Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

O diabo

E tem mais: Se fosse para escolher entre o Deus do coletivo e o Diabo, sem sombra de dúvidas eu escolheria o Diabo. Por questões óbvias e analíticas...

Poderia contar mais sobre isso DiscipZen? Me interessei.

O que acha? Isaias 45 6,7 "Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro.
7 Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, que faço todas estas coisas.""
Acredito também que DEUS criou tanto a luz como as trevas porém o mal... Não tem como pois o mal, segundo a teologia mais profunda é ausencia/afastamento do BEM e sendo DEUS todo BEM, não há como ter criado o Mal, aquele Mal, que aqui está sendo discutido. Apesar de que, como voce citou, está em Isaías... Pra mim, de um modo geral, a Bíblia não é um livro só de acertos, palavras certas, atos certos, pessoas corretas, mas uma busca, um relacionamento progressivo(?) do homem imperfeito com seu Criador. Então, quando por exemplo, o profeta Elias deixa-se tomar pela ira e assassinar sacerdotes de Baal, não se pode dizer que ele estava agindo corretamente, aquela era a vontade de DEUS em si, mas era a tentativa de um homem fazer valer o que ele entendia como vontade de DEUS, um homem que apesar de ter sido um grande profeta, e inclusive ter sido arrebatado por DEUS ainda em vida, era um homem... Quando na antiga lei mosaica, é permitido ao homem ter concubinas, não se pode dizer que é a vontade de Deus em si, mas a tentativa dos homens de fazer as coisas conforme imaginam ser a vontade de DEUS. Mesmo assim, nem uma vírgula deve ser tirada, pois somente como um todo, como um relacionamento completo e progressivo, a Bíblia pode ser entendida

Agora, você já parou pra pensar que estes homens de Deus do passado não ficavam eles o tempo todo só lendo as escrituras mas viviam eles a sua própria escritura, tiravam seu conhecimento de DEUS de suas próprias experiências?

acho q a antítese de demonio não é Deus, mas anjo.

na verdade a palavra demonio quer dizer espirito, genio... independente de bom ou mau (se bem que bom é conceitualmente o oposto de mau...). Agora a palavra Satanaz (adversário, opositor) quando relacionada a uma certa entidade espiritual acho que corresponde ou tenta corresponder ao papel de antí-tese de DEUS.

Última edição por um moderador:
Não tem como pois o mal, segundo a teologia mais profunda é ausencia/afastamento do BEM e sendo DEUS todo BEM, não há como ter criado o Mal, aquele Mal, que aqui está sendo discutido.

Não vejo porque não.

Primeiro porquê Deus em essência está ACIMA do bem e do mal.

Além disso há alguns conceitos segundo os quais a energia ilusória que conduz ao afastamento parte de Deus.

Deus em caixa alta é pra converter o infiel melhor?

Como pode uma coisa ser externa ao criador de tudo? O diabo é deus em outro momento de sua bipolaridade.

Acredito também que DEUS criou tanto a luz como as trevas porém o mal... Não tem como pois o mal, segundo a teologia mais profunda é ausencia/afastamento do BEM e sendo DEUS todo BEM, não há como ter criado o Mal, aquele Mal, que aqui está sendo discutido. Apesar de que, como voce citou, está em Isaías... Pra mim, de um modo geral, a Bíblia não é um livro só de acertos, palavras certas, atos certos, pessoas corretas, mas uma busca, um relacionamento progressivo(?) do homem imperfeito com seu Criador. Então, quando por exemplo, o profeta Elias deixa-se tomar pela ira e assassinar sacerdotes de Baal, não se pode dizer que ele estava agindo corretamente, aquela era a vontade de DEUS em si, mas era a tentativa de um homem fazer valer o que ele entendia como vontade de DEUS, um homem que apesar de ter sido um grande profeta, e inclusive ter sido arrebatado por DEUS ainda em vida, era um homem... Quando na antiga lei mosaica, é permitido ao homem ter concubinas, não se pode dizer que é a vontade de Deus em si, mas a tentativa dos homens de fazer as coisas conforme imaginam ser a vontade de DEUS. Mesmo assim, nem uma vírgula deve ser tirada, pois somente como um todo, como um relacionamento completo e progressivo, a Bíblia pode ser entendida

Agora, você já parou pra pensar que estes homens de Deus do passado não ficavam eles o tempo todo só lendo as escrituras mas viviam eles a sua própria escritura, tiravam seu conhecimento de DEUS de suas próprias experiências?
Entendi o que vc disse zigg, já pensei nisso antes
Apesar de usar muitas citaçoes biblicas no cm, eu escrevo minha propria biblia e ela serve pra salvaçao e destruiçao de muitos,são os ossos do oficio.
Nao sou do tipo fanatico ou bitolado com a biblia apesar de parecer as vezes
estou pagando um preço muito alto pra saber o que sei hoje no qual nao posso revelar neste forun
respeito muito seu conhecimento teologico,mas vc não compreendeu o misterio atras de apenas letras
não tem nada a ver com hemeneutica e seus derivados
procuro seguir em frente,hoje sou um santo amanha sou um demonio
quero ser apenas eu,e quem sou eu?
nao sei, será loucura? insanidade?

Qual é sua experiencia pessoal com D'us?

Não acredito no Diabo, pra mim ele é uma justificativa humana para a moral. Não enxergo mal fora de mim. O Universo me parece mais um grande poema ou música, não vejo como possa haver mal, caos talvez, caos criador mas mal não. Amor sim.

Mas acredito em demônios, creio que demônios são seres que criamos e alimentamos durante nossas vidas. São como "egrégoras" e arquétipos que atuam na existência individual e em coletivos e podem contaminar outras individualidades e coletivos.

Para eles a pior frase é o "conhece-te a ti mesmo". Nem água benta é mais eficiente. =)

Poderia contar mais sobre isso DiscipZen? Me interessei.

Para mim, o Deus do coletivo é muito mais perverso do que o Diabo. Tenho eu que temer a Deus??? ou melhor e mais fácil a fidelidade do Diabo??? Pela experiência (pode ser pouca, sim, pela idade) mundo afora, as pessoas mais dementes que conheci são as mais fanáticas. E estas sempre me perguntavam: Você não vai na missa aos domingos???? NÃO! então você não acredita em Deus??? E quem disse que eu tinha ânimo para tentar responder. É muito melhor ter uma pacto com a sua própria consciência, e ter a coragem de dizer: EU SOU DO BEM, do que fazer m**** de segunda a sexta e pedir o Perdãozinho no Domingo. Então eu fechei com o DIabo. Leve em consideração o Diabo como o Oposto do Deus do Coletivo. Eles são a mesma coisa. Mas o primeiro não tem o peso do PECADO.

Cuidado com as letrinhas miúdas. Pode parecer de graça mas nas letrinhas miúdas sempre há um preço.

Conheça o inimigo:

arevistagalileu.globo.com_Revista_Galileu_foto_0__11949310_00.jpg
Judaísmo
No judaísmo, Satã não é exatamente o Coisa-Ruim. A ele cabe pegar no pé da humanidade, apontando nossas falhas. No livro de Jó, ele age como promotor da divina corte, angariando provas de que o homem não merece o amor do Criador. Ele também dá uma mão na construção do bezerro de ouro que os israelitas adoram enquanto Moisés está no Monte Sinai. De qualquer forma, a Torá afirma várias vezes que foi Deus quem criou o bem e o mal.

arevistagalileu.globo.com_Revista_Galileu_foto_0__11949309_00.jpg
Cristianismo
Até o início do século 18, a oração de Pai-Nosso dizia "livrai-nos do Demônio". Hoje os católicos pedem simplesmente que Deus os livre "do mal", mas isso não quer dizer que a existência do Diabo tenha sido totalmente abolida das encíclicas papais. Já a presença de Lúcifer no Inferno, torturando almas de pecadores, é uma criação da literatura cristã medieval, pois a Bíblia diz que o Diabo anda solto pelo mundo.

arevistagalileu.globo.com_Revista_Galileu_foto_0__11949311_00.jpg
Islamismo
No Islã, Shaitan não tem poderes, apenas fornece más idéias para quem lhe der ouvidos - e todo o mal que fazemos é por nossa escolha. Ele foi expulso do paraíso por não louvar Adão, desobedecendo Alá. No Corão, Satã é inimigo da humanidade, já que Alá é supremo. O "jihad", banalizado pelos terroristas, é a luta contra os desmandos de Shaitan.

arevistagalileu.globo.com_Revista_Galileu_foto_0__11949312_00.jpg
Budismo
No budismo não existe Diabo, mas há um sujeito diabólico: Mara. Ele tentou Gautama Buddha, oferecendo-lhe lindas mulheres (em algumas versões, suas próprias filhas). Ele tira a atenção dos homens da vida espiritual, fazendo as coisas mundanas atraentes e procurando transformar o negativo em positivo. Outra interpretação é de que Mara representa os desejos em nossa mente que nos impedem de ver a verdade, uma parte ruim nossa que deve ser derrotada.

arevistagalileu.globo.com_Revista_Galileu_foto_0__11949313_00.jpg
HinduÍsmo
Em contraste com as tradições judaico-cristã e islâmica, o hinduísmo não especifica nenhuma força maléfica central, mas reconhece que as pessoas podem realizar atos de maldade quando dominadas temporariamente por entidades conhecidas como asuras. Rahu teria uma característica mais próxima do Diabo dos cristãos, se bem que Vishnu encarna para destruir o mal quando ele se torna muito forte.

Religiões Afro
Na religião iorubá original, Olodumaré é a fonte suprema de tudo, inclusive do bem e do mal. O Diabo, portanto, como força contrária a esse equivalente do Deus monoteísta, não tem lugar. Exu, mesmo identificado com atitudes classificadas de "más" pela moral cristã, é um orixá, ou seja, foi criado por Olodumaré, então nunca atuaria contra os seus princípios.

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu/0,,EDG80149-7942-197-5,00-QUEM+E+O+DIABO.html

estou pagando um preço muito alto pra saber o que sei hoje no qual nao posso revelar neste forun

Sindrome do eu sei o segredo.

Ai ai ai...

Ele não quer atirar suas preciosas pérolas aos porcos (no caso, nós).

Oinc!

O diabo é prepotente! O diabo é arrogante!

Oinc!

ou....

A propaganda é a alma do negócio.

Conheça o inimigo:

Boa pescaria na rede.

Se você perguntar a representantes dessas linhas vão surgir milhões de outras histórias, mas o caminho é por aí mesmo.

"respeito muito seu conhecimento teologico,mas vc não compreendeu o misterio atras de apenas letras
não tem nada a ver com hemeneutica e seus derivados"

não entendi...

"Além disso há alguns conceitos segundo os quais a energia ilusória que conduz ao afastamento parte de Deus."

então a culpa é de DEUS (em caixa alta porque EU gosto)? onde fica o livre-arbítrio?

"O diabo é deus em outro momento de sua bipolaridade."

pois essa polaridade negativa deve ser e será anulada.

"No Islã, Shaitan não tem poderes, apenas fornece más idéias para quem lhe der ouvidos - e todo o mal que fazemos é por nossa escolha."
OK!
e
"Ele tira a atenção dos homens da vida espiritual, fazendo as coisas mundanas atraentes e procurando transformar o negativo em positivo. Outra interpretação é de que Mara representa os desejos em nossa mente que nos impedem de ver a verdade, uma parte ruim nossa que deve ser derrotada."
OK também.

po, será que sou muçulmano-budista-cristão?

"prefiro servir a dois senhores"

sinto muito, isso não funciona...

Acredito que não existe bem sem mal, tudo faz parte do processo, precisamos conhecer o mal para poder entender o bem, embora muitas vezes eles briguem pelo mesmo espaço.

"Além disso há alguns conceitos segundo os quais a energia ilusória que conduz ao afastamento parte de Deus."

então a culpa é de DEUS (em caixa alta porque EU gosto)? onde fica o livre-arbítrio?

Deus cria a dúvida, a energia ilusória. Mas isso não elimina o livre-arbítrio.

Você bem que poderia tentar organizar essas citações múltiplas, zigg.

Acredito que não existe bem sem mal, tudo faz parte do processo, precisamos conhecer o mal para poder entender o bem, embora muitas vezes eles briguem pelo mesmo espaço.

HÁ! Voltou do psiloespaço e já deixou um pedacinho do que pegou lá aqui.

Back