- 30/04/2008
- 35
- 60
O texto é interessante sim, mas em alguns momentos o autor, ou autores, parece se perder, como nesse acima.
O que quer dizer exatamente "pode ser reutilizada por mais 2 ou 3 vezes"? Que só pode ser seca e reutilizada 3 vezes? Se for isso a sílica azul deles é bem ruinzinha, pois tenho sílica azul comigo que já sequei e reutilizei mais de vinte vezes. E ela continua funcional.
Eu uso esse tipo de sílica em pesquisa. É necessária para secar amostrar antes da identificação, ai qualquer traço de água na amostra torna muito ruim identificar o composto e tal...Não tem regra quanto a reutilização. Você pode usar por anos a fio se secar bem ela quando saturar. Para secar é necessário colocar em forno e manter acima de 120ºC por umas duas horas para retirar a água presente (é o tempo ideal para retirar o máximo de água e não ficar empatando tempo com a sílica). Essa água que a sílica absorve é a tal água de adsorção, por isso precisa manter uma temperatura maior para eliminar ela. Usar no microondas como os outros colegas citaram funciona em partes, pq não retira toda esta água. Em lab de pesquisa o pessoal usa o dessecador, é um material de vidro, bem vedado, aonde se coloca o que quer secar e é mantido em vácuo. A forma como a gente usa a sílica aqui é bem correta, só não temos recipientes sob vácuo pq é dispendio de tempo e dinheiro (a umidade que é retirada no processo que usamos já serve para armazenar os cog). Nunca é bom manter a sílica em contato com o que quer se secar, papel toalha ajuda mesmo, como citado pelo Cosmik.
NAMASTE!