Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático MDK - 4º cultivo

Diário de cultivo problemático.
Bom, depois de 2 cultivos de sucesso e 1 de aprendizado, vamos ao 4º cultivo.

Estava pensando na falta de organização do meu 3º cultivo, na verdade isso já veio do 2º cultivo do qual fiz varios carimbos de 2 strains mas não anotei em seus respectivos envelopes. Fiquei cheio de carimbos sem saber a strain(PE6 e Transkey) e 1 de MDK.

Comecei meu 2º cultivo com o MDK e os não identificados. Depois de 2 cultivos tranquilos, fiz o 3º de qualquer forma, apressado e ancioso. O resultado foi que perdi tudo menos 1 copo, que era de MDK. Cortei o bolo em pedaços e montei um pequeno casing.
Desse cultivo que me rendeu 8 cogus mínimos, tirei 1 carimbo do qual inicio o meu 4º cultivo.

4º Cultivo.
Strain: MDK
Técnica: PF e Casing
Método de inoculação: Seringa multiesporos
Data da inoculação: ?
Estereliazação: copos, 1h na PP. Milho, fracionada em 2 dias, 30min no primeiro e 1h no segundo depois de 1 dia de molho e 30min de cozimento.

Fotos:
rezise4.jpgrezise.jpgrezise5.jpgrezise2.jpgrezise3.jpg

To com dúvida sobre a camada de casing, vi um tópico no Mycotopia onde um usuário fez um teste cobrindo metade do casing com vermiculita e a outra metade com fibra de coco(acho que era isso, é algum substrato pra terrário de répteis). Qual a melhor substrato pra camada de casing?
 
Good vaibsssss pra vc mano,

boa sorte.

Paz.
 
Tá na hora de montar o casing, o micélio já está bem forte. Estou esterelizando a turfa pra montar o casing, comprei fibra de coco mas ainda não chegou. Pretendo fazer tipo o empadão que o Mauricío postou em algum tópico, pra diminuir as chances de contaminação.

DSCF1201_2000x1500.jpg

Eu pretendo fazer uma camada fina, esperar o micélio cobrir depois fazer mais uma ou duas camadas. Alguém tem alguma dica?
 
Casing montado e de volta a incubadora, não fiz o empadão pois minha glovebox não é totalmente selada então tive que fazer rápido.
Fiz camada inferior e superior o que tomou espaço, então devo deixar só essa camada mesmo.
Montei 2 casings médios com 1 pote, usei 2 tapewares rasos e transparentes, devo cobrir a volta com papel alúminio?
 
Po tá muito legal cara, lindão esse micélio, tenho grandes dificuldades com milho, cobre o casing ao redor pra náo nascer desntro do vidro, tive uns que ficaram amassadinhos na lateral do vidro de um casing, aí desenvolveram antes de sair do casing, mas era um pote transparente e fundo!
 
Realmente esta muito lindo esse micélio....

Tem que caprichar agora no terrario que tem tudo pra dar certo...

Vai dar bons frutos



Boa Sorte!!
 
O micélio já está tomando conta da camada de um dos casings. O outro casing está mais lento, não sei porque se foi feito da mesma forma e com o mesmo spawn.

DSCF1243_2000x1500.jpgDSCF1244_2000x1500.jpg

O micélio tomando conta da camanda de turfa eu vou cobrir com uma camada de vermiculita, ou fibraa de coco se chegar logo
 
passa um plastico preto por fora dessas quentinhas senao vai pinar a parte de baixo e as laterais tambem.
ae fica aquela bagunca de cogumelos apodrecendo/esporulando por baixo do bolo e contamina rapidao.
 
Ta ficando bunito khrin, sorte com a empreitada! :pos:
 
Os potes e copos estagnaram, consegui identificar visualmente que o milho foi contaminado por bactéria, os copos eu nao sei, vou ver isso mais tarde. Provavelmente farei um casing com eles.

Com a perda vi que é melhor agitar o pote durante a colonização, é muito mais rápido. Só não sei o que aconteceu com os copos, nucna tive problemas com eles.
 
Quase totalmente coberto, vou cobrir com vermiculita e levar pro terrário.

DSCF1319_1500x2000.jpg

Um dos potes que azedou eu coloquei em um saco com turfa e esta colonizando rápido, não sei o que eu faço com isso, quando estiver 100% dá pra frutificar no saco mesmo?
abri o saco e cheirei, está com cheiro normal de micélio, será que é arriscado consumir os cogus devido a bactéria?

DSCF1316_2000x1500.jpg
 
ta tudo certinho, MENOS A PARTE VOCE CHEIRANDO O SACO.
nao faca isso nunca mais, conselho de amigo.
 
Dei uma baforada esse dias sem quer em um carimbo, foi fatal!

Quando o esporo germinou eu visualizei dois tipos de contaminacao diferente:neg:
 
Khrin tu sabes que visualizacao a olho nu de bacterias pode te dar uma grana preta?
to com uma podreira na unha do meu dedao do pe vou tirar uma foto sera que tu tambem consegue identificar pelo olho?
ou vai precisar de uma meia suja pra cheirar pra ter certeza?

(visualmente falando acredito que nada contaminou, o que tu julgas ser contaminacao eu diria excrecao de micelio - xixi mesmo)
 
a bacteria abre uma "clareira" melada onde tinha micélio, a excreção do micélio não, mas até que é parecido.

Ah ,quando julguei que estava contaminado eu abri o pote e realmente estava um cheiro de azedo.
De qualquer forma não está mais, se frutificar eu como.
 
Calma ainda esta em tempo de frutificação,
mas geralmente 15 dia ja era pra ter primordias e pins,
foi bom vc da um dank pra da uma estimulada no micelio,
e quanto vc tirar o casing de dentro da marmita não tem
problema nenhum fica tranquilo quanto isso ja fiz isso varias vezes,
e boa sorte ae irmão nesse cultivo, ae pode esperar q vai render belos frutos.

Paz e luz.
 
o micélio so voltou a crescer uns 13 dias depois, nos ultimos 2 dias ele azulou, ficou meio ressecado, fiz o dunk ele sugou muita agua. Amanhã coloco de novo no terrário
Valeu pela positividade bolo, espero realmente colher bons frutos.
 
Back
Top