Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Importante Identificações confirmadas de Panaeolus cyanescens

Mensagem importante da equipe TEO.
Status
Não está aberto para novas respostas.
Cara, em que seção posso encontrar o passo-a-passo para a preparação do chá? Obrigado.


Você conseguiu chegar até este tópico, para pedir ajuda na identificação, postou no formato solicitado, anexou as fotos ...

E não consegue achar os tópicos de como fazer o chá?
 
olá, fiz esta colheita hoje pela manhã. aí estão fotos do antes e depois de colher. peguei todos na bosta do boi zebu!hehe


Habitat: Encontrado no pasto, crescendo diretamente do esterco.
Lâminas (Lamelas, Gills): de cinza para preto.
Estipe (Talo, Stem): variados tamanhos
Píleo (Chapeu, Cap): diâmetro variado. Hemisférico para convexo.
Cor do carimbo de esporos:
Mudança de cor: há, colhido branco, os cogumelos foram ficando azul escuro quase um preto depois de um tempo.
Local: Interior da Bahia.

20130606093302.jpg 20130606093312.jpg 20130606094145.jpg 20130606133739.jpg 20130606133750.jpg 20130606133821.jpg 20130606133856.jpg
 
Po Irmao, e eu achando q aqui na bahia nao tinha cogumelo, ainda mais no interior....onde a seca ta brava a mto tempo, achei q mesmo com chuva nao teria esporos pra germinar.... Viajei esses dias depois da chuva e passamos por muitos pastos, e eu na duvida se poderia ter ou nao hehe agora ja sei
 
po galera massa! pesquisei muito antes de sair na caça!! vejo que rendeu bons frutos. eles são mesmo psicoativos, então posso mesmo consumi-los? valeu anatman e a todos que estão dando esta força na identificação!

fala cubensisdedread ontem deu uma chuvinha, hj saí cedinho pra conferir e acabei sendo premiado.
grande abraço a todos!
 
Ontem fui em uma caçada para ver se acho os cubensis para minha domesticação e acabei achando o que me parecem ser Panaeolus.
Como não tenho muito conhecimento com suas características peço uma ajuda aos conhecedores de Pans para ter a certeza e proseguir com a domesticação.
Habitat: Esterco Bovino
Lamelas: Acinzentadas
Chapél: Acinzentado e Levemente dourado, de uns 3cm de diâmetro.
Estipe: Curta,fina, e acinzentadas. Uns 7cm mais ou menos.
Cor do carimbo de esporos: Preto
Mudança de cor: Sim, uns azulan rapidamente e outros mais lentamente, mas todos mudaram de cor.
Local: Goiás
SAM_2257.JPG SAM_2260.JPG SAM_2263.JPG SAM_2265.JPG SAM_2267.JPG SAM_2269.JPG SAM_2275.JPG SAM_2276.JPG SAM_2268.JPG SAM_2262.JPG SAM_2258.JPG 001.jpg SAM_2287.JPG SAM_2288.JPG SAM_2290.JPG SAM_2295.JPG

O que me dizem? @Anatman, @Mauricio, @Ecuador, @cubensisdedread, @RainSpirit .....
 
Última edição:
Ontem fui em uma caçada para ver se acho os cubensis para minha domesticação e acabei achando o que me parecem ser Panaeolus.

São Panaeolus, ativos.
 
Olá a todos! fui caçar hj e voltei com vários cogus que não me parecem cubensis (não possuem véu) mas apresentam mudança de cor para preto . gostaria de ajuda na identificação para poder tomar de boa, segue a ficha e algumas fotos..
Habitat
: Pasto, nascendo das fezes da vaca depois de dias de chuva/sol
Lâminas (Lamelas, Gills): cinza escuro
Estipe (Talo, Stem): entre 6 e 10 cm de altura, finos e fibrosos
Píleo (Chapéu, Cap): marron claro no meio e branco ao redor
Cor do carimbo de esporos: ?
Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra): demorou para acontecer, todos os coletados foram machucados para confirmar mudança de cor.. foi de cinza pra azul escuro até o preto (alguns foram direto para o preto )
Local: Serra do Cipó - MG
 

Anexos

  • 131201-154651.jpg
    131201-154651.jpg
    88.8 KB · Visualizações: 37
  • 131201-154702.jpg
    131201-154702.jpg
    78.2 KB · Visualizações: 31
  • 131201-154741.jpg
    131201-154741.jpg
    84.6 KB · Visualizações: 37
  • 131201-154752.jpg
    131201-154752.jpg
    91.4 KB · Visualizações: 31
  • 131201-154906.jpg
    131201-154906.jpg
    121.2 KB · Visualizações: 38
  • 131201-154951.jpg
    131201-154951.jpg
    111.8 KB · Visualizações: 42
Olá a todos! fui caçar hj e voltei com vários cogus que não me parecem cubensis

São Panaeolus ativos. Muito provavelmente Panaeolus cyanescens.

Perdem potência com a secagem, mas devem continuar bem fortes.
 
Habitat: fezes bovinas

Lâminas (Lamelas, Gills): cinza, azul e um pouco esverdeada

Estipe (Talo, Stem): mais fino do que costumo ver em psilocibe

Píleo (Chapéu, Cap): curvatura bem arredondada

Cor do carimbo de esporos:preto

Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra):azul bem escuro

Local: Bauru SP
SAM_5088.JPG SAM_5103.JPG SAM_5105.JPG SAM_5108.JPG SAM_5129.JPG
Panaeolus cyanescens?
 
Olá,
Eu e @Shantita saímos na busca de cogumelos diferentes e encontramos 3 cogumelos suspeitos em um estrume de vaca dentro de uma mata na beira de um rio. O local tem bastante P. cubensis e P. cyanensis.
Habitat: Fezes Bovinas, no interior de uma mata ciliar (floresta estacional semidecidual)
DSCF2899.JPG DSCF2909.JPG

Lâminas (Lamelas, Gills): Adnexas.

Estipe (Talo, Stem): Livre. Diâmetro entre 0,4 a 0,6 cm. Comprimento entre 7,5 cm e 10 cm. Coloração interna Marrom avermelhado, externa bege a marrom.
DSCF2920.JPG DSCF2923.JPG DSCF2926.JPG

Píleo (Chapéu, Cap): Convexo. Tamanho entre 3 e 5,5 cm. Acinzentado com bordas escurecidas e centro bege amarelado. 2 estavam com o píleo escuro aparentemente por conta dos esporos do outro cogumelo que estava por cima. O píleo dos que estavam escuros refletiam um tom roxo escuro que pode ser visto na foto..
DSCF2903.JPG DSCF2915.JPG

Cor do carimbo de esporos: Praticamente preto.

Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra): Escurecimento intenso chegando ao preto. Na estipe ocorreu escurecimento com um forte brilho azul em locais danificados e alguns resquícios azulados foram observados na extremidade superior da estipe próximo ao píleo. O píleo quando danificado apresentou mudança de cor acinzentada.

Local: Votuporanga - SP

Grato pela ajuda!
 
encontramos 3 cogumelos suspeitos em um estrume de vaca dentro de uma mata na beira de um rio.



Panaeolus ativos. Muito provavelmente P. cyanescens.
 
Bom pessoal, após alguns anos longe do fórum e dos cogus, voltei a frequenta-lo com muito entusiasmo.

Sempre fui um adorador dos enterógenos, e após alguns chamados vindos dos sonhos decidi fazer minha primeira coleta do ano.

Após alguns dias estudando os locais de possível coleta, hoje pela manhã me preparei e fui ao campo, pedi permissão ao encarregado pelas terras e entrei no pasto. Logo de cara encontrei alguns Panaeolus cyanescens, porém nunca os tinha visto pessoalmente, fotografei e deixei o micélio onde estava (guardei mentalmente o local onde estava) e parti na busca dos cubensis. Rodei a manhã inteira e só achei 1 :(!

Fui almoçar em casa, pesquisei mais aqui no fórum sobre os P. cyanescens, e me certifiquei que os que eu havia tirado foto no campo eram eles. Resultado, durante a tarde voltei para o pasto para coletar alguns. Peguei 10 cogus, e ainda achei mais um cubensis na volta para casa :feliz:!

Como será a minha primeira experiencia com Panaeolus gostaria que vocês me dessem o aval da identificação....

Cogus 01
Habitat: Pasto com cobertura baixa, micélio em meio a bosta de vaca.
Lâminas: Adnexas, de coloração acinzentada a preto.
Estipe: Livre, de 6 a 9cm, de coloração branca a amarronzada.
Píleo: convexo/ovalado, a coloração lembra muito a do cubensis, branco com o centro amarronzado.
Cor do carimbo: preto.
Mudança na cor da fissura: Azulado a arroxeado.
Local: Alegre - ES
Photo3.jpg
Photo2.jpg
Photo1.jpg

Estou com algumas dúvidas quanto ao segundo grupo, pois não mudaram a cor na área de fissura.

Cogus 02
Habitat: Pasto com cobertura baixa, micélio em meio a bosta de vaca.
Lâminas: Adnexas, de coloração acinzentada.
Estipe: Livre, de 5-6cm, de coloração branca a amarronzada.
Píleo: ovalado, a coloração lembra muito a do cubensis, branco com o centro amarronzado.
Cor do carimbo: preto.
Mudança na cor da fissura: Não notei mudanças.
Local: Alegre - ES

Photo5.jpg
Photo4.jpg

Bom, essa galera está me aguardando na geladeira, deixando seus esporos para mim. Se a identificação for confirmada amanhã farei a prova!

Good vibes!:alien:
 
Última edição:
Bom, essa galera está me aguardando na geladeira, deixando seus esporos para mim. Se a identificação for confirmada amanhã farei a prova!



Não consegui ver a imagem, o link não está funcional. Tente fazer o upload aqui mesmo.

Não ingira cogumelos não identificados.

Mesclei a sua mensagem com o tópico correto para a mesma, se você ainda não tinha notado ;)
 
Não consegui ver a imagem, o link não está funcional. Tente fazer o upload aqui mesmo.

Não ingira cogumelos não identificados.

Mesclei a sua mensagem com o tópico correto para a mesma, se você ainda não tinha notado ;)

Valeu Ecuador! Arrumei agora, é tanto tempo sem postar em fórum que até esqueci como anexa direito as imagens! Eu tentei montar o tópico no lugar errado acho, obrigado por mescla-lo aqui, achei que fosse no tópico id de P. cyanescens, mas esse é fechado né?
Pode deixar que não sou nem doido de consumi-los sem a identificação correta! Pra ser sincero não gosto nem de coletados quando não sei identificar direito....
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Back
Top