Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Importante Identificações confirmadas de Panaeolus cyanescens

Mensagem importante da equipe TEO.
Status
Não está aberto para novas respostas.

Crânio

TeoBot
Membro da Staff
Membro Ativo
25/01/2005
115
91
teonanacatl.org
Tópico para reunir as identificações confirmadas de Panaeolus cyanescens que foram postadas inicialmente em Identificando seus cogumelos!.

Este tópico visa a servir de base de consulta para identificadores novatos e experientes. Os pedidos de identificação devem continuar a serem feitos no tópico 'Identificando seus cogumelos!', seguindo as regras postas lá.

O 'Identificando seus cogumelos!' servirá também para postar, caso necessário, dúvidas a respeito das identificações desse tópico, que será mantido fechado.
 
DSC-0343.jpgDSC-0344.jpgDSC-0345.jpgDSC-0346.jpgDSC-0347.jpg

Habitat: Encontrado no pasto, crescendo diretamente do esterco.
Lâminas: "Anexed” cinza escuro/preto
Estipe (Talo, Stem): 5cm de altura, 4 mm de largura. Curvado na base, sólido e um pouco torcido.
Píleo (Chapéu, Cap.): 2-3cm de diâmetro.hemispheric. liso para rugoso/esburacado.
Cor do carimbo de esporos: Pretos em grande quantidade.
Mudança de cor: sim, azul esverdeado
Local: piracicaba são Paulo.
 
Habitat: Encontrado no pasto, crescendo diretamente do esterco.
Lâminas: "Anexed” cinza escuro/preto
Estipe (Talo, Stem): 5cm de altura, 4 mm de largura. Curvado na base, sólido e um pouco torcido.
Píleo (Chapéu, Cap.): 2-3cm de diâmetro.hemispheric. liso para rugoso/esburacado.
Cor do carimbo de esporos: Pretos em grande quantidade.
Mudança de cor: sim, azul esverdeado
Local: piracicaba são Paulo.

São psicoativos, são os famosos Panaeolus Cyanescens: https://teonanacatl.org/wiki/panaeolus-cyanescens-generica/

Bom aproveito!
 
Salve!
As fotos foram tiradas no final de dezembro em uma busca por Cubensis.Se eu me lembro tinha chovido pouco e esfriado .Nenhum Cubensis foi achado mais eu achei oque eu acredito ser algum tipo de Panaeolus.

Habitat: esterco bovino
Lâminas (Lamelas, Gills): cinza- preto adnexas fechada
Estipe (Talo, Stem):6 a 8 cm altura. Base cor marrom claro para o branco perto do chapeu.

Não possui veu universal
Píleo (Chapéu, Cap): 1 a 3 cm diametro.Conico pro convexo.

Cor amarelo ou laranja no centro e mais claro pra borda
Cor do carimbo de esporos: preto
Mudança de cor na fissura:Azul (ultima foto)
Local: Interior de São Paulo

DSC00904-cropp.JPGDSC00909ppp.JPGDSC00910ppp.JPGDSC00930-croph.JPGDSC00931-crop-crop.JPG

alguem confirma, são Panaeolus
 
Legal Equador, valeu!!!:)
Tinha pra todo lado,proxima vez....
 
Olá hoje lá pras 15:00 horas fui fazer uma caçada e encontrei alguns cogumelos. alguns ainda bem novinhos, foi umas das minhas primeiras caçadas, agora só falta identificação

Habitat: Encontrado no pasto, crescendo diretamente do esterco.
Lâminas: cinza escuro/preto.
Estipe (Talo, Stem): 6-7cm de altura, 4 mm de largura.
Píleo (Chapéu, Cap.): 2-3cm de diâmetro esburacado.
Cor do carimbo de esporos: Pretos.
Mudança de cor: sim, azul.
Local: Limeira são Paulo.

aimages.orkut.com_orkut_photos_PQAAADvphaySEIQSiL3bsLxrRH346qy5fa87ad5436789623325ce74baa7a475.jpgaimages.orkut.com_orkut_photos_PQAAAMRTI_9_SyDXuQ1syE7F5e2fUcyedf112c525b696839d744a5f01afe40f.jpgaimages.orkut.com_orkut_photos_PQAAAAplr7gAR1Dk2NkMJS8yON4T6hw03de89ca3bb3a0a34f8b1c132442d508.jpg
 
Obrigado pela identificação Ecuador :) agora alguém poderia me mandar um link de uma receita do modo de preparo do chá de Panaeolus canescens.

ficarei muito grato :)
 
O chá de panaeolus deve ser preparado da mesma forma que se prepara um chá de cubensis, @strick.

Há algumas receitas pelo fórum. Boa pesquisa.
 
Bacana esse Panaeolus. Estou perto de Limeira e notei que está aparecendo bastante por aqui. Inclusive num esterco controle que eu trouxe para casa tem mais um. Já colhi uns 4 ou 5 e já clonei numa placa. Segue a foto.

DSC01313.JPG
 
São bacanas mesmo fico feliz em ter eles aqui nessa região, falando neles acabei de tomar uma dose só esperando o efeito :D
 
O segredo com eles é ferver e tomar assim que tira do substrato, ou então comer de uma vez. Eles azulam e ficam até pretos muito intensamente com o menor dos toques, indicando a degradação dos ativos. São muito mais frágeis que os P. cubensis, porém bastante potentes para o seu tamanho.

Lembrando que esse Pan. cyanescens pode ser Pan. tropicallis também, a diferença é microscópica no tamanho dos esporos, sendo os do Pan. tropicallis menores.

Editado: na verdade existem outras distinções e problemas a respeito da classificação.
 
Lembrando que esse Pan. cyanescens pode ser Pan. tropicallis também, a diferença é microscópica no tamanho dos esporos, sendo os do Pan. tropicallis menores.

Não há registro de pan tropicalis no Brasil, nem de nenhuma outra espécie psicoativa de panaeolus que possa se confundir com os cyanescens.

Até um registro confirmado é inútil e desinformativo ficar falando em tropicalis e outros.
 
Não há registro de pan tropicalis no Brasil, nem de nenhuma outra espécie psicoativa de panaeolus que possa se confundir com os cyanescens.

Até um registro confirmado é inútil e desinformativo ficar falando em tropicalis e outros.

Ecuador, não há registro de muita coisa no Brasil, é raro encontrar alguém por aqui trabalhando com taxonomia destes basidiomicetos e o Guzmán infelizmente não vive aqui, isto não quer dizer que todo Panaeolus que fique azul no Brasil é cyanescens. É grande a chance de que seja já que é mais comum, mas macroscopicamente é impossível dizer se é um ou outro, ou outros, já que nem mesmo existe um consenso muito bom das espécies deste gênero.

Seria mais correto dizer que é um Panaeolus sp. psicoativo, do que afirmar com certeza a espécie baseado simplesmente em registros anteriores.
 
Até que se identifique as possíveis outras espécies que possam ser confundidas com cyanescens aqui no Brasil, se houverem outras, não vejo porque não considerar os panaeolus com essa forte reação de azulamento como cyanescens, já que a ocorrência dessa espécie foi confirmada aqui mais de uma vez (Guzman, Allen e Gatz, 2000; de Meijer, 2006; Wartchow, Carvalho e Sousa, 2009)

.

E acho que há registro de bastante espécies e artigos relacionados à ocorrência de espécies psicoativas no Brasil.

Basta ver em https://teonanacatl.org/threads/espécies-de-fungos-neurotrópicos-no-brasil.4606/.
 
Última edição:
Até que se identifique as possíveis outras espécies que possam ser confundidas com cyanescens aqui no Brasil, se houverem outras, não vejo porque considerar os panaeolus com essa forte reação de azulamento como cyanescens, já que a ocorrência dessa espécie foi confirmada aqui mais de uma vez (Guzman, Allen e Gatz, 2000; de Meijer, 2006; Wartchow, Carvalho e Sousa, 2009)

.

E acho que há registro de bastante espécies e artigos relacionados à ocorrência de espécies psicoativas no Brasil.

Basta ver em https://teonanacatl.org/threads/espécies-de-fungos-neurotrópicos-no-brasil.4606/.

Eu concordo que já foi confirmado aqui mais de uma vez, o meu ponto é que isso não é identificação, é chute baseado em dados passados. Quando você tem um P. cubensis que não se parece com nenhum outro cogumelo até vai, agora afirmar que um Panaeolus é cyanescens só porque foi confirmado aqui enquanto nenhum outro foi é um ótimo chute, mas ainda assim existe a possibilidade de que não seja ele e quando existe a dúvida eu não costumo afirmar. O cambodginensis também é macroscopicamente similar ao cyanescens e ao tropicalis.
 
P.cubensis se parece sim, e muito, com P.subcubensis :D
 
Em um sitio perto da minha casa, é raro se encontrar os P. cubensis, mas esta sempre lotada desses Panaeolus Cyanescens, eu queria saber se eles são mais potentes do que os P.cubensis, pelo falo deles azularem mais que os P.cubensis.
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Back
Top