Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Microdoses no dia a dia

Estou fazendo alguns testes com microdosagem, tive a oportunidade de participar de uma sessão de yoga esses dias. Foi uma experiência muito interessante, além de conseguir sentir a energia que estava sendo trabalhada ali, consegui manter maior foco e concentração, além de um controle de equilíbrio fora do normal. Consegui até mesmo executar alguns exercícios de nível avançado com conciencia total de cada movimento.

Muito bom.

Eu particularmente nunca pratiquei yoga, mas comecei a tomar microdoses regularmente, há cerca de 1 mês.

Continuo meditando, algo que que já fazia antes e que sinto me ajudar a viver melhor. Mas agora, além da meditação e das microdoses, cismei também de querer fazer flexão, abdominal e esses outros exercícios que criam músculos... Doidera, não?

Estou com uma opinião um pouco diferente daquela que havia postado aqui na primeira vez.
 
Última edição por um moderador:
Uma pergunta: Quantos dias acham que é necessário passar para ter a certeza das mudanças qeu acontecem devido ás micro-doses e as mudanças tipicas do efeito Placebo inicial?
 
Entre 2 semanas e 2 meses.

Depois de 2 semanas de doses regulares, você já vai ter desenvolvido a tolerância à dose inicial, e o placebo vai começar a passar.

Em 2 meses (se ainda estiver tomando a mesma dose, com a mesma frequência), a tolerância já vai estar estável, os efeitos positivos iniciais já não serão tão óbvios, e já vai ter se passado tempo o suficiente para você poder comparar o seu humor no dia-a-dia com o seu humor antes de começar.

Certeza mesmo de que qualquer mudança é para valer, 6 meses ou mais. Pense em qualquer mudança na sua vida - você consegue realmente perceber uma mudança de verdade, sem ter se passado um bom tempo após o fato?
 
Olá! Tomo microdoses de 100mg 1x a cada 3 dias (conforme a recomendaçao do James Fadiman, que junto com a Sophia Korb fizeram estudos sobre o uso de microdoses de lsd e psilocibina). Me ajudam muuuuito a estabilizar o humor, e aumentam meu foco, produtividade e criatividade.
Meus pais tem tomado tambem e relataram uma melhora significativa na qualidade do sono.
Pesquisei muito antes de começar a tomar e minha experiência (posso compartilhar aqui depois alguns links), e a experiência de pessoas proximas é muito positiva e confirma o que dizem as pesquisas.
Acho que o maior cuidado que se deve ter é em relaçao a casos psicóticos e crianças (simplesmente por nao haver pesquisas com esse recorte).
Também acontece de no início, pessoas que tem muitos sentimentos reprimidos, tenderem a dar vazao a esses sentimentos e por isso experienciam catarses como crises de choro ou sao confrontados de alguma maneira pela própria "sombra". Entao é desejavel que a pessoa tenha "recursos psiquicos" ou msm ajuda pra lidar com o que possa surgir. Facilitam muito insights sobre padroes de comportamento, sentimento, pensamento etc.
Em termos fisicos sao muito seguras e nao alteram a percepção fisica, mas segundo minha experiencia levam a uma melhora significativa da percepção mais subjetiva.

Ah, e no livro "Psychedelic Explorers Guide" escrito pelo James Fadiman tem uma parte falando que nao se observa tolerância em relaçao às microdoses, ao contrário do que acontece com macrodoses de psilocibina.
 
Última edição por um moderador:
Muito interessantes essas observações sobre as microdoses. Contudo, procuro na PUBMED e não encontro nada sobre o assunto.

Será que não podíamos fazer uma POOL aqui no Forum e usando perguntas fechadas tentar obter alguns insights sobre este assunto usando as experiencias dos usuários do Forum?

Serviria apenas como curiosidade já que seria necessário um estudo bem desenhado com grupo controlo e placebo para entender realmente os efeitos.
 
Pubmed n vai ter nd msm n... (por tretas legais e morais relacionadas a pesquisa) esse tipo de pesquisa da pra achar no scihub.org q é tipo um piratebay cientifico.

Fiz um compilado com links informativos com o q achei aqui:
Links: Informações sobre Psilocibina e outros Psicodélicos

Será que não podíamos fazer uma POOL aqui no Forum e usando perguntas fechadas tentar obter alguns insights sobre este assunto usando as experiencias dos usuários do Forum?
Acho uma boa... eu e amigos proximos nos reunimos pra conversar sobre o uso das micros e destacamos algumas melhoras substanciais que experienciamos:
- foco, pragmatismo, objetividade, criatividade e produtividade.
- efeitos ansioliticos e antidepressivos
- sonhos mais vividos, significativos e frequentes
- Uma abertura maior pra ter insights acerca de padroes de comportamento e relacionamentos
- Ajuda a reduzir comportamentos viciosos ou destrutivos
 
Obrigado pela informação psilocibina. Encontrei a página do Fadiman e lá ele tem até questionários para poder recolher dados.

Tomei no passado domingo 0.7g de cogumelos em chá. Foi muito fraco por ter jantado muito bem, mas nos dois dias seguintes senti-me muito diferente. Seguro, calmo e sem qquer ansiedade a coisas que se iam passando no dia a dia. Estou muito tentado em fazer microdosagem 0.2g por tres em tres dias.

... esqueça... tenho mesmo de tomar 0.1g (100mg)... fiz um chá com 0.2g (porque a minha balança não é sensivel como eu pensava) mas os efeitos mesmo a 0.2g para mim são MUITO PERCEPTIVEIS.... pupilas dilatadas, mãos suadas, sensação tremenda de plenitude e felicidade..... é fantástico para uma trip normal mas não para ir trabalhar :D
abraço a todos
 
Última edição por um moderador:
Sim... 0.2g ja da pra sentir aquele calorzin no peito e as cores mais intensas hehe. O,1g é ideal.

Sobre a balança, a que uso tb nao é tao sensivel, mas eu reduzo satisfatoriamente a margem de erro dela colocando um cartaozinho em cima antes de pesar as micros. Ja tentou isso?
No caso, a balança oscila a mediçao do peso do cartao entre 4.8g e 5.0g, e só meço qlq coisa encima dela qnd ela estabiliza o peso em 5.0... ai qnd coloco a micro e ela marca 5.1 é mt mais seguro que ali tem de fato 0.1g de cogu do que se vc colocar a micro diretamente sobre a balança, pq a chance do peso oscilar e vc n ter parametro pra saber se a balança ta estavel, é maior.


... esqueça... tenho mesmo de tomar 0.1g (100mg)... fiz um chá com 0.2g (porque a minha balança não é sensivel como eu pensava) mas os efeitos mesmo a 0.2g para mim são MUITO PERCEPTIVEIS.... pupilas dilatadas, mãos suadas, sensação tremenda de plenitude e felicidade..... é fantástico para uma trip normal mas não para ir trabalhar :D
abraço a todos
 
[QUOTE="Sobre a balança, a que uso tb nao é tao sensivel, mas eu reduzo satisfatoriamente a margem de erro dela colocando um cartaozinho em cima antes de pesar as micros. Ja tentou isso?.[/QUOTE]

Obrigado pela dica. Vou sim experimentar isso. Até porque sinto os efeitos positivos. Durmi melhor, estou mais focado e com um raciocínio mais seguro e fluido. E sim... sinto que é real. Não é placebo não. Vou voltar a repetir ao terceiro dia. Assisti a alguns artigos e video que tinhas no teu ficheiro. Obrigado mais uma vez.
 
Sobre a balança, a que uso tb nao é tao sensivel, mas eu reduzo satisfatoriamente a margem de erro dela colocando um cartaozinho em cima antes de pesar as micros. Ja tentou isso?
No caso, a balança oscila a mediçao do peso do cartao entre 4.8g e 5.0g, e só meço qlq coisa encima dela qnd ela estabiliza o peso em 5.0... ai qnd coloco a micro e ela marca 5.1 é mt mais seguro que ali tem de fato 0.1g de cogu do que se vc colocar a micro diretamente sobre a balança, pq a chance do peso oscilar e vc n ter parametro pra saber se a balança ta estavel, é maior.
Essa dica da balanca foi mto boa hehe
Minha balanca tbm tem uma oscilacao de 0,2. Vou seguir a dica pra tentar um resultado acertivo :)
 
Olá.
Ainda hoje vou começar com a microdose de Cubensis..
Meu objetivo é curar ansiedade e certa fobia social.
Vocês recomendam algum texto que aborde especificamente sobre essas questoes?
Ou algum relato de vcs.
To vivendo uma vida paralisada por causa dessas questoes e n to afim de tomar medicamentos prescritos.
 
Olá.
Ainda hoje vou começar com a microdose de Cubensis..
Meu objetivo é curar ansiedade e certa fobia social.
Vocês recomendam algum texto que aborde especificamente sobre essas questoes?
Ou algum relato de vcs.
To vivendo uma vida paralisada por causa dessas questoes e n to afim de tomar medicamentos prescritos.
Recomendo vc à tomar umas Stellas Artoisssssssss ahahahahahahahaha
Seja bem vinda !!!
Ah e dá uma passada lá no "te apresenta" ... já seria um começo pra curar sua sociofobiocultura :p
 
Olá.
Ainda hoje vou começar com a microdose de Cubensis..
Meu objetivo é curar ansiedade e certa fobia social.
Vocês recomendam algum texto que aborde especificamente sobre essas questoes?
Ou algum relato de vcs.
To vivendo uma vida paralisada por causa dessas questoes e n to afim de tomar medicamentos prescritos.

Oooi moça!

Olhei pra ver se eu tinha algum texto salvo aqui sobre isso mas não tenho, rsrs.

No tema mais especifico "microdoses e ansiedade" nao sei se tem muitos dados cientificos... talvez na pesquisa do James Fadiman/Sophia Korb. mas sei que tem em relação à macros e ansiedade, mas num contexto terapeutico bastante especifico.

Talvez vc encontre alguma palestra no perfil da MAPS no youtube. Tem uma pasta só pros cogus.

Das experiências que conheço, geralmente ajuda a lidar com a ansiedade. A pessoa só nao pode achar que funciona como um remedio "normal", tipo "to com dor de cabeça, tomei remedio, sumiu dor de cabeça".

Se a gente tiver abertura/vontade pra olhar com mais consciencia pra si, e pra sua relaçao com os outros, é uma ótima ferramenta.

É mt comum q na primeira vez a pessoa coloque emoçoes pra fora... entao pode nao ser exatamente agradavel, mas como é uma microdose é facil lidar, desde que vc esteja ciente de que isso pode acontecer.

Enfim, nada é pra todo mundo, mas vale a pena fazer o teste e ver se é bom pra vc.

Em relação à fobia social nao sei dizer. Eu sou uma pessoa bem tímida (apesar de falar muito por aqui), isso ja me causou alguns prejuízos, e é algo que venho trabalhando, entendendo os porquês e tal.

Sinto que a micro nos deixa com mais abertura para o outro. E pra nós mesmas... pra refletirmos de onde vem essa "trava", porque desenvolvemos esse mecanismo de defesa.

Tendo coragem pra mudar, é de grandississima ajuda
 
Oi galera,
deixar meu relato aqui sobre uma coisa que eu tinha dúvidas
To tomando as microdoses de 3 em 3 dias como recomendado há pouco mais de 1 mês
E tava apreensiva de como seria quando eu quisesse tomar uma dose normal,
se rolaria resistencia ou não.
Eu queria tomar 3g no sábado e por isso minha ultima microdose foi na segunda,
E bateu perfeitamente bem, 0 resistencias.
Fiquei bem feliz de saber disso.
 
Entrando atravessado no meio da conversa aqui kkk.

Uma forma bem funcional de diminuir o erro da balança é diluir aquela substância que você quer pesar. Por exemplo você tem 1g de cogumelos e quer separar em doses de 0,1g em 0,1g. Da pra fazer um pó triturando os cogumelos (quanto mais fino mais uniforme vai ficar), aí você coloca 1g do pó de cogumelo com mais 9g de um diluente (já usei nescau kkkk), mistura bem. Aí você separa de 1g em 1g, cada 1g da mistura vai ter 0,1g de cogumelo.
O importante é usar algum diluente que não estrague o gosto ou que degrade mais fácil os cogumelos, curto o nescau porque já disfarça o gosto pra tomar tranquilo.
 
Acho que você está confundindo erro com desvio, porque diluição não diminui erro da balança. Erro é um conceito estatístico definido como a diferença (finita) entre o valor observado e o valor de referência. Já o desvio é definido como a média aritmética de uma série de medidas repetidas da mesma grandeza física.
No caso da balança, o desvio é equivalente à sensibilidade. Não porque os dois signifiquem a mesma coisa, mas porque o desvio também pode ser definido como metade da sensibilidade do aparelho ( = 1.S/2). E só pra constar, sensibilidade é definida como a menor divisão da escala do instrumento.

Tá, mas o que eu quero dizer com isso?

Quero dizer que se você pesar 0,1g em uma balança comum (dessas com apenas 1 algarismo significativo de exatidão depois da vírgula) esse peso será diferente daquele observado em uma balança analítica, pois elas chegam a ter 4 algarismos significativos depois da vírgula. Isso implica em uma precisão 1000x maior.

0,1 g -----> balança comum
0,1023 g -----> balança analítica

Agora, olhe os valores abaixo e me diga qual se aproxima mais de 0,1g?

0,1 g
0,0999 g

Como você vai responder que é o primeiro valor, sendo que ele foi medido com uma balança 1000x menos precisa que a utilizada para medir o segundo valor? E a coisa vai por aí...
 
E como tomar a dose certa de cogus se não tem ideia de quanto está tomando? Ou você acha que misturando 1g de cogu com 9g de Nescau e retirando depois 1g da mistura, isso vai te dar a dose exata de 0,1g de cogu? Tá maluco? Como você garante que o pó de cogu está distribuído uniformemente nesse mar de Nescau e que quando vc pegar lá as suas duas colheres de nescau, não vão ter lá algo em torno de 0,5g (dose capaz de desencadear os efeitos psicoativos do cogu)?

Cara, por causa de uma balança ruim, eu provavelmente tomei algo em torno de 0,499, quando a balança só mostrava 0,4. Quando bateu, eu tava no metrô indo trabalhar. Foi uma situação indesejada que poderia ter sido evitada com uma balança melhor.
 
E como tomar a dose certa de cogus se não tem ideia de quanto está tomando?
Pra meros mortais nunca será possível, uma que os cogumelos possuem concentrações diferentes de ativo nas diferentes estruturas (diferentes concentrações na estipe, no chapéu...), outra que mesmo na mesma strain vai ter concentrações diferentes dependendo do subtrato/condições do cultivo/flush colhido. A menos que você faça uma cromatografia líquida de alta eficiência já não da pra saber a dose. Também teria a opção de ter psilocina ou psilocibina puras, mas no cogumelo tem mais do que só esses alcalóides, logo o efeito seria diferente.

Como você garante que o pó de cogu está distribuído uniformemente nesse mar de Nescau e que quando vc pegar lá as suas duas colheres de nescau, não vão ter lá algo em torno de 0,5g (dose capaz de desencadear os efeitos psicoativos do cogu)?
Quanto mais tempo misturar mais homogêneo vai ficar. E visualmente, os 2 pós tem cores bem diferentes, da pra perceber fácil quando a mistura ficar homogênea. Não da pra garantir 100%, mas da pra chegar fácil pelo menos nos 95, se você triturar (com dichavador mesmo), secar novamente, triturar até obter um pó bem fino (daria até pra usar um gral e pistilo, o pó fica mais fino que o do nescau). Um gral e pistilo não vão custar mais que 80 reais pra essa aplicação, eu uso uma xícara e pistilo pra triturar. Uma balança de precisão custa quanto uns 2000+?


Cara, por causa de uma balança ruim, eu provavelmente tomei algo em torno de 0,499, quando a balança só mostrava 0,4. Quando bateu, eu tava no metrô indo trabalhar. Foi uma situação indesejada que poderia ter sido evitada com uma balança melhor.
Pois é exatamente numa situação assim que a diluição ajudaria, se a balança tem 2 casas decimais, nunca daria pra saber o que está depois do 0,4, se você diluísse 1 parte em 9 partes, teria pesado 4,0g o 0 pode até ter uma variação, mas é mais provável que chegasse mais perto dos 0,40 de cogu do que de 0,49.

Citei a diluição porque é assim que farmácias de manipulação lidam com fármacos potentes, porque diminui a chance de ter uma dose muito diferente da esperada.

Mas viu @Cantaro eu boto fé nos seus argumentos, não deixam de estar certos, se a diluição for mal feita não vai dar pra saber quanto de cogumelos tem por grama da mistura, além de que a crítica é importante pra rever os conceitos. É que eu to acostumado com essas manipulações, já virou um negócio óbvio e simples pra mim kkkk.

Não sei se pode postar essas coisas de manipulação dos cogumelos, eu vi que extração era proibido no fórum.

@Salaam`aleik , você que manja, rola eu fazer um tutorial de trituração/diluição geométrica de pós?
 
Última edição por um moderador:
@Salaam`aleik , você que manja, rola eu fazer um tutorial de trituração/diluição geométrica de pós?
Sim, o método que você explicou funciona. Seria útil um passo a passo de como fazer certo.
Embora já haja um tutorial aqui: cápsulas | Teonanacatl

Com a ressalva de que a diluição serve para chegar mais perto do valor medido, mas não aumenta a precisão da balança.

Em microdoses, uma dose de 100 mg é diferente de uma de 200 mg, e ambas podem ser diferentes de uma dose de 150 mg. Com uma balança de apenas 1 dígito, não é possível chegar a uma dose de "exatamente" 150 mg. Cabe explicar porquê.

Para pesar microdoses com algum sucesso você precisa de uma balança com pelo menos dois dígitos decimais (precisão de 0.01 g), assim você consegue diferenciar 0.3 de 0.2 ou 0.4 g com segurança. Isto é, irá pesar na balança 0.30 g, o que supondo que a precisão seja de 0.01, na realidade será algo entre 0.28 e 0.32 g. Suficientemente perto de 0.3 g.
Uma balança de 1 dígito, dessas chinesas, vai ter uma precisão de 0.1 g, +/- 0.1 ou 0.2 g, dependendo da balança. Ou seja, quando a balança estiver mostrando 0.3 g, vai estar pesando na verdade algo entre 0.1 g e 0.5 g. É uma diferença considerável, se tratando de microdoses.

Caso seja feita a diluição geométrica, no mesmo exemplo, 0.3 g assim pesados, em uma balança com 1 dígito, são entre 100 e 500 miligramas de pó de cogumelo puro. Diluído em 10, seria entre 10 e 50 miligramas de cogumelo por grama de pó misturado. Então, por exemplo, 5 gramas do pó misturado, podem conter 50 miligramas de cogumelo, ou 250. Ainda é uma diferença considerável, se tratando de microdoses.

Se você diluir em 100, e deixar bem homogêneo mesmo, serão entre 1 e 5 miligramas de cogu por grama de pó. Vai ter que comer nescau pra caramba, por exemplo 50 gramas de pó, e terá aí tomado entre 50 e 250 miligramas de cogumelo. É seguro, é microdose, mas mesmo assim é variação demais, e pode estar bem longe da dose pretendida de 150 mg.

Agora, se for usada uma balança com 2 dígitos, precisão de 0.01 g +/- 0.02 g, novamente no mesmo exemplo, ficará assim: 280 a 320 mg de cogumelos, diluídos em 10, são 28 a 32 miligramas de cogumelo por grama de mistura. 5 gramas da mistura terão, então, de 140 a 160 miligramas de cogumelo, bem próximo da microdose de 150 mg.

Percebe a diferença? 10 miligramas podem não fazer diferença numa microdose, mas 100 mg, sim.

No que a diluição ajuda, é em que todas as doses sejam iguais. Se a mistura estiver bem homogênea, com a balança de 1 dígito, todas as doses terão 50 mg, ou todas as doses terão 250 mg, aproximadamente. Estarão sempre próximas do mesmo valor, mesmo que seja o valor errado.

O próximo lote de microdose pode sair totalmente diferente (qualquer coisa entre 50 e 250 mg), e vai ser difícil saber se é por causa da balança, ou porque você criou alguma tolerância, por exemplo. Ou você pode não ter sentido nada com as microdoses do primeiro lote, e achar o próximo muito forte. Fica difícil tomar a dose certa.

Com balança de 2 dígitos, os lotes terão sempre entre 140 e 160 mg (de cogumelo desidratado) por dose. Permite uma dosagem bem mais consistente, e a partir daí você trabalha os outros fatores (freqüência, hora do dia etc.).
 
Última edição:
Back
Top