Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Iniciando a arte!

Diário de cultivo completo.
Ae pessoar! Começei agora a tentar criar essas crianças e gostaria de saber as suas opiniões sobre o que pode estar errado ou algum detalhesinho que eu esteja esquecendo, sei lá né, na afobação agente pode acabar esquecendo de algo!

vamo lá...

Seringa

Eu fiz a seringa a partir de um carimbo da FSRE, seguindo a técnica que tem aqui no fórum(psilocyber), mas com uma diferença. Ao invéz de fazer a seringa logo de cara, eu pipetei e separei td em tubinhos de criogenia de 1 ml, e só puxei pra seringa na hora de inocular. Tudo feito dentro de uma glovebox escrota que eu fiz com uma tupperware gigante, ridículo, mas funciona!

Incubadora

Uns meses atráz eu andei fazendo umas caixas de som aqui em casa, então lah no fundo tinha mtos retalhos de MDF perdidos, então eu axei que madeira daria uma boa estufa, pricipalmente o mdf que é uma madeira "sintética", otimo isolante! Aí pra aquecer, eu achei no meio das minha porcariadas uma resistencia de impressora, dessas impressoras jato de tinta antigas! Resistencia em uma impressora? Sim! era uma impressora de alta velocidade e essa resistencia ficava aonde ia saindo as folhas impressas para secar a tinta na hora pq ela era tão rapida que no tempo que vinha outra folha não daria tempo da tinta secar então borraria tudo! Atráz da incubadora tem a fontesinha de outra impressora, fonte que varia entre 5, 16, e 33 volts. Por que? porque com 12v fixos, durante o dia ficava em 35 graus a estufa e durante a noite 22, nao tinha ficado legal isso, entao eu coloquei esta outra fonte e uma chave seletora pra poder ajustar a tensão conforme o necessário! Agora ta beeem mais estável.

Inoculação

Inoculei no dia 16/08 2 ml de B+ em 2 potes de nutella autoclavados em panela de pressão, exatamente como manda a lei! Usei seringa de 3ml zerada, 1ml por copo divididos em 8 furos. Usei milho de pipoca, mas não coloquei vermiculita e nem fiz o se pq um amigo de Sp falou que era desnecessário nos bolos feitos com milho! Depois de 5 dias eu vi que um bolo tava andando mais do que o outro, então eu injetei mais 6 ml´s de A.D. no fracote, pois, achei que ele estava muito seco e até agora deu nessas fotos ae!

Aguardo sugestoes!
Abraços a tds!

Tio
PIC_0002.JPGPIC_0004.JPGPIC_0006.JPGPIC_0007.JPGPIC_0009.JPGPIC_0010.JPGPIC_0008.JPG
 
psilocibec disse:
Muito bonito o terrário, bem feito, parece que será muito eficiente.

Aconselho a colocar o termometro dentro do terrário, e não no vidro, pois a temperatura difere até em 5 graus, fiz os testes quando fui colocar um igualzinho esse no meu.

Qual a distancia entre a luz e os bolos?
Qual fotoperiodo você está usando??

Cuidado com o calor, 28 é uma temperatura bem alta para frutificação.

Lindos pins, desejo uma boa frutificação e uma farta colheita! :pos:

Valew psilo...

Então.. esse termometro éh ridículo, marca 3 temperaturas de uma vez, preciso arrumar outro to com vontade de tacar fogo nele

a luz esta a uns 30 cm do bolo, pra menos! :confused:

quanto a temperatura, tah dificil manter pra baixo de 26 graus, to pensando em fazer um trem que eu vi aqui no forum, tipo um "wather cooling" que se nao me engano foi o mauricio que postou ããããããã ou será q foi o viridis? ahh num lembro, mas me parece ser a unica coisa q vai funcionar!

o fotoperíodo é de 16hrs de escuridão por 8 de luz! O q vc acha?

Abração
 
hueaheuhaehuea... éh ew tava na dúvida, nao lembrava quem era o pai da obra! heheheh :)
Abraço
 
A temperatura será sempre a do meio, ou se estiver marcando duas casas será um numero entre as duas. Esses termometros para reptéis costumam ser muito bons, um conhecido disse que nunca teve problemas usando eles hehe basta saber interpreta-los.

Um outro conhecido usa um fotoperiodo de 12/12 até a formação dos pins, depois apenas 15 minutos a cada uma hora e meia apenas para guia-los.

Essa luz dentro do terrário pode fazer com que a temperatura se eleve demais - sim mesmo sendo fria, em dias de calor fará muita diferença na temperatura.

No mais, desejo novamente uma ótima colheita :pos:
 
Falae Psilo....

nossa.. q fotoperíodo louco, vou tentar ele tb.. mas com o fato da lampada esquentar eu concordo com vc, mas quando eu fiz o terrario eu pensava que os cogus adoravam a luz como os vegetais no cultivo indoor, caso contrario teria colocado a lampada pelo lado de fora do acrílico para evitar este problema, na minha cabeça vegetais e fungos faziam fotossíntese hehehehehe, sou engenheiro e nao biólogo... foda né hueeh! Agora o POBREMA da temperatura enquanto eu nao faço o e$queminha do mauricio, vou abraçar a óbvia dica do morta... socar gelo no terrário... tao simples que eu nao consegui pensar nisso.. huahaahuauuahs
Abraçoss
 
LINDOS lindos mesmo viu cara!
parabéns estamos todos aqui nas BEST GOOD PIN VIBES FORMATION SOCIETY pra vc :
OOOOOOOOOHHHHHHHHMMMMMMMMMM
\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/
^~^~^~^~^~^~^~^~^~^~^~^~^~^~^~^~^~
 
ehuaehuehuehuaehehe valew msm morta, mais eu axo que vou acabar matando eles de tanto ficar observando ehehehe, to mtooo na espectativa desses garotos.. vai ser minha primeira safra :D me desejem sorte!
abraço a tds!
 
vários e vários cabeçudinhos saindo ae hein!
tamos TODOS na expectativa da sua primeira colheita!
na verdade somos uma raça alienigena que vai se salimentar do seu cérebro quando você consumir os cogumelos , e ae dpeois dido você será mais um de nós :)
 
Hauauhahauhaah, demorooo.... aproveitando pra postar mai24 horas de evolução....


Abraçoos :D :D
PIC_0001.JPG
 
Fala Tio Dena

Parabéns pelo seu empenho e por alcançar a fase de frutificação.

A oxigenação, agora, é essencial para evitar abortos.

Ao colher os cogumelos não deixe restos.

Pode apodrecer e contaminar.

Faça tudo com assepsia.

Tire muitos carimbos.
 
Fala Tio Dena

Parabéns pelo seu empenho e por alcançar a fase de frutificação.

A oxigenação, agora, é essencial para evitar abortos.

Ao colher os cogumelos não deixe restos.

Pode apodrecer e contaminar.

Faça tudo com assepsia.

Tire muitos carimbos.


Sim sim senhore. valeu pelas dicas Mauricio

a oxigenação ew to largando um cooler 12v ligado em 6 volts pro fluxo ficar baixo 100% do tempo! então deve ir legal, só to tendo problemas mesmo éh com a temperatura, mais ew montei um esqueminha igual o teu, pq tava foda, tava ficando em 28 graus, e por enquanto to consegundo manter ela em 24!

Tomerei os cuidados citados acima... valew!!!
Valewww
Abração
 
quanto mais frio melhor também!
tou conseguindo manter entre 21-24 graus sempre aqui.
meu casing está no 5o flush, e o bolo pf cremogenado no 10o.
nao tem sinal de contaminaçao dos bolos e tudo continua produzindo muito bem.
aproveite agora, um casing desse pode produzir durante muito tempo, tudo depende da sua assepsia e da temperatura mais baixa.
 
èh morta...
ainda to acertando a mão pra regular a temperatura seguindo a tek do mauricio, daqui a alguns dias tudo vai melhorar, garanto...
Abraço!!
 
Eh, mais tem alguma coisa errada, pq os bixanos estão abrindo o chapéu com 3 dias de vida e 5 cm de altura, o morta disse que pode ser a temp mas sei lá né.. será que pode ser a umidade tb? :confused: Tirei fotos agora na hr do almoço!
Aguardo socorro!

Abração a tds
PIC_0004.JPGPIC_0008.JPGPIC_0010.JPG
 
Um conhecido acha que pode ser a luz. Ele disse que na fase de crescimento eles não precisam de luz, falou pra diminuir a luz, deixar apenas alguns minutos por hora para guia-los pra cima. A temperatura também influencia em cogumelos prematuros. Temperatura + Luz = Chapéis abertos antes do tempo.

Falou também que a umidade alta ajuda nestes casos, podem aparecer alguns bitelos com essas condições e alta umidade, mas isso pode ser prejudicial por outros angulos.

No mais seus cogumelos estão lindos hehe, gostei daquele caixo crescendo em tres, muito bonito :pos:
 
Valew psilo, eu troquei o foto p. pra 15 mins por hora agora vomo ve o q rola, agora quanto a temperatura, eu segui o teu conselho e joguei a lampada pra fora do acrilico, melhoro beeem viw, e otra, ew td desliguei aquela bombinha de imersão que ficava dentro do terrario pq ela tb esquentava a água! Isso derrubou a temperatura de 24 pra 22, mas qdo eu desligo a refrigerçao fica em 25... agora so esperar pra ver o que rola!
Abraçoss
 
Um conhecido disse para ter cuidado agora pra não deixar a desejar na umidade sem a bombinha,disse pra ligar ela as vezes quando perceber que a umidade está caindo, o que esquenta é ficar ligado direto, alguns minutos com intervalo de uma hora ou uma hora e meia não vai esquentar e vai ajudar a manter a umidade.

Boa colheita, :pos:
 
Quanto aos carimbos... compensa fazer deste tamanhinho? as chapeletas tão do tamanho de moedas de 10 ctvs!!! :confused:

editei pq esqueci de perguntar se éh melhor tirá-los ou deixá-los ali em paz!

abraço
 
Back
Top