Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Iniciando a arte!

Diário de cultivo completo.
Ae pessoar! Começei agora a tentar criar essas crianças e gostaria de saber as suas opiniões sobre o que pode estar errado ou algum detalhesinho que eu esteja esquecendo, sei lá né, na afobação agente pode acabar esquecendo de algo!

vamo lá...

Seringa

Eu fiz a seringa a partir de um carimbo da FSRE, seguindo a técnica que tem aqui no fórum(psilocyber), mas com uma diferença. Ao invéz de fazer a seringa logo de cara, eu pipetei e separei td em tubinhos de criogenia de 1 ml, e só puxei pra seringa na hora de inocular. Tudo feito dentro de uma glovebox escrota que eu fiz com uma tupperware gigante, ridículo, mas funciona!

Incubadora

Uns meses atráz eu andei fazendo umas caixas de som aqui em casa, então lah no fundo tinha mtos retalhos de MDF perdidos, então eu axei que madeira daria uma boa estufa, pricipalmente o mdf que é uma madeira "sintética", otimo isolante! Aí pra aquecer, eu achei no meio das minha porcariadas uma resistencia de impressora, dessas impressoras jato de tinta antigas! Resistencia em uma impressora? Sim! era uma impressora de alta velocidade e essa resistencia ficava aonde ia saindo as folhas impressas para secar a tinta na hora pq ela era tão rapida que no tempo que vinha outra folha não daria tempo da tinta secar então borraria tudo! Atráz da incubadora tem a fontesinha de outra impressora, fonte que varia entre 5, 16, e 33 volts. Por que? porque com 12v fixos, durante o dia ficava em 35 graus a estufa e durante a noite 22, nao tinha ficado legal isso, entao eu coloquei esta outra fonte e uma chave seletora pra poder ajustar a tensão conforme o necessário! Agora ta beeem mais estável.

Inoculação

Inoculei no dia 16/08 2 ml de B+ em 2 potes de nutella autoclavados em panela de pressão, exatamente como manda a lei! Usei seringa de 3ml zerada, 1ml por copo divididos em 8 furos. Usei milho de pipoca, mas não coloquei vermiculita e nem fiz o se pq um amigo de Sp falou que era desnecessário nos bolos feitos com milho! Depois de 5 dias eu vi que um bolo tava andando mais do que o outro, então eu injetei mais 6 ml´s de A.D. no fracote, pois, achei que ele estava muito seco e até agora deu nessas fotos ae!

Aguardo sugestoes!
Abraços a tds!

Tio
PIC_0002.JPGPIC_0004.JPGPIC_0006.JPGPIC_0007.JPGPIC_0009.JPGPIC_0010.JPGPIC_0008.JPG
 
Em teoria tá tudo certo, o micélio também tá muito bonito e forte, vai dar p´ra fazer uns casings lindões com eles !

Boa sorte, o projeto ficou muito bonito e parece estar muito eficiente também :pos:
 
Interessante essa sua incubadora, parece estar tudo certo!

Uma alternativa para quem não tem "resistência de impressora ultra-super-rápida" hehehe, seria usar uma lâmpada isolada no compartimento de baixo, mas aí era melhor ligar a um termostato, já que ela deve ficar ligada só até atingir a temperatura desejada.

Abraço e boa sorte!

PS: Faltou dizer qual Strain é essa. ;)
 
Iaee Pedro...
entao, eu ia fazer com lâmpada msm, mas aí eu teria "problema" com a luz né, jah que ew preciso so de calor pensei em uma resistencia de chuveiro, chocadeira, qlq porcaria trabalhando com uma tensão mais baixa para nao cozinhar tudo, aí eu tava na loja desmontando akela vovó das impressoras pra tirar outras peças(pra eu inventar algo, eu so viciado em eletronica), foi qdo eu vi a resistencia e ela sorriu pra mim! nunca vou achar outra igual, tanto éh que to tentando bolar um esqueminha pra fazer outra totalmente regulável pra um amigo! e simples claro.. ai eu posto aqui no forum! pq outra dessas eu nunca mais acho! huehuehu postei pq achei uma coisa unica!
 
Pedro disse:
PS: Faltou dizer qual Strain é essa. ;)

TioDena disse:
...Inoculei no dia 16/08 2 ml de B+ em 2 potes
;)

Gostei também do seu projeto com a incubadora só acredito que ficaria caro para fazer um e você está utilizando pouco espaço para o tanto de energia elétrica que uma belezinha dessa ae deve gastar. Não sou bom em eletrônica mas ficaria com o pé atrás de deixar uma incubadora dessa ae operando a noite sem ter ninguém em casa que pudesse dar uma olhada. Eu colocaria uma lâmpada e um thermostato para incrementar o apetrecho. Mas de qquer maneira ficou ótima!

Você agitou os frascos que estão colonizando o milho?

Como você mede a temperatura dentro dessa engenhoca?
 
viridis disse:
;)

Gostei também do seu projeto com a incubadora(*) só acredito que ficaria caro para fazer um (*1) e você está utilizando pouco espaço para o tanto de energia elétrica que uma belezinha dessa ae deve gastar.(*2) Não sou bom em eletrônica mas ficaria com o pé atrás de deixar uma incubadora dessa ae operando a noite sem ter ninguém em casa que pudesse dar uma olhada.(*3) Eu colocaria uma lâmpada e um thermostato(*4) para incrementar o apetrecho. Mas de qquer maneira ficou ótima!

Você agitou os frascos que estão colonizando o milho?(*5)

Como você mede a temperatura dentro dessa engenhoca?(*6)

Iae fio.. blzinha?

1)Nem fica, a quantidade de madeira que eu usei se vc for comprar gasta uns R$12,00 uma fonte de pc AT na sta ifigenia sai por R$15,00 mais 2cvts pra cada parafuso e R$2,00 no termometro de aquario! o foda seria achar uma resistencia fresca dessas!

2)Essa fonte operando em potencia maxima gastaria em torno de 160W, mas o fato de vc ter comentado me intrigou e eu fui conferir mas o amperímetro nao saiu do zero, então tá gastando o minimo, por exemplo, igual o seu modem ADSL ou um radio relógio...

3) PQ? Pela aparencia do bagulho dá medo que pegue fogo? ueuehueuahuehu
ew tb inkanei!! uhueheuhuehe Se essa fonte resolver entrar em curto, nao seria nada dificil, já que ela está encostada na madeira!

4)Quanto a lampada eu pensei que o micelio desenvolvesse melhor no escuro, e quanto ao termostato, vc tem alguma sugestão de qual colocar? acho uma otima ideia.

5) Agitei sim, mas agora nao adianta mais pq tah uma massaroca só, qdo agito mexe o bolo inteiro!

6)Repare na terceira foto à esquerda no "andar de cima", na lateral tem um termometrosinho ridículo!

Abração!
 
TioDena disse:
Iae fio.. blzinha?

1)Nem fica, a quantidade de madeira que eu usei se vc for comprar gasta uns R$12,00 uma fonte de pc AT na sta ifigenia sai por R$15,00 mais 2cvts pra cada parafuso e R$2,00 no termometro de aquario! o foda seria achar uma resistencia fresca dessas!

2)Essa fonte operando em potencia maxima gastaria em torno de 160W, mas o fato de vc ter comentado me intrigou e eu fui conferir mas o amperímetro nao saiu do zero, então tá gastando o minimo, por exemplo, igual o seu modem ADSL ou um radio relógio...

3) PQ? Pela aparencia do bagulho dá medo que pegue fogo? ueuehueuahuehu
ew tb inkanei!! uhueheuhuehe Se essa fonte resolver entrar em curto, nao seria nada dificil, já que ela está encostada na madeira!

4)Quanto a lampada eu pensei que o micelio desenvolvesse melhor no escuro, e quanto ao termostato, vc tem alguma sugestão de qual colocar? acho uma otima ideia.

5) Agitei sim, mas agora nao adianta mais pq tah uma massaroca só, qdo agito mexe o bolo inteiro!

6)Repare na terceira foto à esquerda no "andar de cima", na lateral tem um termometrosinho ridículo!

Abração!

4 -- Ele se desenvolve melhor no escuro por isso você vai envolver os copos com papel alumínio para que não entre nada nada de claridade e além disso vai manter a temp. no interior dos copos

5 -- Agora não é mais necessário agitar os copos pois a colonização já está bem avançada só precisa virar de ponta cabeça.

6-- Cuidado para não extrapolar na temperatura. Thermostato é fácil de achar e tem um que acopla diretamente na lâmpada. Atingiu 28º a lampâda apaga.
 
Valew ae viridis!

intao.. éh o seguinte.. aquele copo que tava com o freio de mão puxado deu uma parada, será q foi pq ew injetei A.D. nele? com ctz deve ter infectado pq jah tem uns 3 dias que não cresce nem 1 milímetro, nao apareceu nenhuma mancha ainda, mais parou mesmo! Bom.. faze o q né... vamo esperá pra ver... De qlq maneira, eu ja preparei mais outros dois copos, ontem, de B+ seguindo o conselho do morta de deixar o milho pra lá e usar arroz integral, vermi. e cremogema. Agora é só esperar pra ver no que dá!

Abraço a Tds!
 
Fala Tio Dena

Seu cultivo segue sem problemas.

A água, pode sim, ter retardado o crescimento do micélio no copo apontado.

Os copos devem ficar no escuro total até colonizar 100%.

Não use todo o carimbo, qualquer problema no percurso, voce terá esporos para continuar.
 
Com um carimbo bem impresso e cuidado tem como fazer 4 seringas de 20 cc ou mais e inocular cerca de 20 copos. Pense nisso :pos:

Em meu primeiro cultivo usei apenas 1/4 do carimbo! Segue tranquilo e calmo.
 
hmmmm certo... valew ae viridis e mauricio!!

Ainda tenho meio print.. vamo ve, vamo ve, sem pressa.. tudo o que se tem que fazer éh manter a calma nessas horas difíceis!!!

Mais quanto ao injetar água, foi meio no começo, eu notei que um copo tava na metade, e o outro beeem deGavarzinho.. ai eu comprei uma garrafinha de água na facul, bebi e fui pro laboratorio buscar um pouco de A.D. e foi essa q eu inoculei. Depois disso o micelio deu uma disparada, pensei hhmmm lindo né, até q parou e hj eu notei q ele está tomando uma corzinha amarelada beeem d leve.
Mais éh issoae, seja o q for.. tamo ai pra faze denovo, e denovo e denovo e denovo e denovo e denovo e denovo e denovo e denovo até enjoar!

Abração a tds!
 
Ae pessoal... andei uns dias sumidão.. tava aguardando resultados... mais então... Aquele lerdinho lah voltou a andar e o outro copo colonizou inteiro jah tem uns 8 dias fiz um casing com ele ontem, tampei e coloquei na incubadora, mantendo a 30 graus to terminando de montar o terrário e está em teste(ainda estou tendo problemas com umidade, não tá umidecendo as paredes do terrário) por isso o case nao foi pra lá ainda.

*O casing ew to achando q ew fiz cagada, o substrato(vermi, fibra) tem que ser dividido em camadas ou misturado? Eu misturei bem!

*Qual fotoperíodo eu uso pra "pinar"? e pra frutificar?

*Uma lâmpada fluorescente T5 de 8w (30cmX1,6cm de diâmetro) seria mta iluminação? ela está a 30cm dos cases, isso éh ruim?

*Eu tenho que deixar o casing fechado no escuro? Por qto tempo?

*É recomendável que mexa o casing com alguma ferramenta esterilizada dps de algum tempo? ou simplesmente deixa ele quieto até sei lá eu quando?

sei lá... se quiserem eu tiro umas fotos do terrário pra vc´s conferirem...
no aguardo...

Abração a tds!
 
TioDena disse:
*O casing ew to achando q ew fiz cagada, o substrato(vermi, fibra) tem que ser dividido em camadas ou misturado? Eu misturei bem!!

Depende qual técnica que vc vai utilizar. Tem pessoas que preferem todos os ingredientes misturados ( meu caso ) em 50% coco coir x50% vermiculita também tem outros que gostam de apenas vermiculita em baixo e coco em cima ou vice versa.

TioDena disse:
*Qual fotoperíodo eu uso pra "pinar"? e pra frutificar?
Pergunta bem básica: https://teonanacatl.org/threads/quais-as-condições-ideais-para-o-cultivo-de-p-cubensis.79/ em formação de primórdias

TioDena disse:
*Uma lâmpada fluorescente T5 de 8w (30cmX1,6cm de diâmetro) seria mta iluminação? ela está a 30cm dos cases, isso éh ruim?

A iluminação é apenas para guiar os pins para que eles virem cogumelos adultos. Se você tiver disponível esse material, utilize-o, se não... compre uma simples lâmpada compacta fluorescente.

TioDena disse:
*Eu tenho que deixar o casing fechado no escuro? Por qto tempo?

Até que o micélio se torne visível na superfície do casing.

TioDena disse:
*É recomendável que mexa o casing com alguma ferramenta esterilizada dps de algum tempo? ou simplesmente deixa ele quieto até sei lá eu quando?

Só tocaria no case para o que quer que fosse se tivesse intuito de fazer outdoor. Do contrário, NÃO.

TioDena disse:
Sei lá... se quiserem eu tiro umas fotos do terrário pra vc´s conferirem...

Demorou! Tira sim... que fica tudo muito mais fácil!!!!
 
valew ae pela ajuda... vou tirar as fotos sim, mas essa semana nao vai dar pq a camera foi viajar com meus pais!

Abraço
 
Fala Tio Dena

É importante agora manter os parametros para frutificação no interior do terrário.

1 - Temperatura entre 21 e 26º C

2 - Oxigenação

3 - Luz.

Esses itens induzem a formação de pins
 
Valeeew ae pessoal, como sempre, a ajuda vem rápido! brigadão msm!
Maasss to cum mais uma treta aqui.... to apanhando da umidade aqui, tá phoda, alguem tem alguma idéia do que eu posso fazer aqui? As pardes do terrário não têm ficado moolhadas, e durante o dia que tah quente eu so obrigado a desligar o aquecedor, aí seca mais ainda!!
Abração
 
Fala Tio Dena

Qual é a configuração do seu terrário?

1 - tipo e volume da caixa
2 - ventilação mecanica ou manual?
3 - provedor de umidade
4 - janela de luz

Qual a temperatura média na sua cidade?

O casing montado já foi para o terrário?
 
Fala Tio Dena

Qual é a configuração do seu terrário?

1 - tipo e volume da caixa

Isopor, 100 litros (R$ 33,00)

2 - ventilação mecanica ou manual?

Mecâninca, cooler 12v 80mm c/ controle de rotação(ja tinha em casa)

3 - provedor de umidade

Argila expandida(R$ 15,00 saco 25kg), uma bomba de aquario tipo better 250 de imersão(ganhei) e uma bomba normal de "sopro"(ganhei tb)
mangueiras R$2,00

4 - janela de luz

Janela de acrílico 500X300X2mm (R$ 9,00)

Qual a temperatura média na sua cidade?

Nessa época eh em torno de 28graus

O casing montado já foi para o terrário?

Sim, um foi na semana passada e o outro ontem, um deles já está pinando.

Então Maurício, agora a camera chego, vai ficar um pouco mais fácil, dá uma olhada!


a ultima foto não tem nada a ver, éh q a garota apareceu do nada qdo ew tava tirando as fotos e qse me mato de susto!
terrario fora.JPGterrario dentro.JPGterrario longe.JPGiluminação.JPGcooler.JPGcasing 1.JPGcasing 2.JPGpins1.JPGamiguinha.JPG
 
Muito bonito o terrário, bem feito, parece que será muito eficiente.

Um conhecido aconselha a colocar o termometro dentro do terrário, e não no vidro, pois a temperatura difere até em 5 graus, ele fez os testes quando foi colocar um igualzinho esse no dele.

Qual a distancia entre a luz e os bolos?
Qual fotoperiodo você está usando??

Cuidado com o calor, 28 é uma temperatura bem alta para frutificação.

Lindos pins, desejo uma boa frutificação e uma farta colheita! :pos:
 
Back
Top