Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Minha primeira vez

Diário de cultivo completo.
Raças
Cubensis Camboja
Inoculação
26/01/2024
Inoculação via
Cultura líquida
Assepsia (Inoculação)
Ar livre com velas
Aniversário
29/01/2024
Terrário
Caixa organizadora
Técnicas
Não sei o que colocar aqui kk
Substratos
Farinha de arroz
Vermiculita
Boa tarde amigos , ontem após ver 200 tutoriais diferentes resolvi colocar a mão na massa e comprar tudo para tentar meu primeiro cultivo , tentei eliminar todos os meus erros ,mas sei que cometi alguns .
Usei farinha de arroz integral 2 copos para 4 de vermiculita e 2 copos de água o que ficou ótimo .
Enchi 6 copos com o substrato e levei para a panela para esterilização.
A noite quando cheguei usei cultura líquida , a quantidade eu não monitorei devido a grande carga de informação que eu tinha na cabeça , acabei não prestando atenção nisso 😔
Espero que dê tudo certo e meus amigos venham ao mundo rs .
Confesso que não sei onde guardar as se devo fazer algum respiro no papel alumínio .
Alguém pode me ajudar ,caso eu tenha errado em algum processo.
Me desculpe os erros de português,pois estou escrevendo esse texto no trabalho .
 

Anexos

  • IMG_20240126_162056.jpg
    IMG_20240126_162056.jpg
    2.6 MB · Visualizações: 13
  • IMG_20240126_161657.jpg
    IMG_20240126_161657.jpg
    350.7 KB · Visualizações: 15
  • IMG_20240126_160445.jpg
    IMG_20240126_160445.jpg
    3.9 MB · Visualizações: 12
  • IMG_20240127_001427.jpg
    IMG_20240127_001427.jpg
    1.6 MB · Visualizações: 15
Acho que fiz muitos furos , isso sim
Não liga para os furos que você fez, isso é ajustável com os micropores como falei para você, se você sentir que está secando as paredes rápido você coloca mais uma fita micropore em alguns e já resolve, mas acho que não vai precisar não...
 
salve @Hylley Medeiros, como anda o cultivo, tô curioso!!
Salve sinistro bom dia meu querido .
Então mano , o meu primeiro bolo PKTEK que postei aqui ele só deu o primeiro pin ONTEM 21/02/24 aí hoje já apareceram mais 3 PIN..
Detalhe é que isso aconteceu 13 dias após seu aniversário , o bolo já estava começando a ficar numa coloração estranha , porem estão vindo normal agora , se liga .. eles começaram a vir de baixo primeiro aí está ficando difícil posicionar ele de forma correta na caixa rs... Eu misturei bolo PKTEK com casing ...tentei de tudo e estou feliz por ter visto a carinha dele ontem ...toda hora fico admirando seu crescimento kk

salve @Hylley Medeiros, como anda o cultivo, tô curioso!!
Incrível , como pode demorar 13 dias para dar seu primeiro sinal e depois de 24 horas ele cresceu muito e ainda trouxe mais 3 com ele kk
 

Anexos

  • IMG_20240222_103012.jpg
    IMG_20240222_103012.jpg
    3.7 MB · Visualizações: 9
  • IMG_20240222_103048.jpg
    IMG_20240222_103048.jpg
    3.5 MB · Visualizações: 9
Parabens @Hylley Medeiros , você foi picado pelo mosquito fúngico, agora será apaixonado por esse universo.
 
Parabens @Hylley Medeiros , você foi picado pelo mosquito fúngico, agora será apaixonado por esse universo.
Eu os amo ...
Eles deram um start para uma mudança considerável em minha vida ...
Tenho um respeito imenso por essa "medicina" que conheci .
Obrigado de verdade a esse fórum e os amigos que me ajudaram até aqui , jamais esquecerei ...
Sempre que eu entrar em outra aventura vou postar aqui , e vou registrar a evolução aqui para vcs verem .
 
Que massa meu caro!!!! Hoje eu pensei " cadê a evolução do @Hylley Medeiros ?" e tá ai, ficando muito bonito!!!

Cara é assim mesmo, vai deixando seu terrário úmido, nas laterais, sempre que ver que estão secos,
Acho que você colocou pó de coco no fundo, é isso? Geralmente as pessoas usam argila expandida, mas não se usa mais isso hoje em dia.
Só precisa de um filete de água em baixo para ficar bem úmido, o seu cultivo precisa de muita umidade nesse momento, 90%+
Então essa é a hora de deixar eles bem úmidos, retira esse pó de coco de baixo e coloca um filete de água que vai ser sucesso!

Os bolos você só apoia em algo que não encoste na água, um prato por exemplo, o bolo não pode entrar em contato com a água, vai ficar molenga.
Pode ser qualquer água limpa


No mais você está indo bem demais, tenha paciência que você já é um vencedor, acredite! só de estar dando certo sem passar pela panela de pressão já é um " milagre "
Estamos aqui na torcida para você ter frutos grandes e gordões!!!
 
Que massa meu caro!!!! Hoje eu pensei " cadê a evolução do @Hylley Medeiros ?" e tá ai, ficando muito bonito!!!

Cara é assim mesmo, vai deixando seu terrário úmido, nas laterais, sempre que ver que estão secos,
Acho que você colocou pó de coco no fundo, é isso? Geralmente as pessoas usam argila expandida, mas não se usa mais isso hoje em dia.
Só precisa de um filete de água em baixo para ficar bem úmido, o seu cultivo precisa de muita umidade nesse momento, 90%+
Então essa é a hora de deixar eles bem úmidos, retira esse pó de coco de baixo e coloca um filete de água que vai ser sucesso!

Os bolos você só apoia em algo que não encoste na água, um prato por exemplo, o bolo não pode entrar em contato com a água, vai ficar molenga.
Pode ser qualquer água limpa


No mais você está indo bem demais, tenha paciência que você já é um vencedor, acredite! só de estar dando certo sem passar pela panela de pressão já é um " milagre "
Estamos aqui na torcida para você ter frutos grandes e gordões!!!
Vlw pelas dicas preciosas sinistro 🍄
Os cogumelos dos 2 casing que montei já estão aparecendo aqui ...
Já o bolo PFTEK só deu um cogumelo kkk..
Mas ficou lindão 😃
 

Anexos

  • IMG_20240223_150345.jpg
    IMG_20240223_150345.jpg
    215.6 KB · Visualizações: 6
@Hylley Medeiros mano, já aconteceu comigo, depois que vier esse primeiro flush você irá colocar o bolo dentro de um pote com água até a tampa e fechar para pegar água nele todo, deixa na geladeira de um dia pro outro, eu deixo 24h, mas outros deixam 12...
Depois disso coloca no terrário de novo para vir o segundo flush, tenho certeza que virá melhor!

Sempre olhando a úmidade do terrário!
 
@Hylley Medeiros mano, já aconteceu comigo, depois que vier esse primeiro flush você irá colocar o bolo dentro de um pote com água até a tampa e fechar para pegar água nele todo, deixa na geladeira de um dia pro outro, eu deixo 24h, mas outros deixam 12...
Depois disso coloca no terrário de novo para vir o segundo flush, tenho certeza que virá melhor!

Sempre olhando a úmidade do terrário!
Eu já fiz isso , tirei esse único cogumelo e coloquei para desidratar aí coloquei ele numa panela com água e coloquei um copo em cima , eu acho que meu erro foi essa vermiculita no fundo do terrário , se eu tivesse colocado água e uma bomba de aquário no lugar dessa vermiculita....
Mas eu tbm estou confiante nesse segundo flush..
🙏🍄🙏
 
precisa da bomba não @Hylley Medeiros, só a água mesmo mano, só um filete já resolve, é só para umidade ficar bem alta.
 
Sempre que chego do trampo vou direto no terrário ver se consigo ver algo diferente , primeira coisa que faço kkk
Não te julgo, eu também sou assim! kkkkkk

Após as 24 horas na geladeira e colocar novamente no terrário , o tempo de frutificação é o mesmo ?
Sim, mas eu acho mais rápido, porque já está todo colonizado, as vezes ele demora muito no primeiro flush porque não está totalmente preparado
 
Não te julgo, eu também sou assim! kkkkkk


Sim, mas eu acho mais rápido, porque já está todo colonizado, as vezes ele demora muito no primeiro flush porque não está totalmente preparado
Se liga como está ficando massa o casing , pelas minhas contas eu vi uns 25 cogumelos , claro que muitos não vão vingar , mas se alguns já crescerem ,valeu muito a pena ...
E olha que ainda tenho 3 copos colonizados guardado , tudo com panela elétrica kkk
 

Anexos

  • IMG_20240224_150033.jpg
    IMG_20240224_150033.jpg
    4 MB · Visualizações: 9
Desculpe ficar postando , mas nada mais justo que vcs que me ajudaram a ver em primeira mão o resultado ....ainda tenho 3 copos completos para usar .... 🙏 Se não fosse a consultoria GRATIS de vcs aqui do fórum eu nem sei se isso teria dado esse resultado... GRATIDÃO
 

Anexos

  • IMG_20240225_142637.jpg
    IMG_20240225_142637.jpg
    3.6 MB · Visualizações: 15
Desculpe ficar postando , mas nada mais justo que vcs que me ajudaram a ver em primeira mão o resultado ....ainda tenho 3 copos completos para usar .... 🙏 Se não fosse a consultoria GRATIS de vcs aqui do fórum eu nem sei se isso teria dado esse resultado... GRATIDÃO
Agora você nunca mais vai querer fazer PFTEK :sorrateiro: ahahahah Parabéns :) Espero que tenha sido uma experiência de aprendizado, chegou a hora de aproveitar os frutos do seu trabalho. Mais importante que os cogumelos são os amigos que fazemos pelo caminho.
Ansioso pelos seus próximos cultivos :positivo:
 
Agora você nunca mais vai querer fazer PFTEK :sorrateiro: ahahahah Parabéns :) Espero que tenha sido uma experiência de aprendizado, chegou a hora de aproveitar os frutos do seu trabalho. Mais importante que os cogumelos são os amigos que fazemos pelo caminho.
Ansioso pelos seus próximos cultivos :positivo:
É simplesmente um abismo a diferença de produtividade entre um PFTEK e o CASING...
PFTEK jamais novamente kkk

Eu acabei errando na hora de tirar pois eles lotaram de esporos uns aos outros ...isso pode atrapalhar , alguém sabe ? Eu fiz uma limpeza básica e estou colocando para desidratar
 

Anexos

  • IMG_20240226_154451.jpg
    IMG_20240226_154451.jpg
    3.2 MB · Visualizações: 6
  • IMG_20240226_153852.jpg
    IMG_20240226_153852.jpg
    2.8 MB · Visualizações: 6
Cara, que coisa linda, só tenho uma coisa para dizer: Parabéns!

Isso é só o começo, cada vez mais você vai aprendendo e melhorando

É como você disse, você está tendo resultado sem panela de pressão, isso já é muito, acredite.

bora para o segundo flush!!
 
Pasteurizar você pode fazer de vários jeitos, consiste em deixar a temperatura do substrato entre 70-80 graus por 1-2 horas. Não é convencional fazer na panela de pressão, que é mais usada para esterilizar as coisas. Mas dá pra fazer dessa forma: hidrate seu substrato ou mistura de subs escolhida na capacidade de campo, coloque em potes de vidro com tampa fechada, coloque na panela de pressao com no máximo até a metade ou até 2/3 do pote de altura de água. Levante o pino da panela de pressão para impedir a panela de pegar pressão. Quando ela começar a chiar e sair um fluxo constante de vapor, conte 5 minutos. Depois disso desligue o fogo e espere 30 minutos. Passados os 30 minutos ligue novamente o fogo com a panela com o pino levantado, quando um fluxo constante de vapor sair do pino conte mais 5 minutos. Desligue o fogo e espere 2 horas antes de retirar os potes com sub da panela. Explicação: dessa forma o conteúdo dos potes vai aquecer acima dos 60 graus, mas nunca vai passar dos 80, ou seja, vai ficar no espectro da pasteurização. Aprendi essa técnica no shroomery e meus primeiros cultivos foram todos feitos com ela.
Interessante cara, também vi uma galera que separa a quantidade joga água fervendo e deixa lá por 2 horas em um balde isolado mas a dúvida que ficou foi como de fato isso é feito ? Trás eficácia ? Ainda vou fazer meu substrato eu não fiz e não faço ideia de como vou fazer bom... Tenho o tempo até eles colonizaram
 
Interessante cara, também vi uma galera que separa a quantidade joga água fervendo e deixa lá por 2 horas em um balde isolado mas a dúvida que ficou foi como de fato isso é feito ? Trás eficácia ? Ainda vou fazer meu substrato eu não fiz e não faço ideia de como vou fazer bom... Tenho o tempo até eles colonizaram
Bucket TEK não é pasteurização, é mais uma "esterilização parcial". As temperaturas extrapolam o espectro da pasteurização nesse caso. Substratos que não necessitam de pasteurização pode ser feita a Bucket TEK pra hidratar e "cozinhar um pouco" o sub, deixando mais fácil para o micélio se desenvolver. Fibra de coco e vermiculita são substratos mais estéreis e pode ser feita a bucket TEK sem nenhum problema, se contaminar o problema geralmente está no grão. Esterco e palha seca já não é recomendado bucket tek, melhor fazer uma pasteurização certinha.
 
Bucket TEK não é pasteurização, é mais uma "esterilização parcial". As temperaturas extrapolam o espectro da pasteurização nesse caso. Substratos que não necessitam de pasteurização pode ser feita a Bucket TEK pra hidratar e "cozinhar um pouco" o sub, deixando mais fácil para o micélio se desenvolver. Fibra de coco e vermiculita são substratos mais estéreis e pode ser feita a bucket TEK sem nenhum problema, se contaminar o problema geralmente está no grão. Esterco e palha seca já não é recomendado bucket tek, melhor fazer uma pasteurização certinha.
Eu tenho vermiculita e po de coco mas o pó não é de marca e sim produzido ent vou ter que pasteurizar mas pra ser sincero não sei nem por onde começa esse processo...
 
Back
Top