não).
O micélio está alternando entre algodoado e rizomórfico. Muito filamentoso na parte inferior do bolo. E, referente ao bagaço de cana, acho que o micélio gostou. Num dos bolos tinha uma fibra de bagaço de cana totalmente tomado pelo micélio.

Bulk Orissa 1
Bulk1.jpg

Bulk Orissa 2
Bulk2.jpg
De igual maneira, vou esperar mais uns dias para fazer camada casing nos bulks e colocar no terrário.

Continuem enviando vibrações positivas! :)

Uma dica que posso dar para futuros cultivos, é cobrir o recipiente do bulk com plástico filme... Assim você pode visualizar o desenvolvimento do micélio e não precisa expor o bulk ao ar livre. Sabe como é, essa fase é meio delicada, ainda mais quando estamos lhe dando com substratos ricos em nutrientes. No mais, estão progredindo muito bem. Que venham os Orissas! :D

Uma dica que posso dar para futuros cultivos, é cobrir o recipiente do bulk com plástico filme... Assim você pode visualizar o desenvolvimento do micélio e não precisa expor o bulk ao ar livre. Sabe como é, essa fase é meio delicada, ainda mais quando estamos lhe dando com substratos ricos em nutrientes. No mais, estão progredindo muito bem. Que venham os Orissas! :D
Oi hermano, obrigada pela dica!
Confesso que desta vez eu evitei o plástico filme e preferi o papel alumínio porque no primeiro bulk que eu fiz, o plástico filme deixou o bulk muito abafado e apareceu cobweb. :)
Aliás, não sei se você se lembra mas daquela vez acabei cobrindo o bulk com um escorredor de arroz.

Claro que, durante aquele cultivo, a temperatura ambiente estava quente demais e isso pode ter atrapalhado, também.

Claro, também tenho trauma em abafar bulks, por isso sempre é bom fazer alguns furos, e desde que o bulk esteja em um ambiente limpo, não precisa por micropore.

Desde a última atualização os bolos continuaram no terrário certo? aparentemente prestes a pinar. Os bulks também estão com boa aparência. E quanto a alternância do tipo de micélio, é bastante comum quando se inocula via multiesporos, onde a predominação de um tipo ou outro se da mais pela sorte... Parece que vai vir uma boa colheita ai hein... Boas vibrações pro seu cultivo!!!:):)

Mesmo sem ser inoculação multi-esporos a alternância entre micélio rizomórfico e algodoado parece ser influenciada pela quantidade de nutrientes e umidade do meio: https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/page-4#post-146985

Muito interessante, ainda não tinha visto esse tópico e não tinha ideia dessa info. Apesar de "não ser algo essencial" principalmente para a maioria dos iniciantes conseguirem alguns frutos, achei realmente muito importante para que se possa entender melhor o ciclo e a vida desses seres. Se não houver, acho merecedor esse conhecimento fixo na área avançada, para que seja de acesso mais fácil.

Última edição:
Habemus pins!

Bolo Orissa
Orissa.jpg
Bolo australian 1
Australian 1.jpg
Bolo australian 2
Australian 2.jpg
Bulk Orissa 1 (olhem o detalhe do micélio bem rizomórfico)
IMG_20140507_222733.jpg Micelio rizo.jpg
Bulk Orissa 2
Bulk orissa 2.jpg
Estou pensando esperar até o final de semana para fazer o casing dos bulks e colocar no terrário. Ainda tem algumas partes que não estão 100% colonizadas.

Assim que tiver novidades, postarei mais fotos!
Abraços!

E ai estão eles... vem fruto ai... continua assim ;)

Bom dia pessoal!

O bolo de Orissa praticamente está pronto pra ser colhido. Acredito que o segundo flush possa vir com mais abundância. No começo, tinha a impressão que cresceriam mais cogumelos, mas muitas primórdias acabaram não se desenvolvendo.

IMG_20140511_081025.jpg IMG_20140511_081331.jpg

Os bolos de Australian estão algo devagar e os chapéus estão um pouco deformes. Não sei se é porque a temperatura está mais baixa, e eles gostam de temperatura quente (naquele calor de verão eles cresceram muito rápido e bonitos) ou se seja outro fator. Gostaria de descartar algum tipo de contaminação/ não vejo nada estranho além do formato dos chapéus.

Bolo 1
IMG_20140511_081043.jpg IMG_20140511_081315.jpg

Bolo 2
IMG_20140511_081059.jpg

Abraço!

Se pretende carimbar o Orissa India, sugiro aguardar mais algumas horas. Até as lamelas ficarem quase expostas.

A temperatura está baixa quanto? Qual é a média?

Oi Cosmik.. vou carimbar no segundo flush. Acabei me atrapalhando ao tirar o cogumelo grandão, vieram um monte junto com ele. :-(
A temperantura está em torno dos 20-22 graus.

Então não creio que a deformidade seja por causa da temperatura. Mesmo que uma strain tenha uma certa preferência, isso não seria motivo para tal rebeldia. Afinal, estamos falando de P. cubensis, não?! E a magia em cultivá-los, é que eles se adaptam a várias temperaturas, uma prova disso é o vizinho Orissa India. Por se tratar de um cultivo ME, nem sempre temos a boa sorte de encontrar uma boa genética.

Quantidade razoável.. Que os bulks venham com forçaa

Oi pessoal, boa noite!

Esta vez eu demorei para atualizar a situação dos bolos e dos bulks porque a frutificação estava a passo de tartaruga. 20-22 graus com certeza não estava dando muito certo.
Pelo mesmo motivo, ontem mesmo comprei um aquecedor com termostato para aumentar um pouco a temperatura no terrário, até uns 25 graus. Em menos de 24 horas, já vi uma melhoria.

O bolo Orissa encontra-se da seguinte forma. Dessa vez os cogumelos foram pequenos, mas numa quantidade um pouco maior que o primeiro flush.
IMG_20140519_190349.jpg IMG_20140519_190401.jpg

O micélio dos bulks de Orissa demorou consideravelmente para colonizar a camada de casing de pó de coco/vermiculita que coloquei. Desde o começo apareceram poucos cogumelos que demoraram uma eternidade para crescer. (Nos meus cultivos anteriores, os cogumelos se desenvolveram em 3 dias, no máximo). A quantidade de cogumelos foi muito baixa, não sei se porque o micélio ainda estava colonizando a camada de casing ou se por causa da temperatura que não era a mais indicada. De ontem pra hoje, eles deram uma boa desenvolvida após a instalação do termostato.
Seguem as fotos:
Bulk Orissa 1:
IMG_20140519_190419.jpg IMG_20140519_190426.jpg
(esse cogumelo está grande, mesmo)

Bulk Orissa 2
IMG_20140519_190437.jpg

Pergunta:
Quando colher os cogumelos dos bulk, será que aplico o dunk ou espero pra ver se aparecem mais cogumelos?

Abs!

Os Cogs desse bolo estão bonitos, bem bacana.. Espero que o bulk melhore agora com a tempo mais alta. Tente avaliar o estado de umidade dele após o primeiro flush, pois se ele estiver com uma boa umidade, a temp mais baixa vai ter "segurado" um pouco a umidade e talvez não seja necessário o dunk.

Back