Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Monotub - P.C. Cambodian

Diário de cultivo completo.
Observação: Monotub embasado no cultivo do tchescko.

Seringa de esporos: Hidratada por 7 dias;

Substrato: Milho de pipoca (método de esterilização do Maurício);

Os potes demoraram um pouco mais de 1 mês para ficarem 100%, nenhuma perda por cantaminates.
Spawn feito com três potes, restando 2 que estão quase 100%.

Como bulk, usei somente esterco bovino curtido e pasteurizado em banho maria: três aquecimentos de 80 minutos a 70°C, com intervalo de 24 horas entre eles. Depois de frio, inoculei o bulk na proporção de 1/1 com o spawn em um monotub de 20L . Usei papel alumínio ao redor do monotub para bloquear a luz na lateral do subtrato. Estou mantendo as condições de colonização.

Colonização.jpgColonização3.jpgColonização5.jpgColonização4.jpgColonização7.jpgImag.864.jpgSpawn bulk.JPGspawn misturado.JPGmonotub.JPGmonotub (2).JPG

Eu não faria mais uma camada de substrato, esperaria o micélio fechar um pouco mais a superfície e induziria a frutificação.

Justamente pelo líquido amarelo, colocar mais uma camada de substrato nessa altura, poderia estar abafando contaminantes ou fortalecendo o aparecimento destes.

Isso aí eh xixi de micélio, é um sinal melhor do que o aprecimento de contaminantes, pois significa justamente que o micelio ta lutando contra estes. Aqui ja aconteceu de o micélio mijar depois de um primeiro flush com traços de verticlium e no segundo flush está limpo desse contaminante. Claro que isso tb aconteceu por mudanças no sistema do terrário. E concordo com o tupy, nao cobre nao.

Eu não faria mais uma camada de substrato, esperaria o micélio fechar um pouco mais a superfície e induziria a frutificação.

Justamente pelo líquido amarelo, colocar mais uma camada de substrato nessa altura, poderia estar abafando contaminantes ou fortalecendo o aparecimento destes.

Assim será feito, Tupy!
Acho que até dia 16, no máximo, o bulk estará 100%.

Tá muito bonito isso!

agora q eu vi que eu tinha respondido na página de trás..
eu sempre tenho esse problema do xixi de micélio, mas aqui ele seca e some naturalmente uns dias antes de pinar!

Dois frascos estavam demorando muito a colonizar, por falta de O2. Coloquei filtro de café nas bocas e em dois dias já houve uma melhora no aspecto do bolo.

Fiz mais 6 furos no monotub rente ao micélio para saída de CO2. Comecei a frutificação hoje mas estou preocupado com o metabólito que continua a ser excretado pelo micélio, em grande quantidade.

22.JPG23.JPG24.JPG

Dois frascos estavam demorando muito a colonizar, por falta de O2. Coloquei filtro de café nas bocas e em dois dias já houve uma melhora no aspecto do bolo.

Fiz mais 6 furos no monotub rente ao micélio para saída de CO2. Comecei a frutificação hoje mas estou preocupado com o metabólito que continua a ser excretado pelo micélio, em grande quantidade.

View attachment 29479View attachment 29480View attachment 29481

Talvez até um atraso para frutificar gerou em muito esse processo de resíduos metabólicos. No teu caso o substrato com o micélio pode ter ficado incubado por muito tempo, uma temperatura acima da média (muito alta) também ocasiona esse resíduo metabólico.

Os potes de milho estão prontos para ir!

Um dos potes colonizados foi pro balde hoje, no mesmo esquema do monotub.
vamo ve o que rola :coffee:

...que role muitos cogumelos! :)

Enviando positividades daqui! :D

Alguns pontos da superfície estão ficando muito secos e não tenho vermiculita para resolver essa questão.
Borrifei um pouco de água mas, além de não solucionar efetivamente, contribuiu para um aumento do metabólito excretado pelo fungo, por todos os lados. Notei a presença de vários nós hifais mas a falta de umidade é o meu novo problema.

Alguns pontos da superfície estão ficando muito secos e não tenho vermiculita para resolver essa questão.
Borrifei um pouco de água mas, além de não solucionar efetivamente, contribuiu para um aumento do metabólito excretado pelo fungo, por todos os lados. Notei a presença de vários nós hifais mas a falta de umidade é o meu novo problema.

Se perceber que a coisa está ficando "feia" faça um outdoor caprichado, com certeza vai colher frutos. Porque ai a natureza se encarrega da umidade; claro que dependendo da região de onde você mora. Tem umas regiões no Brasil que ultimamente estão sofrendo com a falta de umidade.

Caso não de certo(relaxa, é só acreditar que vai dar) faço um outdoor, a primavera começa hoje !! :D

Isso me cheira a cogumelos.

Paz e luz.

Tive que viajar final de semana e eis que, na volta, uma boa surpresa :roflmao:
28.JPG29.JPG30.JPG32.JPG

Back