Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Literatura sobre Sílica Gel Dessecante...

emidoes

Cogumelo maduro
Cadastrado
17/08/2006
9
67
42
Estava solicitando preço da Sílica Gel em alguns distribuidores de São Paulo, e um deles me passou esse material. achei interessante compartilhar com o fórum... Abraços

Rápida Literatura sobre Sílica Gel Dessecante

Sílica Gel Dessecante é um composto sintético cuja principal matéria prima é o silicato de sódio. Possui propriedades higroscópicas e adsorventes, isto é, grande capacidade em retirar moléculas de líquidos e gases do meio em que se encontram e armazená-las em seus poros. Sua aplicação para proteção de produtos diversos baseia-se no princípio da retirada de umidade residual não propiciando a formação de colônias de fungos responsáveis pelo mofo e impedindo a oxidação por contato.

Normalmente a Sílica Gel é apresentada sob duas formas: GRANULADA (grânulos amorfos) e/ou PEROLADA (pérolas irregulares). Mais comumente é produzida na cor branca cristalizada. Todavia, para inspeção visual de seu grau de saturação pode ser impregnada com cloreto de cobalto o que lhe confere, quando seca, uma coloração azul-intenso mudando para cor-rosa quando saturada. Mesmo neste estado (saturada), mantém sua forma original e não se umidifica externamente. É quimicamente inerte, insolúvel em água, não corrosiva, atóxica (branca) e baixo grau de toxicidade (azul).

Sendo basicamente um óxido de silício, deve ser evitado seu contato direto com álcalis e ácido fluorídrico os quais reagem com o material. Deve-se também evitar o contato direto da Sílica Gel com água, pois pode haver projeção de material sólido e aquecimento, reação fortemente exotérmica. Tal fato não ocorre quando a Sílica Gel é exposta a ambientes úmidos ou no caso de passagem, por ela, de ar comprimido ou gases.


REATIVAÇÃO DA SÍLICA GEL E MEIO AMBIENTE:

A Sílica Gel Dessecante pode ser reativada ou regenerada bastando que seja submetida a temperaturas superiores a 100ºC e inferiores a 200ºC, por um período mínimo de aproximadamente 40 minutos (podendo variar em função da quantidade, do forno ou estufa utilizados). Em geral nos processos de regeneração verifica-se uma perda aproximada de 10 a 20% em função da fragmentação dos grânulos. Tal perda deverá ser compensada com a adição de material virgem em novos processos de adsorção.
Por ser quimicamente inerte, salvo os casos citados, a Sílica Gel Dessecante não apresenta nenhum efeito adverso ou nocivo ao meio ambiente. Ingestões acidentais do produto demonstraram total tolerância e inertibilidade do organismo humano ao efeito da Sílica.
No caso da Sílica Gel Dessecante Azul, a qual contém em sua formulação cerca de 0,5% de cloreto de cobalto, deve-se observar os limites impostos pela legislação local para o manuseio e descarte do produto.

PROPORÇÕES DE UTILIZAÇÃO:

Recomenda-se utilizar a Sílica Gel na seguinte proporção genérica: 1kg de Sílica Gel p/ 1m³ de área a ser protegida. Em utilizações mais específicas, como a área farmacêutica, esta proporção pode chegar até a 1Kg p/ 0,2 m³ ou mais. Em casos de embalagens de máquinas, utensílios, objetos, etc., para exportação, esta recomendação também pode mudar em função das condições climáticas do local de origem, local de destino, duração da viagem e meio de transporte.

MANIPULAÇÃO, ARMAZENAGEM E ÁREA DE TRABALHO

Sacos e recipientes devem ser mantidos hermeticamente fechados em local seco. Eventuais sobras de frações utilizadas, tanto a granel como em sachês, devem ser ensacadas e lacradas com fita adesiva plástica, retirando-se todo o ar possível em contato direto com a Sílica Gel. A área de trabalho deve ser mantida bem ventilada, se necessário, pode-se usar um exaustor no local, a fim de se reduzir ao mínimo os níveis de poeira no ambiente de trabalho. Uma considerável carga eletrostática pode-se acumular durante o manuseio mecânico do produto, a qual, pode transformar-se em risco em ambientes que contenham vapores inflamáveis. Recomendações sobre o controle de estática são dadas na norma inglesa BS5958.

PROPRIEDADES TÍPICAS DA SÍLICA GEL:
Código:
Fórmula Química:.................SiO²
pH (solução aquosa) à 5%:........5,5 a 6,5
Densidade de massa:..............0,750g/ml
Gravidade especifica:............2,2 g/ml
Teor de Sílica (1.000ºC):........99,5%
Cloreto de Cobalto (azul):.......0,5%
Ferro:...........................Máx. 100 ppm
 
Última edição por um moderador:
hmmmmmm
muito bom o material! :D
mas me parece q tem outras cores também além do branco e do azul (q fica rosa)
laranja é uma que eu me lembro!
 
Como disse Mauricio:

- Sílica e Vermiculita nunca são demais! Investimento certo.

Silica ativada é bom pois é praticamente para vários e vários cultivos. Alaranjou é só colocar no forna em 180º e pronto. Fica azulzinha de novo pronta pra uso.

Qual a origem desses dados?
 
N tem como mandar fazer essa Silica c algum farmaceutico experiente?? :eek:

eu to sempre sem grana.. acho q um farmaceutico sabe fazer isso :D

fllw
 
Bem completo o texto, eu só axei estranho que para a reativação ela necessite ir para o forno, eu me lembro do professor ter comentado na facul que era so colocar no sol, deve ser pq no forno a reativação é bem mais rapida(no mínimo né ahuauh).. Ah.. e vc tava falando que achou o texto enquanto pesquisava preço nos distribuidores... vc poderia fazer o favor de me passar onde eu acho
quem venda a silica? Eu andei dando um olhada no google e nao achei nada sobre distribuidores, preço... só sobre!

Abraços!!
Tio
 
fala mauricio, grnade texto. Valeu cara.. O doidao da foto do nenem, tira isso dai, pq o site e so pra maiores, ai vc me poe uma foto de nenem. Daqui uns dias vao dizer que queremos dar cogus pros nenens e criancas.
 
viridis disse:
Silica ativada é bom pois é praticamente para vários e vários cultivos. Alaranjou é só colocar no forna em 180º e pronto. Fica azulzinha de novo pronta pra uso.
hmmmmmmmm
tinha entendido q VENDIA ela na forma laranja também, uma outra opção! :)
 
viridis:
É da SOFT POST DO BRASIL LTDA (não sei se podemos fazer propaganda aqui)

Arkano87:
eu acho que não compensa, eu estou achando o kilo de sílica gel 1-3mm granulada a R$ 10,00... e 1 kilo da pra fazer muuuuuuuuito cogu

TioDena:
Bem, quando a reativação, isso eu não sou habilitado a discutir.hehehehe
Claro que passo, eu achei duas empresas com preços legais:
:pos: Saguaragi - (11) 5547-0086 - vendas@saguaragi.com.br
;) SOFT POST DO BRASIL LTDA - (11) 6950.2877 - claudio@softpost.com.br

Ta ai galera
Abraços
 
emidoes[B disse:
Arkano87:[/B] eu acho que não compensa, eu estou achando o kilo de sílica gel 1-3mm granulada a R$ 10,00... e 1 kilo da pra fazer muuuuuuuuito cogu

R$ 10 É extremamente barato. Se fosse esse preço aqui no sul com certeza compraria uns 10 kg. A sílica mais barata que encontrei é um TUBO ESPECIAL de 500g a R$ 38. Que por sinal, já é bastante.

emidoes disse:
viridis:
É da SOFT POST DO BRASIL LTDA (não sei se podemos fazer propaganda aqui)

Não seria bem uma propaganda e sim dados de confirmação da fonte.

Só perguntei pq fiquei curioso em alguns dados:

Fórmula Química: SiO²
Ph ( solução aquosa) à 5%: 5,5 a 6,5
Densidade de massa: 0,750g/ml
Gravidade especifica: 2,2 g/ml
Teor de Sílica (1.000ºC): 99,5%
Cloreto de Cobalto (azul): 0,5%
Ferro: Máx. 100 ppm

Na que eu possuo muda alguns dados dessa sua relação tais como esses iluminados de vermelho.
 
Última edição por um moderador:
Tá gente... e como aplico a silica em cogus! Jogo o gel em cima deles? Apenas pincelo... dexo de molho, como?
 
Tá gente... e como aplico a silica em cogus! Jogo o gel em cima deles? Apenas pincelo... dexo de molho, como?

bighotangell, a sílica vem em forma de granulação...por exemplo, uso sílica gel laranja 4 a 8 mm - perolada. A sílica gel Laranja serve para secagem de alimentos, sendo assim não é toxica.
Você pega um saquinho desses de ZipLock, coloca uma quantidade de sílica dentro, um guardanapo por cima dela para os frutos nao ficarem em contato com a mesma e depois é só deita-los em cima.

Espero ter ajudado.
Abraço
Madhater
 
Agora fecho!:D Achu q geladera + silica = Amanitas sequinhos:cool:
 
Ressuscitando o tópico para complementar com um texto bem interessante que encontrei na net.

Tudo o que você precisa saber sobre Sílica Gel
  • Sílica gel
  • Granulometria
  • Tipos de sílica
  • Diferença entre sílica azul e branca
  • Especificação técnica
  • Estocagem e manuseio
  • Quantidade ideal de sílica
  • Como utilizar a sílica azul
  • Como reutilizar a sílica
  • Onde usar sílica gel
  • Primeiros Socorros
1 a 3 mm
4 a 8 mm

Sílica Gel branca 1 a 3mm
Sílica Gel 100% azul (pigmentada com cobalto, que atua como indicador de saturação) 4 a 8mm
Sílica Gel mista (mistura de sílica branca com sílica azul) 1 a 3mm

A sílica gel azul ou mista (50% branca e 50% azul), possui reagentes que mudam sua coloração durante o período em que está ativa, isto significa que o usuário consegue visualizar quando a sílica necessita ser substituida ou regenerada. A cor inicial azul torna-se rosa, o que significa que a ação dessecante perdeu o efeito.

Não há como prever o tempo de mudança de cor da sílica, pois este é uma fator variável que depende do grau de umidade que há no local a ser protegido. Em média, os sachês podem durar aproximadamente 30 dias.

É importante mencionar que no primeiro uso, dependendo da quantidade de sílica utilizada ( recomendamos um cálculo mínimo de 1kg de sílica para 1 metro cúbico de área a ser protegida ) e da umidade existente, a saturação neste primeiro momento poderá ser muito rápida pois, em um período aproximado de 5 horas, a sílica remove 80% à 90% da umidade presente. Assim, é possível que seja necessário uma substituição da sílica para manutenção e controle da umidade presente após o primeiro uso, que deve ser monitorada periodicamente.

Para obter um resultado mais preciso é necessário calcular a quantidade ideal de sílica para a área de aplicação. Clique aqui para saber mais.

A sílica azul pode ser regenerada quando aquecida e pode ser reutilizada por mais 2 ou 3 vezes, dependendo do grau de umidade do local onde está sendo usada. É mais apropriada para uso doméstico ou máquinários e equipamentos que requerem essa substituição no prazo correto. Clique aqui para saber como fazer essa reutilização. link (http://www.e-didai.com.br/como-usar-silica-gel#answer8)

Recomendamos ainda, que após a regeneração, seja adicionado uma quantidade aproximada de 20% de sílica nova, para garantir um melhor resultado.

A sílica branca possui a mesma ação dessecante porém ela não não altera sua cor durante o período em que está ativa, isso dificulta o usuário identificar que a sílica já perdeu o seu efeito e precisa ser substituida.

Por esse motivo, ela é um pouco mais barata do que a sílica azul e é mais utilizada para grandes quantidades em containers de exportação por exemplo, em que o usuário tem uma estimativa do tempo da viagem e sabe que quando a carga chegar ao destino a sílica já cumpriu sua função e poderá ser descartada.

O uso da sílica gel branca em uso combinado com sachês de sílica azul é uma boa solução para baixar os custos, se o uso for iniciado simultaneamente, é possível saber o momento em que a sílica perdeu o efeito, quando a sílica azul mudar de cor.

A sílica laranja possui a mesma função dessecante da sílica azul.
A Didai somente comercializa sílica gel azul e branca.

A Sílica Gel é um produto sintético, produzido pela reação de silicato de sódio e ácido sulfúrico. (SiO2).
Atendem as exigências do Padrão Britânico BS-2540 (branca) e BS-3523 (azul) e atendem ou excedem as exigências e capacidade de absorção do padrão Alemão DIN, DIN 55473 além das especificações Militares dos E.U.A. - MIL-D-3464E.

A embalagem deve ser mantida fechada e em lugar seco.

Recomenda-se utilizar a Sílica Gel na seguinte proporção: 1 Kg de sílica gel para proteger um volume de 1 m3.


Clique aqui e baixe uma planilha que lhe ajuda neste cálculo.

Em casos de embalagens de máquinas, utensílios, objetos, etc. para exportação, esta recomendação também pode mudar em função das condições climáticas do local de origem, local de destino, duração da viagem e meio de transporte.

Cada aplicação possui uma quantidade ideal e o tipo de sílica mais propício, por exemplo: para uso doméstico (armários ou gavetas) o idel é utilizar a sílica azul pois a mudança de cor permite visualizar a hora de substitui-la, já a sílica branca tem o mesmo efeito dessecante porém não é possível visualizar o tempo de saturação (tempo médio de 60 dias), esta é mais utilizada quando não há a necessidade de realizar a troca/regeneração da sílica ou para exportação por exemplo.

Caso tenha alguma dúvida com relação a aplicação ou qual modelo mais indicado, entre em contato conosco. Será um prazer orientá-lo.

Os sachês são produzidos com tecido não tecido que são microperfurados e podem ser colocados diretamente nos locais, para a absorção da umidade.
Abra o pacote plástico que envolve o sachê somente no momento da utilização. Procure ter o menor contato manual possível com os sachês, pois a umidade das mãos interfere na performance do produto.
Não exponha os sachês antes do uso. Após a retirada da quantidade necessária à aplicação, feche rapidamente a embalagem, retirando todo o ar e guarde-a em local fresco e seco.
O tempo médio de duração de um sachê é de 60 dias, porém esse tempo é variável em função das condições de umidade encontradas em cada local. É sabido que haverá uma saturação mais rápida e um menor tempo de duração dos sachês na primeira aplicação do que nas demais, pois a quantidade de umidade, inicialmente encontrada pelos sachês, será sempre maior do que nas seguintes.
A sílica azul torna-se rosa quando já está saturada. Esse é o momento de regenerá-la. Essa prática é recomendada que seja feita no máxima 2 a 3 vezes, pois com o tempo a sílica também absorve a poeira encontrada no ambiente e isso entope os poros o que compromete a sua eficácia.

É necessário cortar cuidadosamente os sachês (corte suficiente para sair os granulados) e acomodar a sílica em uma forma que possa ser aquecida. A sílica deve ser seca lentamente, portanto deve-se levar ao forno em uma temperatura baixa (180º) por aproximadamente 1h30 minutos, esse é o tempo médio para um forno caseiro regenerar a sílica. Obs. Em média, em 30 minutos a sílica já deve voltar a cor azul, porém é ncessário deixá-la por mais tempo no calor para que se regenere completamente e tenha bom desempenho.

Obs. NÃO recomendamos o uso do microondas pois a regulagem de tempo e temperatura ainda não foi testada.

Após o período de aquecimento, espere esfriar e volte os granulados para os sachês e lacre-os.
Atenção: utilize luvas para manusear a sílica e evite contato constante com o produto, pois seu efeito dessecante pode desitradar e ressecar a pele.Utilize novos TNT e faça você mesmo os sachês, que podem ser costurados por exemplo.
Essa mesma dica vale para os fracos a granel e para quem tem facilidade e gosta de trabalhos manuais. Basta fazer os sachês e colocar os granulados dentro. O resultado será o mesmo.
- gavetas
- armários
- sapateiras
- instrumentos musicais
- filmes fotográficos
- aparelhos auditivos
- aparelhos eletrônicos
- bibliotecas
- materiais de couros (bolsas, cintos, carteiras, jaquetas, calçados e etc.)
- alimentos acondicionados
- peças de máquinas
- móveis
- componentes eletrônicos
- produtos farmacêuticos manipulados
- kits de testes diagnósticos
- indústrias de componentes aeroespaciais
- produtos militares
- equipamentos médicos
- desidratação de flores

Esses são alguns exemplos possíveis para o uso da sílica gel. Muitas indústrias que exportam seus produtos também estão utilizando sílica gel para conservar o material durante a viagem/transporte.

Caso tenha alguma dúvida com relação a aplicação ou qual modelo mais indicado, entre em contato conosco.

Em caso de ingestão: Não induza vômito. Remova o material da boca. Beba 1 ou 2 copos de água ou leite. Caso tenha sido ingerida grande quantidade de material procure socorro médico.

Inalação: Remova de fonte de exposição. Caso apresente sintomas de inalação excessiva procure cuidados médicos.

Contato com a pele: Lave com água todo derramamento acidental na pele. Caso seja necessário procure orientação médica.

Contato com os olhos: Lave imediatamente com grande quantidade de água e procure orientação médica.

Informações ao médico: Não há tratamento específico. Material inerte em condições usuais, semelhante à areia. Havendo contato direto com a pele poderá ocasionar desidratação.

Fonte: http://www.e-didai.com.br/como-usar-silica-gel
 
A sílica azul pode ser regenerada quando aquecida e pode ser reutilizada por mais 2 ou 3 vezes, dependendo do grau de umidade do local onde está sendo usada.



O texto é interessante sim, mas em alguns momentos o autor, ou autores, parece se perder, como nesse acima.

O que quer dizer exatamente "pode ser reutilizada por mais 2 ou 3 vezes"? Que só pode ser seca e reutilizada 3 vezes? Se for isso a sílica azul deles é bem ruinzinha, pois tenho sílica azul comigo que já sequei e reutilizei mais de vinte vezes. E ela continua funcional.
 
Pois é. Não sei te responder Ecuador.

Talvez tenha relação com o uso que será feito. Por exemplo, se for usado para secar frutas, levando em conta que elas não serão postas em um túnel de vento e conterão mais líquido ou deixar em guarda-roupas, ao ar livre, serão mais saturadas, diminuindo assim a vida útil e posteriores reutilizações? Mas minha experiência com sílica é pouca. O que você acha?
 
Pois é. Não sei te responder Ecuador.

Talvez tenha relação com o uso que será feito. Por exemplo, se for usado para secar frutas, levando em conta que elas não serão postas em um túnel de vento e conterão mais líquido ou deixar em guarda-roupas, ao ar livre, serão mais saturadas, diminuindo assim a vida útil e posteriores reutilizações? Mas minha experiência com sílica é pouca. O que você acha?


Acho que o texto não é coerente nessa parte.

Se o ambiente estiver mais saturado a sílica absorve água mais rápido e pronto. Muitas vezes já usei a minha em ciclos de horas, deixando saturar de umidade, colocando outra sílica no lugar enquanto seva a primeira e depois voltando com ela seca para substituir a segunda silica. E essa mesma silica que falo que foi utilizada mais de vinte vezes. E vinte vezes no mínimo, porque pode ter sido muito mais que isso ...
 
Obs. NÃO recomendamos o uso do microondas pois a regulagem de tempo e temperatura ainda não foi testada.

:confused:

Eu uso aqueles sachê de sílica gel, e no próprio rótulo diz que pode ser usado micro-ondas (1000W por 5 minutos) e também recomenda usar um papel toalha embaixo para ajudar absorver a água. Segue o exemplo do antes e depois.

p1186696.jpg p1186716.jpg
 
Eu uso aqueles sachê de sílica gel, e no próprio rótulo diz que pode ser usado micro-ondas (1000W por 5 minutos) e também recomenda usar um papel toalha embaixo para ajudar absorver a água. Segue a foto do antes e depois.
Bom saber, porque eu tenho sílica em bags também. Valeu a dica @Cosmik !:)
 
Back
Top