Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Mazatapec (Bolos PF e casings) - Primeiros cultivo

Diário de cultivo completo.
Olá, pessoal!
Primeira vez que apareço aqui, mas estou espiando vocês faz algum tempo :teo_ninja: haha
Venho com boas noticias (ou assim espero...), e queria aproveitar e agradecer todo mundo que colabora com o forum ai =)

Começando:
Dia 16/10 fiz uma seringa e inoculei 4 copos com esporos do PC Mazatapec. Lavei o banheiro de uma amiga com cloro, quase morri, mas no fim deu tudo certo (Crianças, cuidado com o cloro, experiencia própria ). O substrato foi a receita de PF padrão, com vermiculita, arroz e agua. Poucos dias depois já apareceram os primeiros sinais de micélio. Inicialmente eles se desenvolveram muito bem e, dos 4 copos um se desenvolveu muito rapido e colonizou tudo, dois um pouco mais lentos e outro estava de retardatario. Depois acabei suspeitando que esses 3 copos estavam mais compactados no fundo e por isso estavam demorando, virei os copos de cabeça pra baixo e no retardatario tbm fiz um furo de agulha e cobri com microporo. Agora todos aceleraram a colonização e só falta o mais atrasado colonizar tudo.
Ainda não tenho controle de temperatura. Eles ficaram colonizando dentro de uma caixa de papelão em cima da geladeira e, quando esquentava mais, eram passados pra dentro de um armario.

Enquanto eles colonizavam fui criando uma glovebox (que no fim acabou ficando apertada, mas já serve pra eu não morrer com o cloro :morto:), o terrario e principalmente estudando mais...

Dia 07/11 passei o copo mais acelerado para o terrário. Os outros dois copos aparentemente já colonizaram tudo também, mas vou dar mais uns dois dias pra eles. O ultimo copo ainda tem uns 2cm para colonizar..
Nesse dia também já aproveitei para fazer mais uma seringa e realizar a inoculação de esporos em potes de milho para tentar fazer alguns casings, realizei a esterilização de 4 dias do milho que vi aqui no forum numa postagem do Mauricio (Ferve, deixa uma hora de molho, tira a agua. Nos dois dias seguintes a mesma coisa. Passa pros potes, cobre com aluminio e panela de pressão neles!!!).

Tentei manter a maior assepsia durante os processos, mas ocorreram alguns acidentes que talvez atrapalhem o processo. A luva descolou e abriu uma pequena entrada para a glovebox. A caixa também ficou pequena, me obrigando a abrir algumas vezes para trocar os potes de milho que estavam lá dentro e poder continuar trabalhando. Alem disso também, percebi que quando eu movimentava a mão lá dentro a fresta da tampa se movimentava, ou seja, havia entrada e saida de ar por lá (tentei tampar com fita, mas acho que não adiantou muito). Alem disso o pano de uma das panelas de pressão queimou e me obrigou a desligar o fogo um pouco antes do desejado... Mas, vamos esperar pra ver...

Quanto aos copos colonizados, como disse, passei o primeiro para dentro do terrário. Não estou com dinheiro pra comprar um termohigrometro decente e comprei um xing-ling. Resultado: Ele trava lá pelos 85% de umidade --"
O terrário é basicamente uma caixa organizadora de 60 litros, um compressor de aquario de 2litros/minuto, o que me dá 2 trocas de ar por hora. A mangueira do compressor entra por um lado da caixa e vai para dentro de um pote de sorvete com agua e pedras de argila expandida. O fundo do terrario também tem um espelho d'agua e argila expandida. As laterais estão escurecidas com sacos de lixo preto para que a luz venha apenas de cima.

:?:
Aqui está a primeira duvida: Fiz apenas dois pequenos furos cobertos com microporo proximo ao fundo do terrario para saida de CO2 no lado oposto ao da mangueira de ar. A ideia era que desse modo o ar novo que está entrando teria que passar por todo o terrario para então sair do outro lado. Voces acham que está tudo bem ou seria melhor fazer diversos furos proximos à base da caixa? Estou achando que se fizer mais furos terei problemas com a umidade (lembrando que só controlo até os 85% =p )...

Segunda duvida, ao abrir o copo mais desenvolvido para coloca-lo no terrário, havia uma micélio bem estranho sobre a camada de vermiculita, bem fino e algodoado. Fiquei em duvida se poderia ser cobweb ou se isso é normal mesmo já que lá não tem nutrientes para ele se desenvolver direito. Acho que posso ficar tranquilo por enquanto, certo?! O cheiro estava delicioso, bem adocicado e apetitoso, isso me deixou mais tranquilo...

Quando eu virei os copos de cabeça para baixo, depois de alguns dias o vidro ficou bem umido. Isso é excesso de agua na hora de fazer o substrato ou é normal mesmo?
Essa umidade só apareceu onde o micelio não está encostando no vidro, parece que é da "respiração" dele mesmo, mas talvez esteja excessivo...

E, por fim, achei que o milho estava mais umido que o ideal, no entanto já estava prevendo errar isso da primeira vez e então coloquei uma camada de vermiculita seca no fundo dos potes de milho. Creio que isso ajude a controlar a umidade. Qualquer problema também já tenho mais uns 10ml de esporos prontos para serem inoculados...

Valeu, pessoal.
Espero começar a poder colaborar com vocês. Gostei dessa coisa de micologia =)

Vou manter o diário atualizado a partir de agora, especialmente com os potes de milho que estão só começando!

Anexos

• 20151107_174130.jpg
    20151107_174130.jpg
    153 KB · Visualizações: 127
  • 20151107_174224.jpg
    20151107_174224.jpg
    161.1 KB · Visualizações: 119
  • 20151107_174237.jpg
    20151107_174237.jpg
    165.1 KB · Visualizações: 118
  • 20151107_174956.jpg
    20151107_174956.jpg
    66.5 KB · Visualizações: 117
  • 20151107_182651.jpg
    20151107_182651.jpg
    124.9 KB · Visualizações: 116
  • 20151107_182751.jpg
    20151107_182751.jpg
    119.1 KB · Visualizações: 117
  • 20151107_182806.jpg
    20151107_182806.jpg
    100.2 KB · Visualizações: 118
  • 20151107_182935.jpg
    20151107_182935.jpg
    94.8 KB · Visualizações: 114
  • 20151107_183005.jpg
    20151107_183005.jpg
    102.7 KB · Visualizações: 115
  • 20151107_183018.jpg
    20151107_183018.jpg
    129 KB · Visualizações: 119
  • 20151107_183221.jpg
    20151107_183221.jpg
    60 KB · Visualizações: 123
  • 20151107_183230.jpg
    20151107_183230.jpg
    52.6 KB · Visualizações: 117
  • 20151107_183311.jpg
    20151107_183311.jpg
    97.6 KB · Visualizações: 120
Os outros dois copos aparentemente já colonizaram tudo também, mas vou dar mais uns dois dias pra eles.
Lembre de dar uma semana para consolidar!
A caixa também ficou pequena, me obrigando a abrir algumas vezes para trocar os potes de milho que estavam lá dentro e poder continuar trabalhando.
Essa parte é mesmo preocupante, mas você pode minimizar esses problemas, limpando bem o pote de milho e flambando a agulha todas as vezes.
Quanto aos copos colonizados, como disse, passei o primeiro para dentro do terrário. Não estou com dinheiro pra comprar um termohigrometro decente e comprei um xing-ling. Resultado: Ele trava lá pelos 85% de umidade --"
Esses higrômetros xing ling são um problema, que logo você vai perceber, desnecessário. Mais fácil confiar nos seus sentidos do que neles.
Aqui está a primeira duvida: Fiz apenas dois pequenos furos cobertos com microporo proximo ao fundo do terrario para saida de CO2 no lado oposto ao da mangueira de ar.
É besteira acreditar, ainda mais num sistema tão pequeno que o ar forma duas fases distintas e separadas. De qualquer forma, cada terrário é um quebra cabeça que a gente tem que ajustar aos poucos. Por exemplo, alguns permitem uma passagem de ar grande pelas bordas, pois não vedam bem. O clima e umidade do ambiente também influi na capacidade dos terrários manterem os parâmetros. Outro fator é se você vai abanar algumas vezes ao dia, ou não. Você vai precisar descobrir se estão recebendo troca gasosa suficiente.
Segunda duvida, ao abrir o copo mais desenvolvido para coloca-lo no terrário, havia uma micélio bem estranho sobre a camada de vermiculita, bem fino e algodoado.
Parece completamente normal pelo que vi na foto.
Isso é excesso de agua na hora de fazer o substrato ou é normal mesmo?
Normal, é condensação da umidade do bolo.
Está indo muito bem, boa sorte! Mantenha-nos atualizado e considere a ideia de escolher um avatar ;).

Última edição:
Valeu, Malahov =)

Beleza, vou dar ainda mais tempo pra eles então. Pensava que uns 3 dias de consolidação já estava ok.
Sim, limpei tudo que entrava na caixa com bastante alcool 70% e flambei a agulha também.

Essa caixa/terrário realmente não veda nada bem, e só reparei nisso depois de comprar. Para evitar que todo o ar novo saisse por cima eu passei plastico filme nas bordas da caixa, isolando um pouco melhor e forçando o ar a sair mais por baixo. Acho que não vou pŕecisar abrir e abanar por causa do compressor que (teoricamente) está dando uma boa troca de ar lá dentro (compressor de 2l/minuto X 60 minutos = 120l/h / 60l da caixa = duas vezes por hora). Alem disso, não estou cultivando eles aqui em casa por causa da familia, mas na casa de uma amiga minha (produzimos cerveja aqui e cogumelos lá :atrapalhado:), então vou ter que confiar/melhorar a automatização do meu sistema mesmo...

Como dá pra ver na foto do bolo no terrário, eu coloquei ele diretamente dentro de um pote de sorvete para evitar possiveis acidentes com a agua, o terrário está sobre um armario por falta de espaço e a movimentação na hora de manusear me pareceu perigosa. Fiz pequenos furos também nesse pote de sorvete para evitar acumulo de CO2 lá dentro. Creio que tudo bem esse esqueminha de proteção deles, certo?! Acho que eles vão ter espaço para crescerem fortes e saudáveis.

Vou ver isso do avatar sim, e obrigado. Não estava paranoico, mas então fico ainda mais tranquilo com esse micelio ai =)

Faz sentido. Quando for cuidar deles eu corto esse pote e então evito qualquer problema. Com uns 2 ou 3cm de altura eu já consigo uma boa proteção fisica sem arriscar problemas com umidade.
Também pretendo colocar uma pedra porosa na saida da mangueira do compressor para melhorar a dispersão do ar dentro do pote com agua. Acho que isso vai ajudar um pouco mais na umidade alem de causar menos turbulencia e possiveis respingos.
Atualizando - Dia 10/10:

Fui cuidar dos bolos, passei mais dois pro terrario (não vou poder ir lá nos próximos dias então já passei, mas eles ficaram uns 4 dias consolidando a colonização).
Aproveitei para cortar os potes de sorvete e colocar um pouco de vermiculita umida no fundo deles para ajudar na umidade.
O micélio mais lento ainda precisa colonizar cerca de 1cm do substrato.

O terrário está todo suado, então acho que estou conseguindo uma boa umidade lá dentro apesar de não poder confirmar isso com o termohigrometro xing-ling. O compressor de aquario está fazendo mais barulho que no inicio, talvez eu tenha algum problema com ele nos próximos dias.
Também vou comprar mais argila expandida para que todo o fundo do terrário fique forrado com ela. Talvez ajude mais um pouco na umidade, mas principalmente acho que vai ajudar a evitar acidentes com a agua.

Nos potes de milho ainda não tenho nenhum sinal de micélio, mas hoje faz só 3 dias que inoculei. A agua que estava no vidro foi reabsorvida e o milho está com aspecto seco, essa parte beleza.
O que me preocupou foi que varios grãos estão rachados (não estavam assim) e com um aspecto que me deixou com um pé atras. Esqueci de tirar fotos deles, mas vou esperar e veremos se eu vou ter uma colonia de Cubensis ou de outros seres indesejados :unhas:

Anexos

• 20151110_144901.jpg
    20151110_144901.jpg
    74.8 KB · Visualizações: 50
Última edição:
Então, galera.
Acabei de chegar da casa da minha amiga, onde estou cultivando, e trago noticias do reino dos chapeludos:

Copos de milho:
Hoje já é dia 13, faz 6 dias que inoculei os potes de milho e até agora nada. Olhando muito bem achei algumas coisas brancas em um ou outro pote, mas não estou certo se é micélio, contaminação ou simplesmente parte da casca do milho...
Estou pensando que talvez tenha raspado muito pouco do carimbo (apesar de que, pelo que vi aqui, qualquer pouca quantidade já tornaria a seringa viável) ou talvez tenha esterilizado os esporos com o cloro ou alcool (coisa que me parece fisicamente impossivel, não cheguei perto dos esporos, apenas com a pá estéril do pote coletor e com a seringa).
O milho também estava bem frio no momento da inoculação, então ter cozinhado os esporos não foi a causa, desliguei o fogo da panela de pressão lá pelas 02:00AM e fui inocular lá pelas 16h.
A coisa mais perceptivel é que a cada dia o milho está mais feio, creio que pela umidade...

Vou esperar mais alguns dias com esses potes, estava pensando em tentar uma cultura liquida para ter certeza da viabilidade da seringa (ainda tenho pouco menos de 10ml da seringa que foi usada nessa inoculação), voces acham que é o melhor caminho neste caso? Além disso também pensei em tentar fazer o casing com grãos de trigo (talvez centeio) no lugar do milho...

Bolos PF:
O copo atrasado conseguiu colonizar tudo (quase um mes para colonizar), vou dar mais alguns dias de consolidação e com ele pretendo fazer o dunk and roll (que não foi feito nos outros) para poder perceber a diferença.
Os dois copos que foram para o terrário no dia 10 aparentemente estão bem e um deles já tem um pequeno cogumelo nascendo.

O que me preocupou foi o primeiro copo a ir para o terrario, ele apresentou uma pequena mancha amarronzada no seu topo, além de ainda não ter iniciado o desenvolvimento de nenhum cogumelo (uma semana no terrário). Não sabia o que fazer e, para evitar espalhar qualquer contaminante para os outros bolos, retirei ele do terrário e aproveitei para realizar um dunk na geladeira. Se aquilo for um contaminante sei que vou espalhar para o resto do bolo, mas pelo menos não chega nos outros (não tive tempo para improvisar um terrário de garrafa pet pra ele). Além disso eu estava achando que ele aparentava estar seco mesmo, então...

Terrário:
Aparentemente o terrário está funcionando bem. Tem bastante agua condensada por todas as paredes. O compressor fica ligado durante todo o dia e é desligado apenas de noite por causa do ruido.
Só estou um pouco preocupado por causa do calor que anda fazendo mesmo...

Agora espero a opinião de vocês para saber se volto esse bolo para o terrário e se vale a pena o novato tentar um casing com trigo/centeio...

Anexos

• 20151113_144620.jpg
    20151113_144620.jpg
    115.7 KB · Visualizações: 62
  • 20151113_144927.jpg
    20151113_144927.jpg
    96.8 KB · Visualizações: 62
  • 20151113_151020.jpg
    20151113_151020.jpg
    94.3 KB · Visualizações: 60
  • 20151113_151042.jpg
    20151113_151042.jpg
    81.5 KB · Visualizações: 56
  • 20151113_151111.jpg
    20151113_151111.jpg
    97.2 KB · Visualizações: 56
  • 20151113_151145.jpg
    20151113_151145.jpg
    102.2 KB · Visualizações: 54
  • 20151113_151200.jpg
    20151113_151200.jpg
    90.6 KB · Visualizações: 56
  • 20151113_151315.jpg
    20151113_151315.jpg
    75.4 KB · Visualizações: 57
legal!! bacana o cultivo, so nao curto a ideia de borrifar nada em cima de cultivo sadio.
e a temperatura... a maior parte deles acabam se acostumando ao seu micro clima se ele for drasticamente diferente do ambiente de incubaçao.

Ai meu pai, eu borrifei algo em alguem? :eek:h: hahaha

Borrifei nada nos coitados não...
Onde voce entendeu que eu fiz isso?

E valeu, Mortandello. Tu já me ajudou bastante sem saber =)

e considere a ideia de escolher um avatar ;)
Ele escolheu bem. rs

estava pensando em tentar uma cultura liquida para ter certeza da viabilidade da seringa
Só pra isso, não. Trabalhe com cultura líquida, se puder, mas, além de se certificar da viabilidade dela, você pode econominar MUITO tempo, carimbo, dinheiro...

Além disso também pensei em tentar fazer o casing com grãos de trigo (talvez centeio) no lugar do milho...
O milho é muito bom, mas esse caso de amor que ele tem com o trichoderma é uma bosta.
Conheço quem recomende muito o grão de centeio. Mas nunca testei. Se puder, faça o teste.

aproveitei para realizar um dunk na geladeira
Vai no feeling, que dá certo.

se vale a pena o novato tentar um casing com trigo/centeio
PF é mais seguro. Mas não se reprima. Pelo que você já fez até agora, um casing não será problema. Depois pode comparar os flushes desse casing com os flushes dos bolos.

Ai meu pai, eu borrifei algo em alguem?
:roflmao:
Acho que o @Mortandello te deixou uma dica, e não uma "crítica".

Seu primeiro cultivo tá bacana. Bora ver os meninos! :eba:

Trabalhe com cultura líquida, se puder
Vou tentar sim. Talvez amanha cedo ou em breve. Já tinha entendido que é vantajoso em varios aspectos.

Mas nunca testei. Se puder, faça o teste.
Estou testando. hoje mandei pra panela de pressão 1/2Kg de centeio e 1/2kg de trigo. Se for pra frente eu dedico algum tempo pra escrever mais detalhado como preparei. Basicamente cozinhei durante uns 10 minutos, desliguei o fogo, deixei lá por mais algum tempo hidratando, escorri a agua e meti nos potes e então panela de pressão. Também já fiz duas seringas de 20ml. Espero poder ter boas noticias daqui alguns dias.

Vai no feeling, que dá certo.
Meu feeling está confuso quanto a essa pequena mancha marrom no topo do primeiro bolo a ir proterrário (segunda foto do comentário que eu falei sobre o aparecimento dela, numero #6). Não sei se é normal e então devo meter ele dentro do terrário de novo ou se isolo num terrário provisório para observar (garrafão de 5l com furos, agua e argila).

Acho que o @Mortandello te deixou uma dica, e não uma "crítica".
Eu pensei que em algum momento eu tinha escrito alguma coisa que deu a entender isso.
Ou que eu tinha feito mesmo e depois esquecido, vai saber o que pode acontecer... MAS: se eu não lembro eu não fiz!!!!

Ai meu pai, eu borrifei algo em alguem? :eek:h: hahaha

Borrifei nada nos coitados não...
Onde voce entendeu que eu fiz isso?

E valeu, Mortandello. Tu já me ajudou bastante sem saber =)
eu juro que eu li ali em cima em algum lugar que voce iria borrifar agua em cima dos bolos ?????? caso faltasse umidade. desculpe, devo ter aberto dois topicos ao mesmo tempo e respondi aos dois misturadamente.
mas o que eu disse sobre o cultivo parecer tudo certa é verdade.
AHHH
lembrei, eu ia dizer que ODEIO essas ****** de bolinhas de argila.

Por problemas com contaminação?

Por problemas com contaminação?
por N problemas.
além de realmente nao fazerem tanta diferença aqui no brasil.
prefiro sempre um terrario limpo com uma fina lamina dagua no fundo de 1 cm de altura, furos pra escoamento de co2 o mais proximo possivel dessa linha e só.

Terrário:
Interessante. Precisei movimentar o terrário e aproveitei para retirar a argila do fundo para ver como fica. Já estava pensando em fazer isso pra diminuir um pouco a umidade no inicio da pinagem e voce acabou me incentivando. Deixei a argila dentro do pote com agua em que fica a mangueira do compressor pois ainda não consegui comprar a pedra porosa e se deixar só a mangueira espirra agua pelo terrário todo.
Ontem eu fui cuidar deles e percebi que o compressor não estava funcionando, fiz troca de ar manual e hoje fui trocar o compressor. Se ele não estivesse dentro da agua eu nem teria percebido, fazia barulho mas não jogava ar :matreiro:

Bolos PF:
Achei que os bolos estavam meio secos e com apenas um cogumelo nascendo em cada um deles. Então decidi fazer uma coisa que acabou ficando meio tosca mas parece que funcionou, coloquei vermiculita umida e pasteurizada (15 minutos fervendo no banho maria) sobre os bolos. Parece que eles gostaram e, em menos de 30 horas, apareceram diversos pontos de pinagem. Estes foram os primeiros e unicos bolos sem dunk/roll. Nunca mais arrisco matar os coitados de sede...

O bolo que eu estava com suspeita de contaminação está em isolamento num terrário de galão de agua e troca de ar manual após o dunk dele.

Casings:
Os milhos foram jogados fora. Nada nasceu lá dentro e eu não sei o que aconteceu. Tentei uma cultura liquida com o resto da seringa usada neles, mas confesso que fiz a CL com pressa e sem muitos cuidados e não vou me surpreender se contaminar.

Também tenho 4 potes de trigo e 5 potes de centeio inoculados (dia 14 de noite) para tentar o casing (estes foram feitos com carinho, apesar de um acidente com a panela que tinha 3 dos potes de centeio, ela não pegava pressão, deixei cozinhando por duas horas). Espero que dê certo e que daqui poucos dias eu tenha alguns micélios. Dos 6 potes não acidentados (2 de centeio e 4 de trigo), 3 foram chacoalhados após a inoculação para espalhar os esporos e 3 não foram chacoalhados para eu poder ver a diferença de tempo de colonização.
Todos eles estão identificados pra eu poder manter o controle do que aconteceu com cada um.

Anexos

• 20151116_153225.jpg
    20151116_153225.jpg
    86.5 KB · Visualizações: 69
  • 20151116_153258.jpg
    20151116_153258.jpg
    106.4 KB · Visualizações: 72
  • 20151116_153323.jpg
    20151116_153323.jpg
    90.7 KB · Visualizações: 68
A umidade recomendada para pinagem deve estar acima de 95%.
Vi gente aqui no forum recomendando dar uma diminuida na umidade depois do inicio da pinagem. Cerca de 98-100% antes e 93-95% depois de pinar. De fato eu não consigo ter controle preciso da umidade. Mas, de todo jeito, o teto do terrário estava gotejando as vezes, então já queria dar uma leve diminuida mesmo e resolvi testar tirando as pedras, lembrando que eu não posso ficar cuidando diariamente dele, então estou tentando encontrar o ponto de umidade que vai condensar sem gotejar.

Isso não é tosco, é na verdade bastante recomendado. Seria bom colocar um pouco sob os bolos também.
Falei quanto a aparencia mesmo, o remendo ficou meio estranho. Mas se eles estão gostando isso é o que importa =)
Sob eles eu já tinha colocado. Só o primeiro bolo passou alguns dias sem nada.
Depois desse flush eles vão ganhar um dunk e uma camada digna de vermiculita.

não posso ficar cuidando diariamente dele, então estou tentando encontrar o ponto de umidade que vai condensar sem gotejar.
Coloca 3 moedas embaixo do terrário, em um canto, vai formar um ângulo, a água da tampa vai escorrer e não mais pingar.

lembrando que eu não posso ficar cuidando diariamente dele, então estou tentando encontrar o ponto de umidade que vai condensar sem gotejar.

Quando os bolos estão com uma camada superior de vermiculita as gotas que caem em cima não causam dano. Se fizer um roll que cubra a superfície lateral dos bolos melhor ainda para evitar qualquer problema com o gotejamento.

Mas nessa fase de crescimento dos cogumelos é melhor uma umidade um pouco mais baixa. Entretanto continue mantendo a camada superior de vermiculita úmida.

Back