Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Medicina Psicodélica: Primeiro Cultivo P. Cubensis Thai Koh Samui Super Strain (TKSSS)

Diário de cultivo problemático.
Boa noite galera,
Gostaria de agradecer pela iniciativa e pelo espaço para discutirmos sobre a micologia e enteogenia de forma livre e transparente.

Faço questão em registrar e compartilhar o meu primeiro cultivo de cogumelos para uso recreativo e medicinal.
Farei uso de macro e micro doses para tratamento de TPB, e para me conectar com a natureza e o universo.

Strain: Thai Koh Samui (TKSSS)
Técnica: PF
Esporos: Adquiri a seringa pela internet com 6ml de água destilada misturada com os esporos, a proporção diluída foi de 1/10 (10 seringas para 1 esporo).
Glove Box: Não

Materiais Utilizados:
1 Par de luvas cirúrgicas
1 Máscara cirúrgica
4 Copos de vidro (250ml cada)
80g Vermiculita expandida
200g Arroz Integral Triturado
250ml Água potável
1 Seringa com esporos (1/10)
1 Lysoform
1 Termostato 75W para aquários
1 Pote de vidro de extrato de tomate (com 22cm de altura)
1 Termômetro digital com sonda
1 Bomba de ar para aquários com mangueira
1 Caixa térmica 20l
1 Caixa organizadora transparente 29l
2 borrifadores (1 com água potável, 1 com álcool 70)
Fita Isolante
Fita Micropore
46D6E1E8-850E-4B16-8233-2AB82A9A9065.jpeg

Ainda faltam alguns itens para a próxima fase do terrário, mas iniciei somente com esses.

12/07/2020
Passamos Lysoform na cama, nos materiais que iríamos utilizar e no restante do quarto, que estava com as janelas fechadas e fomos tomar banho enquanto o produto agia.

Às 23:00h começamos com a mistura da vermiculita, o arroz integral triturado e a água em um recipiente de vidro e uma colher de silicone, anteriormente lavados e higienizados com álcool 70.
O substrato ficou bem misturado e úmido, sem excessos.
Porém esquecemos de deixar vermiculita para o final do copo, lembramos quando estávamos começando a fazer a mistura do substrato, e ainda conseguimos salvar um pouco da vermiculita seca, não o suficiente, mas usamos mesmo assim.

Enchemos os 4 copos deixando o substrato bem airado e faltando 1 dedo para completar, depois veio a fina camada da vermiculita que salvamos e depois limpamos as bordas com álcool 70. Vedamos os copos com uma camada de papel alumínio e fita isolante, e depois mais duas camadas de papel alumínio porém, sem a fita isolante.

Substratos prontos para esterilização na panela de pressão:

6F2A72EC-F2D2-4912-B70D-3AB7DBE59BE3.jpeg

Coloquei um pano de prato dobrado para forrar o fundo da panela de pressão, enchi uns 3 dedos com água e coloquei os copos (a água estava na metade dos copos)
Os copos couberam perfeitamente na panela de pressão! Quando tem que ser, né...

AC1B7402-A0E1-43B4-A0BE-6F39C765FEC6.jpeg

Fechei a tampa e liguei no fogo alto.
Após 10 minutos a água já estava fervendo e saindo os primeiros gases da pressão, coloquei o fogo no mínimo e coloquei um timer ⏲ de 40 minutos enquanto estava esterilizando a caixa térmica e adaptando o pote de extrato de tomate para o termostato.

Termostato:
Minha companheira cortou um pedaço de caixa de papelão um pouco mais largo do que a boca do extrato de tomate e cortou um círculo no meio, possibilitando o termostato ficar suspenso e com o nível da água mínimo recomendado.
Vedamos tudo com fita isolante.

6ECAFC6F-FDD3-4B9C-8D89-7780DB67D0A5.jpeg43687127-920E-4EEF-A6ED-F5B70FE79A32.jpeg

13/07/2020

Exatamente às 00h eu desligo a panela de pressão e deixo esfriar até às 07:20.
Porém antes de eu acordar, a mulher que trabalha aqui já tinha chegado e aberto a panela, ela disse que só abriu e fechou, espero não ter contaminado.

Os copos estavam um pouco pesados, não sei se foi impressão minha, e eu esperava que talvez estivessem mais úmidos por dentro, mas como é meu primeiro cultivo, eu não sei, talvez possam estar perfeitos, só paranoia minha.
A panela ainda tinha água até aproximadamente 1/5 do copo.

Removi as duas “tampas” de papel alumínio que estavam soltas, deixando apenas a com fita isolante e antes de fazer a inoculação eu agitei bem a seringa e aqueci a ponta da agulha antes de cada furo no papel alumínio para evitar contaminações, só também espero não ter matado os esporos.
Injetei 3 furos equidistantes de 0,5ml em cada copo cobrindo os furos com a fita micropore e recolocando as duas “tampas” já citadas sem fita isolante. Ps: Será que pode atrapalhar na respiração?

Coloquei os copos na caixa térmica junto com a sonda do termômetro e o termostato ajustado para 33 graus Celsius ao centro.
Pretendo deixar a temperatura interior de 28 a 30 graus.

E051F79D-4B76-411C-BA24-C753C3C639E4.jpeg

Fechei a caixa térmica às 08h marcando 24 graus e a temperatura foi subindo ao longo do dia até estabilizar em 29 graus às 18h e está se mantendo assim por 3h agora 🙌🏼

31C2810C-82AA-4DF6-AB67-E0EE48B934AD.jpeg

Todo o relato foi das últimas 24h, pretendo checar o desenvolvimento do micélio daqui há 2 semanas.

Vocês tem alguma observação até agora ou para a próxima fase a fazer?

Abraços e boas energias para a nossa medicina desenvolver em ambiente saudável 🙏🏼
 
Última edição:
Atualização 27.07.2020 - 14 dias após a incubação

1B7204FC-CC15-4CB8-A476-357F30D96E3E.jpeg

O micélio desenvolveu bem mais rápido nesses últimos dias 🙏🏼 Também percebi que aquele copo que estava com um micropore furado tinha apresentado o desenvolvimento mais lento, e foi ele que provavelmente contaminou (Bacillus sp.).
E por incrível que pareça, o copo que eu esqueci o micropore está são e salvo 🍄

Copo Contaminado
08137307-E4EA-4B1B-857C-4BF04C32FAD0.jpeg769969D0-D83D-4385-B744-688D1F67388A.jpeg
Embora por vezes ter achado que não contaminou (é difícil pra gente aceitar 😅) eu resolvi descartar para não colocar em risco o restante dos copos. Tudo foi feito com todo o cuidado higiênico e sanitário necessário.

Abrirei novamente daqui quatro dias, acredito que seja o tempo que o micélio toma conta do restante dos copos, e então poderei fazer a contagem dos 7 dias para então aniversariar.
✌🏼
 
Última edição:
NA TORCIDA!!
 
Nas pesquisas do Paul Stamets ele comenta que a temperatura ideal para o desenvolvimento do micélio de P.Cubensis é de 28 a 30 graus, não a incubadora, mas isso dentro do copo! Ele lembra que o micélio ao se desenvolver libera gases que aumentam um pouco a temperatura dentro do copo - aí vai uma dúvida, mais quente quanto?

Dentro do copo ou pote está 2 °C a mais que a temperatura externa do copo ou pote.

Então se você mede 26 °C, dentro está 28 °C.
 
Salve galera, ontem à noite dei um check, e me parece hora de aniversariá-los.
A argila já está sob o cloro desinfetante, mas eu estou com dificuldade para encontrar Vermiculita Expandida e Cílica em gel para estocagem.
Fui em lojas de jardinagem e agropecuária, mas só consegui a vermiculita fina.
Amanhã irei aniversariar os bolos. Pretendo mergulhá-los em água fria e rolar sobre a vermiculita fina, será que vai fazer a mesma função? E alguém tem mais alguma sugestão de lugar - que não seja pela internet - que eu talvez consiga a vermiculita expandida e a cílica em gel?
Grato 🙏🏼
 
Salve galera, ontem à noite dei um check, e me parece hora de aniversariá-los.
A argila já está sob o cloro desinfetante, mas eu estou com dificuldade para encontrar Vermiculita Expandida e Cílica em gel para estocagem.
Fui em lojas de jardinagem e agropecuária, mas só consegui a vermiculita fina.
Amanhã irei aniversariar os bolos. Pretendo mergulhá-los em água fria e rolar sobre a vermiculita fina, será que vai fazer a mesma função? E alguém tem mais alguma sugestão de lugar - que não seja pela internet - que eu talvez consiga a vermiculita expandida e a cílica em gel?
Grato 🙏🏼
Pode usar a vermiculita fina sem problemas, tem até a super fina, tem gente que recomenda a fina em vez da média.. Todas servem, vai de gosto.
Se não quiser usar vermiculita pode usar fibra/pó de coco também

Aqui na minha cidade eu comprei vermiculita direto numa distribuidora que só vende sacos de 100l(tem uns 12kg), achei a loja deles pesquisando na net, silica gel eu tive que rodar bastante, mas achei também numa loja que vendia químicos e produtos de laboratório, comprei também 1 kg, achei salgado, mas como pode reutilizar com o microondas, eu não usei nem 200g
 
Última edição:
Pode usar a vermiculita fina sem problemas, tem até a super fina, tem gente que recomenda a fina em vez da média.. Todas servem, vai de gosto.
Se não quiser usar vermiculita pode usar fibra/pó de coco também

Aqui na minha cidade eu comprei vermiculita direto numa distribuidora que só vende sacos de 100l(tem uns 12kg), achei a loja deles pesquisando na net, silica gel eu tive que rodar bastante, mas achei também numa loja que vendia químicos e produtos de laboratório, comprei também 1 kg, achei salgado, mas como pode reutilizar com o microondas, eu não usei nem 200g

Muito obrigado, meu nobre! Me deixou bem mais tranquilo agora 🙏🏼 Amanhã atualizo sobre o aniversário!

Vou procurar a sílica em uma fábrica de químicos aqui perto, se não conseguir, vou ver em loja de fotografia (li aqui no fórum que teve gente que já conseguiu).
 
Muito obrigado, meu nobre! Me deixou bem mais tranquilo agora 🙏🏼 Amanhã atualizo sobre o aniversário!

Vou procurar a sílica em uma fábrica de químicos aqui perto, se não conseguir, vou ver em loja de fotografia (li aqui no fórum que teve gente que já conseguiu).

Maravilha! Você pode encontrar facilmente a sílica alimentícia (laranja) no mercadolivre.com.br com frete razoavelmente barato. Sílica Gel Laranja - Outros em Promoção no Mercado Livre Brasil
 
Atualização 07.08.2020 - Aniversário 🎂🍄 25 dias após a incubação

Bom dia a todos! Hoje aniverseriei os bolos. Nessa última semana viajei e não tive como olhar antes.
Alguns spots do bolo não haviam sido colonizados, mesmo estando há uns 10 dias do mesmo jeito. Acredito que pelo fato de eu não ter misturado a vermiculita com água antes de misturar com a FAI.

Um dos bolos estava um pouco mole e quase quebrou, mas eu fixei bem ele (o que está mais deitado)

Rolei eles com cuidado em vermiculita fina, depois finalizei com mais uma camada de vermiculita em cima e dentro do terrário, dei umas borrifadas e fechei 🙏🏼

Bom, é isso. Estarei agora tentando monitorar a temperatura entre 23 e 26 graus, quanto a umidade, não tenho higrômetro ainda.

Agora vibrações positivas e que venham belos flushes dos divinos 🍄

98230E33-7773-4C44-B8EE-1C5C5DF299C8.jpegB1A0F9F2-88AC-4A5E-94ED-28ED00EB8429.jpeg
 
Última edição:
Atualização 07.08.2020 - Aniversário 🎂🍄 25 dias após a incubação

Bom dia a todos! Hoje aniverseriei os bolos. Nessa última semana viajei e não tive como olhar antes.
Alguns spots do bolo não haviam sido colonizados, mesmo estando há uns 10 dias do mesmo jeito. Acredito que pelo fato de eu não ter misturado a vermiculita com água antes de misturar com a FAI.

Um dos bolos estava um pouco mole e quase quebrou, mas eu fixei bem ele (o que está mais deitado)

Rolei eles com cuidado em vermiculita fina, depois finalizei com mais uma camada de vermiculita em cima e dentro do terrário, dei umas borrifadas e fechei 🙏🏼

Bom, é isso. Estarei agora tentando monitorar a temperatura entre 23 e 26 graus, quanto a umidade, não tenho higrômetro ainda.

Agora vibrações positivas e que venham belos flushes dos divinos 🍄

View attachment 117056View attachment 117057

Que legal! Desejo sucesso!
Estou montando um glove box de plástico, acho que hoje chega meu aquecedor!🙌🤪
 
Cara, eu não consigo parar de namorar o meu terrário... ainda mais que está no guarda roupa ao lado da minha cama 🥰🤣

Desliguei o termostato porque a temperatura natural daqui está bem a contento, dentro do terrário variando entre 24,4 e 25,1 graus Celsius.
Percebi que as paredes e o teto do terrário estão bem úmidos porque está cheio de bolhinhas de água, como um orvalho.
Ontem dei mais umas borrifadas de água potável no final da tarde, ainda estou considerando se vou borrifar hoje no meio da tarde ou deixo direto, já que a troca de ar está sendo feita pela bomba de ar e visualmente está tudo indo lindamente bem

Segue algumas fotos da visão que eu passo o dia namorando 🤣

6BD9DFF8-C55D-4407-BBC7-51AF3123D426.jpegB002DF57-71B8-475E-81AF-163DE44E4250.jpeg63D6CA38-1547-40B8-B266-7B2D1E5DEFEA.jpegE8BC061C-3B47-44D9-91AA-C6C382FFE30A.jpeg
 
Aquele bolo que quebrou na hora do aniversário (que estava meio mole) hoje 2 dias e meio depois ele apareceu com contaminação, Duende Verde.

Já fiz o descarte do bolo e limpei a vermiculita ao redor para que não contaminasse os outros.
Eu já estava observando ele, porque desde o aniversário eu notei uma coloração inicialmente puxada pro chumbo/cinza/metálico em alguns spots.

Confesso que não sei em que ponto estou falhando, mas estou achando muito interessante o fato de você realmente não ter total controle sobre as coisas, como se você fosse colher o quanto você precisa para aquele determinado momento. Já estão me ensinando antes mesmo de nascerem

Agora seguimos com os dois bolos remanescentes 🙌🏼🙏🏼


03218805-143E-45BC-BB66-7C93D9D01C41.jpeg
 
É galera... o Duende verde se espalhou para os outros bolos e acabou contaminando todo o restante ontem pela manhã 😔

Experiência válida pra caramba todo esse processo, mas é uma sensação estranha, quase que um luto.

Vou anotar todos os pontos que poderiam ter sido feito melhor a começar pelo carimbo de esporos ao invés da seringa.

Alguém sabe dizer como consigo acesso ao sub tópico de troca/doação de carimbos?

Vou refletir um pouco sobre tudo e espero que logo mais eu poste mais um diário.

✌🏼🍄 Abraços de fé, bons cultivos
 
E ai velho! São muito rápidos na contaminação mesmo... acontece irmão, é sempre triste quando acontece hehe
Começar do carimbo é mais desafiador porém mais legal ainda ao meu ver... fazer a seringa de esporos é uma etapa bem crítica também. Para vc acessar o subforum vc tem que ser ou um usuario ativo ou um contribuidor. Aqui Importante - Tabela atual de contribuições - em dólares e reais. acho que tem mais informações, nao sou o melhor para te informar...
 
É galera... o Duende verde se espalhou para os outros bolos e acabou contaminando todo o restante ontem pela manhã 😔

Experiência válida pra caramba todo esse processo, mas é uma sensação estranha, quase que um luto.

Vou anotar todos os pontos que poderiam ter sido feito melhor a começar pelo carimbo de esporos ao invés da seringa.

Alguém sabe dizer como consigo acesso ao sub tópico de troca/doação de carimbos?

Vou refletir um pouco sobre tudo e espero que logo mais eu poste mais um diário.

✌🏼🍄 Abraços de fé, bons cultivos

Cara, que pena!
Maaas, lendo vários textos no fórum percebi que é bem frequente rolar contaminação, infelizmente, principalmente com os novatos. :ROFLMAO: Então deixa a bad de lado e trate de fazer outra tentativa, usando a experiência desse fracasso e corrigindo os erros vc tem grande chance de sucesso na proxima!



Ontem inoculei meus primeiros bolos PFTEK. Estão na incubadora com o aquecedor a 30°. Era pra ter chegado o termômetro hj mas não veio. Espero que esteja tudo certo lá dentro. Improvisei o aquecedor dentro de uma garrafa pet cortada e lacrada com fita isolamente.
Tive dificuldade em manipular dentro da glove box (fiz muito pequena :rolleyes:) então fiz a inoculação fora da glove, mas dentro do banheiro tomaaado de lisoform sob uma mesinha forrada de papel alumínio encharcada de álcool 90%. Espero não ter matado os esporos com exagero em ser asséptico. Usei 500ml de álcool dando banho em cima de tudo e meia lata de lisoform. Quase me intoxiquei o_O:LOL:kkkk
 
Gratidão @mysticgrower e @ShineOn ! 🙌🏼
Tudo é experiência e dessa vez não poderia ser diferente. Logo mais estarei me aventurando novamente 🍄

e @druidaazul hahaha poxa que bacana mano, foi muito mas foi o melhor que você pôde fazer. Inclusive interessante ter a Glove Box mesmo, uma ótima ideia pra eu fazer

Vou acompanhar o processo e ficar na torcida de dar tudo certo, um abraço galera!
 
Gratidão @mysticgrower e @ShineOn ! 🙌🏼
Tudo é experiência e dessa vez não poderia ser diferente. Logo mais estarei me aventurando novamente 🍄

e @druidaazul hahaha poxa que bacana mano, foi muito mas foi o melhor que você pôde fazer. Inclusive interessante ter a Glove Box mesmo, uma ótima ideia pra eu fazer

Vou acompanhar o processo e ficar na torcida de dar tudo certo, um abraço galera!

Poxa, imagino a sua frustração...mas todo o aprendizado foi muito válido e logo mais você colherá os frutos. Sua experiência e compartilhamento colaborou muito para o aprendizado de muita gente. Valeu e vamos em frente! Abraços!
Cara, que pena!
Maaas, lendo vários textos no fórum percebi que é bem frequente rolar contaminação, infelizmente, principalmente com os novatos. :ROFLMAO: Então deixa a bad de lado e trate de fazer outra tentativa, usando a experiência desse fracasso e corrigindo os erros vc tem grande chance de sucesso na proxima!



Ontem inoculei meus primeiros bolos PFTEK. Estão na incubadora com o aquecedor a 30°. Era pra ter chegado o termômetro hj mas não veio. Espero que esteja tudo certo lá dentro. Improvisei o aquecedor dentro de uma garrafa pet cortada e lacrada com fita isolamente.
Tive dificuldade em manipular dentro da glove box (fiz muito pequena :rolleyes:) então fiz a inoculação fora da glove, mas dentro do banheiro tomaaado de lisoform sob uma mesinha forrada de papel alumínio encharcada de álcool 90%. Espero não ter matado os esporos com exagero em ser asséptico. Usei 500ml de álcool dando banho em cima de tudo e meia lata de lisoform. Quase me intoxiquei o_O:LOL:kkkk

@druidaazul se me permite fazer uma observação, a concentração do álcool é muito importante para sua eficácia como antisséptico, pois em concentrações muito altas ocorre o ressecamento da membrana das células dos microrganismos evitando assim que o álcool penetre no interior e os degrade por dentro. É um mito que o álcool em maior concentração seja mais eficaz, a concentração de 70% ou 77ºGL é a perfeita para ser usada para o fim de assepsia. Ainda mais que agora em época de pandemia, foi liberada a comercialização de álcool 70 em mercados, para a nossa alegria, ficou mais fácil de achar e com melhores preços.

Você pode usar o álcool isopropílico (99%) para limpeza de circuitos eletrônicos (uso mais comum) ou pode diluir (preferencialmente em água destilada) e fazer o seu próprio álcool 70.

De qualquer forma, pelo que você relatou, duvido muito que algo exposto no ambiente que você criou tenha escapado com vida, fora você...hahahaha
 
Última edição:
Poxa, imagino a sua frustração...mas todo o aprendizado foi muito válido e logo mais você colherá os frutos. Sua experiência e compartilhamento colaborou muito para o aprendizado de muita gente. Valeu e vamos em frente! Abraços!


@druidaazul se me permite fazer uma observação, a concentração do álcool é muito importante para sua eficácia como antisséptico, pois em concentrações muito altas ocorre o ressecamento da membrana das células dos microrganismos evitando assim que o álcool penetre no interior e os degrade por dentro. É um mito que o álcool em maior concentração seja mais eficaz, a concentração de 70% ou 77ºGL é a perfeita para ser usada para o fim de assepsia. Ainda mais que agora em época de pandemia, foi liberada a comercialização de álcool 70 em mercados, para a nossa alegria, ficou mais fácil de achar e com melhores preços.

Você pode usar o álcool isopropílico (99%) para limpeza de circuitos eletrônicos (uso mais comum) ou pode diluir (preferencialmente em água destilada) e fazer o seu próprio álcool 70.

De qualquer forma, pelo que você relatou, duvido muito que algo exposto no ambiente que você criou tenha escapado com vida, fora você...hahahaha

Obrigado pela dica! Realmente, não sei nem como eu sobrevivi. 😆

Só tinha álcool 92%, achei que seria mais eficiente. Valeu!
Em breve farei meu diário.

Salveee
 
Aquele bolo que quebrou na hora do aniversário (que estava meio mole) hoje 2 dias e meio depois ele apareceu com contaminação, Duende Verde.

Isso mesmo. Bolo mole neste sentido que você achou significa micélio enfraquecido e contaminável/contaminado por trichoderma.

O cultivo feito em garrafas Pets tem a vantagem de não passar a contaminação, pois cada bolo fica em uma Pet.
 
Back
Top