Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Iniciando com esporos selvagens

Diário de cultivo completo.
Bom, pra começar ja tentei outras duas vezes, sendo que as duas terminaram em contaminação... mas tambem faltou um pouco de higienização e melhor esterilização. Dessa vez fiz tudo o mais limpo possivel dentro do possivel aqui de casa.
Agradeceria se me ajudassem com dicas! Obrigado!

Dia 30/05
Preparei 11 bolos de farinha de arroz integral com vermiculita, sendo que dos 11, 7 eram copos americanos, 2 copos maiores e 2 potes de palmito. Esterilizei tudo na panela de pressão, menos um dos copos americanos que esterilizei no microondas com uma tampa feita de filtro de café preso com fita isolante (esterilizei tambem uma tampa feita de papel aluminio no forno para lacrar esse copo).
Alem desses preparei mais dois potes, um daqueles potes grandões de doces e outro de palmito, com trigo hidratados por 24h e cozidos. Esterilizei-os no microondas da mesma forma que o copo, tambem a tampa de papel aluminio no forno.

Guardei o copo americano esterilizado no microondas para ver a capacidade de esterilizar com essa tecnica e inoculei todos os outros potes, inclusive os de grãos, com o maximo de higiene possivel de ter em casa sem possuir uma glovebox...

Dia 04/06
Apareceu a contaminação por Bacillus sp no pote grande de trigo, descartei-o. Primeiro foco do cubensis apareceu em 3 grãos do pote de trigo menor.
Não aguentei a ansiedade de esperar pra ver se o microondas havia conseguido esterilizar o substrato, e fiz duas topweres da seguinte forma: 1 fina cama de vermiculita embaixo, substrato de farinha de arroz, e selo de vermiculita em cima. Coloquei a tampa em cima sem fechar e esterilizei por 15 min. Fechei os potes e passei fita isolante em um deles vedando as bordas da tampa e inoculei. O outro deixei sem vedar e inocular para comparar contaminações.

Essa estrategia de deixar sem inocular um pote fiz para tentar descobrir se a contaminação ocorreu após a esterilização, como por exemplo com os esporos que vieram de lugares sujos ja que são de cogus colhidos no pasto. Porém, pormais que possam estar contaminados, tenho MUITOS carimbos... pude fazer varias seringas com esporos de carimbos diferentes e assim inocular cada dois potes com esporos de carimbos diferentes.

Dia 06/06
Nenhum sinal nem de contaminação, nem de colonização em nenhum outro pote além do trigo. Comparando com outros cultivos parece estar meio lento. Talvez seja a temperatura que esta à ambiente(+-26). Vou tentar colocar garrafa com agua quente pra aumentar a temp.
 
fomos parar em outro universo... tudo mt maravilhoso e assustador ao mesmo tempo... confesso que quando meus pés voltaram a pisar no chão, me senti "são e salvo" kkkk

quero ler o relato!
nos avise se voce colocar na cm

parabéns mais uma vez por todo o trabalho e pelos frutos colhidos.
muita coisa boa por vir
 
MARAVILHOSO!!!
Parecia que estava a andar pela mata mais macia e verdinha do mundo!!!
Deitado no chão rendidos pela força mágica do Cubensis...

Pessoal fiz um terrário aki em casa também, simples.. caixa de isopor.. coube 7 marmitas e bulks que eu troxe do Tiagosa, de sampa..
Uma marmita de milho eu fiz dunk/cold e deixei no saco fora da caixa.. produziu muito bem :)
Até as marmitas de arroz e uma de milho que eu deixei na geladeira qdo viajei tbm produziram..
Meus bulks não deram certo não.. Talvez como já disseram, o micélio pode ter envelhecido.
Aí vão algumas fotos! Proximo passo agora tenta a clonagem do papelão pros potes de milho!

DSC03378.JPG DSC03379.JPG DSC03380.JPG DSC03381.JPG

Eh meio dificil aki.. pra postar rsrs
Abraço pessoal! Obrigada a todos!!
 
Última edição por um moderador:
Back
Top