Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Minha primeira vez

Diário de cultivo completo.
Raças
Cubensis Camboja
Inoculação
26/01/2024
Inoculação via
Cultura líquida
Assepsia (Inoculação)
Ar livre com velas
Aniversário
29/01/2024
Terrário
Caixa organizadora
Técnicas
Não sei o que colocar aqui kk
Substratos
Farinha de arroz
Vermiculita
Boa tarde amigos , ontem após ver 200 tutoriais diferentes resolvi colocar a mão na massa e comprar tudo para tentar meu primeiro cultivo , tentei eliminar todos os meus erros ,mas sei que cometi alguns .
Usei farinha de arroz integral 2 copos para 4 de vermiculita e 2 copos de água o que ficou ótimo .
Enchi 6 copos com o substrato e levei para a panela para esterilização.
A noite quando cheguei usei cultura líquida , a quantidade eu não monitorei devido a grande carga de informação que eu tinha na cabeça , acabei não prestando atenção nisso 😔
Espero que dê tudo certo e meus amigos venham ao mundo rs .
Confesso que não sei onde guardar as se devo fazer algum respiro no papel alumínio .
Alguém pode me ajudar ,caso eu tenha errado em algum processo.
Me desculpe os erros de português,pois estou escrevendo esse texto no trabalho .
 

Anexos

  • IMG_20240126_162056.jpg
    IMG_20240126_162056.jpg
    2.6 MB · Visualizações: 13
  • IMG_20240126_161657.jpg
    IMG_20240126_161657.jpg
    350.7 KB · Visualizações: 15
  • IMG_20240126_160445.jpg
    IMG_20240126_160445.jpg
    3.9 MB · Visualizações: 12
  • IMG_20240127_001427.jpg
    IMG_20240127_001427.jpg
    1.6 MB · Visualizações: 15
@Hylley Medeiros Cara, lá no Yt também tem muita informação divergente, como em qualquer canto, o que você precisa é ir estudando e colocando em prática, o pior disso tudo é que tudo demora muitos dias, mas quanto mais você faz, mais projetos paralelos você tem.

Eu por exemplo, li tudo que tinha aqui no fórum, depois fui no fórum gringo shroomery, li basicamente tudo lá, depois vi que a maioria das coisas que eu li eram muito antigas ( isso acontece porque esses fóruns são muito antigos, 20-25 anos de uso então tem muita informação antiga que já não faz mais sentido, tipo deixar colonizando no escuro, já foi desmistificado a mais de 15 anos...) depois fui atrás de técnicas mais novas, mas percebi que mudavam poucas coisas desde a época do RRabit ( um cara foda ai produtor nos EUA que a galera lá fora baba o trampo)

A primeira vez que coloquei em prática já fiz "tudo errado" inoculei esporos em grãos de milho de pipoca, esse milho já tinha mais de 2 anos aqui em casa, esterilizei em 1:10 na panela de pressão ( o que é recomendado no mínimo 1:30 ) porque fiquei com medo de ter acabado a água e sei lá, explodir tudo, perder o que já tinha feito kkkk,
Enfim, para finalizar fiz a inoculação na porta do forno do fogão ( coisa que já li e já provaram também que não é muito confiável, o mais confiável é dentro de SAB depois você da uma pesquisada) enfim, "TUDO ERRADO" e não é que deu " Certo " no final? cultivei cogumelo com bactérias? sim! Mas deu vários cogumelos? 300g+? Sim! então foi ótimo para minha primeira vez...

Diferente da minha segunda vez que eu relaxei e contaminou tudo, mas isso não vem ao caso agora kkkkk
Mas hoje eu já sei aprendi o ciclo dos cogumelos, já entendi os passos mais básicos, já sei como esteriliza, o resto é detalhe que você vai tentando melhorar com o tempo...

Aqui está minha primeira colheita, fiquei maravilhado, depois dessa colheita vieram muitas outras até hoje, é que você vai vendo tanto que vai parando de bater foto kkkkk

Eu não sou muito familiarizado com panela de pressão e confesso que tive mesmo dos copos quebrarem e tudo explodir cara ..
Brisa torta kkk

Para mim será muito especial o dia que der fruto os meus cogumelos .
Um dia eu vou acertar , eu olho todo dia esses meus copos que estão guardados .
300g vc deve ter ficado extremamente feliz hein!

Espero ter essa felicidade em breve kk
 
Vai perder alguns copos foi a melhor parte kkk....


Eu confesso que tive um gasto de ums 400,00 mesmo sem poder para comprar tudo pela internet ...

Mas tô amando essa experiência, conheci os cogumelos a menos de 1 ano , e o bem que esses carinhas fizeram na minha vida foi ABSURSO .
Quero muito poder ganhar conhecimento dos cogumelos que eu vou aprender a cuidar ...
Será especial para mim o dia que isso acontecer rs.

Mais uma vez gratidão pela ajuda e resenha de todos aqui , eu via os tutoriais no YouTube e saia lendo os comentários para absolver tudo sobre esse reino ..
Ter aqui de graça pessoas que separam o seus preciosos tempos para resenhar com um iniciante que "nada" tem a oferecer de conhecimento , sem esperar algo em troca é muito PHODA..🍄🥳🍄
O gasto inicial é até baixo se você comparar com muito outro hobby por aí. E depois deste gasto inicial as coisas melhoram muito. E quando você pegar experiência vão melhorar cada vez mais, você gastando menos e produzindo mais. Estamos curiosos pra saber no que vai dar seu cultivo com essa pouca esterelização. Boa sorte e nos mantenha informados.
 
Sim, muuito feliz!! Mas vou te contar a real, 300g quando você bota pra secar vira 30g kkkkkk
Mas isso ainda é muito! é tanto que eu ainda tenho meus primeiros cogumelos sequinhos ali guardadinhos no escuro com dessecante, talvez eu tenha usado um pouco mais da metade só.

Mas você em breve irá ter essa experiência sim!

Em relação a PP (panela de pressão) realmente nesse hobby é super necessário, apesar de existir técnicas sem, com ela é muito mais fácil... Eu já tenho o costume de cozinhar na PP a bastante tempo, desde adolescente, dai pra mim foi mais fácil, apesar de não ser nenhum pouco recomendado, para não quebrar os vidros dentro eu coloco um pano de prato novinho em volta dos potes para que eles não se batam lá dentro e não encoste no fundo da panela e encho de água até quase a boca dos potes para não faltar água nas 1:30... comprar uma panela novinha e boa é a chave do sucesso, isso vai fazer você economizar tempo e acertar mais no seu cultivo.

Em relação ao pano de prato, a galera aconselha colocar um prato emborcado no fundo ou até mesmo uma pequena grela para os potes não encostarem no fundo, eu não consigo porque minha panela é pequena e não cabe, e também quando eu tentei sem o pano os potes se bateram lá dentro e quebraram, dai não deu certo pra mim sem o pano, mas eu uso um pano de prato novinho para não sair fiapos.

Esse medo da PP explodir é normal, com tantos acidentes que acontecem por ai, mas é só ficar de olho na válvula, se ela estiver rodando certinho, saindo o vapor ta tudo certo, o problema é quando ela está suja ou veja que entope e a galera não se dá conta, ai ela explode mesmo, eu nunca tive esse azar porque minha mãe sempre falou para olhar essa valvula e quando tivesse ficando velha a panela ( o fundo da panela vai " aboloando" ) eu trocasse logo para não ter problema, a que eu estou usando já faz mais de 5 anos, vou até procurar umas para comprar, mesmo ela não tendo demonstrado nada demais...
 
O gasto inicial é até baixo se você comparar com muito outro hobby por aí. E depois deste gasto inicial as coisas melhoram muito. E quando você pegar experiência vão melhorar cada vez mais, você gastando menos e produzindo mais. Estamos curiosos pra saber no que vai dar seu cultivo com essa pouca esterelização. Boa sorte e nos mantenha informados.
Acabei de olhar os copos e eles estão começando a dar resultado ......
Estou animado 🥳🍄
Não vou ficar muito animado pois sei que ainda pode dar ruim ...
Mas só de ver isso já tô feliz haha
 

Anexos

  • IMG_20240131_102812.jpg
    IMG_20240131_102812.jpg
    2.8 MB · Visualizações: 8
  • IMG_20240131_102822.jpg
    IMG_20240131_102822.jpg
    2.8 MB · Visualizações: 8
  • IMG_20240131_102856.jpg
    IMG_20240131_102856.jpg
    3 MB · Visualizações: 9
Uhull! é isso ai! Vai que vai!!
 
Sim, muuito feliz!! Mas vou te contar a real, 300g quando você bota pra secar vira 30g kkkkkk
Mas isso ainda é muito! é tanto que eu ainda tenho meus primeiros cogumelos sequinhos ali guardadinhos no escuro com dessecante, talvez eu tenha usado um pouco mais da metade só.

Mas você em breve irá ter essa experiência sim!

Em relação a PP (panela de pressão) realmente nesse hobby é super necessário, apesar de existir técnicas sem, com ela é muito mais fácil... Eu já tenho o costume de cozinhar na PP a bastante tempo, desde adolescente, dai pra mim foi mais fácil, apesar de não ser nenhum pouco recomendado, para não quebrar os vidros dentro eu coloco um pano de prato novinho em volta dos potes para que eles não se batam lá dentro e não encoste no fundo da panela e encho de água até quase a boca dos potes para não faltar água nas 1:30... comprar uma panela novinha e boa é a chave do sucesso, isso vai fazer você economizar tempo e acertar mais no seu cultivo.

Em relação ao pano de prato, a galera aconselha colocar um prato emborcado no fundo ou até mesmo uma pequena grela para os potes não encostarem no fundo, eu não consigo porque minha panela é pequena e não cabe, e também quando eu tentei sem o pano os potes se bateram lá dentro e quebraram, dai não deu certo pra mim sem o pano, mas eu uso um pano de prato novinho para não sair fiapos.

Esse medo da PP explodir é normal, com tantos acidentes que acontecem por ai, mas é só ficar de olho na válvula, se ela estiver rodando certinho, saindo o vapor ta tudo certo, o problema é quando ela está suja ou veja que entope e a galera não se dá conta, ai ela explode mesmo, eu nunca tive esse azar porque minha mãe sempre falou para olhar essa valvula e quando tivesse ficando velha a panela ( o fundo da panela vai " aboloando" ) eu trocasse logo para não ter problema, a que eu estou usando já faz mais de 5 anos, vou até procurar umas para comprar, mesmo ela não tendo demonstrado nada demais...
Dicas preciosas sinistro , obrigado mesmo mano .
Eu mostrei esse fórum para meu filho ( ele tem 17 anos ) e também está apaixonado pelos cogumelos como eu ..

Eu vou me programar para pegar uma PP maior ..para caber no mínimo 6 copos ..
Eu tenho uma dúvida sinistro , mesmo após tanto tempo que vc cultivar eles ..vc ainda aquele encantamento que tinha por eles ?
Ou com o tempo isso amenizou?
 
Ihul!!!
O @Sinistrofortal , já vi fotos de uma panela de pressão que estourou por causa do pano dentro, acho que durante o processo os fiapinhos travaram as valvulas e a pressão nao teve para onde fugir e kabuuuuuum!
Eu peguei uma forma redonda que por sorte entrou certinho na minha panela, dai fiz uns furos com a furadeira e mao na roda, tem gente que coloca outra por cima ou um pratinho.
Sucesso aí para vocês!
 
@Hylley Medeiros eu sempre gostei de cultivar plantas tipo manjericão, flores, e outras plantinhas, acho legal esse hobby, mas também sempre curti fumar umas plantas, quando mais novo curtia uns alucinógenos e outras coisas mais, mas a gente vai ficando velho e vai tendo boletos pra pagar, quando eu descobri os cogumelos foi uma explosão na minha mente, onde eu podia cultivar algo e ter umas trips, eu não cultivo a muito tempo, em torno de 1 ano, eu comecei para tentar fazer um tratamento para tdah e ansiedade para minha mulher, mas no fundo eu sabia que era pra ter umas viagens legais e tal, e está sendo assim até agora...

O encantamento não acaba, eu sinto o cheiro do cultivo em todos os cantos onde eu passo, é como se o micélio estivesse me chamando kkkk
Com o tempo amenizou, aquela ansiedade de querer estar pronto para ontem, porque agora sei que tudo tem seu tempo, e é no tempo deles, sempre! oque eu faço é só dar uma ajudinha :sorriso:

O @Sinistrofortal , já vi fotos de uma panela de pressão que estourou por causa do pano dentro, acho que durante o processo os fiapinhos travaram as valvulas e a pressão nao teve para onde fugir e kabuuuuuum!
Sim cara, já fui alertado demais sobre isso, acredito muito, por isso que falei, sei que não é fake, por isso coloco sempre panos novinhos, sem etiqueta, sempre com muito cuidado.
Eu tentei colocar um suporte ou um prato em baixo mas a tampa não fecha, tenho que comprar uma panela maior, mas sempre vou adiando...

Eu peguei uma forma redonda que por sorte entrou certinho na minha panela, dai fiz uns furos com a furadeira e mao na roda, tem gente que coloca outra por cima ou um pratinho.
Essa ideia é a melhor de todas! aprovada aqui e no shroomery!!!
 
Bom dia meus queridos , desculpe encher o saco de vcs de novo com minhas dúvidas .
Acredito que essa semana será decisiva para os meus cogumelos , vou tentar preparar a caixa organizadora hoje , aceito dicas de vcs .
Eu tenho uma dúvida cruel comigo .

Tenho 6 copos que estão indo muito bem .
Vejo que tem amigos que preferem tirar o bolo do copo e ali mesmo deixar os cogumelos virem ( eu acho essa técnica um desperdício)
Lembrando que falo como um leigo ,alguém que não entende quase nada .
Pois dessa forma aparentemente vem pouco cogumelo .

A outra que eu tenho em mente e usar os copos como sementes , onde escalonou em camadas de vermiculita e o bolo desmanchado ...
Desculpe usar uma linguagem tão imprópria para os nomes kkk eu realmente estou fazendo meu primeiro cultivo de qualquer coisa em toda minha vida .Estou bem perdido ..pelas fotos aparentemente está tudo indo bem
 

Anexos

  • 17070568039941988223001033160396.jpg
    17070568039941988223001033160396.jpg
    2.5 MB · Visualizações: 6
  • 17070568244948650520426145381634.jpg
    17070568244948650520426145381634.jpg
    2.8 MB · Visualizações: 6
  • 17070568396245266842322709989594.jpg
    17070568396245266842322709989594.jpg
    2.6 MB · Visualizações: 7
Se é seu primeiro cultivo é aconselhável ficar no PF TEK. Mas se tiver bolos de sobra, rola sim fazer um casing, só atente-se para a qualidade do spawn, se não há nenhuma contaminação (cheiro esquisito, etc) e capacidade de campo do substrato que for usar (vermiculita, fibra de coco, esterco). Lembrando que tb é importante pasteurizar o substrato que for usar. Eu particularmente só faço meus cultivos com grãos, muito melhor na hora de usar como semente.
 
Se é seu primeiro cultivo é aconselhável ficar no PF TEK. Mas se tiver bolos de sobra, rola sim fazer um casing, só atente-se para a qualidade do spawn, se não há nenhuma contaminação (cheiro esquisito, etc) e capacidade de campo do substrato que for usar (vermiculita, fibra de coco, esterco). Lembrando que tb é importante pasteurizar o substrato que for usar. Eu particularmente só faço meus cultivos com grãos, muito melhor na hora de usar como semente.
Vlw pelas dicas Myco ,
Pasteurizar o substrato seria ideal em panela de pressão tbm ?
Da próxima tentarei fazer com grãos para usar sua dica ....
Porém vou arriscar usar 2 bolos para espalhar no casing....
Gratidão pela ajuda Man .
Acho que até quarta os copos vão estar completamente branquinhos 🍄🙏🍄
 
Pasteurizar você pode fazer de vários jeitos, consiste em deixar a temperatura do substrato entre 70-80 graus por 1-2 horas. Não é convencional fazer na panela de pressão, que é mais usada para esterilizar as coisas. Mas dá pra fazer dessa forma: hidrate seu substrato ou mistura de subs escolhida na capacidade de campo, coloque em potes de vidro com tampa fechada, coloque na panela de pressao com no máximo até a metade ou até 2/3 do pote de altura de água. Levante o pino da panela de pressão para impedir a panela de pegar pressão. Quando ela começar a chiar e sair um fluxo constante de vapor, conte 5 minutos. Depois disso desligue o fogo e espere 30 minutos. Passados os 30 minutos ligue novamente o fogo com a panela com o pino levantado, quando um fluxo constante de vapor sair do pino conte mais 5 minutos. Desligue o fogo e espere 2 horas antes de retirar os potes com sub da panela. Explicação: dessa forma o conteúdo dos potes vai aquecer acima dos 60 graus, mas nunca vai passar dos 80, ou seja, vai ficar no espectro da pasteurização. Aprendi essa técnica no shroomery e meus primeiros cultivos foram todos feitos com ela.
 
Bucket tek é o que vi ser mais comum.
boa sorte!
To fazendo bucket tek para os meus substratos de monotub. Mas só uso fibra de coco. Se for fazer bucket tek use substratos mais estéreis, tipo vermiculita ou fibra de coco. Atente-se para a capacidade de campo, substrato molhado demais vai matar o micélio e abrir espaço pras contaminações. Também spawne quando o sub já estiver frio! Abraço.
 
Fala @Hylley Medeiros , Cara, tá indo super bem ai! eu já vi uma galera fazendo isso que você está em mente, transformar o pftek em algo maior, isso dá mais cogumelos por conta da água que vai ter mais para eles ( isso não quer dizer que você precise encharcar, e sim continuar com a capacidade de campo da vermiculita que é apertar ela na mão e vê só umas gotinhas caindo)

Se você está disposto a fazer um casing vai em frente, inclusive você pode testar 2 copos como você está imaginando, os outros você pode até guardar na geladeira até ver o resultado, ou pode fazer mais depois...

Cara eu já vi bucket tek várias vezes dar certo, mas também já vi dar errado, ai também vai de acordo como está a colonização do grão, as vezes você não vê a contaminação até colocar para frutificar...

O que eu faço é colocar na panela de pressão de novo e deixar lá por 30-40 minutos ( dependendo do tanto de verm que for utilizar) basicamente do mesmo jeito que você fez os copos de pftek mas só com vemiculita...

A vermiculita ou a fibra de coco são mais fáceis de esterilizar porque são inertes, isso quer dizer, elas não tem compostos que se degradam como os alimentos ( arroz, milho, aveia que são muito mais difíceis de esterilizar e dessa forma são mais fáceis de contaminar )

Tenha em mente que quando você fizer isso vai colonizar tudo de novo, isso quer dizer, vai demorar mais uns 15 dias para ficar tudo branco de novo + 10-15 dias para começar a dar fruto... ( isso se não aparecer nenhuma contaminação, não estou azarando seu cultivo, é que isso é normal em qualquer cultivo que você vai prolongando)

Em contra partida você colocando para frutificar o pftek depois de ter colonizado todo o copo, você já vai ter seus primeiros cogumelos.

De qualquer jeito, boa sorte na sua decisão!
 
C
Boa tarde amigos , ontem após ver 200 tutoriais diferentes resolvi colocar a mão na massa e comprar tudo para tentar meu primeiro cultivo , tentei eliminar todos os meus erros ,mas sei que cometi alguns .
Usei farinha de arroz integral 2 copos para 4 de vermiculita e 2 copos de água o que ficou ótimo .
Enchi 6 copos com o substrato e levei para a panela para esterilização.
A noite quando cheguei usei cultura líquida , a quantidade eu não monitorei devido a grande carga de informação que eu tinha na cabeça , acabei não prestando atenção nisso 😔
Espero que dê tudo certo e meus amigos venham ao mundo rs .
Confesso que não sei onde guardar as se devo fazer algum respiro no papel alumínio .
Alguém pode me ajudar ,caso eu tenha errado em algum processo.
Me desculpe os erros de português,pois estou escrevendo esse texto no trabalho .
Cara boa tarde n precisa fazer respiro no alumínio n, os copos vão colonizar dentro sem precisar mexer em nada, outro detalhe na hora de usar cultura liquida basta 1,5 de ml em cada copo ou se vc tiver muita cultura da pra colocar 2 ml em cada copo, vc pode guardar dentro de guia aixa de papelao e fechar e colocar em baixo da sua cama ou guardar dentro do seu guarda roupa.

Você usou farinha de arroz integral e vermiculita. Isso pertence a técnica chamada 'pf tek'. Nesta técnica você inocula os potes, espera colonizar totalmente, deixando eles no escuro em um lugar limpo, e então 'aniversaria'. Até onde sei não precisa furos, a colônia prospera sem oxigênio. O 'aniversário' geralmente é fazer 'dunk cold' por 12 ou 24 horas. Isso é imergir a colônia em agua esterelizada e deixar na geladeira. Depois você escorre a água e põe o bolo na caixa pra frutificar. Pesquise 'pf tek' aqui no forum e obtenha as dicas, tem manual de cultivo completo. Boa sorte.
Pode ser água mineral gelada n tem problema só faço assim e dá certo

Você tem um problema sério de 'senhor dono da verdade', rapaz. Sugiro que veja isso. Dizem que psicoterapia ajuda nestes casos. Comigo o furo é mais embaixo. Pode vir que aqui tem café no bule.
Não der pipoca pra baguelo amigo sabe esse Tiago q ele citou como topo da pirâmide maior arrogante mente pras pessoas uma hora tem 20 anos de experiência outra hora tem 15 e outra 25 ou seja tanta experiência de orgulho igual ele ensinando errado eu tô com vc sua dica é certa e eficaz

Que massa que você começou, parabéns! é isso mesmo, tudo tem um começo, iremos errar e depois vamos concertando nossos erros com o passar do tempo...

Não faz diferença onde você guarda, hoje em dia sabemos que pode ficar em qualquer lugar arejado, que pegue luz ou não, não faz diferença, só tenha cuidado com a assepsia do local, tem que está tudo bem limpo...

Em relação ao respiro, e ao furo de inoculação, eu não vi nenhum micropore tapando os furos de inoculação, você cobriu com outro papel aluminio? se sim você precisa retirar para que haja troca gasosa, ou, se você não colocou micropore nos pontos inoculados, sinto lhe dizer mas talvez a essa altura já esteja contaminado...(vamos torcer para que você só tenha coberto com outro papel aluminio 🙏)

Então, se você tiver feito só um furo para inocular a cultura liquida e colocou o micropore você pode fazer mais 1 ou dois furos com uma faquinha, é só passar álcool limpando o papel alumínio, pega uma faquinha, lavar bem ela com sabão, depois você coloca ela no fogo até ficar vermelha e faz um furo pequeno mesmo já serve, e logo em seguida coloque o micropore. eu já deixo o micropore meio colado e meio solto logo depois que eu passo o álcool no alumínio, venho com a faca faço o furo e depois só baixo o resto do micropore.


não precisa mais, já foi provado que pode ser na luz, não faz diferença


Poise, você pelo visto não sabe, sim precisa de furo para troca gasosa, de 2 a 3 furos e tapar com micropore.

Só precisa se o bolo estiver seco, isso vai depender de como foi feito, as vezes é redundante.


Não precisa ser esterilizada, só mineral, isso porque depois de todo colonizado ele é difícil de contaminar

Desculpa mas o colega Urubulino só acertou o nome da tek que você fez, de resto... a gente só fala o que a gente sabe ou já fez, porque senão ao invés de ajudar você mais atrapalha e confunde a cabeça de quem está iniciando.
Tiago é um grande mentiroso e arrogante onde só vale oq ele diz igual vc ensinando errado e se achando dono da verdade é ainda misturando ascoisas trazendo a vida pessoal do cara pro fórum 0 pra ti.
 
Fala @Hylley Medeiros , Cara, tá indo super bem ai! eu já vi uma galera fazendo isso que você está em mente, transformar o pftek em algo maior, isso dá mais cogumelos por conta da água que vai ter mais para eles ( isso não quer dizer que você precise encharcar, e sim continuar com a capacidade de campo da vermiculita que é apertar ela na mão e vê só umas gotinhas caindo)

Se você está disposto a fazer um casing vai em frente, inclusive você pode testar 2 copos como você está imaginando, os outros você pode até guardar na geladeira até ver o resultado, ou pode fazer mais depois...

Cara eu já vi bucket tek várias vezes dar certo, mas também já vi dar errado, ai também vai de acordo como está a colonização do grão, as vezes você não vê a contaminação até colocar para frutificar...

O que eu faço é colocar na panela de pressão de novo e deixar lá por 30-40 minutos ( dependendo do tanto de verm que for utilizar) basicamente do mesmo jeito que você fez os copos de pftek mas só com vemiculita...

A vermiculita ou a fibra de coco são mais fáceis de esterilizar porque são inertes, isso quer dizer, elas não tem compostos que se degradam como os alimentos ( arroz, milho, aveia que são muito mais difíceis de esterilizar e dessa forma são mais fáceis de contaminar )

Tenha em mente que quando você fizer isso vai colonizar tudo de novo, isso quer dizer, vai demorar mais uns 15 dias para ficar tudo branco de novo + 10-15 dias para começar a dar fruto... ( isso se não aparecer nenhuma contaminação, não estou azarando seu cultivo, é que isso é normal em qualquer cultivo que você vai prolongando)

Em contra partida você colocando para frutificar o pftek depois de ter colonizado todo o copo, você já vai ter seus primeiros cogumelos.

De qualquer jeito, boa sorte na sua decisão!
Dicas de OURO , eu vou pegar neles hoje a noite , vou fazer um casing com 3 copos e vou usar outros 2 para frutificar ..
Vou deixar na geladeira por 12 horas os bolos com água e depois colocar na caixa organizadora ..
Só estou confuso de como vou esterelizar a vermiculita, eu vi que posso fazer isso numa forma de bolo deixando no forno por 2 horas !

Será que é confiável pessoal?

Ontem preparei minha caixa pois 2 dos meus 6 copos já foram completamente tomados ..
Porém meu tempo e curto ,eu trabalho em 2 lugares e me sobra pouco para focar nesse meu novo hobbie rs..
Hoje a noite vou colocar a vermiculita para esterelizar no forno por 2 horas e vou limpar essa caixa e vedar com microporo esses furos que fiz , preciso vedar por fora e por dentro amigos ?
 

Anexos

  • IMG_20240205_223212.jpg
    IMG_20240205_223212.jpg
    492 KB · Visualizações: 4
Só estou confuso de como vou esterelizar a vermiculita, eu vi que posso fazer isso numa forma de bolo deixando no forno por 2 horas !
Pode sim, depois adiciona a água mineral, como ainda haverá colonização, essa água tem que ser esterilizada, ou você compra uma garrafa lacrada, ou você ferve a água por 20 minutos, ai pode ser qualquer água...

Porém meu tempo e curto ,eu trabalho em 2 lugares e me sobra pouco para focar nesse meu novo hobbie rs..
É isso mesmo meu caro, qualquer tempinho que você tiver você organiza algo, o bom é sempre está um passo a frente como você está fazendo, já sabe que vai precisar então deixa lá prontinho para quando vier não perder tempo...

preciso vedar por fora e por dentro amigos ?
Só por fora, quando você colocar os bolos lá dentro você vai ver como vai ficar as laterais da caixa, elas tem que está suadas, isso quer dizer que a umidade está alta, no fundo da caixa você deixa 1cm de água potável, não precisa argila nem nada, só água mesmo, isso é o recomendado pela maioria das pessoas, por aqui eu nem faço isso, eu deixo garrafinhas com água dentro só evaporando a água naturalmente, e quando as paredes secam eu coloco spray de água.

Ontem preparei minha caixa pois 2 dos meus 6 copos já foram completamente tomados ..
é bom você deixar mais tempo colonizando, tipo quando você ver que está totalmente colonizado você deixa pelo menos mais 4 dias para ter certeza que por dentro está também, porque se você tirar sem está colonizado ainda pode contaminar de dentro pra fora.

Cara que legal que o seu deu certo na panela de arroz, uma nova técnica a ser utilizada por pequenos produtores!
Para isso acontecer tem que ser repetida mais vezes sem nenhum problema e outras pessoas testarem e também dar certo...

Não sou dono da verdade, apenas filho do dono ( kkkkkkk)

Brincadeiras à parte, nesse ramo existem várias " verdades" você só irá saber testando, o que nós estamos tentando aqui é te direcionar para sua primeira colheita tirando as dúvidas mais simples, depois você terá que ir aprendendo com seus erros, isso é normal, o mais importante é entender o ciclo de vida dos cogus, entender do inicio ao final como funciona, toda etapa é importante, toda etapa tem suas dificuldades, e só irá entender quem colocar em prática.

Para você agora está sendo a etapa da frutificação, onde você irá ter que entender o FAE, que é a oxigenação do seu terrário e isso você vai ver na prática.

Quando você colocar os bolos lá dentro, eles irão primeiro ficar "algodoados" você vai notar que vai ficar meio peludo, ai os dias irão se passar e ele vai secando esses algodão e vai vir os primeiros pins, é ai que você tem que notar a oxigenação...

Se vier pins e estiver muito algodoado ainda você terá que dar mais oxigênio, você pode só deixar a tampa do terrário destravada, "entreaberta" não precisa ter medo, essa hora é a hora que não contamina, se contaminar é porque já estava contaminado antes e apareceu só agora...
se mesmo com a tampa entreaberta continuar algodoado com os pins crescendo você vai tirando alguns micropores das laterais, sempre aos poucos para ver o resultado, retira os de baixo primeiro...

Lembrando sempre que as paredes devem estar úmidas.

Até pinar você não precisa trocar o ar de dentro, deixa começar os pins para você começar a fazer isso

E mano, não precisa abanar, deixa o oxigênio entrar naturalmente.

Todas as dúvidas vão perguntando que vamos tentando responder, no começo essas dúvidas comem nossa cabeça e nós não achamos em canto nenhum, sei muito bem como é isso!
 
maior arrogante mente pras pessoas


Se você tem algum problema com algum membro do Teo resolva com a pessoa.

Mas se começar a comentar nos tópicos com algo que provavelmente será considerado uma ofensa pessoal é melhor ler as regras antes, inclusive as penalizações.
 
Ontem preparei minha caixa pois 2 dos meus 6 copos já foram completamente tomados ..
Porém meu tempo e curto ,eu trabalho em 2 lugares e me sobra pouco para focar nesse meu novo hobbie rs..
Hoje a noite vou colocar a vermiculita para esterelizar no forno por 2 horas e vou limpar essa caixa e vedar com microporo esses furos que fiz , preciso vedar por fora e por dentro amigos ?
Acho que fiz muitos furos , isso sim
Pode sim, depois adiciona a água mineral, como ainda haverá colonização, essa água tem que ser esterilizada, ou você compra uma garrafa lacrada, ou você ferve a água por 20 minutos, ai pode ser qualquer água...


É isso mesmo meu caro, qualquer tempinho que você tiver você organiza algo, o bom é sempre está um passo a frente como você está fazendo, já sabe que vai precisar então deixa lá prontinho para quando vier não perder tempo...


Só por fora, quando você colocar os bolos lá dentro você vai ver como vai ficar as laterais da caixa, elas tem que está suadas, isso quer dizer que a umidade está alta, no fundo da caixa você deixa 1cm de água potável, não precisa argila nem nada, só água mesmo, isso é o recomendado pela maioria das pessoas, por aqui eu nem faço isso, eu deixo garrafinhas com água dentro só evaporando a água naturalmente, e quando as paredes secam eu coloco spray de água.


é bom você deixar mais tempo colonizando, tipo quando você ver que está totalmente colonizado você deixa pelo menos mais 4 dias para ter certeza que por dentro está também, porque se você tirar sem está colonizado ainda pode contaminar de dentro pra fora.

Cara que legal que o seu deu certo na panela de arroz, uma nova técnica a ser utilizada por pequenos produtores!
Para isso acontecer tem que ser repetida mais vezes sem nenhum problema e outras pessoas testarem e também dar certo...

Não sou dono da verdade, apenas filho do dono ( kkkkkkk)

Brincadeiras à parte, nesse ramo existem várias " verdades" você só irá saber testando, o que nós estamos tentando aqui é te direcionar para sua primeira colheita tirando as dúvidas mais simples, depois você terá que ir aprendendo com seus erros, isso é normal, o mais importante é entender o ciclo de vida dos cogus, entender do inicio ao final como funciona, toda etapa é importante, toda etapa tem suas dificuldades, e só irá entender quem colocar em prática.

Para você agora está sendo a etapa da frutificação, onde você irá ter que entender o FAE, que é a oxigenação do seu terrário e isso você vai ver na prática.

Quando você colocar os bolos lá dentro, eles irão primeiro ficar "algodoados" você vai notar que vai ficar meio peludo, ai os dias irão se passar e ele vai secando esses algodão e vai vir os primeiros pins, é ai que você tem que notar a oxigenação...

Se vier pins e estiver muito algodoado ainda você terá que dar mais oxigênio, você pode só deixar a tampa do terrário destravada, "entreaberta" não precisa ter medo, essa hora é a hora que não contamina, se contaminar é porque já estava contaminado antes e apareceu só agora...
se mesmo com a tampa entreaberta continuar algodoado com os pins crescendo você vai tirando alguns micropores das laterais, sempre aos poucos para ver o resultado, retira os de baixo primeiro...

Lembrando sempre que as paredes devem estar úmidas.

Até pinar você não precisa trocar o ar de dentro, deixa começar os pins para você começar a fazer isso

E mano, não precisa abanar, deixa o oxigênio entrar naturalmente.

Todas as dúvidas vão perguntando que vamos tentando responder, no começo essas dúvidas comem nossa cabeça e nós não achamos em canto nenhum, sei muito bem como é isso!
Suas dicas foram muito tops , anotei aqui ...
Obrigado mesmo pela ajuda ☺️
 
Back
Top