tem um cara chamado Jim Fadiman que está fazendo estudos de microdoses... procura no google... o cara tem muita coisa iteressante na verdade.
Sim. Estou terminando de assistir a segunda parte da série
Buddhism and Psychedelics, em que ele e um monge zen-budista batem um papo interessantíssimo. Fadiman é um cara bem engraçado...
Em uma parte da entrevista, contrapondo o monge, ele se refere aos psicodélicos como sendo um
spiritual bypass. Uma maneira de burlar o caminho tradicional de expansão da consciência (conhecido por ser gradativo e lento).
E voltando ao tópico, gostaria de fazer uma pergunta aos amigos que fazem o uso de microdoses: algum de vocês realiza atividades físicas (alongamento, malhação, corrida, etc) e/ou terapias holísticas como meditação, yoga ou até mesmo alguma arte macial que implique o aumento da consciência corpórea? Com qual regularidade?
Então, fiz a pergunta pois, apesar de não haver efeito colateral aparente no consumo de microdoses, ainda sim, ter de recorrer aos cogumelos com essa frequência (menor que 7 dias) para escapar da tristeza, depressão ou qualquer outro sintoma/causa, não me parece ser mais solução do que fuga do problema. Digo, se o objetivo é ter insights, aumento da criativiade, predisposição, reflexão, etc... Os cogumelos – segundo meu pensamento sobre o que seria uma forma saudável de consumo –, devem atuar como gatilho ou "fagulha de uma chama" a ser trabalhada posteriormente, e não apenas ser utilizado como outras drogas alopáticas que tomamos com regularidade no nosso cotidiano, mesmo que o resultado seja infinitamente melhor.
Em suma, acredito ser preciso alcançar o que os cogumelos nos proporcionam se ter de utilizá-los. Ou, eles são a ferramenta, não a solução.