Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Iniciando com esporos selvagens

Diário de cultivo completo.
Bom, pra começar ja tentei outras duas vezes, sendo que as duas terminaram em contaminação... mas tambem faltou um pouco de higienização e melhor esterilização. Dessa vez fiz tudo o mais limpo possivel dentro do possivel aqui de casa.
Agradeceria se me ajudassem com dicas! Obrigado!

Dia 30/05
Preparei 11 bolos de farinha de arroz integral com vermiculita, sendo que dos 11, 7 eram copos americanos, 2 copos maiores e 2 potes de palmito. Esterilizei tudo na panela de pressão, menos um dos copos americanos que esterilizei no microondas com uma tampa feita de filtro de café preso com fita isolante (esterilizei tambem uma tampa feita de papel aluminio no forno para lacrar esse copo).
Alem desses preparei mais dois potes, um daqueles potes grandões de doces e outro de palmito, com trigo hidratados por 24h e cozidos. Esterilizei-os no microondas da mesma forma que o copo, tambem a tampa de papel aluminio no forno.

Guardei o copo americano esterilizado no microondas para ver a capacidade de esterilizar com essa tecnica e inoculei todos os outros potes, inclusive os de grãos, com o maximo de higiene possivel de ter em casa sem possuir uma glovebox...

Dia 04/06
Apareceu a contaminação por Bacillus sp no pote grande de trigo, descartei-o. Primeiro foco do cubensis apareceu em 3 grãos do pote de trigo menor.
Não aguentei a ansiedade de esperar pra ver se o microondas havia conseguido esterilizar o substrato, e fiz duas topweres da seguinte forma: 1 fina cama de vermiculita embaixo, substrato de farinha de arroz, e selo de vermiculita em cima. Coloquei a tampa em cima sem fechar e esterilizei por 15 min. Fechei os potes e passei fita isolante em um deles vedando as bordas da tampa e inoculei. O outro deixei sem vedar e inocular para comparar contaminações.

Essa estrategia de deixar sem inocular um pote fiz para tentar descobrir se a contaminação ocorreu após a esterilização, como por exemplo com os esporos que vieram de lugares sujos ja que são de cogus colhidos no pasto. Porém, pormais que possam estar contaminados, tenho MUITOS carimbos... pude fazer varias seringas com esporos de carimbos diferentes e assim inocular cada dois potes com esporos de carimbos diferentes.

Dia 06/06
Nenhum sinal nem de contaminação, nem de colonização em nenhum outro pote além do trigo. Comparando com outros cultivos parece estar meio lento. Talvez seja a temperatura que esta à ambiente(+-26). Vou tentar colocar garrafa com agua quente pra aumentar a temp.
 
entao cara, acho que vc deveria fazer essa esterelizaçao em pp cara e mais seguro do microondas...
ja que o carimbo e selvagem use o minimo de esporos e dilua bem pra diminuir as chances de contaminar, se savar um copo ja ta bom...
 
Obrigado pelas dicas!
Mas tranquilo, mais pra testar a ideia do microondas que pra mim é bem mais facil... dos 15 potes preparados, apenas 5 foram esterilizados no micro, os outros 10 foram na pp msm... acredito que a contaminação do pote grande, foi por ter ficado pouco tempo relativo à massa de substrato que era bem maior. Mas funcionando ou não, tenho os outros 10 que foram na pp...
Sobre o carimbo, pensei exatamente isso quando fui fazer, entao peguei varios carimbos e varios potinhos esterilizados e varias seringas... em cada potinho colaquei um pouco de esporos(pouco mesmo! daria pra fazer mais uns 15 potinhos) e dilui em uns 50 ml +- e disso fazia duas seringas de 5 ml que ficaram na geladeira, depois inoculei uma seringa em cada copo(1 ml). Estou com receio de ter ficado pouco, mas se a esterilização foi eficaz, li que o substrato permanece por semanas ou até meses sem estragar. Entao vou deixa-los quietos por pelo menos uns 15 dias e se n aparecer nada inoculo alguns pra ver se rola.
É oque penso, um 100% livre de contaminação ja pulo de alegria!!!
 
Boa sorte com os selvagens (qual é a espécie?).

Coloque mais detalhes sobre a origem dos esporos (descrição básica do local, cidade, etc.) e fotos também.

*Movi o seu tópico para Diário de Cultivo.
 
Eae galera!

Entao, a especie é P. cubensis mesmo... regulei a températura em 28 à 3 dias atraz... nada de novo por enquanto... o micelio do trigo esta crescendo devagar mas aparentemente saudavel, e nenhum outro pote apareceu nada por enquanto.

Estou com problemas na minha internet, vou resolver segunda e posto mais detalhes e fotos...

Até +!
 
Tomei vergonha na cara e arrumei a net hj...

Os cogumelos foram coletados 18/05, em uma pastagem de gado nelore proxima ao rio são josé dos dourados na cidade de Nhandeara, interior de SP.


09/06/2012

Alem do trigo colonizando pude perceber que dois copos e um pote de azeitona estão colonizando, porem um dos copos esta com pequenos fragmentos de cor diferente na frente do micelio... não sei se são partes do arroz que é daquela qualidade com manchas avermelhadas... aí vai uma foto, oque voces acham?
DSCF4644.JPG
 
Aparentemente são só manchas nos grãos do substrato, Tiagosa.

Mas creio que se for um contaminante você saberá em breve.
 
Em um dos meus copos apareceu algo parecido, no meu caso acho que é o substrato, mas é melhor aguardar a opinião de algum cultivador experiente.
 
Essas "manchas" aí são dos grãos mesmo.

Fica tranquilo.

To torcendo por você companheiro :)
 
acompanhando, mais um cultivador de selvagens que legal :)
 
Quem poderia te ajudar com mais experiencia eo nosso amigo dell Mago, por falar nele por onde
deve ta anadano possivelmente adptando alguma caça, boa sorte no seu cultivo.
 
Sempre me mordo de invejinha aqui qdo vejo um novo cultivo outdoor/adaptacao de selvagens!!

Sorte na empreitada ai!!
 
Galera, calmae!!! sem muita expectativa, pra decepção não ser tão grande!!
aheuhaueaeuh
ainda estou naquela de se rolar um copinho ja ta otimo...
quero lembrar voces que não tenho experiencia satisfatoria no cultivo de fungos... ja tentei duas vezes antes e todos contaminaram... sou graduando de bio, e ja fiz alguns tentativas em placa petri, inclusive uma vez(2010) usei esporos de P. cubensis colhidos no pasto, mas abandonei o processo pois contaminava tudo por falta de experiencia na preparação e esterilização e esporos sujos...tem uma plaquinha com fungo + - desenvolvido ateh hj aki (de recordação kkk) ... seco, oh a foto:
DSCF4478.JPG

Mas voltando ao topico:

11/06
Mais dois copos colonizando... até agora são 4 copos e 1 pote colonizando o arroz; e 1 pote colonizando o trigo; nada de contaminantes alem do pote grande de trigo descartado, mas está muito no começo ainda... os riscos são grandes...


Vlw galera!
 
Última edição:
Vai dar tudo certo, relaxa você vai se surpriender com a força do micelio selvagem!

no meu cultivo de selvagem çaçei um cogu que ainda estava com o veu fechado prestes a romper
fiz uma seringa com tantos esporos que a seringa está tingida de roxa até hoje...:LOL:
inoculei uns 8 potes é perdi 1 só para contaminações alias nem perdi enterrei e virou um out, achei bem tranquilo cultiva-los e recomendo de dificil não tem nada...

Boa sorte estou na torcida desorganizada aqui acompanhando:)
 
Vlw pela força Mago, mas tu ja é expert nisso hehehe
Os cogus nem se quer estavam limpos quando os peguei, pois provavel que tinha chovido neles... alem disso, estavamos mais no intuito de colher para prepararmos um chá, entao n teve muita higiene nessa parte e só fui preparar o print quando cheguei em casa... teve carimbo que ficou mais limpo e teve uns que ficaram umidos...
Como nem tudo são flores aqui, começaram os problemas... Pequenos focos de uma aparente contaminação por Bacillus começaram a surgir nos locais das inoculações em alguns copos...DSCF4661.JPG

15/06
A situação é a seguinte: copo sem inocular continua esteril; 1 copo não apareceu nada; 2 copos apareceram essa gosminha bege e n apareceu micelio; 2 copos apareceram o micelio(5 e 15 %) e a contaminação; 1 copo apareceu micelio(70%) e uma mancha bem pequena q parece ser essa contaminação; 1 copo apareceu só micelio(50%); 1 pote de palmito não apareceu nada; 1 pote de palmito apareceu só o micelio(25%); 1 pote de palmito contendo trigo aparentemente esta só com o micelio, mas o desenvolvimenta esta BEM lento como podem ver nas fotos:
DSCF4705.JPG

Copo mais colonizado e seu micelio rizomorfico:
DSCF4699.JPGDSCF4701.JPG

Vlw pela força galera! torcer pelo pote de palmito!
To na fé, pois como diz o Gil, "que a fé não costuma faia"!!
 
Última edição:
Ei Tiagosa, tente trabalhar com potes ou copos menores, e claro, com uma quantidade maior, assim você terá mais chances.
Copos grandes são sempre mais difícieis de colonizar por inteiro, demoram mais, abrem mais chance a contaminações.
 
Back
Top