Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Iniciando com esporos selvagens

Diário de cultivo completo.
Bom, pra começar ja tentei outras duas vezes, sendo que as duas terminaram em contaminação... mas tambem faltou um pouco de higienização e melhor esterilização. Dessa vez fiz tudo o mais limpo possivel dentro do possivel aqui de casa.
Agradeceria se me ajudassem com dicas! Obrigado!

Dia 30/05
Preparei 11 bolos de farinha de arroz integral com vermiculita, sendo que dos 11, 7 eram copos americanos, 2 copos maiores e 2 potes de palmito. Esterilizei tudo na panela de pressão, menos um dos copos americanos que esterilizei no microondas com uma tampa feita de filtro de café preso com fita isolante (esterilizei tambem uma tampa feita de papel aluminio no forno para lacrar esse copo).
Alem desses preparei mais dois potes, um daqueles potes grandões de doces e outro de palmito, com trigo hidratados por 24h e cozidos. Esterilizei-os no microondas da mesma forma que o copo, tambem a tampa de papel aluminio no forno.

Guardei o copo americano esterilizado no microondas para ver a capacidade de esterilizar com essa tecnica e inoculei todos os outros potes, inclusive os de grãos, com o maximo de higiene possivel de ter em casa sem possuir uma glovebox...

Dia 04/06
Apareceu a contaminação por Bacillus sp no pote grande de trigo, descartei-o. Primeiro foco do cubensis apareceu em 3 grãos do pote de trigo menor.
Não aguentei a ansiedade de esperar pra ver se o microondas havia conseguido esterilizar o substrato, e fiz duas topweres da seguinte forma: 1 fina cama de vermiculita embaixo, substrato de farinha de arroz, e selo de vermiculita em cima. Coloquei a tampa em cima sem fechar e esterilizei por 15 min. Fechei os potes e passei fita isolante em um deles vedando as bordas da tampa e inoculei. O outro deixei sem vedar e inocular para comparar contaminações.

Essa estrategia de deixar sem inocular um pote fiz para tentar descobrir se a contaminação ocorreu após a esterilização, como por exemplo com os esporos que vieram de lugares sujos ja que são de cogus colhidos no pasto. Porém, pormais que possam estar contaminados, tenho MUITOS carimbos... pude fazer varias seringas com esporos de carimbos diferentes e assim inocular cada dois potes com esporos de carimbos diferentes.

Dia 06/06
Nenhum sinal nem de contaminação, nem de colonização em nenhum outro pote além do trigo. Comparando com outros cultivos parece estar meio lento. Talvez seja a temperatura que esta à ambiente(+-26). Vou tentar colocar garrafa com agua quente pra aumentar a temp.
 
Eu tava c om saudade desses cultivos improvizovisk! Lindo!!!
 
Olá pessoal!
Valew Anatman eu fiz isso antes desse flush com o bolo 3, deixei num pote com água na geladeira por 24hs, e está dando frutos loucos!
DSC03262.JPG

O bolo 4 com os pins brancos, estão bem maiores vejam..
DSC03264.JPG DSC03268.JPG

O bolo number one..
DSC03270.JPG

Abcs!
 
Bom dia galera!
Hum.. No bolo 1 os cogus começaram a involuir e secar, colhi e sequei no ventilador, fiz um dunk, com o bolo e já coloquei de volta na garrafa, fiz alguns furos nela em baixo e coloquei micropore pra não entrar poeira, que aki é muita tbm..

Bem o bolo 3 deu apenas 2 cogus maduros, colhi e tentei fazer alguns clones..
DSC03298.JPG

Dia 20/08/12 tentei clonar 2 brotos do bolo 4 um bem branquinho e outro com a "cabecinha mais escura"
DSC03304.JPG DSC03305.JPG

Também fiz com o chapéu e parte da estirpe cogu branquinho com o chapéu amarelado do mesmo bolo 4
DSC03306.JPG

E com partes de um cogu que ficou maduro e bonito do bolo 3 citado..
DSC03309.JPG

Espero que role..
Namastê!
 
interessante essa clonagem em papelao!! quero ver!
 
Valew! Espero que de certo.. Fiquei com medo dos pedaços estarem grandes.. vamo ver.. :)

é a princípio não precisavam ser tão grandes, assim tem mais chances do material biológico degradar, mas dá pra levar assim também.
 
é a princípio não precisavam ser tão grandes, assim tem mais chances do material biológico degradar, mas dá pra levar assim também.
Okz.. vou dar uma olhada daki um tempo.. vamos ver.. melhor deixar rolar agora neh...
 
Okz.. vou dar uma olhada daki um tempo.. vamos ver.. melhor deixar rolar agora neh...

Isso, agora não modifique nada, deixe como está, o mais asséptico possível, evitando assim a contaminação por microrganismos zombeteiros por ai :atrapalhado:
 
Eae galera!!!

Em SP iniciei a frutificação dos que tinham ficado incubando... tem varios substratos colonizados, inclusive marmitas de milho usando a tecnica "Casing direto" q vi aqui no forum e foram inoculados dia 30/6...

15/08
Produzi um filtro usando mascaras e fita micropore e colei em um saco transparente, na tentativa de simular as mini-estufas utilizadas nos Kit comercializados por ai... fiz o dunk/cold em uma marmita de milho, coloquei uma camada de agua no fundo do saco, acomodei a marmita no fundo e fechei... alem disso, coloquei um bolo PF em um terrario PET...
28/08
Os resultados do 1º flush do casing foram bem melhores do que eu esperava:
DSCF6020.JPG
 
Muito louco esses melos!! FLUSHÃO!! Parabéns e boa trip!!:)
 
Olá pessoal!! Voltei hehehe :)
Vou postar umas fotos ae.. Essa minha clonagem no papelão.. Apesar dos pedaços grandes funcionou! Ainda estão crescendo aki..
DSC03310.JPG DSC03311.JPG

Fiz dia 11/09/2012 um bulk com os bolos 1 e 3 que estavam tornando-se pouco produtivos, dividi-os em 2 "tapower"

Fiz ontem 15/09/2012 outro bulk com os demais bolos o 4 5 e 6, soh tinha uma vasilha grande e usei esta.. ficou bruto, não vejo a hora de dar logo o 1º flush :roflmao:
DSC03339.JPG

Meu grande parceiro Tiagosa que contribuiu pra tudo rolar diretinho me enviando pelo correio 2 marmitas inoculadas, sacos e vermiculita que aki não encontrava.. Obrigada amor!v
DSC03328.JPG

A marmita de milho estava de inicio aparentemente contaminada, limpei retirando a "contaminação", coloquei no saco dia 07/09/2012 e já deu o primeiro flush galera!!
DSC03340.JPG DSC03343.JPG
:feliz:

A de arroz eu fiz primeiro que a de milho, fiz dia 05/09/2012 deu uns 5 pins que estão crescendo, mas nos cantos vejam...
DSC03345.JPG

Deixarei meus bulks aki enquanto enbarco uns dias pra Sampa!!!! :eba:
Não sei o que faço com as marmitas.. ponho na geladeira?!?!

Abraços!
 
SINTO CHEIRO DE STRAIN NOVA NO AR! belissimo fenotipo cara,
eh impressao minha ou alguns dos cogus nao tem veu?
achei muito bonitos mesmo, bem caracteristicos!
torcendo aqui pelo sucesso nessas clonagens.
pesquise bem sobre clonagens subsequentes pra firmar bem essa caracteristica de cogumelos sem veu!
 
temos um vencedor!
aproveitem a oportunidade dada! Muitos trabalhos podem ser feitos de agora em diante.


miceliopapelao.jpg
 
Que cultivo lindo mano ta de parabéns...:)

mais uma strain domesticada
NÃO TEM PREÇO!
 
Eae galera!

Ao figurinha e Mortandello, os frutos possuem o véu mas esse é bem fragil e acaba perdendo totalmente.... mas se reparar ainda tem resquicios em alguns... fica quase no meio da estipe...

Detalhe, são mais de uma strain que estou em mãos... nas fotos da pra ver oque acredito ser a diferença de uma para a outra...

Strain quase sem anel, e demora a madurar os esporos... seus carimbos são fracos e sua lamelas quase não escurecem... Porem os frutos foram bem maiores com estipe grossa e carnuda... não sei se é problemas de iluminação mas eles ficam todos tortos e contorcidos: o primeiro flush esta la em cima,
2º flush
DSCF6077.JPG
3º flush
DSCF6175.JPG
Cogumelo do 3º flush
DSCF6183.JPG

Strain com anel, rompe o véu ja esta preto de esporos... carimbo bem forte... cresceu a maioria para cima, com estipe bem fina e pileo pequeno...
DSCF6225.JPG
1º flush

Shantita fez as clonagens... ficaram bem legais... estou multiplicando o micelio com a tecnica G2G... ADOREI ESSA TECNICA!!! hehehe... aproveito pra perguntar, existe um limite onde devemos reiniciar o processo a partir dos esporos??
O primeiro Bulk em pote que preparei da strain sem anel gerou uns cogus bem maiores...
DSCF6252.JPG DSCF6257.JPG

Experiencia com Bulk outdoor:
DSCF6266.JPG DSCF6273.JPG

Os bulks out sofreram com a baixa umidade relativa do ar e rachou os pileos.... porem HOJE CHOVEU!!! da gosto respirar....

Uma noite de meditação antes de pegar no sono:
DSCF6108.JPG

Não vou demorar mais pra postar as novidades... pelo menos vou tentar....
DSCF6060.JPG DSCF6078.JPG DSCF6091.JPG DSCF6100.JPG
 
Ao figurinha e Mortandello, os frutos possuem o véu mas esse é bem fragil e acaba perdendo totalmente.... mas se reparar ainda tem resquicios em alguns... fica quase no meio da estipe...

Detalhe, são mais de uma strain que estou em mãos... nas fotos da pra ver oque acredito ser a diferença de uma para a outra...

Strain quase sem anel, e demora a madurar os esporos... seus carimbos são fracos e sua lamelas quase não escurecem... Porem os frutos foram bem maiores com estipe grossa e carnuda... não sei se é problemas de iluminação mas eles ficam todos tortos e contorcidos: o primeiro flush esta la em cima,
2º flushView attachment 40247
3º flush View attachment 40248
cogumelo do 3º flush View attachment 40250

Strain com anel, rompe o véu ja esta preto de esporos... carimbo bem forte... cresceu a maioria para cima, com estipe bem fina e pileo pequeno... View attachment 40246 1º flush

Ahá esse aí entendeu bem! Possivelmente são mesmo duas strains produtivas distintas. Genéticamente são muito próximas (grau de parentesco elevado), mas que apresentam fenotipos (caracteristicas) diferentes por reagirem diferente aos fatores ambientais.

Sobre a dúvida do limite de tempo para o micélio, existe sim, o micélio envelhece assim como nós e pode acabar se tornando ineficiênte para crescer vigorosamente, frutificar etc. Uma dica legal para retardar esse processo é utilizar para cada transferencia, tipos de grãos diferentes. Na teoria isso estimula o micélio a se adaptar a meios diferentes e continuar vigoroso. Quando essa vigorosidade finalmente chegar ao fim, será hora de reiniciar com esporos.

Lindo trabalho, lindas fotos Tiagosa e Shantita! Obrigado!
Quero relato! :)
 
Última edição:
CACETADA NA CABEÇA!!!!
Cogu jogou eu e a shantita de um lado pro outro como dois bonecos kkkkkkkkkk
meio assustador perder completamente o controle, mas muito magico e essa foi pro resto da vida hehehehe
Falta de experiencia na dosagem por estarem secos... fomos parar em outro universo... tudo mt maravilhoso e assustador ao mesmo tempo... confesso que quando meus pés voltaram a pisar no chão, me senti "são e salvo" kkkk

MARAVILHOSO!!!

Mas continuando com o cultivo,

A produção da strain esta otima... ja tenho micelio em bulk enterrado no jardim e no quintal kkk
Tomei vergonha na cara e fiz um "terrario"... simplão, só uma caixa de isopor, um termometro, argila no fundo, agua, uma tampa de plastico transparente... qd possivel vou dar uma melhorada, adicionando o esquema de troca gasosa...
to com varios potes de milho colonizados... comecei a usar potes com tampa ja ao invez de fazer tampa de aluminio, mas no começo não tava dando certo, pois os potes com tampa n evoluiam... pesquisando descobri q era falta de oxigenio... como um ninja, abri os potes e adicionei um disco de algodao dentro da tampa... e fiz outros potes ja com o disco... todos estão muito bem...
Chga de bla bla bla, vamos às fotos :sneaky:

Bulk em potinho:
DSCF6403.JPG

Casings e Bulks em marmitas:
DSCF6456.JPG

Potes de milho em diferentes estagios de colonização:
DSCF6502.JPG

Terrário:
DSCF6503.JPG

Tentativa de clonar cogumelo roxo de especie selvagem:
Cogu: DSCF6135.JPG
Micelio se desenvolvendo em agar: DSCF6505.JPG


Quando eu e shantita finalizar-mos o isolamento da strain com algumas caracteristicas mais fixadas, passo ela pra qm tiver interesse..
Abração, obrg pela ajuda à todos...
Até mais!
 
Back
Top