Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

O diabo

"que tipo de evoluçao vc fala?"

Pessoal, espiritual...

"Quais são as chances de estarmos de fato sendo enganados pelo diabo?"

Quais as chances de estarmos enganando a nós mesmos?

Não confundir Lucifer com diabo...
 
Um dos lados da mesma moeda.
 
Quais as chances de estarmos enganando a nós mesmos?

Não confundir Lucifer com diabo...
Muitas,pois o coraçao do homen é enganoso,vc pode ser traido por muitos sentimentos
mas jamais será enganado pelo amor,que é a essência divina.
Quanto a Lúcifer ou diabo, é o antes e o depois.

»I CORINTIOS [13]
1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine.
2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
3 E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
4 O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece,
5 não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal;
6 não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade;
7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
8 O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
9 porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos;
10 mas, quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado.
11 Quando eu era menino, pensava como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
12 Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido.
13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor.
 
Última edição por um moderador:
Se o homem criou a imagem do Diabo pra representar a maldade, porque deus nao poderia ser uma imagem pra representar a bondade?

Quem sabe o homem nao criou todas essas imagens pra representar a natureza crua que todos temos em comum?

Deus? Demonio?
Positivo? Negativo?
Ceu? Inferno?
Amor? Odio?
Branco? Preto?
Luz? Escuro?


Sera q existe diferença?

Tinha certeza que esse tópico daria pano para manga...
Não sei se concorda comigo, mas para que seria necessário criar uma imagem para representar a bondade se podemos vê-la claramente no sorriso de uma criança, num pôr-do-sol ou onde quer que olhe, desde que veja com o coração? Nem é necessário um chá para isso...

Não precisamos ser muito críticos para compreender que a maldade é um aspecto humano. Da mesma forma parece que somos a única espécie capaz de compreender o belo.

Abraços.
 
Não precisamos ser muito críticos para compreender que a maldade é um aspecto humano. Da mesma forma parece que somos a única espécie capaz de compreender o belo.


Não aposte nisso.
 
Como dizem os punks: não existem inocentes. Eu completaria 100% inocentes não. Nem 100% culpados.

E não dá para separar o que você gosta do que não gosta. É pacote fechado.

Só dá para transformar, ou transcender.
 
Como dizem os punks: não existem inocentes. Eu completaria 100% inocentes não. Nem 100% culpados.

E não dá para separar o que você gosta do que não gosta. É pacote fechado.

Só dá para transformar, ou transcender.

Não entendi se está se referindo ao meu raciocínio, mas onde foi feita essa distinção?

Eu concordo em muito com você.
Cada um tem sua cota de alegrias e sofrimentos. O que vai ser feito disso é decisão pessoal.

Só não concordo quando você diz que o pacote é fechado.
E como poderia, se você mesmo diz que ele pode ser transformado?

Abraços.
 
Também não entendi. O mal está também fora de nós? Na natureza existe juízo de valor?
No lugar da palavra mal eu gosto de usar caos.

E qual a diferença entre Lúcifer e o Diabo??? Seria a aparência? =)

afarm4.static.flickr.com_3031_2722941997_f2214275ba.jpg
 
Se deus era o cara, pra que anjos?
Onde fica oniciencia, onipotencia e outro oni la que eu nao lembro?
 
O pacote fechado é cada um de nós, com suas áreas luminosas e sombrias. Não dá para você jogar fora ou esquecer a parte que não gosta. Ela integra o seu ser. Resta transformar-se, ou transcender.



Se deus era o cara, pra que anjos?
Para se divertir.




Também não entendi. O mal está também fora de nós? Na natureza existe juízo de valor?
O mal está dentro e também fora. Assim como o bem. Mas essa história de dentro e fora já rende outras tantas páginas.


nrisimham adim sharanam prapadye
 
Diabo - Adjetivo. Caluniador. "Vem de diabolos, diabulum, que significa aquele que divide, que separa, que causa discórdia, que separa alguém ou uma comunidade. "

Lucifer - Portador da luz (!). Nome muito usado a partir da idade média, quando atribuiam-lhe grande poder. Porém numa visão mais profunda da teologia, visto que sendo o Mal apenas ausência ou distanciamento do Bem e o Bem fonte eterna de Criação, Lucifer não pode possuir potência criadora nenhuma. Usado também para se referir ao planeta Vênus ou a queda do reino da Babilônia (a estrela da manhã sumindo na luz do Sol).

Demonio - do grego daimon, tutelar, espírito, gênio, não especificando se do bem ou do mal. Até mesmo em referência ao espírito individual, a voz interior, que tanto inclina-se pras boas quanto para as más ações, e que a despeito disso inclina-se para o destino (outro significado da palavra) de cada um.

Satanás - opositor, Aquele Que Opõe Resistência, adversário. "Em muitos lugares das Escrituras Hebraicas, a palavra sa-tán ocorre sem o artigo definido. Usada assim, ela se aplica, na primeira ocorrência, ao anjo que ficou de pé na estrada para se opor ou resistir a Balaão, quando este partiu com o objetivo de amaldiçoar os israelitas. Em outros casos refere-se a pessoas como opositores de outros homens. Mas é usada com o artigo definido ha para se referir a Satanás, principal Adversário de Deus. "
 
zigg se tu nao citar o texto biblico ninguem vai pesquisar cara.
biblia eh uma coisa tao anti-ecologica que eu duvido que 1% dos usuarios do forum tenham uma em casa.
 
zigg se tu nao citar o texto biblico ninguem vai pesquisar cara.
biblia eh uma coisa tao anti-ecologica que eu duvido que 1% dos usuarios do forum tenham uma em casa.

mas não precisa. fica só com as minhas palavras.;)
tem bíblia online também. dá até pra pesquisar direto a citação, em alguns casos. Embora eu ache que mais de 1% tenha sim uma em casa.
 
Senhores, que belissimo tópico até com cartas de tarot presente, complementando Zigg, Satanás, vindo de Satanael. Muitos seres, muitos nomes, a questão é falar de todos os seres ditos pela visão ocidental como malignos sendo "diabos"? ou afinal que " diabo" seria esse tratado aqui no tópico, um ser englobando vários outros? , englobando "camadas" astrais (de baixíssima vibração)? Ou apenas o reflexo de egrégoras feitas por sentimentos em comum, refletidas nessa "ilusão" (maya) em que estamos?
 
ilusao?
alguem me belisque por favor.
tem um bebe chorando imaginariamente ao meu lado.
 
um ser englobando vários outros? , englobando "camadas" astrais (de baixíssima vibração)? Ou apenas o reflexo de egrégoras feitas por sentimentos em comum, refletidas nessa "ilusão" (maya) em que estamos?

acho que tudo isso e mais um pouco... independente de acreditar ou não numa entidade/energia que se opõe a DEUS e/ou à criação todos nós temos que enfrentar O QUE divide, O QUE põe resistência... seja vindo de dentro de nós mesmos ou de algum ponto longínquo do Universo.
 
Mortandello, não sei porque, mas imaginei que fosse mencionar isso.
Mas não que seres providos de vida estando imersos na "ilusão" seriam ilusões também.
Aliás você e seu filhote foram mencionandos por mim e um amigo ontem a noite em bodega.Sei que não é o tópico mas, Parabéns Mortandello.Felicidades!

Então Zigg, se fosse o que divide e pões resistências vindo de nosso microcosmo eu chutaria o prórp Ego, mas ele pode ser tão forte mas ao mesmo tempo tão pouco, depende comparado com o que.
 
Última edição por um moderador:
Então Zigg, se fosse o que divide e pões resistências vindo de nosso microcosmo eu chutaria o prórp Ego, mas ele pode ser tão forte mas ao mesmo tempo tão pouco, depende comparado com o que.

pois é basicamente isso: ego e como chutar o ego.

p.s: ou pô-lo em seu devido lugar.
 
Discursoes sobre o que é ou não do Diabo é algo muito complexo, pois nada nos garante de que o que achamos correto não foi uma mentira criada por ele.
Acho tambem que certo e errado é relativo de cada pessoa pois se tenho a conciencia limpa no que faço aquilo é certo pra mim, mas pra voçe pode nao ser.
Entao que se dane a ideia de coisas do diabo.
No seu universo existe o que voçe tem fé que exista, cabe a nós decidir se alquilo sera ou nao válido para nossa vida.
Muitos que acreditam e tem medo do Diabo, sofrem consequencias e muitas vezes até se deparam com ele.( já tive uma fase +/- assim ).
Mas quando voçe decide nao aderir aquilo para sua vida, torna-se irreal.
 
Back
Top