Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Literatura sobre Sílica Gel Dessecante...

O texto é interessante sim, mas em alguns momentos o autor, ou autores, parece se perder, como nesse acima.

O que quer dizer exatamente "pode ser reutilizada por mais 2 ou 3 vezes"? Que só pode ser seca e reutilizada 3 vezes? Se for isso a sílica azul deles é bem ruinzinha, pois tenho sílica azul comigo que já sequei e reutilizei mais de vinte vezes. E ela continua funcional.


Eu uso esse tipo de sílica em pesquisa. É necessária para secar amostrar antes da identificação, ai qualquer traço de água na amostra torna muito ruim identificar o composto e tal...Não tem regra quanto a reutilização. Você pode usar por anos a fio se secar bem ela quando saturar. Para secar é necessário colocar em forno e manter acima de 120ºC por umas duas horas para retirar a água presente (é o tempo ideal para retirar o máximo de água e não ficar empatando tempo com a sílica). Essa água que a sílica absorve é a tal água de adsorção, por isso precisa manter uma temperatura maior para eliminar ela. Usar no microondas como os outros colegas citaram funciona em partes, pq não retira toda esta água. Em lab de pesquisa o pessoal usa o dessecador, é um material de vidro, bem vedado, aonde se coloca o que quer secar e é mantido em vácuo. A forma como a gente usa a sílica aqui é bem correta, só não temos recipientes sob vácuo pq é dispendio de tempo e dinheiro (a umidade que é retirada no processo que usamos já serve para armazenar os cog). Nunca é bom manter a sílica em contato com o que quer se secar, papel toalha ajuda mesmo, como citado pelo Cosmik.

NAMASTE!
 
Ola. Primeira vez postando mas observando tudo a muitos anos. Se alguem nao esta achando silica gel na sua cidade, de uma olhada nos pet shops locais, e procure na parte de areia sanitaria para gatos. Custa em torno de 17 reais por quase 2 kg. Tive muita dor de cabeca procurando por um dessecante, e nada pois minha cidade eh minuscula....entao comprando a areia dos gatos esta semana me deparei com uma pilha de sacos que eu nunca dei muito moral, mas que aparentemente eh pura silica gel. vou comprar quando meu primeiro cultivo por estas bandas estiver dando frutos logo logo.
 
Talvez esse glossario deveria ser mais claro e atualizado, pois existem dezenas, senao centenas de diferentes marcas de areia sanitaria para gatos, feita de diferentes materiais, e uma generalizacao tao grande pode ser bastante desistimuladora para alguem que esteja procurando certo material e so encontre este post tratando do assunto. segue aqui o link de uma das marcas a qual me refiro: http://www.petlove.com.br/areia-sanitaria-para-gatos-silica-gel-18kg/p
 
Talvez esse glossario deveria ser mais claro e atualizado, pois existem dezenas, senao centenas de diferentes marcas de areia sanitaria para gatos, feita de diferentes materiais, e uma generalizacao tao grande pode ser bastante desistimuladora para alguem que esteja procurando certo material e so encontre este post tratando do assunto. segue aqui o link de uma das marcas a qual me refiro: http://www.petlove.com.br/areia-sanitaria-para-gatos-silica-gel-18kg/p


Não basta dizer que "não é dissecante"?

Não pareceu até hoje uma que seja útil. Essa aí de cima é outra que não é sílica gel. As pessoas leem esses rótulos enganosos e acham que encontraram silica gel sendo vendida como areia sanitária ...

Vou reformular lá.
 
Última edição:
Não basta dizer que "não é dissecante"?

Não pareceu até hoje uma que seja útil. Essa aí de cima é outra que não é sílica gel. As pessoas leem esses rótulos enganosos e acham que encontraram silica gel sendo vendida como areia sanitária ...

Mas vou reformular lá.

Bem, ao risco de parecer insistente e chato, eu so gostaria de apontar alguns links que vao em direta contradicao a sua afirmacao, sendo uma simples procura no google pode tirar toda a duvida com relacao a esse topico.
primeiro temos o site mais informativo no assunto, a shroomery:
http://www.shroomery.org/10615/Desiccants-and-drying
citando a parte cabivel:
"Silica gel is a very porous kind of sodium silicate. Because it is highly porous it has a big capacity to absorb moisture.
Available as: Silica gel, Silica beads, Silica gel cat litter.

Found at: Silica gel is used often in craft work for drying flowers so most craft stores will stock it. The kitty litter version is exactly the same stuff and can be found at many pet stores. It is often sold as low dust or low maintenance cat litter so look at the label to see what it is. As long as it says silica gel, it is the stuff you want."

Ressaltando a parte em vermelho que diz "A versao areia para gatos eh exatamente a mesma coisa...." contanto que diga silica gel na embalagem, eh a coisa que vc quer!
 
De fato consultando o Shroomery é indicada a sílica para gato! Procurando em sites brasileiros tem várias marcas para venda, e se procurarmos bem, algumas delas tem até o indicador azulzinho (Cloreto de Cobalto). Só testando mesmo para afirmar, mas a principal diferença que eu vejo é na formação dos microporos destes cristais. Um destina-se a uma carga direta de água no estado líquido em sua superfície, e outra destina-se a uma carga de vapor, diminuindo a umidade do ar de mais ou menos 90% para menos de 40%. O tamanho e quantidade dos poros influência muito nisso, algumas sílicas tem porosidade capaz de absorver juntamente com a água o álcool, amônia, aromáticos e olefinas. Em relação ao rendimento, a sílica para gato é relatada nos fóruns com absorção de 80% de água em relação ao seu peso. A sílica em esferas que o pessoal defende aqui tem uma taxa de absorção pré definida (0,35~0,40 mL/g). Acredito que se bem trabalhada a secagem no túnel de vento, pode ser uma boa alternativa este tipo de sílica (mantendo-se ela com um intervalo mediano de regeneração, e em regiões com umidade moderada), o legal é que o custo médio de R$16,00 para um saco de 1,8 Kg.
O único detalhe que eu percebi é no manuseio, por ser um grão mais grosseiro e irregular, há muitos relatos sobre formação de pó (decorrente do atrito entre os grãos) com o passar do tempo. A inalação deve ser evitada para evitar silicose!
Toda técnica deve ser revista, não necessariamente "não servirá a nosso propósito"...Tudo vai depender da finalidade, condição do meio, recurso financeiro e tempo.

Obrigado por compartilhar.
NAMASTE!
 
Obrigado pelas contribuições, mas pelo que vejo a situação atual é:

Não comprem areia para gatos para usar como dessecante.
 
@Kalango, qual é a sua experiência usando areia de gato como dessencante?
 
@Kalango, qual é a sua experiência usando areia de gato como dessencante?
Eu fiquei uns 6 anos sem produzir nada e outro dia folheando uns mangas antigos achei uns carimbos da minha ultima colheita, que foi conservada com cloreto de calcio, dqueles antimofo. Como tinha feito isso em outro pais, era mais barato comprar antimofo, e aqui no brasil eh muito caro...pelo menos para mim, entao como tenho 2 gatas e o universo me deu esse sinal para comecar um plantio novo, acho que vou experimentar com areia sanitaria agora...devo comecar a pinar um monotub que tenho ali semana que vem, dai tiro umas fotos e mostro se deu certo ou nao para seca-los, tudo correndo bem. Ja adquiri a areia do link que postei, entao tah tudo engatilhado.
 
REATIVAÇÃO DA SÍLICA GEL E MEIO AMBIENTE:

...bastando que seja submetida a temperaturas superiores a 100ºC e inferiores a 200ºC, por um período mínimo de aproximadamente 40 minutos (podendo variar em função da quantidade, do forno ou estufa utilizados).
...
... é necessário colocar em forno e manter acima de 120ºC por umas duas horas para retirar a água presente ...!

Meu forno só tem regulagem de 200°C para cima, sem termostato. Terei problemas com a temperatura mais alta?

Já sequei sílica na frigideira, sem problemas. Mas agora estou com uma quantidade razoável de sílica saturada (mais de 1 kg), então precisa ser no forno... Dicas?
 
Basta colocar no forno.
Temperatura acima de 180 C, não prejudica.
Retire quando apagar o forno, se esperar esfriar começa a absorção de umidade.
Coloque numa meia comum de um nó e dentro de um pote plástico com tampa.
Espere esfriar totalmente antes de colocar em contato com os cogumelos.
Use proteção para não queimar-se.
 
Segue a minha experiência.

Após 2 horas no forno, a sílica até que secou bastante. Mas não totalmente, mais nas bordas e em cima... A parte do meio ficou rosa, não laranja (indicando que ainda estava úmida).

Optei por terminar de secar em pequenos lotes numa frigideira. A sílica resultante não ficou no mesmo tom de laranja claro, quase dourado original: ficou um tom de laranja mais escuro. Além de algumas continhas pretas (queimadas) por terem passado um pouco do ponto na frigideira.
silica_reciclada.jpg
No forno eu usei uma forma de vidro. Talvez tivesse resultados melhores usando uma forma mais larga e rasa, como uma de pizza. Ou apenas um pano, papelão ou outro material poroso ou absorvente que aguentasse a temperatura do forno sem pegar fogo, para deixar a umidade escapar com mais facilidade.

Para tirar do forno e da forma precisei de cuidado extremo, pois não queria perolinhas pululantes e incandescentes voando pela casa e colocando fogo nos móveis e utensílios domésticos, além de talvez nas minhas pernas. Então segui a dica do @Mauricio mas em vez de uma meia usei uma fronha de travesseiro dentro de um balde, para despejar o conteúdo inteiro da forma dentro em segurança, e esperei esfriar razoavelmente antes de continuar a secar na frigideira.

Após a frigideira coloquei num pote de vidro hermético (com um papel toalha no fundo e muito cuidado, para não saírem quicando) até esfriar novamente, então guardei no saco original hermético com zip-lock.

Para testar a sílica reciclada eu peguei um punhado e coloquei num pote com um pouco d'água. A absorção é tão intensa que as bolinhas até estouram... Em alguns minutos já ficou rosa, vou esperar mais um pouco para ver se ainda fica completamente azul, que é a cor do indicador.
 
Talvez tivesse resultados melhores usando uma forma mais larga e rasa, como uma de pizza. Ou apenas um pano, papelão ou outro material poroso ou absorvente que aguentasse a temperatura do forno sem pegar fogo

Pode ser essa sílica em especial que não seca bem. A minha, tanto a azul (fica rosa quando saturada) como a laranja (que fica branca quando saturada) secam muito bem no forno.

Mas eu uso uma forma de alumínio e espalho bem. Fica uma camada bem fina, e eu vigio para não passar do ponto.

E acho melhor você não tentar nada com papelão ou pano no forno. Pode incendiar.
 
A minha é laranja dourado -> azul marinho. Ou era :D

Acho que um dos efeitos da temperatura muito alta pode ser esse, enfraquecer o indicador. Vou saber logo mais.

Eu guardei a sílica reciclada junto com a nova, e a cor da nova não se alterou... Tenho a impressão que das outras vezes que fiz isso, a umidade se distribuiu. Então seca parece que está, mas vou testar isso direito também.

Pensei agora que eu poderia usar no forno uma tela de amianto fina, do tipo usada em laboratório para aquecer as vidrarias. Mas uma forma comum e bem larga ainda é com certeza uma solução mais simples.
 
Confirmado que a temperatura mudou a cor do indicador. A maior parte da sílica fica apenas rosa, apenas alguns grãos ainda ficam completamente azuis.

E a umidade se distribui mesmo, rapidamente, ao misturar com sílica seca. Joguei a sílica úmida no pacote de sílica recuperada, e ficou tudo laranja.

A sílica nova, misturada à sílica recuperada, também continua mais clara.

Logo, a sílica recuperada está mesmo seca, apesar da cor mais escura. Mas acho que o melhor será misturar com sílica nova, para pode confiar no indicador azul.
 
Eu entrei em contato com um revendedor aqui mas ele disse que a sílica é resistente ao calor mas o material dos saches não.

Alguém já aqueceu os saches no forno?
 
Nunca aqueci os sachês no forno. E nunca usei silica em sachê.

Mas mesmo assim acho que o revendedor está certo. Compre silica a granel mesmo.
 
Back
Top