Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático MDK - 4º cultivo

Diário de cultivo problemático.
Bom, depois de 2 cultivos de sucesso e 1 de aprendizado, vamos ao 4º cultivo.

Estava pensando na falta de organização do meu 3º cultivo, na verdade isso já veio do 2º cultivo do qual fiz varios carimbos de 2 strains mas não anotei em seus respectivos envelopes. Fiquei cheio de carimbos sem saber a strain(PE6 e Transkey) e 1 de MDK.

Comecei meu 2º cultivo com o MDK e os não identificados. Depois de 2 cultivos tranquilos, fiz o 3º de qualquer forma, apressado e ancioso. O resultado foi que perdi tudo menos 1 copo, que era de MDK. Cortei o bolo em pedaços e montei um pequeno casing.
Desse cultivo que me rendeu 8 cogus mínimos, tirei 1 carimbo do qual inicio o meu 4º cultivo.

4º Cultivo.
Strain: MDK
Técnica: PF e Casing
Método de inoculação: Seringa multiesporos
Data da inoculação: ?
Estereliazação: copos, 1h na PP. Milho, fracionada em 2 dias, 30min no primeiro e 1h no segundo depois de 1 dia de molho e 30min de cozimento.

Fotos:
rezise4.jpgrezise.jpgrezise5.jpgrezise2.jpgrezise3.jpg

To com dúvida sobre a camada de casing, vi um tópico no Mycotopia onde um usuário fez um teste cobrindo metade do casing com vermiculita e a outra metade com fibra de coco(acho que era isso, é algum substrato pra terrário de répteis). Qual a melhor substrato pra camada de casing?
 
Qual a melhor substrato pra camada de casing?

Cara, se vc conseguir juntar 1.1 de vermiculita e pó de coco, já está ótimo mesmo...
O musgo sphagnum tem me ajudado muito e tenho tido resultados incríveis...
Uma parte de cada, umedece, 10 min de microondas, dx esfriar e manda ver...
 
Coroa, vou ver se acho esse mugo. Encontro em loja de jardinagem né?

A propósito, achei a foto do teste que o cara fez, do lado esquerdo vermiculita e do lado direto coir (creio ser fibra de coco)

25806d1147746474-coir-vs-verm-casing-dramatic-pix-coir-side.jpg
 
Achei esse musgo muito caro, qual a média de preço?
A fibra de coco eu coprei pelo ebay. Vem lá de Israel, espero que não demore muito a chegar.

Edit: eu achei a média de 10 reais 100g, mas esqueci que tem pouca densidade, deve render.
 
Achei esse musgo muito caro, qual a média de preço?
A fibra de coco eu coprei pelo ebay. Vem lá de Israel, espero que não demore muito a chegar.

Edit: eu achei a média de 10 reais 100g, mas esqueci que tem pouca densidade, deve render.

No ML acho que dá pra ter uma base de preço...
Mas não tá muito fora disso...
Ele rende muito! Muito mais que pó de coco...
Umas 100g dá pra vários cultivos... Pq vc vai somar o musgo e não usá-lo de base...
E vc ainda vai picotá-lo com uma tesoura... Rende bem!
Eu paguei mais ou menos isso mesmo e não me arrependi....
Já usei muito e tem mais de meio pacote!
Vale a pena!
 
Hum que curioso, já presenciei esse tipo de situação também Khrin, já faz anos, mas não encontrei resposta para essa mudança do micélio, será que as hifas voltaram a ser monocarióticas?

No meu caso, inoculei, incubei, fui viajar voltei 20 dias depois e quando observei um dos copos, ele já apresentava este aspecto.

Acreditei ser algum contaminante tipo cobweb pela coloração mas com um tempo de crescimento e forma semelhante às hifas de cubensis.

Im000849P.C.1 Teste1.jpg
 
esse copo foi pra frente?

Sim, ambos micélios completaram colonização, dividiram o território bem definidamente, mas só um dos lados frutificou, nesta época eu utilizava uma seringa de 1,5 ml, com esporos super diluidos, visto que eu estava tentando escapar dos contaminantes contidos no carimbo de esporos selvagem. Apesar da coloração (que foi novidade) eu não descartei o copo e observei-o completar a colonização.

Quando completou, a Colonização coloquei para frutificar, ambos micélios ficaram felpudos, porém só o branco produziu os cogumelos. Então descartei o bolo para me previnir caso fosse uma contaminação.
View attachment 25472
01cgu.jpg
 
atualizando
DSCF1197_2000x1500.jpgDSCF1196_2000x1500.jpg
o pote do meio foi misturado umas 3~4 vezes durante a colonização, estou esperando o micélio ficar mais forte pra mandar pro terrário.
 
Maravilha de micélio, parabéns a todos vocês (fungos e humano). Como preparou o milho?
 
Inoculou com solução de esporos ou cl??
Não tenho sorte com milho...
 
Multiesporos, ate agora não consegui fazer cl. Eu tambem tenho dificuldade com milho, mas deu certo dessa vez.

Show!
Parabéns messssssmo!!!! Mandou bem!
Boa sorte ae!!!
 
É impressionante como os verde gostam de aparecer nesses grãos,tirando isso eu acho ele um bom substrato pra se trabalhar.Como todos nos sabemos,se acerta na umidade do milho a colonizacão é vap tivup! :D
 
Back
Top