Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Microdoses no dia a dia

Olá, amigos do fórum
Recentemente li um artigo (http://www.rawstory.com/2015/06/microdosing-a-new-low-key-way-to-use-psychedelics) sobre a prática de tomar doses minúsculas de psicodélico como forma de aumentar nosso desempenho cognitivo. Estive pensando em secar cogumelos e tomar doses bastante baixas todos os dias no café da manhã e ir correr, terminar trabalhos da faculdade, programar, etc. Alguém aqui já tentou e teve um dia mais produtivo e um efeito positivo nas relações interpessoais?
Li alguns relatos em um subreddit sobre microdosing, e fiquei muito interessado em tomar pequenas doses todos os dias e ver qual o efeito disso. Primeiramente vou tentar com LSD, mas assim que eu tiver acesso à alguns cogumelos secos eu relato a experiência aqui.

Namaste :)
 
Muita gente aqui já tentou e faz, sim. Dê uma lida neste tópico e pesquise no fórum por microdose, que você irá encontrar mais algumas informações.

Agora algumas observações:
- Com LSD vai ser muito difícil (para não dizer impossível) você tomar "microdoses". Isso porque a dose de LSD normal já é uma microdose (medida em microgramas).
- A microdose prática de cogumelos é 100 a 300 miligramas, sendo que 0.5 g e acima você provavelmente já irá sentir os efeitos de trip, mesmo que bem fracos.
- Psilocibina não é nootrópico, é psicotrópico mesmo.

Boa sorte e não esqueça de compartilhar os resultados!
 
Na minha experiência, doses baixas causam ansiedade, não é muito agradável. Porém quando uso doses altas o afterglow é bem mais gratificante do que se eu tomasse doses baixas diariamente.
 
Na minha experiência, doses baixas causam ansiedade, não é muito agradável. Porém quando uso doses altas o afterglow é bem mais gratificante do que se eu tomasse doses baixas diariamente.
Essas doses baixas não causam efeitos a nível psicodélico, a proposito as microdoses são para uso terapêutico ou medicinal ambos empiricamente, apesar de haver embasamento cientifico eu acho.
 
Seria bom diferenciar "dose baixa" de microdose para não causar confusões em quem está adentrando nesse assunto. Sem contar que o uso da palavra microdose facilita a pesquisa sobre um assunto mais específico.
 
Essas doses baixas não causam efeitos a nível psicodélico, a proposito as microdoses são para uso terapêutico ou medicinal ambos empiricamente, apesar de haver embasamento cientifico eu acho.

São microdoses mesmo que eu me referi, no início, por diversão eu sempre comia um pin ou outro pra ver se a minha pupila dilatava, o resultado era uma leve ansiedade, era como se eu tivesse eternamente no coming up e nunca chegasse no plateau. Inclusive em pesquisas onde usaram psilocibina para tratar depressão algumas pessoas relataram ansiedade e disforia.
 
Parece que a sua expectativa foi o que gerou a ansiedade.

Na minha opinião usar psilocibina para tratar o humor é meio falho. Parando pra pensar se a falta de serotonina no cérebro fosse o que influenciasse o mau humor, depressão das pessoas, os laboratórios químicos sintetizariam serotonina, dopamina, endorfina, todas essas substâncias responsáveis pelo bem estar e criariam um medicamento com elas. O bom humor é influenciado mais pelo tempo que essas substâncias permanecem nos receptores neurais, do que propriamente a quantidade endógena que o cérebro produz. Se fizessem um medicamento a base de serotonina, provavelmente a pessoa iria ter uma síndrome serotoninérgica e o máximo que ela iria sentir seria agitação e tremores.
 
Última edição por um moderador:
Por isso os medicamentos inibidores seletivos de recaptação de serotonina.
Há pessoas que são mais ou menos sensíveis à serotonina e outros neurotransmissores do que deviam, daí a necessidade de inibidores e antipsicóticos. Não é simplesmente injetar mais neurotransmissores e ficará tudo bem, é preciso haver um balanço muito preciso.

Utilizar neurotransmissores diretamente como medicamentos também não deve ser prático, porque dentre outros fatores envolvidos (viabilidade e custo de produção, por exemplo), deve ser mais difícil fazê-los chegar até o cérebro propriamente, sem serem metabolizados antes (a não ser em injeção intravenosa). E seria mais difícil dosá-los (a dose varia muito entre pessoas). O nosso próprio corpo, por outro lado, se encarrega (normalmente) de regular essa dosagem natural muito bem. Por isso a terapia tradicional procura usar os neurotransmissores endógenos. Os medicamentos disponíveis entretanto acabam tendo outros efeitos colaterais além dos pretendidos.

A depressão muitas vezes está associada a uma sensibilidade exagerada a serotonina (seja por excesso de serotonina no corpo, ou excesso de receptores). O que nós propomos aqui é aumentar a dose de "serotonina" fazendo o próprio corpo se regular de outra forma, diminuindo a própria produção, ou reduzindo o número de receptores. Daí as microdoses.
 
os laboratórios químicos sintetizariam serotonina, dopamina, endorfina, todas essas substâncias responsáveis pelo bem estar e criariam um medicamento com elas.

Fugindo um pouco do assunto, há quem defenda que precursores da serotonina como o triptofano e o 5htp têm efeitos positivos no humor.

E o tempo que esses neurotransmissores permanecem nos receptores neurais está ligado à concentração dos mesmos. Tanto que os inibidores de recaptação de serotonina promovem o aumento da serotonina nas sinapses. E com o tempo modificam o número e a frequência de certos neuroreceptores.

Mas a neuroquímica cerebral realmente é complexa.
 
Muita gente aqui já tentou e faz, sim. Dê uma lida neste tópico e pesquise no fórum por microdose, que você irá encontrar mais algumas informações.

Agora algumas observações:
- Com LSD vai ser muito difícil (para não dizer impossível) você tomar "microdoses". Isso porque a dose de LSD normal já é uma microdose (medida em microgramas).
- A microdose prática de cogumelos é 100 a 300 miligramas, sendo que 0.5 g e acima você provavelmente já irá sentir os efeitos de trip, mesmo que bem fracos.
- Psilocibina não é nootrópico, é psicotrópico mesmo.

Boa sorte e não esqueça de compartilhar os resultados!

Doses de drogas são muito relativas, 1 mg de psilocibina é uma dose ridícula, o mesmo tanto em LSD é uma dose heroica que te leva à outras galáxias, dimensões, etc. Eu iria tomar fazer o experimento com apenas 1/8 de um ácido de boa procedência, mas isso não vem ao caso.

Quanto ao experimento com cogumelos, eu ainda o farei. No entanto, isso vai demorar um pouco pois eu tenho que esperar o verão e bolar um esquema pra secar os selvagens aqui em casa. Um outro problema é que não tenho uma balança de precisão, que é bem barata na internet, mas é que esse é um equipamento meio suspeito pra se ter em casa, principalmente se você ainda mora com os pais.

Ainda tenho uma dúvida, se eu tomar pequenas doses de cogumelos e/ou LSD por alguns meses seguidos, quase todos os dias, eu iria perder minha habilidade de viajar com essas substâncias por conta da super tolerância que terei desenvolvido? Ou é só eu esperar algumas semanas ou meses que seria como minha 1ª trip?
 
Na minha opinião usar psilocibina para tratar o humor é meio falho.

Na minha opinião, a sua opinião é falha e sem fundamento. Porque se assim fosse, não haveriam tantos casos de sucesso por aí. Leia mais sobre as pesquisas e verá como os cogumelos tem ajudado muitas pessoas. Os transtornos de humor são complexos e não é simplesmente pela falta ou excesso de neurotransmissores específicos. Tanto é que muitos psiquiatras admitem que tratar transtorno do humor é um tiro no escuro. Vários medicamentos são testados até encontrar um que melhore a qualidade de vida do paciente, e isso não quer dizer que é a cura para tal problema.

Do meu ponto de vista e experiência própria, o que as microdoses ajudam é muito mais na observação da própria vida, na reflexão das causas que levam a depressão (e por tabela ansiedade), do que simplesmente ajudar no balanço neuroquímico. Em outras palavras, é como se uma parte de você virasse o seu próprio psicólogo. E como se sabe, os cogumelos também ajudam na neuroplastia, o que acaba sendo um coadjuvante muito importante na melhora do quadro. Pois dessa forma, conseguimos observar a vida por uma nova perspectiva.
 
Caro Aureus, não sejamos deselegantes. Discutir aqui é estupidez pois não temos nenhum ganho real senão o fortalecimento do ego. Além disso, somos apenas novatos.
 
não sejamos deselegantes. Discutir aqui é estupidez pois não temos nenhum ganho real senão o fortalecimento do ego. Além disso, somos apenas novatos.

É por aí mesmo.

E por isso eu excluí as mensagens de que tinham mais a ver com disputas pessoais do que com o assunto do tópico.

Vamos continuar o debate focando o assunto proposto e lembrando que debatemos a idéia ou conceito, e não a pessoa que está debatendo.
 
Vamos continuar o debate focando o assunto proposto e lembrando que debatemos a idéia ou conceito, e não a pessoa que está debatendo.

Concordo! :D

Mas vou ressuscitar a minha resposta válida ao @Psicodelio:

Ainda tenho uma dúvida, se eu tomar pequenas doses de cogumelos e/ou LSD por alguns meses seguidos, quase todos os dias, eu iria perder minha habilidade de viajar com essas substâncias por conta da super tolerância que terei desenvolvido? Ou é só eu esperar algumas semanas ou meses que seria como minha 1ª trip?

Não sei lhe dizer sobre o LSD, aliás, não importa porque esse não é foco do fórum. Mas o que posso lhe dizer por experiência própria e relato de terceiros, é que em microdoses de cogumelos não há desenvolvimento de tolerância significativa. Isso não quer dizer que se você tomar um microdose pela manhã e tomar um dose moderada à noite, não sentirá uma leve redução da trip. Então minha sugestão é que dê um espaço de pelo menos 24 horas após a última microdose.
 
Bueno, eu prometi ao @Cosmik que iria postar algo aqui sobre minhas experiencias.

Eu tenho feito algumas experiencias com microdoses. Na real a primeira foi o meu primeiro pin que acabou abortando e mais uns outros poucos abortinhos da minha primeira colheita. Comi à noite e além de uma leve sensação de paz e amor pela minha família, notei que melhorou minha capacidade de perceber detalhes, como por exemplo algumas linhas da minha casa e do tapete que não eram perfeitamente retas como eu antes pensava. Me dificultou o sono também.

tomei mais algumas vezes nos finais de semana durante a manhã e percebi novamente sensação de bem estar, um a impressão de sentidos mais aguçados e exacerbação de sentimento de amor pela minha mulher e meu filho. Tive alguns insights interessantes sobre a vida, quase como a sensação que eu já descrevi ter tido em doses baixas/médias de "desfragmentação do hd do cérebro"... parece que as idéias fluem mais naturalmente sem aquele caos confuso que as ansiedades di dia a dia nos causam.

Fiz o experimento de trabalhar um dia (estava trabalhando de casa) depois de tomar microdoses para ver se me pilhava e me ajudafa a focar e escrever um relatório que eu tava com preguiça de começar. Cheguei a fazer um timeframe da experiência, mas cabei não salvando. Estava tomando muito chimarrão no dia o que me deu uma pilha grande, mas notei que eu perdia mais tempo escrevendo no timeframe do que no relatório.

Eu acabei fazendo o relatório mas não acho que a microdose tenha ajudado, achoq ue foi mais uma pressão minha em "testar" a experiência. Na verdade chegou a me distrair em alguns momentos pois eu estva escutando musica enquanto escrevia e me fazia perceber detalhes da música que eu antes não havia prestado atenção.

Quero agora testar um dia em que eu vá fazer algo que me exija mais capacidade criativa, acho que pode ser interessante.

Vale lembrar aqui tb que as doses não saão medidas. como não tenho balança de precisão eu tenho separado os abortos e cmo alguns pela manhã nos dias de "experiência"... minha idéia, mais que apenas testar coisas, é ir estabelecendo uma "conexão" antes de me aventurar com doses mais altas.
 
Eu não tive uma boa experiência fazendo isso. Fiquei um mês comendo de 3 a 5 ou 6 cogumelos por dia e sucos naturais. Comecei a ter muitos dejavis, tipo uns 20 por dia, era uma estranha sensação de já ter vivido aquela situação. As imagens, as vivências, os sentimentos, pareciam todos ja vividos, comecei a duvidar de que estava vivendo de novo a minha vida, para mudar ou impedir algo. Parei de tomar os cogumelos e as sensações de dejavu continuaram. Frequentes, todos os dias, e era uma sensação mais forte que o somente dejavu, era uma experiência de sentir a vivênvicia ja vivida de novo. Na minha cabeça eu tinha plena consciencia de que isso podia ser psicose, mas como não parava, tipo depois de um ano sem cogumelos ou psicodélicos, comecei a duvidar da minha dúvida de sanidade, pensei que poderia estar certo. Aquilo começou a me atrapalhar, a comer minha mente, e decidi tratar como loucura, refutando e dando explicações lógicas para quando o fenômeno acontecia. Eu o tive agora escrevendo a última frase, e essa também. Sempre que toco no assunto eu fico em dúvida se estou bloqueando uma coisa sensacional ou se fiquei louco de vez e essas são as sequelas de ter tomado cogus tanto tempo seguidamente.
 
Eu não tive uma boa experiência fazendo isso. Fiquei um mês comendo de 3 a 5 ou 6 cogumelos por dia e sucos naturais.

Relato interessante, mas se você ler o tópico com mais atenção, vai notar que aqui nós estamos discutindo sobre microdoses. De 3 a 6 cogumelos é uma dose muito alta se comparado a uma microdose. No caso dos P. cubensis, uma microdose fica entre 100mg a 300mg de cogumelos secos. Aliás, dosar por unidades (olhômetro!) é um erro grave para quem pensa em usar as microdoses como medicina ou que tenha algum outro objetivo sério para trabalhar em cima.

Aquilo que começa torto, termina torto!
 
Eu não tive uma boa experiência fazendo isso. Fiquei um mês comendo de 3 a 5 ou 6 cogumelos por dia ...
Cara, isso não me parece exatamente uma microdose, não? Não tenho muito a manha de dosagem, mas isso me parece mais pra uma dose fraca pra moderada que uma microdose. Alguém aí mais experiente nas medidas pode dizer algo a respeito?

Acho que eu é o @Cosmik escrevemos ao mesmo tempo :p valeu!
 
Última edição por um moderador:
Tenho também o interesse no estudo de microdoses diárias/ou quase diárias.
Fiz um teste, tomando microdoses em intervalos de 2 ou 3 dias durante algumas semanas, os resultados foram bem satisfatórios, acredito ter melhorado minha capacidade comunicativa e meu humor, não só durante a experiência como também em efeito cumulativo, tendo resultados satisfatórios até o presente momento.
Obs: Nesse mesmo período uso quase que diariamente cannabis e de vez em quando pequenas doses de Lsd e seus análogos com o mesmo fim, o que creio ter contribuído para os resultados também.
 
Back
Top