Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Meu primeiro cultivo: PF Tek + Cambodian

Diário de cultivo completo.
Olá! Vou relatar minha primeira experiência no que tange o cultivo dos meninos santos.

Ganhei um carimbo de um brother do grupo do facebook e resolvi arriscar logo. Comprei potes PP de 500 ml, arroz integral com casca e vermiculita (achei grossa em princípio, mas depois vi que nem era - pedaços de 0,5 a 1 cm aproximadamente). Fiz o preparo do substrato na panela de pressão, 4 potes na panela de 7 litros, na pressão por uns 1:30h. Deixei esfriar até o dia seguinte e preparei o local para inoculação: borrifei agua sanitária em toda a superfície de trabalho, trabalhei com seringa e agulha estéreis novas, máscara, luvas e tal. Fervi água por uns 10 min e após esperar o resfriamento, preparei um pedaço do print de +- 0,5 cm quadrado, em 40 ml de água (preparei 2 seringas de 20 ml).

Os potes foram pra panela com uma dupla camada de papel alumínio, então fui removendo um a um e retirei a primeira folha, inoculei em 4 pontos nas laterais e selei 2 deles com fita adesiva nas laterais, após recolocar a segunda folha de papel alumínio. Os outros 2, inoculei da mesma forma, recoloquei a folha e, ao invés de selar com fita adesiva, preferi passar um arame fino no entorno do papel alumínio e torci as 2 pontas ate ficar bem justo.

A inoculação foi no dia 25/07, olha como estão se desenvolvendo bem... Pretendo aniversariá-los na próxima semana, mas pretendo fazer um casing com eles... Pois pelos meus estudos, terei uma melhor produção.

Olhando por baixo do pote, apenas se vÊ uma área não colonizada do tamanho de uma moeda de 10 centavos, to sem foto dessa parte mas vou tentar providenciar pra colocar aqui.

O que acham?

Mais tarde vou dar uma olhada em como estão indo e volto a postar mais fotos.

namastê ! :D

Anexos

• cogu01.jpg
    cogu01.jpg
    107.6 KB · Visualizações: 74
Parabéns, micelio cresceu bonito e aparentemente saudável, apesar de não ter usado glovebox tudo saiu como manda o figurino.
Gosto muito de
ver fotos dos cogumelos dessa strain naquele lindo formato de sino.
Espero que um dia eu tenha a chance de obter um carimbo dessa strain.
To torcendo pelo seu cultivo:cool:

Fala @MrJoe, Beleza?

Deixei esfriar até o dia seguinte e preparei o local para inoculação: borrifei agua sanitária em toda a superfície de trabalho, trabalhei com seringa e agulha estéreis novas, máscara, luvas e tal.

Você utilizou Álcool 70%?
Não se esqueça de que ele será imprescindível para o cultivo. Pois, a água sanitária somente, será muito agressiva. Já o álcool 70% hidrolisará os esporos de contaminantes, destruindo-os sem causar danos ao miscélio.

Os outros 2, inoculei da mesma forma, recoloquei a folha e, ao invés de selar com fita adesiva, preferi passar um arame fino no entorno do papel alumínio e torci as 2 pontas ate ficar bem justo.

Inovador, mas cuidado. Toda abertura é porta de entrada para fungos e bactérias.

No mais, boa sorte com o cultivo. Fico na torcida! :)

Qual a fonte dessa informação, por favor?

Sobre a atividade do álcool 70%, são duas as fontes, a Wikipédia e o próprio fórum.

O primeiro parágrafo do texto sobre a atividade antimicrobiana do álcool 70%, no Wikipédia (https://pt.wikipedia.org/wiki/Álcool_70), diz o seguinte: "A atividade antimicrobiana das soluções alcoólicas está condicionada à sua concentração em peso ou em volume em relação à água. A solução alcoólica ideal é aquela com concentração de 70% p/p (70 ºINPM) ou 77% v/v (77 ºGL) onde “p” é o peso e “v”, o volume. Nessa concentração, o álcool não desidrata a parede celular do microrganismo, podendo penetrar no seu interior, onde irá desnaturar proteínas, fato que não ocorre quando se utiliza o álcool acima ou abaixo da concentração ideal."

E aqui no CM, isso também foi dito pelo usuário @Narciss e pelo usuário @mountainee, no mesmo tópico: https://teonanacatl.org/threads/gente-usem-alcool-70.3997/. Seguem as respectivas mensagens:

"A concentração de pelo menos 70% é exigida porque a presença de aproximadamente 30% de água, nessa solução, propicia a desnaturação de proteínas e de estruturas lipídicas da membrana celular, e a consequente destruição do micro-organismo, com maior eficiência do que em porcentagens menores ou maiores de etanol. Nesse último caso, o álcool evapora mais rápido, diminuindo o tempo em que o mesmo fica em contato com o micro-organismo, sendo, portanto, menos eficaz."
Alcool 70% não engana a bactéria. O álcool 70% hidroliza carboidratos (ou proteínas, confundi agora!) da membrana plasmática de bactérias e a cápsula de virus, ou seja, arrebenta eles! A fórmula C1V1=C2V2 está correta. Coloquem num borrifador e usem a vontade!

Agora, sobre a água sanitária, foi aqui no CM, também. No tópico "Desinfecção com Peróxido de Hidrogênio?" (https://teonanacatl.org/threads/desinfecção-com-peróxido-de-hidrogênio.10055/#post-147675).
Segue a réplica do usuário @RainSpirit ao moderador @Salaam`aleik:

Eu uso um borrifador com água sanitária diluída, para desinfetar tudo no local de trabalho (mesa, glove box, terrários, ferramentas, etc). O que não pode ser esterilizado com cloro, ou precisa secar rápido, eu uso álcool 70.
Não recomendo esse método, a água sanitária é extremamente corrosiva, e deixa manchas por tudo. Um lenço com álcool 70o é muito melhor!

Como disse o Salamaleico, o peróxido de hidrogênio é água oxigenada. Ela é bastante utilizada para combater cobweb em casings e bulks, mas não para esterilizar superfícies e materiais de cultivo.

Você também pode comprar um desinfetante em spray, mas acho que são difíceis de achar aqui no Brasil.

Sobre a atividade do álcool 70%, são duas as fontes, a Wikipédia e o próprio fórum.

Pois o álcool 70 não é imprescindível ao cultivo. E se você consultar outras fontes verá que há dúvidas sobre a eficiência do mesmo como esporicida.

Nem vi como chegar à conclusão de que a água sanitária é muito agressiva.

Também não entendi a referência ao micélio, já que por enquanto discutimos somente inoculação.

Não conheço tais fontes, mas o caráter de imprescindibilidade que eu atribuí ao uso do álcool 70%, se dá no sentido de que, futuramente, ao longo do cultivo, em circunstâncias onde será necessário abrir o terrário para manusear algo ou até mesmo para fazer a troca manual de ar, por exemplo, a utilização do álcool 70% (com um borrifador) seria necessária para se evitar os contaminantes.

Agora, para me pautar no que afirmei a respeito da água sanitária, parti do pressuposto de que se ela é corrosiva e faz mal para nossa saúde (lembrando, claro, que ela ainda pode ser diluída em água), ela não deve fazer bem para o miscélio.

E se utilizarmos o bom senso, pensando que, caso o MrJoe não utilize outro esterilizante em seu cultivo, futuramente, o contato da água sanitária com o miscélio poderá acontecer. E sabe-se lá a forma com que ele estará administrando-a, e se isso, por si só, já não seria prejudicial ao miscélio.

Parabéns, micelio cresceu bonito e aparentemente saudável, apesar de não ter usado glovebox tudo saiu como manda o figurino.
Gosto muito de
ver fotos dos cogumelos dessa strain naquele lindo formato de sino.
Espero que um dia eu tenha a chance de obter um carimbo dessa strain.
To torcendo pelo seu cultivo:cool:
Suave, quando tirar uns prints te disponibilizo um. Se tiver outras strains pra trocar tb to aceitando

Não conheço tais fontes, mas o caráter de imprescindibilidade que eu atribuí ao uso do álcool 70%, se dá no sentido de que, futuramente, ao longo do cultivo, em circunstâncias onde será necessário abrir o terrário para manusear algo ou até mesmo para fazer a troca manual de ar, por exemplo, a utilização do álcool 70% (com um borrifador) seria necessária para se evitar os contaminantes.

Agora, para me pautar no que afirmei a respeito da água sanitária, parti do pressuposto de que se ela é corrosiva e faz mal para nossa saúde (lembrando, claro, que ela ainda pode ser diluída em água), ela não deve fazer bem para o miscélio.

E se utilizarmos o bom senso, pensando que, caso o MrJoe não utilize outro esterilizante em seu cultivo, futuramente, o contato da água sanitária com o miscélio poderá acontecer. E sabe-se lá a forma com que ele estará administrando-a, e se isso, por si só, já não seria prejudicial ao miscélio.
Até o momento, a agua sanitária não entrou em contato com o micélio e não pretendo que entre, mas acredito que pequenas quantidades não vão causar danos a micélio... Quanto à água sanitária, acredito que a evaporação dela no ambiente tb já ajuda a diminuir a possibilidade de contaminação, ainda mais pq procuro evitar correntes de ar em movimento durante os processos... Depois dessa inoculação, já inoculei vários outros potes e até agora não tive problemas com *contaminação (corrigindo). Quanto ao álcool 70%, realmente é bem eficiente e utilizado como método de desinfecção de superfícies em diversos processos na área da saúde, até o tenho aqui mas acho que o vapor de cloro da água sanitária é mais eficiente. Não utilizo e nem pretendo utilizar glovebox, claro que é um risco a mais, mas acredito que quando o micélio estiver consolidado 100%, as chances de contaminação serão menores, até pq pretendo fazer casing com os potes e a camada de vermiculita da superfície já vai ser uma barreira física a mais ( a menos que os outros contaminantes se alimentem do micélio, será necessário que passem pela camada de vermiculita para que possam proliferar... ) posso estar errado, mas ainda estudando e aprendendo a cada dia... Vamos ver no que dá. Manterei vcs informados.

Última edição por um moderador:
Suave, quando tirar uns prints te disponibilizo um. Se tiver outras strains pra trocar tb to aceitando

Domingo vou começar meu cultivo de B+, é o único carimbo que tenho no momento, mas com certeza podemos trocar figurinhas futuramente :eba:

To super ansioso pra abrir meu primeiro diário de cultivo :geek:, Me aguardem :roflmao:

Domingo vou começar meu cultivo de B+, é o único carimbo que tenho no momento, mas com certeza podemos trocar figurinhas futuramente :eba:

To super ansioso pra abrir meu primeiro diário de cultivo :geek:, Me aguardem :roflmao:
Vai fundo, comece pelo simples e invista em assepsia... Boa sorte !

Mais umas fotos... Quando fui tirar tive uma bela surpresa, colonizou ainda mais de manhã pra cá ! 1 pote 99% visualmente, pra não dizer 100 rs, vou esperar menos d 1 semana pro birthing de pelo menos 1 dos potes !

Anexos

• IMG_5391.JPG
    IMG_5391.JPG
    125.5 KB · Visualizações: 51
  • IMG_5392.JPG
    IMG_5392.JPG
    119.1 KB · Visualizações: 44
  • IMG_5393.JPG
    IMG_5393.JPG
    147.1 KB · Visualizações: 49
  • IMG_5394.JPG
    IMG_5394.JPG
    144.8 KB · Visualizações: 47
Última edição por um moderador:
Quase na hora do parabéns.
Isso me lembra aquele video do Youtube do "Parabains 10h" :hilario:

Essa área não colonizada por ser onde se concentrou a maior umidade (ficou mais molhado) e consequentemente o micélio não consegue se desenvolver por ali. Experimente virar os copos, quem sabe assim o micélio consegue se espalhar com mais uniformidade. Está indo bem, desejo todo sucesso (:

Essa área não colonizada por ser onde se concentrou a maior umidade (ficou mais molhado) e consequentemente o micélio não consegue se desenvolver por ali. Experimente virar os copos, quem sabe assim o micélio consegue se espalhar com mais uniformidade. Está indo bem, desejo todo sucesso (:
Na verdade, a área era apenas uma área onde o micélio ainda não havia chegado devido ao tamanho do pote, 500 ml, hj fazem 20 dias da inoculação e já não há mais aquela área aparente ! Hj dei uma conferida e já tá tomada por micélio. Estou bem feliz e ansioso inclusive, hj andei lendo umas coisas sobre terrário e já bolei um esquema de "terrário mendigo do MrJoe" que vou postar na sequência do diário assim que terminar de montar... Só adianto que não vou gastar nem 10$ com tudo o que vou usar nele...

Bom, montei meu terrário, e fotografei todo o método, um terrário barato e muito funcional... E aniversariei dois potes de 500 ml . . . Completamente colonizados ! Preparei bandejas de alumínio (tipo marmitex) com uma mistura de vermiculita e terra vegetal que esterilizei na pressão por 1h10min em um saco de pano, 1cm por baixo, micélio despedaçado no meio e mais uma camada da mistura por cima. Envolvi em papel filme e voltou pra gaveta de colonização... Não umedeci o substrato da camada, ainda não quero que comecem a pinar, preciso terminar de ajustar o terrário (comprei uma bomba errada na loja de aquarismo, não entendo nada d aquarismo e acabei comprando uma bomba d´água e não a de ar) e terei que trocar... Assim que trocar a bomba, vou umedecer a camada com borrifador e água fervida e colocar o terrário em condições de pinagem... Infelizmente, não tirei fotos do processo de aniversário/seccionamento dos bolos/preparo das bandejas etc pois queria me certificar de fazer o mais rápido possível. Tentei ser o mais asséptico possível no processo, usei água sanitária no borrifador, alcool 70 nas bandejas, luvas, máscara... Agora é esperar uns 2 ou 3 dias e mandar bala...

Só lembrando que na camada casing não é legal por um aditivo nutritivo (no seu caso a terra vegetal).

Não me preocupei muito com isso, havia lido algo sobre uma mistura com terra vegetal pra casing, na verdade usei a terra q tinha num vaso q teve uma planta mas ela secou e a terra ficou, misturei na proporção 1/1 com vermiculita e esterilizei por 1H30 na pressão, nao havia umedecido ela muito antes de ir pra panela pq pensei q o vapor iria deixa-la umedecida mas não ficou, alias muito pouco... Sobre esta camada eu coloquei uma outra camada de vermiculita seca... esperando sinais do micélio pra passar de vez pro terrário, por enquanto estão incubando no escuro...

Uma dúvida... Peguei um copo 100% colonizado pra fazer dunk and roll e o bolo boiou ao cair na agua e permaneceu boiando ate a retirada... é normal isso? o micelio está bem denso e endurecido na superficie...

Creio que seja normal, tendo em vista que o bolo de micélio é super leve. Vi algumas pessoas que colocam algo pra afundar o bolo na água, como uma tampa, pires, etc.

é normal isso?

Na minha experiência, sim. Todo bolo que coloquei no dunk boiou e afundou só quando fechei a tampa. Seja o peso que for. A densidade não é mais forte do que o empuxo, no que diz respeito ao material que compõe o bolo (micélio + substrato).

Última edição:
Back