Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Importante Identificações confirmadas de Panaeolus cyanescens

Mensagem importante da equipe TEO.
Status
Não está aberto para novas respostas.
Desculpe pelos muitos pedidos :s
Irmãos,não sei se devo arriscar um palpite mas creio ser pan.subb. Mas deixo aos mais experientes as fotos,a segunda tem um carimbo bem fraco.

Habitat:Fezes de cavalo,
Lâminas (Lamelas, Gills):2-Adnexas
Estipe (Talo, Stem):1-livre
Píleo (Chapéu, Cap):2-conico ou 3-convexo
Cor do carimbo de esporos: Preto
Mudança de cor na fissura :Não há.
Local:Cidade:Formiga Estado Minas:Gerais
Paz e luz
 

Anexos

  • WP_20151119_005.jpg
    WP_20151119_005.jpg
    25.3 KB · Visualizações: 75
  • WP_20151119_008.jpg
    WP_20151119_008.jpg
    39.5 KB · Visualizações: 75
  • WP_20151119_006.jpg
    WP_20151119_006.jpg
    30.7 KB · Visualizações: 65
  • WP_20151119_007.jpg
    WP_20151119_007.jpg
    31.2 KB · Visualizações: 69
Última edição:
nao, a pan cyan, tem um link com duzias de fotos, de informaçoes sobre e fotos de carimbos.
 
Ah sim os cyan da 13 pag azularam depois,me referi ao post da 14 pag em que pedi a identificação de possíveis pan.subb.. Se puder me informar agradeço irmão. Paz e luz.
 

Anexos

  • WP_20151119_005.jpg
    WP_20151119_005.jpg
    25.3 KB · Visualizações: 19
Ah sim os cyan da 13 pag azularam depois,me referi ao post da 14 pag em que pedi a identificação de possíveis pan.subb.. Se puder me informar agradeço irmão. Paz e luz.
Não dá pra diferenciar PAN CYAN de PAN SUBB assim a olho nu. Esse tipo de característica, como coloração, pode ser resultado de inúmeras variáveis.
Assim como o mesmo pé de laranja dá laranjas de diferentes tamanhos e cores, a mesma premissa serve para os cogumelos.
PODE ATÉ SER PAN SUBB, mas é impossível alguém aqui afirmar isso com certeza.

Quanto à azulação... eles podem ficar azul claro, azul escuro, verde claro, verde escuro, verde azulado, azul esverdeado, preto, roxo... mas em todas elas, o modo como a cor muda é característico. Sempre mais forte nos pontos "machucados".
 
Não dá pra diferenciar PAN CYAN de PAN SUBB assim a olho nu. Esse tipo de característica, como coloração, pode ser resultado de inúmeras variáveis.
Assim como o mesmo pé de laranja dá laranjas de diferentes tamanhos e cores, a mesma premissa serve para os cogumelos.
PODE ATÉ SER PAN SUBB, mas é impossível alguém aqui afirmar isso com certeza.

Quanto à azulação... eles podem ficar azul claro, azul escuro, verde claro, verde escuro, verde azulado, azul esverdeado, preto, roxo... mas em todas elas, o modo como a cor muda é característico. Sempre mais forte nos pontos "machucados".
Obrigado amigo,amanha posto foto dos possíveis p.subb no habitat natural,e mais algumas de outros coletados para que talvez os amigos possam me ajudar. Paz e luz.
 
Boa tarde irmãos, estou com duvida quanto a esses P.cyan,n ficaram azul mas sim meio roxo.

São pan cyans.

Irmãos,não sei se devo arriscar um palpite mas creio ser pan.subb.

Com essas fotos está difícil, mas podem ser pan subb sim.

A banda no chapéu é um bom indicativo. O fato de você tê-los encontrado em estrume de cavalo também. Eles demoram bem a azular, de forma bem suave, e a morfologia é um pouco diferente. Tente postar mais fotos, deles no estrume e de exemplares em melhor estado de conservação.

Veja: https://teonanacatl.org/threads/espécies-de-fungos-neurotrópicos-no-brasil.4606/#post-67880
 
Última edição:
Não pude tirar foto deles hoje pois choveu o dia todo,amanha posto foto dos danados.Muito obrigado pelas dicas. :) Paz e luz.
São pan cyans.



Com essas fotos está difícil, mas podem ser pan subb sim.

A banda no chapéu é um bom indicativo. O fato de você tê-los encontrado em estrume de cavalo também. Eles demoram bem a azular, de forma bem suave, e a morfologia é um pouco diferente. Tente postar mais fotos, deles no estrume e de exemplares em melhor estado de conservação.

Veja: https://teonanacatl.org/threads/espécies-de-fungos-neurotrópicos-no-brasil.4606/#post-67880
 
Saudações pessoal da CM! Encontrei estas belezuras e gostaria da confirmação dos mais experientes.

Habitat:
encontrado no pasto, crescendo no esterco.
Lâminas (Lamelas, Gills): de marrom claro para marrom mais escuro, quase preto.
Estipe (Talo, Stem): de 5 cm de altura
Píleo (Chapéu, Cap): 2 cm de diâmetro
Cor do carimbo de esporos: preto
Mudança de cor na fissura (azulamento ou outra): azulamento
Local: Alagoa, Minas Gerais
 

Anexos

  • DSC05055.JPG
    DSC05055.JPG
    37.3 KB · Visualizações: 76
  • DSC05050.JPG
    DSC05050.JPG
    87.4 KB · Visualizações: 73
  • DSC05047.JPG
    DSC05047.JPG
    73.1 KB · Visualizações: 73
  • DSC05048.JPG
    DSC05048.JPG
    87 KB · Visualizações: 72
  • DSC05051.JPG
    DSC05051.JPG
    147.3 KB · Visualizações: 65
  • DSC05049.JPG
    DSC05049.JPG
    78.7 KB · Visualizações: 73
Saudações pessoal da CM! Encontrei estas belezuras

@Sidarta, não aconselho ingerir esses mais velhos. Mosquitos costumam enche-los de ovos/larvas. Dá enjoo/caganeira/zik-zira...
E faça chá, por via das dúvidas. ;)
 
Salve,
no pasto me deparei com essas belezinhas. Pela identificação, logo vi que não se trata de cubensis, mas fico em dúvida em relação aos outros, uma vez que foi encontrado em esterco de vaca, não havendo cavalo algum no pasto. Anda chovendo a beça, esquentando, e chovendo de novo. Segue as fotos do momento em que colhi e após mais de uma hora.

Sou muito agradecido à resposta! Axé

Habitat: Encontrado no pasto, crescendo diretamento do esterco e arredores muitíssimo próximos.
Lâminas (Lamelas, Gills): Preto. Bem escuras.
Estipe (Talo, Stem): 7cm de altura. Branco
Píleo (Chapeu, Cap): 3-4 cm de diâmetro. Branco com uma leve coloração amarela/laranja no centro
Cor do carimbo de esporos: Não testado
Mudança de cor: Azulamento muito após a quebra do estipe (15 min) sucedido de arroxeado e negro.
Local: Interior de São Paulo, Sumaré. Chuva, sol, humidade e mormaço.
 

Anexos

  • IMG_2433.JPG
    IMG_2433.JPG
    124.5 KB · Visualizações: 81
  • IMG_2434.JPG
    IMG_2434.JPG
    95.1 KB · Visualizações: 78
  • IMG_2435.JPG
    IMG_2435.JPG
    58.7 KB · Visualizações: 77
Se azularam, são pans cyans. Exceto aquele mais marrom. Se ele for panaeolus cyanenses, já está seco demais, e não vale a pena arriscar.
 
Os que azularam são pan cyans, como o @TheHunter disse, mas aposto que continuam ativos e valendo a pena "testar" mesmo secos desse jeito.
Pode ser. Mas vale a pena abrir a estipe com corte longitudinal pra limpar prováveis larvas.
 
futos da caçada.. alguem pode ajudar a identificar por favor? foram achados em mg, no alto da serra depois de varios dias de chuva e hj tava passando perto do pasto achei q valia a pena arriscar..foi meio esparro rs..acho q são pans mas é sempre bom confirmar né? :)
Habitat:
pasto, coletei em varios lugares diferentes ao redor de um curral alguns em bosta e umas colonias na grama perto de onde a agua do curral escorre tbm,
Lâminas (Lamelas, Gills): cinza escuro quase preto
Estipe (Talo, Stem): de 4cm a 6cm
Píleo (Chapeu, Cap): 1cm a 3 cm
Cor do carimbo de esporos: Não testado
Mudança de cor: trocaram de cor pra azul petroleo quase preto quando maltratados, alguns ficaram com o talo todo preto porém não mudam tanto de cor nos chapeus
Local: Serra do Cipó, MG

no meio da correria veio varios estes são os q achei suspeitos, condições identicas aos de cima mas a cor deles é mais marrom principalmente por dentro, e fiquei meio na duvida na troca de cor pq eles ja vieram meio negros e com essa coloração amarronzada.. mas por um lado parecem com os q postei a cima, talves mais velhos.. contribuições são bem vindas, obrigado!
 

Anexos

  • DSC00476.JPG
    DSC00476.JPG
    60.7 KB · Visualizações: 68
  • DSC00477.JPG
    DSC00477.JPG
    62.8 KB · Visualizações: 64
  • 151210-171512.jpg
    151210-171512.jpg
    79.9 KB · Visualizações: 67
  • 151210-171527.jpg
    151210-171527.jpg
    79.3 KB · Visualizações: 65
  • 151210-171547.jpg
    151210-171547.jpg
    79.4 KB · Visualizações: 64
  • DSC00478.JPG
    DSC00478.JPG
    252.1 KB · Visualizações: 65
  • DSC00486.JPG
    DSC00486.JPG
    90.1 KB · Visualizações: 63
  • DSC00492.JPG
    DSC00492.JPG
    95.6 KB · Visualizações: 61
  • DSC00484.JPG
    DSC00484.JPG
    96.1 KB · Visualizações: 60
Última edição por um moderador:
panaelus cinctulus

Panaeolus cinctulus é Panaeolus subbalteatus.

Esses que você coletou e que ficou em dúvida não são P. cinctulus.

https://teonanacatl.org/threads/espécies-de-fungos-neurotrópicos-no-brasil.4606/#post-67880



existem cogumelos que mudam de cor para o cinza escuro/preto e são venenosos?

Coletados diretamente em esterco, com essa aparência, não me lembro de nenhuma espécie realmente tóxica.

Mas há relatos de desconforto estomacal, às vezes bem doloroso, em alguns casos. E acredite, você não vai querer ficar em dúvida no meio da experiência se os cogumelos que ingeriu são ou não tóxicos. Sua mente vai a mil e a tendência é que a turbulência seja grande.
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Back
Top