Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Minha primeira vez

Diário de cultivo completo.
Raças
Cubensis Camboja
Inoculação
26/01/2024
Inoculação via
Cultura líquida
Assepsia (Inoculação)
Ar livre com velas
Aniversário
29/01/2024
Terrário
Caixa organizadora
Técnicas
Não sei o que colocar aqui kk
Substratos
Farinha de arroz
Vermiculita
Boa tarde amigos , ontem após ver 200 tutoriais diferentes resolvi colocar a mão na massa e comprar tudo para tentar meu primeiro cultivo , tentei eliminar todos os meus erros ,mas sei que cometi alguns .
Usei farinha de arroz integral 2 copos para 4 de vermiculita e 2 copos de água o que ficou ótimo .
Enchi 6 copos com o substrato e levei para a panela para esterilização.
A noite quando cheguei usei cultura líquida , a quantidade eu não monitorei devido a grande carga de informação que eu tinha na cabeça , acabei não prestando atenção nisso 😔
Espero que dê tudo certo e meus amigos venham ao mundo rs .
Confesso que não sei onde guardar as se devo fazer algum respiro no papel alumínio .
Alguém pode me ajudar ,caso eu tenha errado em algum processo.
Me desculpe os erros de português,pois estou escrevendo esse texto no trabalho .
 

Anexos

  • IMG_20240126_162056.jpg
    IMG_20240126_162056.jpg
    2.6 MB · Visualizações: 13
  • IMG_20240126_161657.jpg
    IMG_20240126_161657.jpg
    350.7 KB · Visualizações: 15
  • IMG_20240126_160445.jpg
    IMG_20240126_160445.jpg
    3.9 MB · Visualizações: 12
  • IMG_20240127_001427.jpg
    IMG_20240127_001427.jpg
    1.6 MB · Visualizações: 15
Você usou farinha de arroz integral e vermiculita. Isso pertence a técnica chamada 'pf tek'. Nesta técnica você inocula os potes, espera colonizar totalmente, deixando eles no escuro em um lugar limpo, e então 'aniversaria'. Até onde sei não precisa furos, a colônia prospera sem oxigênio. O 'aniversário' geralmente é fazer 'dunk cold' por 12 ou 24 horas. Isso é imergir a colônia em agua esterelizada e deixar na geladeira. Depois você escorre a água e põe o bolo na caixa pra frutificar. Pesquise 'pf tek' aqui no forum e obtenha as dicas, tem manual de cultivo completo. Boa sorte.
 
Que massa que você começou, parabéns! é isso mesmo, tudo tem um começo, iremos errar e depois vamos concertando nossos erros com o passar do tempo...
Confesso que não sei onde guardar as se devo fazer algum respiro no papel alumínio .
Não faz diferença onde você guarda, hoje em dia sabemos que pode ficar em qualquer lugar arejado, que pegue luz ou não, não faz diferença, só tenha cuidado com a assepsia do local, tem que está tudo bem limpo...

Em relação ao respiro, e ao furo de inoculação, eu não vi nenhum micropore tapando os furos de inoculação, você cobriu com outro papel aluminio? se sim você precisa retirar para que haja troca gasosa, ou, se você não colocou micropore nos pontos inoculados, sinto lhe dizer mas talvez a essa altura já esteja contaminado...(vamos torcer para que você só tenha coberto com outro papel aluminio 🙏)

Então, se você tiver feito só um furo para inocular a cultura liquida e colocou o micropore você pode fazer mais 1 ou dois furos com uma faquinha, é só passar álcool limpando o papel alumínio, pega uma faquinha, lavar bem ela com sabão, depois você coloca ela no fogo até ficar vermelha e faz um furo pequeno mesmo já serve, e logo em seguida coloque o micropore. eu já deixo o micropore meio colado e meio solto logo depois que eu passo o álcool no alumínio, venho com a faca faço o furo e depois só baixo o resto do micropore.

deixando eles no escuro
não precisa mais, já foi provado que pode ser na luz, não faz diferença

Até onde sei não precisa furos, a colônia prospera sem oxigênio.
Poise, você pelo visto não sabe, sim precisa de furo para troca gasosa, de 2 a 3 furos e tapar com micropore.
O 'aniversário' geralmente é fazer 'dunk cold' por 12 ou 24 horas.
Só precisa se o bolo estiver seco, isso vai depender de como foi feito, as vezes é redundante.

Isso é imergir a colônia em agua esterelizada e deixar na geladeira.
Não precisa ser esterilizada, só mineral, isso porque depois de todo colonizado ele é difícil de contaminar

Desculpa mas o colega Urubulino só acertou o nome da tek que você fez, de resto... a gente só fala o que a gente sabe ou já fez, porque senão ao invés de ajudar você mais atrapalha e confunde a cabeça de quem está iniciando.
 
Eu tapei a primeira camada de papel alumínio com micropore após injetar a cultura líquida , depois eu coloquei outra camada de papel alumínio por cima e guardei no meu armário dentro de uma caixa de papelão.
Foi esse meu processo !
 
Que massa que você começou, parabéns! é isso mesmo, tudo tem um começo, iremos errar e depois vamos concertando nossos erros com o passar do tempo...

Não faz diferença onde você guarda, hoje em dia sabemos que pode ficar em qualquer lugar arejado, que pegue luz ou não, não faz diferença, só tenha cuidado com a assepsia do local, tem que está tudo bem limpo...

Em relação ao respiro, e ao furo de inoculação, eu não vi nenhum micropore tapando os furos de inoculação, você cobriu com outro papel aluminio? se sim você precisa retirar para que haja troca gasosa, ou, se você não colocou micropore nos pontos inoculados, sinto lhe dizer mas talvez a essa altura já esteja contaminado...(vamos torcer para que você só tenha coberto com outro papel aluminio 🙏)

Então, se você tiver feito só um furo para inocular a cultura liquida e colocou o micropore você pode fazer mais 1 ou dois furos com uma faquinha, é só passar álcool limpando o papel alumínio, pega uma faquinha, lavar bem ela com sabão, depois você coloca ela no fogo até ficar vermelha e faz um furo pequeno mesmo já serve, e logo em seguida coloque o micropore. eu já deixo o micropore meio colado e meio solto logo depois que eu passo o álcool no alumínio, venho com a faca faço o furo e depois só baixo o resto do micropore.


não precisa mais, já foi provado que pode ser na luz, não faz diferença


Poise, você pelo visto não sabe, sim precisa de furo para troca gasosa, de 2 a 3 furos e tapar com micropore.

Só precisa se o bolo estiver seco, isso vai depender de como foi feito, as vezes é redundante.


Não precisa ser esterilizada, só mineral, isso porque depois de todo colonizado ele é difícil de contaminar

Desculpa mas o colega Urubulino só acertou o nome da tek que você fez, de resto... a gente só fala o que a gente sabe ou já fez, porque senão ao invés de ajudar você mais atrapalha e confunde a cabeça de quem está iniciando.
Eu perguntei pro colega aqui do forum, o Mortandelo, 'cultivador confiável', sobre a oxigenação do bolo, e foi ele que me disse que não precisava. Então, quando você diz que eu errei, está na verdade dizendo que o Mortandelo errou. E ele tem outras recomendações que dá e que vocês fazem o oposto. Não, o Uburulino nao errou, apenas repetiu o que um 'cultivador confiável' aqui do fórum falou. Mas já percebi que as pessoas são um bocado confusas sobre cultivo de cogumelo. Uns dizem uma coisa, outros dizem outra. Cada um se achando muito esperto. O mesmo se dá nos vídeos do youtube. Isso confunde muito quem está iniciando. A gente lê um monte de tutoriais, manuais, e no fim das contas fica sem saber o que fazer, porque cada um diz uma coisa. Então NÃO, não 'sabemos hoje' coisa nenhuma. Se soubessemos haveria concordância sobre como cultivar cogumelos. NÃO EXISTE ESTA CONCORDÂNCIA. Então eu faço o que me parece mais seguro. E É MAIS SEGURO VOCE ESTERELIZAR A AGUA QUE VAI USAR PRA FAZER O DUNK, SIM SENHOR!!! Porque pode sim, meu caro, haver contaminantes que vão, sim, detonar o cultivo mesmo quando a colônica estiver bem formada. Mas cada um faça como quer. Só digo que antes de dizer que estou errado, diga antes, o Uburulino faz de outro jeito. Você estará acertando. Porque errou todas.

Eu tapei a primeira camada de papel alumínio com micropore após injetar a cultura líquida , depois eu coloquei outra camada de papel alumínio por cima e guardei no meu armário dentro de uma caixa de papelão.
Foi esse meu processo !
Eu te recomendo que deixe assim, evite abrir furos porque agora isso poderia contaminar tudo. Espere uns dias, se não surgir nenhum traço de micélio, talvez o outro colega tenha razão e vc precise abrir furos pra respirar. Se surgir micélio apenas acompanhe o desenvolvimento. Eu acho que não vai precisar furos. Vi cultivadores que só deixam a colônia respirar quando aniversariam o bolo. Eu acho que cautela sempre é melhor que trapalhadamente tomar medidas tardiamente. Paciência e observação são os melhores guias que você vai ter para aprender a cultivar. Nâo tome medidas precipitadas só porque alguém supostamente 'entendido' lhe disse pra fazer.
 
Caro colega Urubulolino você sempre aparece para atrapalhar a discursão, seja no campo psicológico ( onde você se diz " estudado" ) seja no campo cultivo onde você nunca nem cultivou na sua vida!

O Thiago Mortan realmente é o topo da piramide aqui do nosso forum, sem sombra de dúvidas, mas como você mesmo falou, uma hora o cultivo irá estagnar por falta de oxigenação...

Da próxima seria melhor você responder algo que você realmente saiba ou já tenha feito, e não só da sua cabeça...

Eu tapei a primeira camada de papel alumínio com micropore após injetar a cultura líquida , depois eu coloquei outra camada de papel alumínio por cima e guardei no meu armário dentro de uma caixa de papelão.
Foi esse meu processo !
Ótimo meu caro, excelente! chega fiquei aliviado, porque você foi tão cuidadoso com tudo e deixar o ponto de inoculação sem micropore ia realmente desandar tudo.

Vai ter oxigênio para sua cultura desenvolver por um tempo, mas depois você irá perceber que ela vai começar a ficar bem lento até parar, isso porque está com uma camada a mais de papel alumínio, dai você já sabe, só tirar o papel alumínio e esperar concluir o processo.
 
Caro colega Urubulolino você sempre aparece para atrapalhar a discursão, seja no campo psicológico ( onde você se diz " estudado" ) seja no campo cultivo onde você nunca nem cultivou na sua vida!

O Thiago Mortan realmente é o topo da piramide aqui do nosso forum, sem sombra de dúvidas, mas como você mesmo falou, uma hora o cultivo irá estagnar por falta de oxigenação...

Da próxima seria melhor você responder algo que você realmente saiba ou já tenha feito, e não só da sua cabeça...
Você tem um problema sério de 'senhor dono da verdade', rapaz. Sugiro que veja isso. Dizem que psicoterapia ajuda nestes casos. Comigo o furo é mais embaixo. Pode vir que aqui tem café no bule.
 
Senhores,

Gostaria de ressaltar a importância de mantermos uma discussão respeitosa e fundamentada. A beleza de um debate está na possibilidade de aprofundamento no assunto que está sendo explorado. Para isso, é crucial que nos debrucemos mais sobre o tema, apresentando fundamentos concretos que sustentem nossas afirmações.

Como já discutido anteriormente neste fórum e conforme bem documentado na literatura, os guias que disponibilizamos aqui incorporam as melhores práticas e métodos comprovados. Ao contrário da afirmação feita por um dos colegas, estamos embasados no que é reconhecido e estabelecido há décadas na literatura e na prática.

O cultivo de cogumelos é um campo vasto e rico em conhecimentos, que se desdobra com o tempo, a prática e a disposição de cada um para se aprofundar. Portanto, para mantermos um ambiente de discussão de alto nível, sugiro que evitemos transformar este espaço em uma disputa de vaidades. Em vez disso, devemos nos ater ao objeto da discussão, trazendo fundamentos sólidos, mantendo assim, o respeito mútuo e a qualidade das informações que ficarão registradas.

Acredito que o chat, que ambos já têm acesso, seja o lugar mais propício para se ajustarem de modo mais informal.
 
Senhores,

Gostaria de ressaltar a importância de mantermos uma discussão respeitosa e fundamentada. A beleza de um debate está na possibilidade de aprofundamento no assunto que está sendo explorado. Para isso, é crucial que nos debrucemos mais sobre o tema, apresentando fundamentos concretos que sustentem nossas afirmações.

Como já discutido anteriormente neste fórum e conforme bem documentado na literatura, os guias que disponibilizamos aqui incorporam as melhores práticas e métodos comprovados. Ao contrário da afirmação feita por um dos colegas, estamos embasados no que é reconhecido e estabelecido há décadas na literatura e na prática.

O cultivo de cogumelos é um campo vasto e rico em conhecimentos, que se desdobra com o tempo, a prática e a disposição de cada um para se aprofundar. Portanto, para mantermos um ambiente de discussão de alto nível, sugiro que evitemos transformar este espaço em uma disputa de vaidades. Em vez disso, devemos nos ater ao objeto da discussão, trazendo fundamentos sólidos, mantendo assim, o respeito mútuo e a qualidade das informações que ficarão registradas.

Acredito que o chat, que ambos já têm acesso, seja o lugar mais propício para se ajustarem de modo mais informal.
Você tem toda razão. Acho que o fórum é para se debater respeitosamente assuntos relacionados ao cultivo de cogumelos e outros assuntos relacionados. E para que o respeito se mantenha acho boa prática evitarmos referências pessoais. Briga de egos é molecagem. O foco é contribuir para o crescimento de todos, e não para resolver problemas de baixa estima pessoal. Obrigado pela intervenção e tenha um bom dia.
 
A coisa é tão vasta neste ramo , que quando abri o topico para pedir ajuda eu disse no texto que ''Após ver 200 tutoriais '' eu resolvi colocar em pratica .
Detalhe que todos que assisti me apresentou uma tecnica diferente rs.
Assim como estou vendo aqui no chat , pelo jeito existe varios caminhos para se chegar nesse mesmo objetivo..
Eu acabei retirando de 2 copos o papel alumínio que tinha colocado de segunda camada ...
Se pelo menos 1 dos 6 copos vingar , já estarei muito feliz .
 

Anexos

  • IMG_20240129_100844.jpg
    IMG_20240129_100844.jpg
    2.5 MB · Visualizações: 3
Última edição:
@Hylley Medeiros Olá amigo, espero que tenha dado certo aí.
Estava reparando na foto, pensei que fosse uma panela de pressao eletrica (estou com uma de 3 litros em casa e queria usar para esterilizar tambem) mas a sua panela é uma panela de arroz, nao creio que a esterilização atinja o nivel ideal como a de uma panela de pressão. É só uma observação à considerar nos proximos cultivos, boa sorte e bons cultivos!
 
@Hylley Medeiros Olá amigo, espero que tenha dado certo aí.
Estava reparando na foto, pensei que fosse uma panela de pressao eletrica (estou com uma de 3 litros em casa e queria usar para esterilizar tambem) mas a sua panela é uma panela de arroz, nao creio que a esterilização atinja o nivel ideal como a de uma panela de pressão. É só uma observação à considerar nos proximos cultivos, boa sorte e bons cultivos!
Olá amigo, bom dia .
Pois é , eu não tenho uma panela de pressão de fato , vou comprar uma grande em breve para não ter erro , como usei em uma de arroz , deixei uns minutos a mais que o recomendado , mas realmente isso pode dar ruim rs...agora só me resta esperar ...
Se eu fracassar nessa primeira tentativa , estou pronto para tentar mais 1000x se precisar .
Só vou parar quando eu aprender
 
É isso aí amigo, o meu medo era dar ruim e você desistir, por isso fiz o post ali. Tô torcendo para que dê certo. Que você possa aprender e que o seu aprendizado também nos ajude ;)
abraços
 
Boa Hylley, é isso mesmo! por aqui eu também tentei várias vezes até dar certo.
Realmente o Blackcat foi em cima de algo que eu não tinha visto, eu quando olhei pensei que fosse uma panela de pressão

Você deixou quando tempo na panela elétrica?
 
A coisa é tão vasta neste ramo , que quando abri o topico para pedir ajuda eu disse no texto que ''Após ver 200 tutoriais '' eu resolvi colocar em pratica .
Detalhe que todos que assisti me apresentou uma tecnica diferente rs.
Assim como estou vendo aqui no chat , pelo jeito existe varios caminhos para se chegar nesse mesmo objetivo..
Eu acabei retirando de 2 copos o papel alumínio que tinha colocado de segunda camada ...
Se pelo menos 1 dos 6 copos vingar , já estarei muito feliz .
O segundo papel alumínio é colocado apenas pra agua não entrar no pote. Depois você tira essa segunda camada, pq não precisa mais. Eu achei que vc tinha usado panela de pressão. É possível não usar a panela de pressão, mas daí tem que deixar muito mais tempo. Se não me engano ao menos duas horas, se na pressão vai por uma hora. Creio que isso depende do volume de substrato que você está esterelizando. Mais volume, mais tempo. Dá tua pesquisada que vc acha a fórmula adequada.
 
Tem a brokeboy tek que o @gldtn fez o tutorial, sem panela de pressão.

Dependendo do tamanho dos copos, pode ficar fechado que coloniza tranquilo.
Copos maiores que podem estagnar por usar todo o "ar" disponível, aí a micropore é útil.
Pra quem tá começando, o selo de vermiculita acaba reduzindo a chance de contaminantes caírem ali pelo furo e nascerem (já que o selo é só vermiculita/inerte).

Mas pra fins de teoria, se o ambiente for limpo e o processo bem feito, deixar os furos até aberto não vai contaminar. Só que o ambiente realmente precisa ser adequado, tipo o de produtores "profissionais" ou do pessoal do shroomery.
A gente que faz em casa, comum, é mais arriscado do que benefíco.

A água do dunk não precisa ser estéril.
Se você tirou o bolo do copo, já encostou nele, passeou com ele pelo ar livre, o que não falta é contaminantes. O cubensis é bem resistente quando já está crescidinho.
Nos meus primeiros cultivos eu usava água estéril pra tudo, é mais trabalho e caro, mas se for tranquilizar a mente, é só fazer.
Eu uso da torneira mesmo.
Ou usava quando fazia pftek.

Com grãos eu preparo o bulk com água da torneira também, antes de pasteurizar.

O importante mesmo é aprender por conta, pelo menos é o que eu acho.
Do que só acreditar no que te falam.
Claro que vai perder alguns copos, mas aprende.
 
Boa Hylley, é isso mesmo! por aqui eu também tentei várias vezes até dar certo.
Realmente o Blackcat foi em cima de algo que eu não tinha visto, eu quando olhei pensei que fosse uma panela de pressão

Você deixou quando tempo na panela elétrica?
Acho que somente por 1 hora após ferver a água 😔
 
Tem a brokeboy tek que o @gldtn fez o tutorial, sem panela de pressão.

Dependendo do tamanho dos copos, pode ficar fechado que coloniza tranquilo.
Copos maiores que podem estagnar por usar todo o "ar" disponível, aí a micropore é útil.
Pra quem tá começando, o selo de vermiculita acaba reduzindo a chance de contaminantes caírem ali pelo furo e nascerem (já que o selo é só vermiculita/inerte).

Mas pra fins de teoria, se o ambiente for limpo e o processo bem feito, deixar os furos até aberto não vai contaminar. Só que o ambiente realmente precisa ser adequado, tipo o de produtores "profissionais" ou do pessoal do shroomery.
A gente que faz em casa, comum, é mais arriscado do que benefíco.

A água do dunk não precisa ser estéril.
Se você tirou o bolo do copo, já encostou nele, passeou com ele pelo ar livre, o que não falta é contaminantes. O cubensis é bem resistente quando já está crescidinho.
Nos meus primeiros cultivos eu usava água estéril pra tudo, é mais trabalho e caro, mas se for tranquilizar a mente, é só fazer.
Eu uso da torneira mesmo.
Ou usava quando fazia pftek.

Com grãos eu preparo o bulk com água da torneira também, antes de pasteurizar.

O importante mesmo é aprender por conta, pelo menos é o que eu acho.
Do que só acreditar no que te falam.
Claro que vai perder alguns copos, mas aprende.
Vai perder alguns copos foi a melhor parte kkk....


Eu confesso que tive um gasto de ums 400,00 mesmo sem poder para comprar tudo pela internet ...

Mas tô amando essa experiência, conheci os cogumelos a menos de 1 ano , e o bem que esses carinhas fizeram na minha vida foi ABSURSO .
Quero muito poder ganhar conhecimento dos cogumelos que eu vou aprender a cuidar ...
Será especial para mim o dia que isso acontecer rs.

Mais uma vez gratidão pela ajuda e resenha de todos aqui , eu via os tutoriais no YouTube e saia lendo os comentários para absolver tudo sobre esse reino ..
Ter aqui de graça pessoas que separam o seus preciosos tempos para resenhar com um iniciante que "nada" tem a oferecer de conhecimento , sem esperar algo em troca é muito PHODA..🍄🥳🍄
 
@Hylley Medeiros Cara, lá no Yt também tem muita informação divergente, como em qualquer canto, o que você precisa é ir estudando e colocando em prática, o pior disso tudo é que tudo demora muitos dias, mas quanto mais você faz, mais projetos paralelos você tem.

Eu por exemplo, li tudo que tinha aqui no fórum, depois fui no fórum gringo shroomery, li basicamente tudo lá, depois vi que a maioria das coisas que eu li eram muito antigas ( isso acontece porque esses fóruns são muito antigos, 20-25 anos de uso então tem muita informação antiga que já não faz mais sentido, tipo deixar colonizando no escuro, já foi desmistificado a mais de 15 anos...) depois fui atrás de técnicas mais novas, mas percebi que mudavam poucas coisas desde a época do RRabit ( um cara foda ai produtor nos EUA que a galera lá fora baba o trampo)

A primeira vez que coloquei em prática já fiz "tudo errado" inoculei esporos em grãos de milho de pipoca, esse milho já tinha mais de 2 anos aqui em casa, esterilizei em 1:10 na panela de pressão ( o que é recomendado no mínimo 1:30 ) porque fiquei com medo de ter acabado a água e sei lá, explodir tudo, perder o que já tinha feito kkkk,
Enfim, para finalizar fiz a inoculação na porta do forno do fogão ( coisa que já li e já provaram também que não é muito confiável, o mais confiável é dentro de SAB depois você da uma pesquisada) enfim, "TUDO ERRADO" e não é que deu " Certo " no final? cultivei cogumelo com bactérias? sim! Mas deu vários cogumelos? 300g+? Sim! então foi ótimo para minha primeira vez...

Diferente da minha segunda vez que eu relaxei e contaminou tudo, mas isso não vem ao caso agora kkkkk
Mas hoje eu já sei aprendi o ciclo dos cogumelos, já entendi os passos mais básicos, já sei como esteriliza, o resto é detalhe que você vai tentando melhorar com o tempo...

Aqui está minha primeira colheita, fiquei maravilhado, depois dessa colheita vieram muitas outras até hoje, é que você vai vendo tanto que vai parando de bater foto kkkkk

 
Back
Top