Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Experimentalismo enteógeno: o lado ativo

meu Eu não ta conseguindo nem com um aurélio do tamanho do teclado se achar no meio de tantas palavras-idéias :D

desculpe o meu comentário não construtivo, mais meu ego dominou

Ja que você falou do Aurélio, uma questão interessante é a ingenuidade com que as pessoas acreditam o significado nominalista dos dicionários.

Nós, que desejamos saber mais profundamente as coisas, não nos prendemos nesses dogmas, não acreditamos no-que-é-oque das palavras, mas vamos buscar profundamente qual é o significado e para onde tênde isso que também são as palavras, mas enquanto um movimento Vivo e Orgânico fluindo o Universo, e não apenas o pequeno movimento da garganta, ou do dedo de uma só pessoa quando diz "palavras".

Fala Bruno!!

Sim, eu compreendi o que você tentou expressar sobre o a intuição do Ser, e concordo que devemos ir alem das palavras ao ler para compreender a ideia que levou o locutor a se expressar, pois essa sim contem a verdadeira mensagem a ser transmitida.

Porem cara, não me leve a mal, não quero te ofender, apenas gostaria de fazer uma pequena critica construtiva.
As vezes como o Vitor falou, é dificil te compreender (as vezes eu leio 2 a 3 vezes uma frase tua), você usa conjunções e articulações que não são tão triviais, talvez eu que seja simplista ao extremo, pois não me preocupo com a forma apenas com o conteudo, porem muitos dos poetas e filosofos que escreviam de forma rebuscada o fazim apenas por vaidade, apenas para mostrar o dominio da linguagem. Entenda como uma critica construtiva, afinal nos expressamos para sermos compreendidos não é mesmo?

Bom, posso ter deixado de compreender algo em alguma parte deste post que já está com muitas mensagens, porem e sobre o "Experimentalismo enteógeno: o lado ativo"?

Abração, paz e luz.

Ja que você falou do Aurélio, uma questão interessante é a ingenuidade com que as pessoas acreditam o significado nominalista dos dicionários.

Nós, que desejamos saber mais profundamente as coisas, não nos prendemos nesses dogmas, não acreditamos no-que-é-oque das palavras, mas vamos buscar profundamente qual é o significado e para onde tênde isso que também são as palavras, mas enquanto um movimento Vivo e Orgânico fluindo o Universo, e não apenas o pequeno movimento da garganta, ou do dedo de uma só pessoa quando diz "palavras".

pois é brunomg
vai um texto de um doidão ai, nada pessoal por favor.
" O filósofo é o que mais está distante, pois, quanto mais você pensa, maior a barreira entre você e o TODO. Quanto mais você PENSA, mais você é. O ego não é nada, senão todas as idéias que você acumulou no passado. Quando você não é, DEUS é - isso é CRIATIVIDADE.

Espero que nosso modo de se comunicar evolua, não precisando mais usar um simples teclado e umas outras coisas, daí, daqui e daculá

Fala Bruno!!

Sim, eu compreendi o que você tentou expressar sobre o a intuição do Ser, e concordo que devemos ir alem das palavras ao ler para compreender a ideia que levou o locutor a se expressar, pois essa sim contem a verdadeira mensagem a ser transmitida.

Porem cara, não me leve a mal, não quero te ofender, apenas gostaria de fazer uma pequena critica construtiva.
As vezes como o Vitor falou, é dificil te compreender (as vezes eu leio 2 a 3 vezes uma frase tua), você usa conjunções e articulações que não são tão triviais, talvez eu que seja simplista ao extremo, pois não me preocupo com a forma apenas com o conteudo, porem muitos dos poetas e filosofos que escreviam de forma rebuscada o fazim apenas por vaidade, apenas para mostrar o dominio da linguagem. Entenda como uma critica construtiva, afinal nos expressamos para sermos compreendidos não é mesmo?

Bom, posso ter deixado de compreender algo em alguma parte deste post que já está com muitas mensagens, porem e sobre o "Experimentalismo enteógeno: o lado ativo"?

Abração, paz e luz.

Não é um recurso puramente estilístico meu, mas é que existem idéias que não são tão fácil de expressar e nem com linguagem vulgar seria possível, como por exemplo o conceito de abstração, que provavelmente ficaria prolixo dizer que, não é mais do que "a idéia da idéia".

As vezes é necessário um novo conceito pra articular melhor a idéia, como poderiamos ver claramente, em vez de usarmos todo esse conjunto: "a idéia da idéia", poderiamos reduzir e chamar de abstrato.

Isso que estaria fazendo, nada mais é do que conceitualizar meus termos... Como diria um filósofo, "Se deseja discutir, primeiro, defina seus termos." Definir, afinar, modelar e esculpir a o termo pra que ele chegue a representar mais perfeitamente o que ele pretende significar.

Mas eventualmente se Eu sentir necessidade desses desdobramentos mais simplistas e com linguagem mais vulgar, na medida da minha capacidade, irão aparecer na minha própria expressão, se você desejar discutir e questionar.

Veja, talvez você tenha tangenciado o problema que eu foquei, da interpretação de textos filosóficos ricos em profundidade, quando você mesmo disse que as vezes "não entende muito bem" o que eu digo, não é justamente porque isso que eu expressei não é para ser entendido pela indução da simples imagem das palavras, mas por outro lado, pelas idéias e pelas abstrações mais profundas que elas provocam na sua imaginação ?

pois é brunomg
vai um texto de um doidão ai, nada pessoal por favor.
" O filósofo é o que mais está distante, pois, quanto mais você pensa, maior a barreira entre você e o TODO. Quanto mais você PENSA, mais você é. O ego não é nada, senão todas as idéias que você acumulou no passado. Quando você não é, DEUS é - isso é CRIATIVIDADE.

Espero que nosso modo de se comunicar evolua, não precisando mais usar um simples teclado e umas outras coisas, daí, daqui e daculá

Vitor, vou te responder sobre ele, também nada pessoal.

De "doidão" pode até ser, mas não no sentido culto e de texto inteligente e nem muito profundo.

Essa suposta idéia de que o "pensamento filosófico" afasta do "todo" (Seja la o que o doidão entende por isso) não passa de um preconceito bastante comum dessas pessoas que não conseguem lidar com niveis mais elevados de ideação e passam a fazer crítica vazia, e ainda contraditória.

ISSO que ele conclui, não é também o resultado de um pensamento e de uma filosofia, por menos sofisticado que tenha sido ? E portanto, não o afastou ele desse "todo" que ele diz manter relação íntima, mais íntima que os filósofos que critíca ?

Última edição por um moderador:
Houve um pequeno abandono nesse tópico, porem como o considero de extrema importancia aqui está novamente seu inicio:
Qual o real poder dos enteógenos? Até onde eles podem nos levar?

Essas questões provavelmente já povoaram a mente de muitos por aqui.

Ao ingerirmos tais substâncias naturalmente adotamos, totalmente ou pela maioria do tempo da viagem, uma atitude passiva. Deixamos que os fluxos passem por nossas mentes e corpos enquanto nossa mente racional, quando ainda presente, tenta alocar, organizar e gerenciar aquele fluxo (soou um tanto empresarial, mas vamos lá).

E se ao invés de ficarmos passivos passássemos a adotar uma atitude ativa durante a experiência?

E se a raíz do esquecimento pós-trip não estiver na nossa passividade? Pois a passividade nos deixa totalmente imersos no caos de pensamentos e sensações os quais nossa mente racional não consegue reter.

E se, sob os estados alterados, canalizássemos ativamente a nossa atenção sobre determinadas sensações, sobrenaturalidades, características, objetos etc.? O que aprenderíamos sobre nós mesmos e sobre o universo que nos circunda?

Atuar ativamente sob estado enteógeno não é assim tão fácil, na maioria das vezes exige uma força de vontade tremenda e uma luta constante para manter a concentração/atenção. É como andar na água, qualquer hora você pode afundar. As dosagens baixas são ideais para se começar a treinar a atenção.

O experimentalismo enteógeno pode acontecer da observação pelo indivíduo de alguma característica sua que esteja aumentada e de a partir daí focalizar sua atenção nessa característica. Por exemplo, ao focalizar a atenção sobre o aumento da destreza que ocorre em algumas pessoas nas experiências, pode-se descobrir ou compreender o que faz aumentar a coordenação motora e a visão espacial do corpo humano sob aquele estado, ou ainda aqueles sons que parecem surgir do nada e acompanham toda a viagem... o que são esses sons, a que eles podem nos levar ou o que podem revelar? Podemos ouvi-lo durante toda a experiência passivamente, mas podemos segui-lo e saber mais de sua natureza. O experimentalismo enteógeno pode surgir também de algum elemento que a pessoa traga para a experiência, seja um pensamento, um conhecimento ou qualquer outra coisa.

Por exemplo: na minha última experiência decidi descompromissadamente (ou talvez intuitivamente) entoar o mantra OM. Impressionante a sintonização que a mente entrou com o ambiente! A sensação do Todo/Uno é sentida quando se entoa o mantra. Tudo ao redor parece vibrar na mesma frequência do OM.

Acredito firmemente que a simples entoação do OM (AUM) acabe com qualquer bad trip. Acredito também que acabe com o caos instalado na mente, sobretudo no pico da viagem, trazendo o silêncio, a unicidade e a serenidade. Entoá-lo pode servir para se retomar a concentração caso a perca. Quem tiver a oportunidade faça o teste.

Na enteogenia temos muitas respostas sobre nós mesmos, mas existe um multiverso a ser vivido e descoberto.

A enteogenia abre campos inimagináveis para a experimentação da vida. A passividade é o não movimento, é a própria morte.

Se fossemos mapear o caminho, e definir um ponto de partida ou procedimentos de treino como deveriamos proceder?
Não irei ter nenhuma experiencia durante pelo menos 2 meses, então fica um pouco dificil pra mim ajudar agora. Porem posso dar sugestões né :D

Que tal definir 2 momentos distintos, um pequeno treinamento e a experimentação ativa.

Treinamento: Algumas (creio que a quantidade irá varir para cada pessoa) experiencias com doses baixar para treinar a concentração e o foco.
Alguem tem alguma sugestão de como proceder nesse treinamento???

Experimentação ativa: Doses um pouco maiores (ou muito maiores depende do cabeção), nessa etapa devemos manter a concetração e o foco no objetivo traçado para a experiencia, buscando esclarecimentos ou conhecimentos.
Tambem estou meio sem ideias de como proceder, alguem tem alguma???

Abraços, paz e luz.

Pode parecer antagônico o que vou dizer, mas vamos ver se consigo me expressar:

Acredito que a melhor forma de transformar ativamente a viagem, é nao fazer nada durante ela (ou quase nada). Deixar levar mesmo.

Mas perai, ponto zero entao? .. e tudo o que eu disse acima foi por falar?

Não!

Quando disse que o intuito deve co-incidir é isso. O treinamento acontece principalmente antes da viagem.

Se nosso estado emocional interfere na viagem , significa que estamos de certa forma, dirigindo "ativamente" os eventos.

Se parece acontecer a revelia, é porque nao houve co-incidência entre "os intuitos". Se levamos uma surra, é porque na expansão descobrimos "erros" antes ocultos ou despercebidos.

Fala-se muito na perda da prepotência do ego aqui. Mas veja: se fazemos com o intuito de olhar para nós mesmos o que é isso?.. não é clara influencia do ego (quero ser mais evoluído , quero ser melhor, merecedor, mais do que meu irmao... etc etc).

A questao básica (acredito) é entender o sistema, melhorando sim mas indiretamente, pelo entendimento da realidade e de como funciona esse sistema.

O treinamento começaria por ai. Porque se eu defino o que é "melhorar" já estou partindo com pre-concepçoes (que pode estar mascarando um condicionamento).

Somos todos imperfeitos, comer cogumelos para ver isso é perda de tempo. Vamos ver melhor, entender melhor, desta forma estaremos errados por opçao e nao por ignorancia.

Claro que o que gostaria de dizer é mais amplo. O exposto ai é uma geral panorâmica, quero ver se alguem captou o sentido antes de ficar falando sozinho :)

Pode parecer antagônico o que vou dizer, mas vamos ver se consigo me expressar:

Acredito que a melhor forma de transformar ativamente a viagem, é nao fazer nada durante ela (ou quase nada). Deixar levar mesmo.

(...)

O treinamento começaria por ai. Porque se eu defino o que é "melhorar" já estou partindo com pre-concepçoes (que pode estar mascarando um condicionamento).

Eu concordo com você que a melhor tentativa de ser ativo é se preparando antes e deixar a experiência com o psicoativo em si te levar.

Mas quanto a estarmos condicionados eu não tenho dúvidas. Mesmo quando tentatmos nos livrar dos nossos preconceitos conscientes os modelos mentais que nos guiam estão ativos. Não sei quanto podemos nos livrar desses modelos. Talvez sejam parte quase indistinguíveis de nós.

Talvez a não racionalidade seja uma possibilidade de vislumbrar a realidade. E falo a contragosto, pois eu gosto da lógica e do raciocínio.

Mas vejo pessoas falando ou escrevendo tanto em uma tentativa de montar o modelo ideal ou de justificar porquê estão certos que para mim fica claro que eles estão errados.

Eu não sei o caminho, mas eles também não ;)

...
Mas quanto a estarmos condicionados eu não tenho dúvidas. Mesmo quando tentatmos nos livrar dos nossos preconceitos conscientes os modelos mentais que nos guiam estão ativos. Não sei quanto podemos nos livrar desses modelos. Talvez sejam parte quase indistinguíveis de nós.

Talvez a não racionalidade seja uma possibilidade de vislumbrar a realidade. E falo a contragosto, pois eu gosto da lógica e do raciocínio.
...

Mas é disto mesmo que estou falando, quando partimos no sentido de melhorar estamos obviamente sujeitos a todo tipo de condicionamentos (religioso, cultural, imbecilal).

Mas quando falo em entender o sistema, é uma questao quase matematica, de logica e de engenharia . Claro que alheio às preconcepçoes da lógica cientifica (na forma habitual) pois estamos no "estado alterado da mente", que por si só descarta a experimentação deficitaria desta "ciencia"

Fala-se muito na perda da prepotência do ego aqui. Mas veja: se fazemos com o intuito de olhar para nós mesmos o que é isso?.. não é clara influencia do ego (quero ser mais evoluído , quero ser melhor, merecedor, mais do que meu irmao... etc etc).

Devemos buscar o auto-aperfeiçoamento comparando-se unica e exclusivamente com nós mesmo, nunca com outros, pois se assim o fizermos estaremos vivendo uma vida dominado pelo social, na qual o (tão falado) ego tenta se impor.

Somos todos imperfeitos, comer cogumelos para ver isso é perda de tempo. Vamos ver melhor, entender melhor, desta forma estaremos errados por opçao e nao por ignorancia.

Exatamente por sermos imperfeitos, e termos a conciencia disso quer dizer que sempre poderemos nós tornar melhores (ninguém disse se tornar perfeito, pois isso significaria deixar de ser humano), se comer cogumelos nós ajudar a encontrar o que devemos trabalhar pq isso seria perca de tempo?

Será que a unica forma de ter certeza disso, seria tentando? Mesmo que leve uma vida, ainda não acredito que teria sido em vão. Porem ai que entra a humildade, em dizer, acreditei, tentei e descobri que estava errado.

Mas vejo pessoas falando ou escrevendo tanto em uma tentativa de montar o modelo ideal ou de justificar porquê estão certos que para mim fica claro que eles estão errados.

Eu não sei o caminho, mas eles também não.
Então voce leva sua vida como? Deixando as coisas acontecerem, se você é dono do seu destino e decide a sua vida, voce já está seguindo um caminho, querendo ou não conhecendo ou não.
Ninguém tenta persuadir ninguém aqui apenas discutir.
A negação é algo que tambem venda o homem, se voce julga essa linha de pensamento errada, aponte-nos o erro com reto juizo, de forma a expor claramente o que o leva a pensar o contrario.

Definições sobre o ego (caso tenha algum erro conceitual, vamos discuti-lo):
"O ego possui um conceito muito estreito com o conceito de consciência. O ego é uma instância psíquica como o id e o superego. Do ponto de vista tópico, a psicanálise refere-se ao ego como mantendo uma relação de dependência com as reivindicações do inconsciente e com a censura exercida pelo superego e pela realidade, tendo uma autonomia relativa. Freud define o ego sob o ponto de vista dinâmico como defensor da personalidade, na medida em que aciona os mecanismos de defesa, que impedem que conteúdos inconscientes e ameaçadores passem para o campo da consciência."
A ameaça vem do fato de as vezes agirmos e pensarmos de forma contrario ao que REALMENTE julgamos (julgamos não, SABEMOS) que seja bom para a gente (isso é pessoal), dessa forma criando uma verdadeira contradição cognitiva.

Outro texto legal, afinal se falamos tanto sobre o ego é bom que o seu entendimento seja claro:
http://leituradiaria.com.br/?p=541

Tenho sido duramente criticado pelas pessoa com a qual convivo pois parece que tento persuadir demonstrado ser o conhecedor da verdade (não tenho o mínimo interesse em ser legal, quero ser quem eu sou). Porem também sou incompreendido a medida que o meu objetivo em qualquer discussão é ouvir e abstrair outros pontos de vista que possão talvez vir a agregar algo ao meu ser. Resumindo, adoro um debate :D

Retomando o objetivo do tópico.

De forma clara, o que vocês sugerem seria que, para que a experimentação seja ativa, a melhor forma é preparar-se para ela, pois o elemento direcionador seria o estado emocional momentos antes da mesma?
Feito isso o resto seria apenas contemplar?

Abraços, paz luz e polêmica!!!
:D

Será que a unica forma de ter certeza disso, seria tentando? Mesmo que leve uma vida, ainda não acredito que teria sido em vão. Porem ai que entra a humildade, em dizer, acreditei, tentei e descobri que estava errado.

Tentar todos nós tentamos. Entretanto tentar não é sinônimo de conseguir. Talvez, em certos momentos, tentar demais possa ser até contraproducente.

Há pessoas tão obcecadas para "se melhorar" que perdem o rumo.

Então voce leva sua vida como? Deixando as coisas acontecerem, se você é dono do seu destino e decide a sua vida, voce já está seguindo um caminho, querendo ou não conhecendo ou não.
Ninguém tenta persuadir ninguém aqui apenas discutir.
A negação é algo que tambem venda o homem, se voce julga essa linha de pensamento errada, aponte-nos o erro com reto juizo, de forma a expor claramente o que o leva a pensar o contrario.

Bem, acho que você não entendeu o que eu quis dizer por caminho e não adianta muito discutir exatamente o que é.

E a respeito de que linha de pensamento você está falando? Essa de ficar escrevendo e debatendo aquilo que no fundo não pode ser expresso em palavras?

Não tenho palavras para desmentir essa linha. Só a experiência pode fazê-lo. De preferência uma daquelas que te deixam ver por alguns instantes(?) o centro do Universo e da Vida.

Mas é disto mesmo que estou falando, quando partimos no sentido de melhorar estamos obviamente sujeitos a todo tipo de condicionamentos (religioso, cultural, imbecilal).

O que é "melhora"? É algo a ser alcançado ou algo que já está aqui com cada um?

Hesse escreve em Sidarta que no fundo de cada salteador há um Buda, e no fundo de cada Buda espreita um salteador.

Os dois não são o mesmo, sempre?

Mas quando falo em entender o sistema, é uma questao quase matematica, de logica e de engenharia . Claro que alheio às preconcepçoes da lógica cientifica (na forma habitual) pois estamos no "estado alterado da mente", que por si só descarta a experimentação deficitaria desta "ciencia"

Pode ser questão de vocabulário, mas nas vezes em que eu me senti em contato com algum aspecto do cerne da realidade não vi "lógica". Não como concebemos a palavra. E se não é lógica é melhor usar outro nome. Assim como não é ciência e é melhor falar em outra coisa.

Esses modelos de lógica e ciência podem ser somente pré-concepções.

Temos que explicar o mundo com lógica e ciência?

ola Troll.

a força para fugir do condicionamento eh dificil e traiçoeira.

buscar aperfeiçoamento sem comparar,infelizmente , em nosso estagio é conversa furada. Pois se nao vivemos determinada realidade, somente por analogia (isso é comparaçao) é que estabelecemos metas ou principios. ou não seria necessario a vida em sociedade ou no conjunto da espécie.

nao gosto disso tanto quanto vc nao deve gostar, mas essa historia de melhor q nós mesmos nao é real (infelizmente).

Se temos um objetivo real, palavras em vão ou hipocrisia tem q ser deixados de lado.

Claro de radicalizei quando falei da parte de comer cogumelos, mas é parte da questao ver e enxergar defeitos já desde o estado "sóbreo".

O ego aqui referido nao trata dos conceitos externos determinados à ele, nao precisamos (acredito) voltar para tras, todo usuário serio de enteogenos sabe deste ego que estamos falando (desta criaçao social e arma de defesa neste sistema artificial).

Então falando das regras, em primeiro lugar sugeriria deixar conceitos para tras, todos eles. Desde o puro efeito das frases feitas até vaidade.

Não vamos ser bonzinhos. vamos apenas ser observadores. Olhar o mecanismo e entender o mecanismo. Só isso.

Entendendo o mecanismo, vamos agir da forma certa. Ai seremos bonzinhos de verdade.

@Ecuador

eu já vi lógica no amarelo, vi lógica no cheiro, vi lógica no caos, vi ciência no espírito.

porque mudar o nome? se vamos complicar assim para re-explicar tudo, não vamos a lugar algum

a força para fugir do condicionamento eh dificil e traiçoeira.

buscar aperfeiçoamento sem comparar,infelizmente , em nosso estagio é conversa furada. Pois se nao vivemos determinada realidade, somente por analogia (isso é comparaçao) é que estabelecemos metas ou principios. ou não seria necessario a vida em sociedade ou no conjunto da espécie.

....

Se temos um objetivo real, palavras em vão ou hipocrisia tem q ser deixados de lado.
...

O ego aqui referido nao trata dos conceitos externos determinados à ele, nao precisamos (acredito) voltar para tras, todo usuário serio de enteogenos sabe deste ego que estamos falando (desta criaçao social e arma de defesa neste sistema artificial).

Então falando das regras, em primeiro lugar sugeriria deixar conceitos para tras, todos eles. Desde o puro efeito das frases feitas até vaidade.

Não vamos ser bonzinhos. vamos apenas ser observadores. Olhar o mecanismo e entender o mecanismo. Só isso.

Entendendo o mecanismo, vamos agir da forma certa. Ai seremos bonzinhos de verdade.

Quem a alimenta é você mesmo, conscientemente.

Comparar como? o seu infinito é tao infinito quanto o meu, e tao inexplicavel, intocaavél por outros quanto o meu proprio.
É a ação mais natural do ser se conectar a proria essencia do que respirar.
Engenharia reversa é necessaria.

Como estabelecer um objetivo quando o leque do infinito se abre diante de você?

Eu penso qeu essa ñomenclaturaapenas EGo é aprisionar um DEUS em poucas palavras.
A união do raciocinio puro com a carne é tao necessaria quanto o sentido do tato para nossa sobrevivencia.

Sem conceitos! isso mesmo a cada dia um reset total.
Dar tempo para a mente aprender, e re-aprender os caminhos.
Lembrando lá em cima se enchegamos só sombras a vida toda também podemos aprender a ver tudo bem mais colorido.

agir na bondade tem que partir de cada um.
além disso quando sabemos algumas regras extras do jogo, talvez bondade nem importe mais.

Ser ativo é simplesmente direcionar a atenção. O que determinará sobre o que a pessoa vai focalizá-la parte de si própria, é um experimentalismo, as possibilidades não cessam.

O mais importante, a meu ver, não é nos preocuparmos com os objetos "de análise", mas sim com as percepções. A interpretação e a subjetividade certamente estarão acompanhando o processo se ele tiver uma natureza analítica, mas o "lado ativo" não precisa ser necessariamente um jogo de lógica, ação e reação. Da mesma forma não deve ser tomado como um meio de se atingir o êxtase ou a iluminação.

A própria passividade, quando intentada, é ativa.

Uma contemplação é ativa quando intentamos focalizar o objeto o qual contemplamos.

Um dos aspectos do lado ativo seria canalizar os fluxos energéticos e informacionais que chegam a cada instante durante a experiência. O interessante seria não trabalharmos com dosagens altas pois elas tendem a diminuir os fluxos e nos deixar em um estado de quietude e passividade. É importante que o diálogo entre os eus não se perca. Nas altas dosagens a dualidade se dissipa e focalizar a atenção em objetos é quase impraticável, porque não há objetos quando se é Um.

As dosagens médias são as ideais, pois concentram ainda boa parte da quantidade dos fluxos e mantêm a nossa mente racional ainda ativa, ao passo que torna nossas percepções sensoriais bem mais acuradas do que em doses baixas. É possível analisarmos um objeto sob a percepção enteogênica e reter na consciência novas informações advindas dessa percepção.

Não devemos transformar a enteogenia numa religião. Ela pode tanto servir para se alcançar níveis elevados do espírito e abrir dimensões, assim como para despertar faculdades humanas, limpar o corpo, mudar hábitos, desfazer traumas, divertir etc. Os campos são amplos e cada qual tem o seu propósito.

O objetivo não é ter controle da experiência. Para algumas pessoas os momentos enteógenos são raros e escassos. Se levarmos em conta que nem todas as experiências provocam o salto quântico, ou seja, que algumas não são tão profundas quanto outras, creio que pelo experimentalismo enteógeno nenhuma experiência deixaria de ter um alto de grau de importância, pois seria reveladora em potencial. Não é controle, é compreensão, afinal são fenômenos que partem da nossa natureza, seja interna ou externa.

Seria muito interessante relatos de experiências onde a atenção tivesse sido canalizada a um ou alguns pontos. O que será que poderia surgir das observações do universo sob a ótica dos seres encantados? Mas exige treino, por isso, como já disse, dosagens baixas são ótimas para começar a treinar a atenção e o mantra OM, no meu caso, funciona como um engate contra a dispersão, pois traz de volta a atenção.

Mas toda essa teoria é só um esboço do que pode ser a prática. A prática é o foco. Durante as experiências vocês podem perceber que algo vai chamar a atenção de vocês, sempre tem algumas coisas que puxam a atenção. Pode ser um objeto, mas pode ser também uma sensação, um pensamento... deixem o fluxo decidir e, feita a escolha, focalizem a atenção.

Quem a alimenta é você mesmo, conscientemente.

Comparar como? o seu infinito é tao infinito quanto o meu, e tao inexplicavel, intocaavél por outros quanto o meu proprio.
É a ação mais natural do ser se conectar a proria essencia do que respirar.
Engenharia reversa é necessaria.

Como estabelecer um objetivo quando o leque do infinito se abre diante de você?

Eu penso qeu essa ñomenclaturaapenas EGo é aprisionar um DEUS em poucas palavras.
A união do raciocinio puro com a carne é tao necessaria quanto o sentido do tato para nossa sobrevivencia.

Sem conceitos! isso mesmo a cada dia um reset total.
Dar tempo para a mente aprender, e re-aprender os caminhos.
Lembrando lá em cima se enchegamos só sombras a vida toda também podemos aprender a ver tudo bem mais colorido.

agir na bondade tem que partir de cada um.
além disso quando sabemos algumas regras extras do jogo, talvez bondade nem importe mais.

nem sempre meu amigo, vc bem tem a ideia de que parte da manada não tem consciencia nem mesmo de que esta vivo. E assim em todos os niveis até os um pouco mais conscientes.

nao é com nosso eu infinito que lidamos no dia a dia, se fosse nao precisariamos mais de nada

se vc pensa q no infinito não existem possibilidades, então nao é o infinito

to com preguiça de continuar agora, depoois eu volto

@Ecuador

eu já vi lógica no amarelo, vi lógica no cheiro, vi lógica no caos, vi ciência no espírito.

porque mudar o nome? se vamos complicar assim para re-explicar tudo, não vamos a lugar algum

As palavras têm definições, têm conceitos associados. Lógica tem um e ciência tem outro, por exemplo.

Se misturarmos as definições, acaba o sentido.

Aí a comunicação fica mais difícil ainda ;)

conhecer o experimentalismo enteogeno, e ter participado de experiencias e um grande passo para comecar a filosofar.....:pos:

conhecer o experimentalismo enteogeno, e ter participado de experiencias e um grande passo para comecar a filosofar.....:pos:

Não é um grande passo, não no sentido em que deduzimos disso que os outros caminhos são passos menores.

O Experimentalismo Enteógeno é caminho idêntico a todos os outros; não o caminho, mas o lugar onde leva todos os caminhos, o mesmo: Ser.

Mas e justo se usamos palavra ao definir esse objetivo final de todos os caminhos ? Reduzimos, portanto, o Ser em termo de forma honesta ? Poderiamos perguntar-nos...

Se a resposta for apenas como um termo análogo - pois isso que é Ser não se diz, apenas se aponta - então estamos construindo uma ponte, uma ponte para este objetivo que todos caminhos nos levam, esta coisa única a que tudo tende a se realizar.

Também não ha um consenso com relação a um bom termo de que coisa única é essa que tanto falamos; "Homem", "Ser", "Deus", "Cristo", "Nirvana" ou o "Tao", ou qualquer coisa "perfeita" dessas que se pregam ser idênticas em outras religiões; são todos setas, setas estas que estão apontando para esta única coisa.

O "Homem" tem de criar esta ponte, superar a palavra, superar a idéia e superar até mesmo esta coisa que é fonte infindável de desejo por si mesma. Essa trancendência é a vontade por este bem supremo e tem de partir de nós mesmos, e também não tarda: tem de aparecer todo instante e pula, do inconcebível ao mais inconcebível ainda, degrau à degrau, jamais para até chegar ao seu objetivo...

As palavras têm definições, têm conceitos associados. Lógica tem um e ciência tem outro, por exemplo.

Se misturarmos as definições, acaba o sentido.

Aí a comunicação fica mais difícil ainda ;)

é bobeira ficar discutindo isso mas vamos lá:

arredondando o q é logica: reconhecimento de padões e suas associações/reflexos dentro de um "sistema"

ciencia: tomar conhecimento da logica e entendimento completo de um sistema, revelando sua coerencia.

É a mesma definiçao formal, ,entretanto mais abrangente e aplicado em ramos q a ciencia formal desvia o olhar por nao conseguir explicar.

[off direcionado]
Devo ser uns dos "tios" da comunidade, e faço uso de "expansores" desde tenra idade (talvez qdo a maioria aqui era bebe ou nao nascido). Quero aproveitar a virgindade especificamente com a psilo e usa-la de forma especial. Pois acredito q seu potencial é especial.

Depois de um grande numero de experiencias e com inumeraveis substancias, consegui niveis incriveis até mesmo com MJ (que acredito tenha um potencial espetacular e nao devidamente aproveitado). Quando muitos sentem apenas um comixão.
Claro que é possivel direcionar, potencializar. Minha mente é minha não da substancia que age nela. Basta estar consciente!

Quem duvidar ou discordar disso que va a merda :):)

Back