Fala-se muito na perda da prepotência do ego aqui. Mas veja: se fazemos com o intuito de olhar para nós mesmos o que é isso?.. não é clara influencia do ego (quero ser mais evoluído , quero ser melhor, merecedor, mais do que meu irmao... etc etc).
Devemos buscar o auto-aperfeiçoamento comparando-se unica e exclusivamente com nós mesmo, nunca com outros, pois se assim o fizermos estaremos vivendo uma vida dominado pelo social, na qual o (tão falado) ego tenta se impor.
Somos todos imperfeitos, comer cogumelos para ver isso é perda de tempo. Vamos ver melhor, entender melhor, desta forma estaremos errados por opçao e nao por ignorancia.
Exatamente por sermos imperfeitos, e termos a conciencia disso quer dizer que sempre poderemos nós tornar melhores (ninguém disse se tornar perfeito, pois isso significaria deixar de ser humano), se comer cogumelos nós ajudar a encontrar o que devemos trabalhar pq isso seria perca de tempo?
Mas quanto a estarmos condicionados eu não tenho dúvidas. Mesmo quando tentatmos nos livrar dos nossos preconceitos conscientes os modelos mentais que nos guiam estão ativos. Não sei quanto podemos nos livrar desses modelos. Talvez sejam parte quase indistinguíveis de nós.
Será que a unica forma de ter certeza disso, seria tentando? Mesmo que leve uma vida, ainda não acredito que teria sido em vão. Porem ai que entra a humildade, em dizer, acreditei, tentei e descobri que estava errado.
Mas vejo pessoas falando ou escrevendo tanto em uma tentativa de montar o modelo ideal ou de justificar porquê estão certos que para mim fica claro que eles estão errados.
Eu não sei o caminho, mas eles também não.
Então voce leva sua vida como? Deixando as coisas acontecerem, se você é dono do seu destino e decide a sua vida, voce já está seguindo um caminho, querendo ou não conhecendo ou não.
Ninguém tenta persuadir ninguém aqui apenas discutir.
A negação é algo que tambem venda o homem, se voce julga essa linha de pensamento errada, aponte-nos o erro com reto juizo, de forma a expor claramente o que o leva a pensar o contrario.
Definições sobre o ego (caso tenha algum erro conceitual, vamos discuti-lo):
"O ego possui um conceito muito estreito com o conceito de consciência. O ego é uma instância psíquica como o id e o superego. Do ponto de vista tópico, a psicanálise refere-se ao ego como mantendo uma relação de dependência com as reivindicações do inconsciente e com a censura exercida pelo superego e pela realidade, tendo uma autonomia relativa. Freud define o ego sob o ponto de vista dinâmico como defensor da personalidade, na medida em que aciona os mecanismos de defesa, que impedem que conteúdos inconscientes e ameaçadores passem para o campo da consciência."
A ameaça vem do fato de as vezes agirmos e pensarmos de forma contrario ao que REALMENTE julgamos (julgamos não, SABEMOS) que seja bom para a gente (isso é pessoal), dessa forma criando uma verdadeira contradição cognitiva.
Outro texto legal, afinal se falamos tanto sobre o ego é bom que o seu entendimento seja claro:
http://leituradiaria.com.br/?p=541
Tenho sido duramente criticado pelas pessoa com a qual convivo pois parece que tento persuadir demonstrado ser o conhecedor da verdade (não tenho o mínimo interesse em ser legal, quero ser quem eu sou). Porem também sou incompreendido a medida que o meu objetivo em qualquer discussão é ouvir e abstrair outros pontos de vista que possão talvez vir a agregar algo ao meu ser. Resumindo,
adoro um debate
Retomando o objetivo do tópico.
De forma clara, o que vocês sugerem seria que, para que a experimentação seja ativa, a melhor forma é preparar-se para ela, pois o elemento direcionador seria o estado emocional momentos antes da mesma?
Feito isso o resto seria apenas contemplar?
Abraços, paz luz e
polêmica!!!