Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Medicina Psicodélica: Primeiro Cultivo P. Cubensis Thai Koh Samui Super Strain (TKSSS)

Diário de cultivo problemático.
Boa noite galera,
Gostaria de agradecer pela iniciativa e pelo espaço para discutirmos sobre a micologia e enteogenia de forma livre e transparente.

Faço questão em registrar e compartilhar o meu primeiro cultivo de cogumelos para uso recreativo e medicinal.
Farei uso de macro e micro doses para tratamento de TPB, e para me conectar com a natureza e o universo.

Strain: Thai Koh Samui (TKSSS)
Técnica: PF
Esporos: Adquiri a seringa pela internet com 6ml de água destilada misturada com os esporos, a proporção diluída foi de 1/10 (10 seringas para 1 esporo).
Glove Box: Não

Materiais Utilizados:
1 Par de luvas cirúrgicas
1 Máscara cirúrgica
4 Copos de vidro (250ml cada)
80g Vermiculita expandida
200g Arroz Integral Triturado
250ml Água potável
1 Seringa com esporos (1/10)
1 Lysoform
1 Termostato 75W para aquários
1 Pote de vidro de extrato de tomate (com 22cm de altura)
1 Termômetro digital com sonda
1 Bomba de ar para aquários com mangueira
1 Caixa térmica 20l
1 Caixa organizadora transparente 29l
2 borrifadores (1 com água potável, 1 com álcool 70)
Fita Isolante
Fita Micropore
46D6E1E8-850E-4B16-8233-2AB82A9A9065.jpeg

Ainda faltam alguns itens para a próxima fase do terrário, mas iniciei somente com esses.

12/07/2020
Passamos Lysoform na cama, nos materiais que iríamos utilizar e no restante do quarto, que estava com as janelas fechadas e fomos tomar banho enquanto o produto agia.

Às 23:00h começamos com a mistura da vermiculita, o arroz integral triturado e a água em um recipiente de vidro e uma colher de silicone, anteriormente lavados e higienizados com álcool 70.
O substrato ficou bem misturado e úmido, sem excessos.
Porém esquecemos de deixar vermiculita para o final do copo, lembramos quando estávamos começando a fazer a mistura do substrato, e ainda conseguimos salvar um pouco da vermiculita seca, não o suficiente, mas usamos mesmo assim.

Enchemos os 4 copos deixando o substrato bem airado e faltando 1 dedo para completar, depois veio a fina camada da vermiculita que salvamos e depois limpamos as bordas com álcool 70. Vedamos os copos com uma camada de papel alumínio e fita isolante, e depois mais duas camadas de papel alumínio porém, sem a fita isolante.

Substratos prontos para esterilização na panela de pressão:

6F2A72EC-F2D2-4912-B70D-3AB7DBE59BE3.jpeg

Coloquei um pano de prato dobrado para forrar o fundo da panela de pressão, enchi uns 3 dedos com água e coloquei os copos (a água estava na metade dos copos)
Os copos couberam perfeitamente na panela de pressão! Quando tem que ser, né...

AC1B7402-A0E1-43B4-A0BE-6F39C765FEC6.jpeg

Fechei a tampa e liguei no fogo alto.
Após 10 minutos a água já estava fervendo e saindo os primeiros gases da pressão, coloquei o fogo no mínimo e coloquei um timer ⏲ de 40 minutos enquanto estava esterilizando a caixa térmica e adaptando o pote de extrato de tomate para o termostato.

Termostato:
Minha companheira cortou um pedaço de caixa de papelão um pouco mais largo do que a boca do extrato de tomate e cortou um círculo no meio, possibilitando o termostato ficar suspenso e com o nível da água mínimo recomendado.
Vedamos tudo com fita isolante.

6ECAFC6F-FDD3-4B9C-8D89-7780DB67D0A5.jpeg43687127-920E-4EEF-A6ED-F5B70FE79A32.jpeg

13/07/2020

Exatamente às 00h eu desligo a panela de pressão e deixo esfriar até às 07:20.
Porém antes de eu acordar, a mulher que trabalha aqui já tinha chegado e aberto a panela, ela disse que só abriu e fechou, espero não ter contaminado.

Os copos estavam um pouco pesados, não sei se foi impressão minha, e eu esperava que talvez estivessem mais úmidos por dentro, mas como é meu primeiro cultivo, eu não sei, talvez possam estar perfeitos, só paranoia minha.
A panela ainda tinha água até aproximadamente 1/5 do copo.

Removi as duas “tampas” de papel alumínio que estavam soltas, deixando apenas a com fita isolante e antes de fazer a inoculação eu agitei bem a seringa e aqueci a ponta da agulha antes de cada furo no papel alumínio para evitar contaminações, só também espero não ter matado os esporos.
Injetei 3 furos equidistantes de 0,5ml em cada copo cobrindo os furos com a fita micropore e recolocando as duas “tampas” já citadas sem fita isolante. Ps: Será que pode atrapalhar na respiração?

Coloquei os copos na caixa térmica junto com a sonda do termômetro e o termostato ajustado para 33 graus Celsius ao centro.
Pretendo deixar a temperatura interior de 28 a 30 graus.

E051F79D-4B76-411C-BA24-C753C3C639E4.jpeg

Fechei a caixa térmica às 08h marcando 24 graus e a temperatura foi subindo ao longo do dia até estabilizar em 29 graus às 18h e está se mantendo assim por 3h agora 🙌🏼

31C2810C-82AA-4DF6-AB67-E0EE48B934AD.jpeg

Todo o relato foi das últimas 24h, pretendo checar o desenvolvimento do micélio daqui há 2 semanas.

Vocês tem alguma observação até agora ou para a próxima fase a fazer?

Abraços e boas energias para a nossa medicina desenvolver em ambiente saudável 🙏🏼
 
Última edição:
Boa irmão, bela iniciativa! Vc não precisa dessas camadas de papel alumínio extra em nenhum momento. Pode deixar que a fita microporosa vai dar conta de tudo.
Outra coisa, pode abrir daqui uma semana pra dar uma olhada no micélio e ver se não tem nenhum contaminante. Eu sempre olho meus potes dia sim, dia não e nunca tive problemas. Abração, acompanhando.
 
Boa noite Psy, parabéns! Ta tudo certo, agora só resta paciência e fé kk 😂
As vezes a ansiedade me faz olhar todo dia kkkkk, eu tento me controlar pra manter uns 2-3 dias de espaço... Nunca tive problemas por isso
Não existem estudos que comprovam que a luz atrapalha a colonização, existia era o mito de que pinava cedo, o que também foi descartado.
Acompanhando!
 
Obrigado pela participação @Cebolo ! Fechei a incubadora Segunda feira 8h da manhã e depois de ler sobre as experiências de vocês, vou abrir amanhã (Quarta feira) à noite Kkkkkk ansiedade tá grande!

Espero estar tudo indo bem lá dentro, a temperatura subiu para 29.3 e passou a noite assim, acredito que não passe mais disso, aí é só alegria 🙏🏼
 
olá @Psytherapist
Muito legal seu relato. Pretendo iniciar em breve meu primeiro cultivo, me inspirando em vc.
você usou 1,5ml ao TODO por copo? Li sobre 4ml por copo, talvez seja um exagero né
!?
Boa sorte
 
olá @Psytherapist
Muito legal seu relato. Pretendo iniciar em breve meu primeiro cultivo, me inspirando em vc.
você usou 1,5ml ao TODO por copo? Li sobre 4ml por copo, talvez seja um exagero né
!?
Boa sorte

Legal cara! Fico feliz em poder estar inspirando alguém!

Isso mesmo, a seringa que comprei vinha com 6ml e a sugestão era para inoculação de 4 copos de 250ml cada

4ml por copo eu não acho que seja exagero não, na verdade eu acredito que o mais importante é a quantidade de esporos que você dilui. Por exemplo, se você raspar 1:4 do carimbo de esporos e diluir em 6ml ou 16ml, no final a proporção vai ser a mesma se você aplicar 1,5ml por copo com seringa 6ml e 4ml por copo com seringa de 16ml

Um abração e sucesso no seu cultivo, como li num relato do @Xaixoi, é uma atividade literalmente recompensadora ✌🏼
 
Opa! Salve @Psytherapist ! Parabéns pelo início da jornada! :)

Vou citar alguns pontos que observei, mas isso não significa que não irá dar certo o cultivo... São só pontos que acho que poderiam ser feitos diferentes. (estou voltando aos cultivos esse ano... ler o seu diário e pensar no que eu faria, ajuda a me preparar rs aí aproveito e compartilho ideias contigo)

1. Não opere em cima da cama. Não tem Lysol spray mágico!! Limpe o quarto, faça uma estufinha no ambiente com Lysol Spray, impessa o vento... E o principal: NÃO faça em cima da cama. A nossa cama é um substrato colonizados de contaminantes naturais! kkk
Sugestão: Use a mesa de passar roupa como superfície, cubra ela de alumínio e esterilize com álcool.

2. Materiais de controle de temperatura: Não sei onde moras, mas no Brasil temos sorte com isso. A não ser que você more em locais extremos, arrisco dizer que não precisa. Aqui em São Paulo nunca fiz esse controle e independente da época do ano deu certo. No meu caso, prefiro investir em luvas e máscaras para trocar a cada utilização do que em itens de controle de temperatura. Minha maior dificuldade sempre foram contaminações... : P

3. O peso nos copos é osso... rs Ficamos preocupados com cada detalhes que não percebemos antes, percebemos depois e achamos que vai dar ruim... rsrs Pode ter entrado água durante a pressão... (ou não! rs) Em todo caso, água até metade dos copos é exagero. Algo entre 2/5 e 3/5 da altura dos copos já está bom!

--

Sugestões:
- Faça furos no terrário! Só a bomba não renova o ar suficiente... Os furos podem ser vários (a ponto de não deixar uma mosca passar - largura de agulha de um ferro de solda já estaria bom)
- Também no terrário, faça aquela base legal de argila expandida (esterilizada), água mineral e uma gota mínima de água sanitária nessa água.


Paz e Luz!
 
Opa! Salve @Psytherapist ! Parabéns pelo início da jornada! :)

Vou citar alguns pontos que observei, mas isso não significa que não irá dar certo o cultivo... São só pontos que acho que poderiam ser feitos diferentes. (estou voltando aos cultivos esse ano... ler o seu diário e pensar no que eu faria, ajuda a me preparar rs aí aproveito e compartilho ideias contigo)

1. Não opere em cima da cama. Não tem Lysol spray mágico!! Limpe o quarto, faça uma estufinha no ambiente com Lysol Spray, impessa o vento... E o principal: NÃO faça em cima da cama. A nossa cama é um substrato colonizados de contaminantes naturais! kkk
Sugestão: Use a mesa de passar roupa como superfície, cubra ela de alumínio e esterilize com álcool.

2. Materiais de controle de temperatura: Não sei onde moras, mas no Brasil temos sorte com isso. A não ser que você more em locais extremos, arrisco dizer que não precisa. Aqui em São Paulo nunca fiz esse controle e independente da época do ano deu certo. No meu caso, prefiro investir em luvas e máscaras para trocar a cada utilização do que em itens de controle de temperatura. Minha maior dificuldade sempre foram contaminações... : P

3. O peso nos copos é osso... rs Ficamos preocupados com cada detalhes que não percebemos antes, percebemos depois e achamos que vai dar ruim... rsrs Pode ter entrado água durante a pressão... (ou não! rs) Em todo caso, água até metade dos copos é exagero. Algo entre 2/5 e 3/5 da altura dos copos já está bom!

--

Sugestões:
- Faça furos no terrário! Só a bomba não renova o ar suficiente... Os furos podem ser vários (a ponto de não deixar uma mosca passar - largura de agulha de um ferro de solda já estaria bom)
- Também no terrário, faça aquela base legal de argila expandida (esterilizada), água mineral e uma gota mínima de água sanitária nessa água.


Paz e Luz!

Obrigado meu nobre!
Realmente em cima da cama foi bem sem sentido, mas um ponto a melhorar 🙏🏼
Quanto ao controle de temperatura, eu faço questão mesmo porque quero ter o maior controle das variantes possível, para conseguir colher uma qualidade melhor, devido ao uso ser também terapêutico
E os outros pontos, anotados aqui! Obrigado pelo seu tempo e conselhos!
 
Agora fiquei na dúvida, se água até a metade e exagero 3/5 e mais exagero ainda, já que 3/5 é mais da metade. Ou estou errado?
uhum! o_O:sleep::ROFLMAO:

Vou tentar corrigir... 2/5 e pronto! (Mas olhando agora... Metade do copo não parece tããão exagero... mas eu ainda assim, deixaria pouco abaixo da metade.

Dá uma olhada Guia Completo de Cultivo Básico (essa é a minha bíblia, sempre foi).
No ítem 16 de procedimento está escrito: "Colocar 3 dedos de água na panela de pressão."

Olha a foto anexa. O copo é aquele do requeijão aviação.
Quanto ao controle de temperatura, eu faço questão mesmo porque quero ter o maior controle das variantes possível, para conseguir colher uma qualidade melhor, devido ao uso ser também terapêutico

Pode me dizer marca, modelo e qto custou etc? (do termostato e do termômetro digital, pls)

Vou observar bem aí como vc fez e vamos observar o tempo de inoculação...
No meu caso, sem controle de temperatura, a inoculação 100% acabava levando 7 a 8 semanas se não me engano.

Sempre dispensei essa técnica de controle de temperatura... Pode ser algo a melhorar no meu caso!
 

Anexos

  • copo-requeijão-aviação-3dedos.jpeg
    copo-requeijão-aviação-3dedos.jpeg
    433.5 KB · Visualizações: 3
Última edição:
uhum! o_O:sleep::ROFLMAO:

Vou tentar corrigir... 2/5 e pronto! (Mas olhando agora... Metade do copo não parece tããão exagero... mas eu ainda assim, deixaria pouco abaixo da metade.

Dá uma olhada Guia Completo de Cultivo Básico (essa é a minha bíblia, sempre foi).
No ítem 16 de procedimento está escrito: "Colocar 3 dedos de água na panela de pressão."

Olha a foto anexa. O copo é aquele do requeijão aviação.


Pode me dizer marca, modelo e qto custou etc? (do termostato e do termômetro digital, pls)

Vou observar bem aí como vc fez e vamos observar o tempo de inoculação...
No meu caso, sem controle de temperatura, a inoculação 100% acabava levando 7 a 8 semanas se não me engano.

Sempre dispensei essa técnica de controle de temperatura... Pode ser algo a melhorar no meu caso!

Pelos relatos que vi aqui, os cogumelos mais bonitos e saudáveis são os que tiveram o melhor controle de temperatura, umidade, nutrientes no substrato, e claro, de assepsia.
Eles levam em média 4 semanas de inoculação, mas vamos ver como reage, até agora a temperatura está variando entre 28.9 e 29.3 e to querendo baixar 0,5 grau no termostato na próxima vez que eu abrir a caixa térmica

Modelo e marca não sei, mas procurei por “Termostato de Aquário de 75 Watts”
73AD4D63-8BAC-40ED-90F5-B722A1196956.jpeg
e “Termômetro digital com sonda”
B637BF2A-00DD-4A16-933E-5837D92C3CF4.jpeg

Encontrei os dois em uma loja de aquarismo e custou 95 reais o Termostato e 40 o termômetro, acredito que vale a pena o investimento, e nos próximos cultivos pretendo comprar um Termohigrometro, que afere também a umidade, que é outra variante que eu gostaria de controlar pra fazer um trabalho cada vez mais profissional, mas é aquela coisa, pra dar certo não necessariamente precisa
 
Tudo bem @Psytherapist ? ^^

Também estou iniciando meus cultivos agora e já me preparando para colheita, então minha experiência ainda não é tanta assim hehe
Uma coisa que me incomodou um pouco foi a temperatura do teu termostato... não seria melhor deixar exatamente na temperatura que tu almeja? :x
Eu deixei o meu em 28 e não tive problemas com isso. Foi uma colonização em uma boa velocidade e bem tranquila ^^
Acho que a caixa de isopor consegue cumprir bem com o papel de deixar a temperatura interna bem estável :)

Outro ponto... não confie muito nesses termohigrômetros que mostrou... eles parecem apresentar alguns problemas de precisão as vezes como relatado aqui Review de Higrômetros
Dessa forma é bom as vezes apenas confiar no desenrolar do processo sem uma visão muito rigorosa em cima pra evitar ansiedade e essas coisas (ainda estou aprendendo isso hehe)

Como já falaram acima, evite a cama haha
Mas acho que o maior cuidado que deve se tomar mesmo é com as correntes de ar. Um local sem vente já é algo extremamente promissor para que tudo corra muito bem :)

Bom, vou ficar acompanhando aqui seu progresso!

Boas safras imão! 🍃 🍄
 
Tudo bem @Psytherapist ? ^^

Também estou iniciando meus cultivos agora e já me preparando para colheita, então minha experiência ainda não é tanta assim hehe
Uma coisa que me incomodou um pouco foi a temperatura do teu termostato... não seria melhor deixar exatamente na temperatura que tu almeja? :x
Eu deixei o meu em 28 e não tive problemas com isso. Foi uma colonização em uma boa velocidade e bem tranquila ^^
Acho que a caixa de isopor consegue cumprir bem com o papel de deixar a temperatura interna bem estável :)

Outro ponto... não confie muito nesses termohigrômetros que mostrou... eles parecem apresentar alguns problemas de precisão as vezes como relatado aqui Review de Higrômetros
Dessa forma é bom as vezes apenas confiar no desenrolar do processo sem uma visão muito rigorosa em cima pra evitar ansiedade e essas coisas (ainda estou aprendendo isso hehe)

Como já falaram acima, evite a cama haha
Mas acho que o maior cuidado que deve se tomar mesmo é com as correntes de ar. Um local sem vente já é algo extremamente promissor para que tudo corra muito bem :)

Bom, vou ficar acompanhando aqui seu progresso!

Boas safras imão! 🍃 🍄

Valeu brother!! Também estou no primeiro cultivo, mas dei uma boa estudada antes de iniciar.
Na verdade a temperatura que você coloca no termostato é pra aquecer a água até aquela temperatura selecionada, não a temperatura da caixa.
Ajustei o termostato para 33 porque a água quente troca calor com o vidro e o interior da incubadora (que naturalmente perde temperatura), por isso o termômetro pra verificar a temperatura interna da caixa, que tá na média dos 29 graus.

Nessas condições, se a minha incubadora fosse maior, a temperatura certamente estaria mais baixa e por aí vai. Quanto à temperatura, como já foi dito, se não for em condições extremas, só vai influenciar no tempo de inoculação e na qualidade dos frutos, mas uma inoculação de entre 24 e 32 graus eu acredito que funcione, mas não é o ideal.

Nas pesquisas do Paul Stamets ele comenta que a temperatura ideal para o desenvolvimento do micélio de P.Cubensis é de 28 a 30 graus, não a incubadora, mas isso dentro do copo! Ele lembra que o micélio ao se desenvolver libera gases que aumentam um pouco a temperatura dentro do copo - aí vai uma dúvida, mais quente quanto?
Porque surge a dúvida, a caixa com 28 graus, quanto seria a temperatura interna do copo com a ação dos gases? 28,5 / 30 / 31?

E as imagens que enviei foram de modelos de termômetros, não de termo higrômetro, mas eu pretendo comprar futuramente e aceito sugestões!
Grato e um abraço
 
Na verdade a temperatura que você coloca no termostato é pra aquecer a água até aquela temperatura selecionada, não a temperatura da caixa.
Ajustei o termostato para 33 porque a água quente troca calor com o vidro e o interior da incubadora (que naturalmente perde temperatura), por isso o termômetro pra verificar a temperatura interna da caixa, que tá na média dos 29 graus.

Opa, não tinha pensado por esse ângulo xD
Na próxima vou tentar fazer o mesmo pra ver como a colonização se comporta com isso ^^

Nas pesquisas do Paul Stamets ele comenta que a temperatura ideal para o desenvolvimento do micélio de P.Cubensis é de 28 a 30 graus, não a incubadora, mas isso dentro do copo! Ele lembra que o micélio ao se desenvolver libera gases que aumentam um pouco a temperatura dentro do copo - aí vai uma dúvida, mais quente quanto?
Porque surge a dúvida, a caixa com 28 graus, quanto seria a temperatura interna do copo com a ação dos gases? 28,5 / 30 / 31?

São questões que eu ainda não saberia te responder :s
Mas deixa eu tentar aliviar um pouco tua preocupação ^^

Durante nosso cultivo estamos sempre tentando criar o melhor ambiente possível pois é natural querer ver nosso trabalho frutificar de maneira exuberante. Contudo, é sempre bom lembrar que, na natureza, os cubensis nascem diretamente da bosta kkkkkk
Eles surgem em um ambiente sem controle algum e ainda assim conseguem produzir belos frutos ^^
Então a dica que deixo é essa: sempre que bater um nervosismo, um medo se estamos pegando o caminho certo ou não, basta lembrar que a natureza consegue dar seu jeito sempre ^^ (agradeço muito ao @AlmaLivre por ter puxado minha orelha sobre isso algumas vezes haha)

Eu digo isso mas eu também sou rato de informação e gosto de entender direitinho como tudo tá rolando hehe
O que eu falei foi só mesmo para dar uma acalmada no coração enquanto certos dados ainda não estão acessíveis :)

Fica na paz e boa sorte no cultivo! 🍄 🍄 🍄
 
Então a dica que deixo é essa: sempre que bater um nervosismo, um medo se estamos pegando o caminho certo ou não, basta lembrar que a natureza consegue dar seu jeito sempre ^^ (agradeço muito ao @AlmaLivre por ter puxado minha orelha sobre isso algumas vezes haha)

Sábias palavras, amigo! Realmente não há nem o que eu dizer, só agradecer!

E cada vez que alguém desprende do seu tempo e soma com sua experiência e conhecimento, mais confiante e grato eu fico com o processo!

Obrigado pelos toques, dei uma olhada no tópico sobre os termo higrômetros (que eu ainda não tinha visto) e já agregou muita informação, além das outras que você citou!

Bons frutos na sua jornada também, meu nobre!
 
Atualização 21.07.2020 - 8 dias após a incubação
Nos últimos 3 dias a temperatura oscilou bastante para cima, atingindo 29.7 mesmo em dias frios

Aproveitei para baixar 0,5 grau Celsius e para retirar a dupla camada de papel alumínio que tinha colocado em cima dos copos.

Percebi que em um copo uma fita micropore havia sido “furada” no local do furo da agulha e vi também que em outro copo eu acho que esqueci de colocar as fitas, porque elas não estavam lá... e tanto nesse copo como no que tava com o micropore furado, estava querendo sair um liquido branco, apenas recoloquei as fitas sem contato com o líquido, porém mesmo o sem fita desenvolveu bem (penúltimo da foto).

6708C4D1-3E86-4610-8038-59FFDFF0CEB5.jpeg6B5B6F22-A19D-4037-B03C-C19453036EB8.jpeg

Copo com o desenvolvimento mais rápido:
D3BE7D4A-F8A0-481A-8015-7BE84F52157E.jpeg

No geral percebi um bom desenvolvimento em um copo, e um pouco mais lento nos outros, porém todos parecem saudáveis, embora o último copo da foto pareça um pouco seco.
Ao recolocar os copos na incubadora, eu girei eles com o lado menos desenvolvido para a garrafa e aproximei um pouco mais.
Antes de fechar, a temperatura estava em 27,2 graus, tentei ser o mais breve possível para evitar contaminações e variação de temperatura.

B7B3B09D-9583-402B-BE36-5CBFB5ED7A47.jpeg1F2939F3-D476-4F58-BDFB-D64CB255A3C9.jpeg

O que vocês dizem sobre a formação das hifas até então? Obrigado pela participação 🙏🏼
 
Pessoal, uma pergunta que não encontrei nos grupos:
Hoje chegou a ampola de esporos que comprei na internet, veio selada em embalagem de alumínio, (TOP) vou fazer os bolos de substrato daqui 1 semana, quando chegar o aquecedor, pois moro em Floripa e tem feito alguns dias um pouco frios.
Essa ampola herméticamente fechada e lacrada eu guardo na geladeira ou deixo fora mesmo?:unsure:
Já agradeço os amigos!!!!:love:15953753180578113672509372591836.jpg
 
Última edição:
Dale irmão, tô curtindo seu diário.
Pessoal, uma pergunta que não encontrei nos grupos:
Hoje chegou a ampola de esporos que comprei na internet, veio selada em embalagem de alumínio, (TOP) vou fazer os bolos de substrato daqui 1 semana, quando chegar o aquecedor, pois novo em Floripa e tem feito dias frios.
Essa ampola herméticamente fechada e lacrada eu guardo na geladeira ou deixo fora mesmo?:unsure:
Já agradeço os amigos!!!!:love:View attachment 116286
Dale irmão boa noite. Guardar na geladeira vai ser a melhor opção para manter os esporos viáveis por mais tempo. Grande abraço.
 
Dale irmão, tô curtindo seu diário.

Dale irmão boa noite. Guardar na geladeira vai ser a melhor opção para manter os esporos viáveis por mais tempo. Grande abraço.
Eee valeu! Vai agora pra lá. :ROFLMAO:🙏
 
Back
Top