Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Monotub - P.C. Cambodian

Diário de cultivo completo.
Observação: Monotub embasado no cultivo do tchescko.

Seringa de esporos: Hidratada por 7 dias;

Substrato: Milho de pipoca (método de esterilização do Maurício);

Os potes demoraram um pouco mais de 1 mês para ficarem 100%, nenhuma perda por cantaminates.
Spawn feito com três potes, restando 2 que estão quase 100%.

Como bulk, usei somente esterco bovino curtido e pasteurizado em banho maria: três aquecimentos de 80 minutos a 70°C, com intervalo de 24 horas entre eles. Depois de frio, inoculei o bulk na proporção de 1/1 com o spawn em um monotub de 20L . Usei papel alumínio ao redor do monotub para bloquear a luz na lateral do subtrato. Estou mantendo as condições de colonização.

Colonização.jpgColonização3.jpgColonização5.jpgColonização4.jpgColonização7.jpgImag.864.jpgSpawn bulk.JPGspawn misturado.JPGmonotub.JPGmonotub (2).JPG

Saíram menos cogumelos no balde creio que devido a uma má oxigenação. Por alguns dias não pude ventilá-lo manualmente. To curioso pra ver se no tub os cogus vão vir ainda maiores, nesse terceiro flush já saíram uns gigantes :)

Cara tá de parabéns! Me deu mais vontade de retomar o cultivo... Não prosperei com o meu primeiro... Um bulk talvez... (em paralelo! antes que os mestres me dêem bronca por não ir para o simples antes...rs)
E honestamente cara, que fotos maravilhosas. A dsc 515 dava pra ser o wallpaper do pc sem dúvida....pena que levantaria muitas suspeitas...rsss parabéns novamente! Não deixe de postar mais fotos e o relato da trip!
Grande abraço!

Cara tá de parabéns! Me deu mais vontade de retomar o cultivo... Não prosperei com o meu primeiro... Um bulk talvez... (em paralelo! antes que os mestres me dêem bronca por não ir para o simples antes...rs)
E honestamente cara, que fotos maravilhosas. A dsc 515 dava pra ser o wallpaper do pc sem dúvida....pena que levantaria muitas suspeitas...rsss parabéns novamente! Não deixe de postar mais fotos e o relato da trip!
Grande abraço!

Agradeço o elogio, Zaox! :)

Também não tive sucesso no meu primeiro cultivo (sem frutificação) e depois dele acabei partindo pro bulk mesmo! Creio que com uma boa pasteurização dá pra obter ótimos resultados de cara.

wallpaper do meu pc estão sendo justamente as imagens desse cultivo e a empregada aqui de casa é quem mais gosta de ver os mágicos, quase como eu (digo que são comestíveis mas que precisam passar por um tratamento antes de serem usados, pra não termos uma surpresa no almoço) :ROFLMAO:

O balde 1 já apresenta vários pins do segundo flush...
O outro balde, que recebeu o bulk no dia 23/09 não está 100% até hoje; os dois baldes foram confeccionados de forma igual. Pensei que pudesse ser falta de O2, como ocorre em bolos no final da colonização mas já oxigenei algumas vezes e o micélio ainda está "preguiçoso".
Abraço!

Bom pessoal, só agora tive acesso à sílica gel para estocar os cogus. Segui as dicas do Lupelius, vlw irmão!
Eles ficaram 24 horas no túnel de vento e 2 dias na sílica antes de serem embalados: Coloquei-os em um pote e fechei da mesma forma que se fecha um pote com substrato, acho que assim ficará bem vedado. Vou tampar todo o pote com papel alumínio para não entrar luz. Há a NECESSIDADE de estocá-los na geladeira?
Seguem fotos...
03112011137.jpg04112011154.jpg04112011156.jpg

Muito bom. No pote seria bom guardar os cogumelos juntamente com a silica gel, assim se não corre o risco de mofar os frutos.
Não há necessidade de geladeira se ficar com a silica.
Até penso que guardar na geladeira levaria humidade para os frutos, estragando-os.

Se estiver hermeticamente fechado não entra umidade, mesmo na geladeira.

Melhor ainda se for uma frost free

Flush mais tímido...

O segundo balde que demorou uma eternidade pra colonizar está bem estranho, produzindo apenas um cogumelo fraquinho e apresentando um cheiro doce, diferente do outro balde e do tub... Não há presença de bolores ou outros indicadores de contaminação exceto o cheiro adocicado.
07112011159.jpg07112011160.jpg07112011161.jpg07112011162.jpg07112011165.jpg07112011166.jpg

Tá ótimo, cheiro doce tá bom cara.
vc toca pandeiro?
pq cortou as bundinhas dos cogumelos? nao teve pena? hehe eu como com bundinha e tudo..

Vlw tupy!

e ae arcaico! toco nada mano, o pandeiro é da galera aqui da república...
eu corto a extremidade pra retirar o esterco mas também gosto de vê-la azular :D

Não estou entendendo o que aconteceu com o segundo balde, demorou mais de um mes a colonizar e mesmo assim não chegou a ficar 100% (também inoculado 1/1 spawn/ bulk). Agora na frutificação apareceu uns 4 pins muito fraquinhos... mas não vejo nenhum contaminante.

e ae arcaico! toco nada mano, o pandeiro é da galera aqui da república...
eu corto a extremidade pra retirar o esterco mas também gosto de vê-la azular :D

Cara, limpa com uma faca, aprendi com o lupelius, dá uma sacada nos cultivos dele e verá como fica se vc usar uma faquinha de serra para raspar o substrato, nada de desperdícios ein!
Mas vc que sabe o que faz com seus cogumelos cara, eu nao sou caga-regras, é só porque pessoalmente acho horripilante isso que vc fez, eu tento danificar o mínimo possível dos meus lindos cogumelos, adoro quando vem um micélio bem branco grudado nas bundinhas e pra ser sincero gosto de devorá-los in natura recém arrancados e com mel sempre, nao me importo muito com um pouquinho de substrato que eu mesmo pasteurizei hehe me empolguei..

crueldade, retalhando os próprios filhotes :eek:
haha, muito bom cara,
embora eu esteja tendo teu cultivo como referência,
quero ver eu ter a mágica de fazer dar 5 flushes.. incrível!

Abraço!

cinco flushs e pra ninguén botar defeito.... muito bom gostei da técnica

Tá aí o restante do flush do balde... dessa vez sem mutilações, arcaico.
O tub tá ficando exausto mas acho que ainda vem mais um flush... ele é muito guerreiro :ROFLMAO:
08112011170.jpg

A atividade metabólica ai tá furiosa!
Preste atenção pra colher os cogumelos antes de chegarem ao seu ciclo final do amadurecimento, senão vão esporular por sobre o teu casing e estragar tudo por ai.
É bom ver um monotub dessas proporções :)
tupy, desculpa minha ignorância, mas como esporos saudavéis podem prejudicar o cultivo?

hmm.. entendi. mas sabe explicar o por que? (sou chato hein...(n))

Back