Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Golden Teacher - Primeiro cultivo

Diário de cultivo completo.
Olá pessoal.

Iniciei esse cultivo em em 15/02/10, mas estava com problemas na internet e sem poder acessar o fórum. Minhas poucas entradas aqui nesse período foram em lan-houses e bem rápidas, para tirar uma ou outra dúvida.

Fiz um diário nesse período de ausência e vou colocá-lo aqui. Dois copos já foram aniversariados, logo coloco fotos para vocês verem se tudo está ok.

Bem, dessa vez, para evitar contratempos, resolvi fazer tudo seguindo a risca os procedimentos padrões. Se algo estiver errado, por favor me corrijam.

15/02/10 – Confecção do substrato e da seringa com esporos.

Receita do substrato utilizada:

• 3 copos de vermiculita seca
• 1 1/2 copos de farinha de arroz integral (arroz integral moído no liquidificador)
• 1 1/2 copos de água mineral sem gás
• 2 colheres de chá de CREMOGEMA
• 1 colher de sopa de gesso

O substrato foi colocado em cinco copos, com selo de vermiculita de 1 cm e cobertos com duas folhas de papel alumínio.

Os copos foram esterilizados em panela de pressão, mantendo 1 hora com fogo aceso. Ela só foi aberta no dia seguinte, já completamente fria.

Assim que os bolos foram retirados da panela de pressão, o papel alumínio de baixo foi lacrado com fita crepe.

A seringa utilizada tinha capacidade para 20 ml, sendo tomadas precauções de assepsia no processo (luvas, máscara, jaleco (kkkk, legal andar de jaleco em casa com o povo fazendo cara esquisita), lamparina de álcool para esterilização da agulha, spray de álcool).

16/02/10 – Inoculação

Inoculação de 1 ml do conteúdo em cada um dos 4 furos de cada copo. Respeitados os procedimentos anti-contaminação (borrifar alcool nos copos, limpeza da mesa com lysol, etc).

Como não tinha glove box, utilizei uma outra caixa organizadora de plástico, virada com a boca para baixo, e limpa com água sanitária. Não foi muito confortável, mas acredito que contaminações que estivessem no ar do meu quarto foram evitadas.

26/02/10 – Preparação do terrário

Como os copos já estavam em um estágio avançado de colonização, resolvi montar o terrário.

O terrário foi preparado usando uma caixa organizadora de plástico grande (não sei ao certo quantos litros), conectada a uma bomba de aquário para ventilação constante, com duas pedras porosas depositadas no fundo de uma bandeja também de plástico repleta de argila expandida e com água pela metade.

Dentro do terrário foi colocado um termo-higrômetro digital para monitoramento. Temperatura em torno de 23º e umidade relativa > 99% (o display dele vai até 99% e em pouco tempo estourou a escala --).

27/02/10 – Primeiro copo aniversariado (copo tipo americano). Demais copos em estágio avançado de colonização, e aparentemente sem contaminações.

03/03/10 – Segundo copo aniversariado. O primeiro copo apresenta um micélio bem bonito, parece um bolo de algodão.

No meu próximo post coloco algumas fotos.

Abraços a todos.
 
Última edição por um moderador:
Boa sorte, Duncan. Os GT´s são uma strain interessante.

A sua colonização foi bem rápida. Qual é o tamanho do copo?
 
Usei 5 copos. 3 copos tipo whisky, 1 copo tipo americano e outro intermediário.

O copo que primeiro colonizou 100% foi o tipo americano (150ml).

Ele está bem "felpudo". Estou enviando uma foto dele para vocês verem. Para mim ele está bonito, mas como sou marinheiro de primeira viagem, de repente o que estou achando bonito não é o que deveria ser.

Ah... quando eu abro o terrário não noto nenhum cheiro estranho.
06032010027.jpg

Conforme prometi, aí estão algumas fotos que tirei. Abaixo segue uma legenda.

1. Copos recém inoculados em 16/02/10.

2. Copo americano já quase 100% colonizado, em 25/02/10.

3. Outro copo, em 25/02/10.

4. Copo tipo whisky, em 25/02/10.

5. Detalhe da bomba de aquário, dentro de um vidro para evitar o ruído. Ainda escapa um zumbido, mas durante o dia é imperceptível. À noite, como essa mesa está no meu quarto, eu desligo a bomba.

6. Detalhe do termohigrômetro. Temperatura de 22,9ºC e umidade maior que 99%.

7. Visão do terrário. Como a umidade não caía nunca, resolvi tirar o termohigrômetro de dentro e colocá-lo do lado de fora. Agora, ele registra temperatura interna e umidade e temperatura externas. Aquela mangueira na direita é para saída de CO2. Como a água e argila expandida não estão diretamente no terrário, deixei a ponta interna dessa mangueira solta, na parte mais baixa (pensando na tal história de que o CO2 é mais pesado e que a pressão interna o expulsaria pela mangueira).

8. Alguns esporos visualizados nesse microscópio que aparece na foto 7. Deu um trabalho danado tirar essa foto com a câmera do celular... rs

9. Visão interna do terrário. As duas mangueiras da esquerda são para entrada de ar, e terminam em duas pedras porosas que estão sob a argila expandida. A mangueira da direita é a de saída de CO2.

Acredito que amanhã esse terrário receberá mais dois bolos. Assim que tiver fotos atualizadas envio aqui.
1 - copos.jpg2- copo americano.jpg3 - copo intermediário.jpg4 - copo whisky.jpg5 - bomba.jpg6 - termohigrometro.jpg7 - terrário.jpg8- esporos.jpg9 - vista do terrário.jpg
 
Última edição por um moderador:
O copo que primeiro colonizou 100% foi o tipo americano (150ml).

Ele está bem "felpudo".


Realmente felpudo.

A princípio nada de anormal.

Se quiser coloque um pouco de vermiculita úmida também em cima do bolo. Isso geralmente ajuda a mantê-lo hidratado e estimula a pinagem.
 
Gostei das adptaçoes, tem tudo pra dar certo.

depois do Dunk, rolar os bolos em vermiculita seca (esterelizada)
pra o micelio nao ficar muito esposto e pra o bolo obter mas umidade.

quanto ta a temperatura na sua cidade?
 
Nesse momento, 21ºC.

E quanto à vermiculita, passo ela neste bolo, ou só nos próximos, quando aniversariá-los?

pra vermiculita pegar bem nos bolos, eles devem estar umidos e a vermiculita esta seca.

passa nos proximos que for aniverssariar e aproveita e passa nesse q esta no tearrario tbm.

lembre-se,:luz: esterelizaçao em tudo.
 
Ontem aniversariei mais dois bolos, agora são 4 no terrário.

Antes de aniversariá-los, injetei 20ml de água destilada em cada um e deixei de um dia para o outro na geladeira, dentro de um pote plástico limpo com lysol que por sua vez ficou dentro de um saco plástico.

No dia seguinte, preparei 2 copos com vermiculita úmida, tampei com papel alumínio e deixei 1 hora na panela de pressão. Não esperei a panela esfriar totalmente para retirá-los. Simplesmente deixei a pressão se esvair e despejei o conteúdo em uma vasinha de plástico com tampa, limpa com água fervente e água sanitária. Deixei esfriar tampado.

Depois que ela esfriou, rolei todos os bolos nessa vermiculita. Gostei da textura dela, pois ficou úmida mas bem soltinha. Acredito que ela tenha grudado satisfatoriamente nos bolos.

É claro que todo esse procedimento foi feito utilizando luvas e máscara.

Em anexo, nova foto do terrário com os 4 bolos. Agora, falta somente um dos que preparei, que apesar de ter sido mais lento para colonizar, já está quase no ponto.

Derramei um pouco de vermiculita, mas só pretendo limpar quando for fazer a higiene do terrário.

O meu medo agora é que a temperatura resolveu subir. Acabei de chegar em casa, são 21:12 e no meu quarto o termômetro registra 25ºC de temperatura ambiente.

Deixei uma garrafa de 500ml com gelo no terrário para ver como fica a temperatura.
07032010031.jpg
 
Estão bem.

Agora deixe a temperatura entre 24 e 26ºC e espere a pinagem.
 
nao ha o que comentar, ta tudo certinho demais!
logo logo apareceram bolinhas, das bolinhas pintinhos, dos pintinhos coguzoes.
:)
 
Gente, eu tava agora estudando para prova de Botânica de amanhã, aí, antes de dormir, fui dar uma olhada nos bolos, e qual não foi minha surpresa! Eu já sou pai! hehehehehe

Apareceram dois pins, dois "pintinhos" naquele primeiro bolo aniversariado.

To feliz, muito feliz!!!! Acho que nem vou conseguir dormir hoje! :D:pos:
primeiros pins.jpg
 
Gente, eu tava agora estudando para prova de Botânica de amanhã, aí, antes de dormir, fui dar uma olhada nos bolos, e qual não foi minha surpresa! Eu já sou pai! hehehehehe

Apareceram dois pins, dois "pintinhos" naquele primeiro bolo aniversariado.

To feliz, muito feliz!!!! Acho que nem vou conseguir dormir hoje! :D:pos:

eu ja sabia:cool:
SOU PROFETA!
 
Algumas novidades:

1. Sexta-feira passada, dia 12/03/10 o último copo colonizou 100% e resolvi montar um casing com ele. Utilizei como camada de cobertura uma mistura de:

  • 2 copos de polixim (adubo para plantas, aparentemente uma compostagem de folhas, esterco e terra, comprado em loja de jardinagem);
  • 1 copo de vermiculita;
  • 1 colher de sopa de gesso;
  • 1 colher de café de café;

A mistura foi devidamente esterilizada na panela de pressão por 1 hora. A primeira foto anexada é desde casing, tirada hoje (16/03/10).

2. Hoje colhi o primeiro cogumelo. Naquela foto enviada em 11/03, apenas um dos dois cogumelos se desenvolveu, o da esquerda. Hoje, ao chegar em casa, encontrei-o já aberto (segunda foto). Por enquanto, esse seting só deu um cogumelo, e não há mais em nenhum oos outros bolos. O cogumelo da direita, da foto de 11/03, continua do mesmo tamanho, sem nenhuma alteração na aparência. Não sei se é um aborto, pq nem mudança de cor houve.

3. Sábado notei que, mesmo com o termo-higrometro marcando umidade >99%, os bolos começaram a azular. Depois de passada a camada externa de vermiculita, os bolos projetaram micélio para fora, mas azularam com o tempo. Então, a partir do sábado, comecei a borrifar água destilada mas paredes do terrário, dia sim, dia não.

5. Meu terrário é transparente, e a tampa, apesar de verde, também é transparente. Achei que a luz do meu quarto seria suficiente para que o cogu crescesse "para cima". Mas desde que vi que ele estava na horizontal, comprei uma luminária (terceira foto). Agora, os próximos que nascerem, já terão mais luminosidade disponível, e vinda do alto.

4. Estava ansioso para a primeira experiencia com P. cubensis cultivados por mim, mas agora, como só tenho um, vou adiá-la um pouco. Ou será que dá pra fazer um "batismo" com um cogumelo só? O que vocês acham? Juntando haste e chapéu, ele tem quase um palmo de cumprimento.

É isso pessoal. Obrigado pelas dicas, e por tudo o mais.
casing.jpg1º cogu.jpgluminária.jpg
 
Pessoal, empolguei e montei uma lâmina com uma lamela desse primeiro cogu. A imagem não está boa, mas dá pra ver os esporos em produção.

E pra piorar a foto foi tirada com o celular.

Aumento de 100x.
esporos.jpg
 
Nao come esse cogo nao Simbios, seria disperdicio
Melhor vc esperar esse seu casing frutificar, aí sim vc ´poderá ter um trip legal

boa sorte com o casing, tente manter a temperatura estavel
 
Nao come esse cogo nao Simbios, seria disperdicio
Melhor vc esperar esse seu casing frutificar, aí sim vc ´poderá ter um trip legal

boa sorte com o casing, tente manter a temperatura estavel

Apoiado! Não coma somente esse aí mesmo, junte com os outros coguzões que nascerão em breve e tenha uma trip melhor. Aconselho a comer frescos, porém como esse aí já está crescido, seque-o e junte com os outros depois. ;)

Abraço
 
Pessoal, duas novidades:

Primeiro, aquela minha luminária pegou fogo, rs... Ela funcionava com 3 pilhas comuns (3 x 1,5V = 4,5V), aí fiz uma gambiarra com uma fonte de 5V, saí para o banheiro e quando voltei estava só fumaça no quarto. Ainda bem que ela ficava fora do terrário e não afetou nada internamente.

Segundo, e mais importante, e mais legal (rs), acabei de contar 9 pins em um bolo. :D:pos:

Segue a foto.

Abraços a todos.
9 pins.jpg
 
Aew Pins!

Meus pesames pela fonte.

Cuidado nos pins pequenos qu se desenvolvem na base do bolo, as vezes eles não crescem e apodrecem favorecendo a contaminação. Ouseja não cresceu arranca e cobre com vermiculita.
 
Back
Top