Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático MDK - 4º cultivo

Diário de cultivo problemático.
Bom, depois de 2 cultivos de sucesso e 1 de aprendizado, vamos ao 4º cultivo.

Estava pensando na falta de organização do meu 3º cultivo, na verdade isso já veio do 2º cultivo do qual fiz varios carimbos de 2 strains mas não anotei em seus respectivos envelopes. Fiquei cheio de carimbos sem saber a strain(PE6 e Transkey) e 1 de MDK.

Comecei meu 2º cultivo com o MDK e os não identificados. Depois de 2 cultivos tranquilos, fiz o 3º de qualquer forma, apressado e ancioso. O resultado foi que perdi tudo menos 1 copo, que era de MDK. Cortei o bolo em pedaços e montei um pequeno casing.
Desse cultivo que me rendeu 8 cogus mínimos, tirei 1 carimbo do qual inicio o meu 4º cultivo.

4º Cultivo.
Strain: MDK
Técnica: PF e Casing
Método de inoculação: Seringa multiesporos
Data da inoculação: ?
Estereliazação: copos, 1h na PP. Milho, fracionada em 2 dias, 30min no primeiro e 1h no segundo depois de 1 dia de molho e 30min de cozimento.

Fotos:
rezise4.jpgrezise.jpgrezise5.jpgrezise2.jpgrezise3.jpg

To com dúvida sobre a camada de casing, vi um tópico no Mycotopia onde um usuário fez um teste cobrindo metade do casing com vermiculita e a outra metade com fibra de coco(acho que era isso, é algum substrato pra terrário de répteis). Qual a melhor substrato pra camada de casing?
 
eu acho que bosta de vaca autoclavada é, inexoravelmente, o melhor substrato. é impressionante como o fungo consegue se 'adaptar' (e aí vai uma discussão enorme sobre evolução...) ao milho e à vermiculita. é impressionante como até mesmo um jorro de juventude inata consegue florescer o mais decaido micélio.
 
os pins continuam lá, nao escureceram e nem cresceram, mudei o terrário, achora acho que vai.
box de cima - cultivo de San Pedro
box de baixo - Cogus
borrifador vermeho
ainda não fiz furos para troca de ar, amanha vejo o melhor esquema, pois gastei grana com aperto no peito. hhaaha

as fotos ficaram toscas pq nao tive paciencia.
DSCF1648_2000x1500.jpg
 
Puxa irmão sei como é, tive um cultivo de texas uma vez que demorou 14 dias para pinar, quase pirei.
Tive olhando o seu casing e tive a impressão de ser um fungo com desenvolvimento algodoado, estou certo? se estiver, os fungos com este tipo de desenvolvimento são mais sucetiveis a doenças, demoras de colonização, demoras de pinagem(lógico que não é uma regra, pois ja obtive boas colheitas com fungos algodoados os chamados flufly), porem são diferentes dos rizomórficos que são mais rapidos e agressivos, e são mais resistentes a competidores, ja observei também que obtenho mais cachos com micélio rizomorfico chegando de 8 a 12 corpos de frutificação do mesmo nó infal. Em alguns laboratórios( não posso afirmar todos) que desenvolvem micélios de cogumelos comestiveis e medicinais, o tipo de fungo algodoado é descartado pelos micologos ja no processo de colonização dos grãos, pois eles devem garantir a venda de um fungo que traga bons resultados a seus clientes, e tenham mais resistencia, e melhores resultados de adaptação ao substrato escolhido pelo fungicultor, garantindo assim fatisfação do cliente :rolleyes:.
Fibra de coco de Israel:eek:, nossa mano é tão dificel a fibra de coco onde vc vive? Depois de alguns testes, utilizando algumas misturas para o casing percebi que os melhores resultados foram obtidos por fibra de coco feito por mim. As compradas normalmente vem com um tipo de cola, que deixam a fibra bem compacta, ela é normalmente é mais ressecada, tipo não curto, não sei a disponibilidade do seu tempo mas o meu é bem corrido, mas sempre sobra um tempinho pra preparar a fibra. Se sua cidade não é de clima tropical e não tem coqueiros pelas ruas concerteza deve existir alguma banquinha no centro ou lanchonetes de produtos naturais que deva ter o coco natural para beber, tipo o cara fura na hora tira a agua e da pra vc beber, pessa para o atendente se ele não poderia dar-lhe uns 3 cocos ja usados, que ele vai te arranjar sem duvidas, o esquema é bem simples:
- com uma faca tire só a camadinha verde da casca deixando a carne que reveste o coco própriamente dito(a casca dura no interior do fruto que armazena a agua)
- depois va com uma faca cortando lascas desse revestimento bem rente ao coco(acho que é esse o nome)
- depois com um martelo va amacetando no chão mesmo essas lascas, vc vai reparar que muita agua vai saindo e oque sobra é a fibra(tipo vão ficar varios fios bem macios)
- tire o excesso de massa das fibras e deixe secar bem ao sol, vc vai ver que o produto final ficara ótimo e mais natural seus fungos iram ficar felizes.:D

Outra veja as trocas gasosas não vi furos para troca de CO2

Figurinha, é a primeira vez que vejo uma abordagem sobre monocariótica, dicariótica:D é bem interessante se isso estiver certo, ja tive potes assim também do nada ficou ralinho mas depois de um tempo parecem que ha uma recombimação genética ocorrendo novamente um micélio mais denso que se desenvolve por cima não tenho uma experiencia profunda para dizer o porque e nem a importancia dessa situação mas tenho um livro que explica sobre isso vou dar uma olhada e se for de grande valia, posto aqui.

No demais o mais dificel vc ja fez meu irmão seu casing esta lindão tenha paciência
 
Térrario visto de cima.

Bloco colonizado pinando de Pleoutorus sajor-caju
DSCF1656_2000x1332.jpgDSCF1661_2000x1332.jpg
 
o Sajor caju ta crescendo o P. cubensis até agora nada, vi uns sinais de nós hifais. Vamos ver né...
DSCF1672_2000x1332.jpgDSCF1676_2000x1332.jpg
 
ta lindo esses plerotus khrin!! Deu vontade de cultivar uns agora tb....mesmo procedimento dos cubies neh?

To acompanhando aqui.
 
É o mesmo procedimento. Eu comprei o substrato já colonizado

Eu li por aí que luz não interfere no crescimento dos cogumelos mas o sajor caju esta abortando e dando frutos pequenos, seria a falta de iluminação ou oxigenação? Eu já tinha feito os furos para troca de ar antes de perceber essa falta de crescimento.
 
Back
Top