Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Golden Teacher - Primeiro cultivo

Diário de cultivo completo.
Olá pessoal.

Iniciei esse cultivo em em 15/02/10, mas estava com problemas na internet e sem poder acessar o fórum. Minhas poucas entradas aqui nesse período foram em lan-houses e bem rápidas, para tirar uma ou outra dúvida.

Fiz um diário nesse período de ausência e vou colocá-lo aqui. Dois copos já foram aniversariados, logo coloco fotos para vocês verem se tudo está ok.

Bem, dessa vez, para evitar contratempos, resolvi fazer tudo seguindo a risca os procedimentos padrões. Se algo estiver errado, por favor me corrijam.

15/02/10 – Confecção do substrato e da seringa com esporos.

Receita do substrato utilizada:

• 3 copos de vermiculita seca
• 1 1/2 copos de farinha de arroz integral (arroz integral moído no liquidificador)
• 1 1/2 copos de água mineral sem gás
• 2 colheres de chá de CREMOGEMA
• 1 colher de sopa de gesso

O substrato foi colocado em cinco copos, com selo de vermiculita de 1 cm e cobertos com duas folhas de papel alumínio.

Os copos foram esterilizados em panela de pressão, mantendo 1 hora com fogo aceso. Ela só foi aberta no dia seguinte, já completamente fria.

Assim que os bolos foram retirados da panela de pressão, o papel alumínio de baixo foi lacrado com fita crepe.

A seringa utilizada tinha capacidade para 20 ml, sendo tomadas precauções de assepsia no processo (luvas, máscara, jaleco (kkkk, legal andar de jaleco em casa com o povo fazendo cara esquisita), lamparina de álcool para esterilização da agulha, spray de álcool).

16/02/10 – Inoculação

Inoculação de 1 ml do conteúdo em cada um dos 4 furos de cada copo. Respeitados os procedimentos anti-contaminação (borrifar alcool nos copos, limpeza da mesa com lysol, etc).

Como não tinha glove box, utilizei uma outra caixa organizadora de plástico, virada com a boca para baixo, e limpa com água sanitária. Não foi muito confortável, mas acredito que contaminações que estivessem no ar do meu quarto foram evitadas.

26/02/10 – Preparação do terrário

Como os copos já estavam em um estágio avançado de colonização, resolvi montar o terrário.

O terrário foi preparado usando uma caixa organizadora de plástico grande (não sei ao certo quantos litros), conectada a uma bomba de aquário para ventilação constante, com duas pedras porosas depositadas no fundo de uma bandeja também de plástico repleta de argila expandida e com água pela metade.

Dentro do terrário foi colocado um termo-higrômetro digital para monitoramento. Temperatura em torno de 23º e umidade relativa > 99% (o display dele vai até 99% e em pouco tempo estourou a escala --).

27/02/10 – Primeiro copo aniversariado (copo tipo americano). Demais copos em estágio avançado de colonização, e aparentemente sem contaminações.

03/03/10 – Segundo copo aniversariado. O primeiro copo apresenta um micélio bem bonito, parece um bolo de algodão.

No meu próximo post coloco algumas fotos.

Abraços a todos.
 
Última edição por um moderador:
Então ZaoX, conclusão acho que ainda não tenho, mas vou postar uma foto nova e fazer alguns comentários.

Como podem ver, fiz uma mudança que achei que deixaria o ambiente mais higiênico: coloquei uma fôrma de alumínio como base para os bolos, para não ficarem os pirex diretamente sobre a argila expandida.

Hoje, contei mais de 20 pins. Alguns deles já estão grandinhos, mas a maioria está tão pequena que desconfio que abortará. Essa semana já retirei alguns abortos dos bolos.

A temperatura está entre 25ºC e 27ºC, estou borrifando água destilada duas vezes por semana, e mesmo com a bomba de aquário ligada, todo dia quando chego do trabalho abro a tampa para ventilar ar. Uma luz incandescente fica ligada sobre o terrário durante grande parte do dia, então não sei o pq de tantos abortos.

Ah... e aquele bolo da mensagem de 11/03/2010, que originou os primeiros dois pins, nunca mais deu sinal de vida. Não surgiram nem pequenos abortos.
20100326.jpg
 
O motivo de tantos abortos, podem ser varios motivos.

no seu caso a troca de ar nao é pq vc esta usando bomba

pode ser essa sua temperatura que esta muito alta
Eu so almento a temperatura do meu terrario quando vejo que os pins ja estao bem grandes.

outro motivo tbm pod ser umidade de menos ou umidade de mas
no seu caso axo q pode ser umidade de mas, cuidado pra nao borrifar muita agua. TUDO DE MAS É MUITO

manda as novidades :luz:
 
Os bolos estão me parecendo um pouco secos.
 
Olá kleber,

Também pensei nesse lance da temperatura. Acabei de colocar duas garrafas de 500 ml para congelar, vamos ver se amanhã consigo baixar um pouco a temperatura interna.

Outra coisa que andei pensando é, nos próximos cultivos, abandonar essa caixa de plástico e adotar o isopor. Como a temperatura tem subido, acho que quanto mais isolante térmico for o material, melhor.

Outra coisa que notei é que, mesmo com a luz, os cogus estão indo para todas as direções. Não estão ficando em pé. Um deles está rastejando no alumínio, e como a fôrma está úmida, estou preocupado que apodreça. Acho que vou retirá-lo hoje mesmo.

E Ecuador, acabei de notar que um dos bolos está azulado no topo. Estou pensando em, assim que colher esses cogus maiores, fazer a "manicure" que o Mortandello cita AQUI e rolá-los novamente em vermiculita úmida. O que acha?
 
É uma boa idéia fazer uma limpeza.

E se o bolo está azulado pode ser mais um sinal de umidade baixa, e isso pode estar prejudicando a frutificação.

Tente aumentar a umidade. E dê mais água para os bolos. Mantenha essa vermiculita de baixo bem úmida, e coloque uma outra camada de vermiculita, também bem úmida, em cima do bolo.
 
Pessoal, algumas atualizações:

1. Limpei os bolos, retirei os abortos e raspei a vermiculita antiga. Refiz a camada de vermiculita, agora bem mais grossa que da primeira vez. Fiz isso no domingo, dia 4/4/10, e hoje, dia 7/4/10, já noto micélio atravessando essa nova camada de vermiculita.

2. O casing está frutificando, apesar de vagarosamente. Acho que, neste casing, coloquei pouco substrato colonizado e muita cobertura, mas isso é só uma especulação. Na próxima vez mudarei a proporção e veremos se consigo mais frutos.

A primeira imagem é uma foto dos bolos limpos, a segunda é do casing com dois novos cogus grandes (ele tem mais 20 pins, mas não consegui uma foto boa), e a terceira é uma visão geral do terrário.

Abraços e obrigado.
0 bolos.jpg1 casing.jpg2 terrário.jpg
 
Olá kleber,

O 1º flush ainda tá guardado, tenho 10 cogumelos secos, e estou aguardando a oportunidade certa. Quero uma quantidade de cogumelos que dê pra duas pessoas, sem risco de não dar efeito.

Acho que assim que colher estes dois que aparecem na foto tentarei a trip.
 
Pessoal, queria apresentar para vocês os meus filhos mais crescidos até agora. São os dois cogus maiores que apareciam no casing da foto anterior.

Tá, me dêem um desconto mas sou marinheiro de primeira viagem e fico deslumbrado com essas coisas, rs...
maior.jpgoutro grande.jpg
 
Parecem ótimos. Parabéns.
 
tá indo bem pra caramba simbios. Tire carimbos pra perpetuar a espécie!
 
E aew Simbios !

parabéns por naõ desistir e continuar lutando para que seus "filhos" continuem vivendo !
ótimos cogus !

paz !!
 
Pessoal (e principalmente para o kleber que foi quem perguntou), aproveitei o feriado de ontem e tive minha primeira experiência com esses cogumelos que cultivei. Tomamos eu e um amigo, na casa dele, e, apesar de ainda ter poucos parâmetros para avaliar, acredito que foi uma trip bem forte.

Quero compartilhar a receita que usei, pq vejo muita gente reclamando do sabor, e esse "suco" que fiz ficou delicioso (a inspiração veio praticamente do tópico Como eu preparo o chá de cogumelos, do Maurício.

Primeiro, bati os cogumelos no liquidificador, com 2 comprimidos de vitamina C não-efervescente (dica da naive) e 2 copos de água (mais ou menos 500ml). Depois, fervi essa mistura em uma leiteira com uma dose de vodka, e deixei reduzir duas vezes em fogo baixo, com tampa.

Em seguida, deixei o chá esfriar enquanto preparava o suco: dois saquinhos de polpa de maracujá, um copo de água, e 6 colheres de açúcar. Bati tudo até a polpa congelada e o açúcar se dissolverem.

Coei o chá em um pano de prato, apertando até não pingar mais nenhuma gota. Depois, o chá coado foi misturado ao suco de maracujá e tudo foi para a geladeira até ficar bem gelado.

Quando eu provei, isso tava tão gostoso que pensei que tinha destruído todo o princípio ativo. Mas não... e olha, só tinha tido uma experiencia com cogumelos antes dessa e algumas com ayahuasca, e acho que esse meu suco não ficou devendo para nenhuma de minhas vivências anteriores com enteógenos.

Depois envio um relato sobre alguns insights da minha experiência.

Agora tenho uma pergunta:

Em anexo, tenho a foto de dois cogumelos lindos que cresceram unidos pela base e ficaram bem grandes.

Ontem eles estavam fechados, hoje, quando cheguei do trabalho, eles estavam bem abertos e, além disso, esporularam bastante em cima do casing.

O que eu faço agora? Deixo os esporos onde cairam ou limpo tudo?

Abraços a todos.
gemeos.jpg
 
E isso ae simbios, parabens pela experiecia

sobre os cogumelos esporulando: tenta evitar isso acontecer
limpa o casing, da um dunk,coloca outra camada de vermiculita e vai simbora pra outro flush :rolleyes:
 
nao ha nada o que comentar, somente curtir.
Eh otimo frisar que a manutencao eh o que causa a sobrevida dos bolos.
Se o terrario for limpo a cada 15 dias exatamente, a chance dos bolos contaminarem eh muito menor!:pos:
Parabens pelo cultivo!
 
Pessoal, acho que esse cultivo acabou. Fiz a limpeza dia 24/04, e o micélio não cresceu mais. Hoje dia 02/05 em dois bolos há uma nuvenzinha, mas é tão fraco que nem acredito que vá vingar.

Em todo caso, esperarei mais um pouco, mas acredito que seja o fim desse cultivo.

Pensei em tirar uns carimbos para mim nesse flush, mas me dei mal. Dois amigos meus ganharam carimbos, mas eu fiquei sem nenhum. Ainda bem que usei pouco do meu carimbo original.

Qualquer novidade, volto aqui e conto para vocês.

Abraços.
 
Bem, hoje é dia 07/05/10 e estou encerrando este diário. E, mesmo sendo novato, gostaria de fazer algumas considerações e comentários.

1. A limpeza do dia 24 foi mesmo a última. De lá para cá, pouquíssimo micélio apareceu na vermiculita, e anteontem notei contaminação por tricoderma em um dos bolos. Resolvi abortar de vez o cultivo, e como tudo nessa vida deve retornar ao Ciclo, os bolos foram enterrados para seguirem o destino que a Mãe Natureza traçou para eles.

2. Consegui colher belos frutos, alguns bem grandes, mas por algum motivo os abortos foram inúmeros. Em alguns casos, via-se um cogumelo grande crescendo e, próximo à sua base, dezenas de abortos. Considerei até que eles estivessem competindo pelos nutrientes, mas não sei se "competição" se aplica a esse caso. Tentei corrigir a circulação de ar, a umidade, mas mesmo assim não consegui uma frutificação "perfeita".

3. Cometi o erro de não retirar carimbos para mim. No seguindo flush recolhi alguns para amigos, mas como imaginei que poderia tirá-los posteriormente, acabei perdendo a chance. Esse erro não se repetirá. Por sorte usei pouco do carimbo que deu origem a esse cultivo e dele ainda sairá muito micélio.

4. As trips foram poucas, porém intensas. É claro que sou iniciante em cogumelos, e meus conceitos ainda podem mudar muito, mesmo assim foi além do que imaginei. Como disse anteriormente, minha experiência com enteógenos restringia-se a ayahuasca, e considero que minhas trips psilocibínicas não ficaram devendo em nada em qualidade nem em duração, e ainda para ajudar não apresentaram os efeitos negativos (na minha visão, é claro) da ayahuasca (enjoos, vômitos, etc.). Outro ponto extremamente positivo: com os cogumelos, eu mesmo pude criar o ambiente da trip. Em viagens com ayahuasca você se submete ao setting de igrejas instituídas e, muitas vezes, esse setting em nada condiz com o seu sistema de crenças. No meu caso em particular, incomodava o tom excessivamente cristão de todas as igrejas ayahuasqueiras que frequentei, pois isso soava como ruído e nada mais, atrapalhando e muito minha conexão.

5. Para terminar, quero dizer que, nesse momento, já estou planejando e preparando o meu próximo cultivo. Na cozinha, uma panela com milho de pipoca está fervendo. Fiz um estoque razoável de luvas, máscaras, água destilada. Comprei uma caixa de isopor de 50 litros que será a próxima frutificadora, algumas placas de petri, e outras coisinhas interessantes. Em breve terei novidades.

Gostaria de agradecer a todos pelos toques durante o cultivo e por todo o material do fórum. Sem isso tudo, esse meu cultivo não teria existido, talvez nem mesmo chegasse a cogitar algo desse tipo.

Acho que é isso. Não sou muito fã de religiões, mas acho que, nesse caso, posso me considerar mais um "convertido". Comi do pão da vida e me tornei eterno enquanto durar, hehehehe.

Até a próxima.
 
Back
Top