Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Meu primeiro cultivo: PF Tek + Cambodian

Diário de cultivo completo.
Olá! Vou relatar minha primeira experiência no que tange o cultivo dos meninos santos.

Ganhei um carimbo de um brother do grupo do facebook e resolvi arriscar logo. Comprei potes PP de 500 ml, arroz integral com casca e vermiculita (achei grossa em princípio, mas depois vi que nem era - pedaços de 0,5 a 1 cm aproximadamente). Fiz o preparo do substrato na panela de pressão, 4 potes na panela de 7 litros, na pressão por uns 1:30h. Deixei esfriar até o dia seguinte e preparei o local para inoculação: borrifei agua sanitária em toda a superfície de trabalho, trabalhei com seringa e agulha estéreis novas, máscara, luvas e tal. Fervi água por uns 10 min e após esperar o resfriamento, preparei um pedaço do print de +- 0,5 cm quadrado, em 40 ml de água (preparei 2 seringas de 20 ml).

Os potes foram pra panela com uma dupla camada de papel alumínio, então fui removendo um a um e retirei a primeira folha, inoculei em 4 pontos nas laterais e selei 2 deles com fita adesiva nas laterais, após recolocar a segunda folha de papel alumínio. Os outros 2, inoculei da mesma forma, recoloquei a folha e, ao invés de selar com fita adesiva, preferi passar um arame fino no entorno do papel alumínio e torci as 2 pontas ate ficar bem justo.

A inoculação foi no dia 25/07, olha como estão se desenvolvendo bem... Pretendo aniversariá-los na próxima semana, mas pretendo fazer um casing com eles... Pois pelos meus estudos, terei uma melhor produção.

Olhando por baixo do pote, apenas se vÊ uma área não colonizada do tamanho de uma moeda de 10 centavos, to sem foto dessa parte mas vou tentar providenciar pra colocar aqui.

O que acham?

Mais tarde vou dar uma olhada em como estão indo e volto a postar mais fotos.

namastê ! :D

Anexos

• cogu01.jpg
    cogu01.jpg
    107.6 KB · Visualizações: 74
Ah q bom, pensei q tivesse algo errado... A superfície desse copo PF está parecendo Torrone, lisa e endurecida... Coloquei na água por 24h (água estéril, claro) e tampei com um prato, ele afundou pelo peso do prato mas ao tirar voltou a boiar hehe ! Agora ele tá lá na garrafa-terrário e eu esperando algum sinal de vida. . . Obrigado pelas respostas. . .

Seguindo com o diário: Fiz casings nessas formas de marmitex e estão incubando Há 4 dias... Quando surgiram essas bolotas que parece algodão, pensei q fosse contaminação ! Mas parece que estão se desenvolvendo conforme esperado... o que acham? Vão pro terrário amanhã.

Anexos

• DSC02354.JPG
    DSC02354.JPG
    174.6 KB · Visualizações: 26
Última edição por um moderador:
Caraca 6 casings, esse cultivo promete:eek::fome:

Rs! Tomara que dê, estou com muito micélio aqui, inoculei uma porção de bolos , ja tenho mais uns 5 potes 100% esperando espaço... vão render muitos casings!

Os bolos estão no terrário, tive alguns contratempos mas acho (e espero) que tudo vai correr bem. Mas tenho um casing q não foi pro terrário, esse apresentou algumas áreas amarelas e um "chorume" ambar em algumas partes, seria excremento de micélio? Apareceram em partes em que o micélio entrou em contato com o filme de pvc... De qq forma, coloquei ele pra desenvolver dentro de um balde com argila expandida e água estéril no fundo, vamos ver como se desenvolve. Os demais estão no terrário, assim que tiver mais novidades, posto aqui.

Bom, já fazem alguns dias que coloquei os bolos no terrário, bomba funcionando 24/7 mas até agora nada ... Os bolos parecem bem úmidos e a caixa chega a ficar embaçada por dentro, fora as gotículas de água... Não percebo nenhum odor ou nada diferente, mas os bolos começaram a ficar amarelados por cima como dá pra ver na foto... E aí, alguém pra ajudar ? Estava pensando em fazer uma excisão da camada superior do bolo e tirar todo esse amarelo e voltar a incubar com uma camada de vermiculita seca por cima até o micélio voltar a dar sinais de vida... O outro bolo começou a pinar dentro do pote e resolvi aniversariar ele no balde ontem, vamos ver no que dá... Alguma dica adicional? Desde já, agradeço...

Anexos

• DSC02358.JPG
    DSC02358.JPG
    127.4 KB · Visualizações: 35
  • DSC02359.JPG
    DSC02359.JPG
    114.2 KB · Visualizações: 36
  • DSC02360.JPG
    DSC02360.JPG
    174.7 KB · Visualizações: 39
  • DSC02357.JPG
    DSC02357.JPG
    152.8 KB · Visualizações: 42
Última edição:
não sei se tem alguém acompanhando, mas os casings pinaram ! poucos e pequenos pins, mas já são um começo... Já um dos meus copos pf tek, inoculado em meados do dia 10/08, que nesse meio tempo colonizou 100% e aniversariei há mais ou menos uma semana numa garrafa de 5L, me surpreendeu positivamente! Que tal?

Anexos

• cogumelos.jpg
    cogumelos.jpg
    168.2 KB · Visualizações: 41
Positivamente é pouco, isso ta lindo de mais, deu até fome :fome:

não sei se tem alguém acompanhando, mas os casings pinaram ! poucos e pequenos pins, mas já são um começo... Já um dos meus copos pf tek, inoculado em meados do dia 10/08, que nesse meio tempo colonizou 100% e aniversariei há mais ou menos uma semana numa garrafa de 5L, me surpreendeu positivamente! Que tal?

Tem sim :D.

Muito legal o flush da foto hem :).

Atualizando: Primeiro flush foi bem mixo, rendeu apenas 50g em 6 casings... Mas agora, dei um upgrade no terrário e os bolos maiores fiz uma manicure e dunk+roll e coloquei pra pinar novamente no terrário, e em 2 dias já estão pinando novamente !!!
Enquanto isso, nos baldes-terrário, a produção segue, e um bolo especificamente me surpreendeu: era pra ser cambodian e virou penis envy ??? Detalhe esse balde não tem furos pra ventilação e faço manualmente 2 a 3x por dia, será q isso influiu no fenótipo dos cogus? Colho ou deixo mais um pouco no bolo, já estão com uns 6 dias eu acho... Eram Cambodian, agora são Cambodian Penis :D

Anexos

• DSC02371.JPG
    DSC02371.JPG
    160.1 KB · Visualizações: 37
  • DSC02372.JPG
    DSC02372.JPG
    146.5 KB · Visualizações: 38
Atualizando: Segundo flush veio que veio lindo depois de um dunk´n´roll nos casings das marmitinhas... Os menores, não fiz D´N ´R mas o verdinho me rendeu um fruto bem grande de uns 17 cm...

Detalhe para este cogu de 22cm e 21g...

Enquanto isso, no balde, chegou a hora da colheita ! E nas garrafas de água de 5L, outros PF´s frutificando bem.

Quase dando o cultivo como encerrado, vou atualizar mais umas 2x com os resultados da colheita dos demais bolos.

Anexos

• DSC02376.JPG
    DSC02376.JPG
    190 KB · Visualizações: 32
  • DSC02380.JPG
    DSC02380.JPG
    229.2 KB · Visualizações: 32
  • DSC02381.JPG
    DSC02381.JPG
    124.7 KB · Visualizações: 29
  • DSC02383.JPG
    DSC02383.JPG
    105.3 KB · Visualizações: 30
Olha as garrafas 5L... E uma parcial da colheita, um bolo (copo americano 200ml) + metade do terrário, a outra metade não pesei e foi direto pra conserva no mel...

He he he, posso considerar que o primeiro cultivo foi um sucesso, e ainda tenho mais vários só esperando os terrários/garrafas esvaziarem pra pôr pra pinar... \:p/ !

Anexos

• DSC02385.JPG
    DSC02385.JPG
    176.1 KB · Visualizações: 33
  • DSC02391.JPG
    DSC02391.JPG
    118.8 KB · Visualizações: 29
É impressão minha ou você aproveitou o plástico que escurece as garrafas pra ajudar no encaixe entre as partes de cima e de baixo?

Pra mim, o lado chato das minhas garrafas de terrário é ter que tirar e por micropore toda hora que abre e fecha. Tava pensando em algum método que firmasse as partes de cima e de baixo, mas que deixasse livre para desencaixá-las fácil.

Sim sim o plastico umedecido ajuda a vedar e manter a umidade dentro do terrário, mas náo sei pq alguns dos bolos pinaram muito mas abortaram muito TB... Acho q talvez excesso de co2 mas náo tenho ctz... Abri mais espaço entre eles onde os guardo pra ver se ajuda a circular mais o ar no próximo flush

Back