Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Experimentalismo enteógeno: o lado ativo

NeuroFX

Viajante
Membro da Staff
Cultivador confiável
23/01/2005
904
83
Qual o real poder dos enteógenos? Até onde eles podem nos levar?

Essas questões provavelmente já povoaram a mente de muitos por aqui.

Ao ingerirmos tais substâncias naturalmente adotamos, totalmente ou pela maioria do tempo da viagem, uma atitude passiva. Deixamos que os fluxos passem por nossas mentes e corpos enquanto nossa mente racional, quando ainda presente, tenta alocar, organizar e gerenciar aquele fluxo (soou um tanto empresarial, mas vamos lá).

E se ao invés de ficarmos passivos passássemos a adotar uma atitude ativa durante a experiência?

E se a raíz do esquecimento pós-trip não estiver na nossa passividade? Pois a passividade nos deixa totalmente imersos no caos de pensamentos e sensações os quais nossa mente racional não consegue reter.

E se, sob os estados alterados, canalizássemos ativamente a nossa atenção sobre determinadas sensações, sobrenaturalidades, características, objetos etc.? O que aprenderíamos sobre nós mesmos e sobre o universo que nos circunda?

Atuar ativamente sob estado enteógeno não é assim tão fácil, na maioria das vezes exige uma força de vontade tremenda e uma luta constante para manter a concentração/atenção. É como andar na água, qualquer hora você pode afundar. As dosagens baixas são ideais para se começar a treinar a atenção.

O experimentalismo enteógeno pode acontecer da observação pelo indivíduo de alguma característica sua que esteja aumentada e de a partir daí focalizar sua atenção nessa característica. Por exemplo, ao focalizar a atenção sobre o aumento da destreza que ocorre em algumas pessoas nas experiências, pode-se descobrir ou compreender o que faz aumentar a coordenação motora e a visão espacial do corpo humano sob aquele estado, ou ainda aqueles sons que parecem surgir do nada e acompanham toda a viagem... o que são esses sons, a que eles podem nos levar ou o que podem revelar? Podemos ouvi-lo durante toda a experiência passivamente, mas podemos segui-lo e saber mais de sua natureza. O experimentalismo enteógeno pode surgir também de algum elemento que a pessoa traga para a experiência, seja um pensamento, um conhecimento ou qualquer outra coisa.

Por exemplo: na minha última experiência decidi descompromissadamente (ou talvez intuitivamente) entoar o mantra OM. Impressionante a sintonização que a mente entrou com o ambiente! A sensação do Todo/Uno é sentida quando se entoa o mantra. Tudo ao redor parece vibrar na mesma frequência do OM.

Acredito firmemente que a simples entoação do OM (AUM) acabe com qualquer bad trip. Acredito também que acabe com o caos instalado na mente, sobretudo no pico da viagem, trazendo o silêncio, a unicidade e a serenidade. Entoá-lo pode servir para se retomar a concentração caso a perca. Quem tiver a oportunidade faça o teste.

Na enteogenia temos muitas respostas sobre nós mesmos, mas existe um multiverso a ser vivido e descoberto.

A enteogenia abre campos inimagináveis para a experimentação da vida. A passividade é o não movimento, é a própria morte.
 
E se usássemos cogumelos junto com Ritalina (Droga para tratar o deficite de atenção)?
 
Este é um assunto que me interessa.

Talvez o segredo da "condução" da viagem esteja relacionado a sons/vibrações.

Lendo estes dias o relato de um antropologo, um indio dirigiu sua viagem por meio de sons e cantos. Aparentemente o indio direcionou a viagem especificamente ao ponto que gostaria de exibir ao viajante.

Numa parte de um relato de mckkenna com uma "bruxa" na selva, ela leva e traz ele através de cantos/sons.

Tenho notado que alguns cientistas teem usado essas viagens para esclarecimentos/visoes especificas. [inclusive um *nobel q declarou abertamente q suas pesquisas sobre estruturas do DNA tiveram como apoio o lsd]. Isto é dirigir/controlar a viagem.

Desta forma isso deixaria de ser "ficar doidao" e passaria a ser "ficar hiperlucido".

*http://nobelprize.org/nobel_prizes/medicine/laureates/1962/crick-bio.html
 
E se usássemos cogumelos junto com Ritalina (Droga para tratar o deficite de atenção)?

NUNCA faça isso, não tente, nem comece. Nem com vit. C. nem com remédio para dor de cabeça!

-----------------------------------------------------------------------------
Canalizar a atenção não é nada fácil. Já tentei por várias vezes, acontece um súbito descontentamento do meu EU em querer concentrar-se nos auges.
Como você disse, interessante começar com doses mais homeopáticas.
 
Fala Neuro FX

Então, ao meu ver, é possível sim (com prática e conhecimento já adquirido) participar ativamente do multiverso, focando-se em um propósito.

É claro que exige, e muito, mas já consegui chegar a lugares e planos inimagináveis.

Em uma das trips, inclusive há um relato na seção de experiências, escrito por mim alguns poucos dias após o ocorrido, onde acessei um plano espiritual, com o propósito de cura.

O nome do tópico é: Experiência Profunda

Desde aquele dia, o ensinamento e a mudança acontecida, é algo que me acompanha até hoje, que deixou profundas mudanças no meu ser.

Tudo isso, devido ao fato de eu me permitir "reter" parte do ensinamento vivido naquela tarde chuvosa. Mas, antes disso, caminhei nessa estrada observando, aprendendo e tentando entender muita coisa.

Por isso, acredito, que é preciso "propósito", preparação, dedicação e um pouco de conhecimento já adquirido neste mesmo caminho.. Se atirar de cabeça numa alta dosagem pode custar muito, pois qualquer desvio mínimo, pode causar um belo estrago.

Nunca passei por bad tripp, apenas presenciei algumas.
Já entoei alguns mantras, inclusive o "AUM", agora posso tentar utilizar ele em algum caso de desconforto, realinhando assim os fluxos energéticos do multiverso acessado. Obrigado pela dica, Irmão.

Agora: Qual o real poder dos enteógenos? Até onde eles podem nos levar?

Só posso dizer, que o poder é infinito, tal como o multiverso existente.
Podem nos levar a curtir uma tarde na natureza, até planos inacessíveis, inimagináveis, E.Q.M. , libertação e mais, muito mais a descobrir.

Saudações fúngicas:pos:
 
Sinceramente este é um dos meus sonhos com enteógenos. Venho tentado bastante fazê-lo, mas existem diversas complicações... não sei se com vocês é assim, mas durante as trips fortes eu simplesmente me esqueço de onde eu queria chegar... talvez seja falta de propósito, mas estou pensando em algumas maneiras de resolver isso...

Estava pensando em fazer um programa de computador para modificar o setting e ajudar a nos levar a onde queriamos ir... alguem já viu/tentou algo do tipo?
 
Belo tópico Neuro, muito obrigado
será muito importante a participação dos mais experientes
acharia uma boa tbm abrir um tópico em especial para relatos com esse propósito, assim nós ao experimentarmos a entoação dos mantras, relataríamos a todos, o que acha?

Estava pensando em fazer um programa de computador para modificar o setting e ajudar a nos levar a onde queriamos ir... alguem já viu/tentou algo do tipo?

pode explicar mais detalhadamente?
 
Estava pensando em fazer um programa de computador para modificar o setting e ajudar a nos levar a onde queriamos ir... alguem já viu/tentou algo do tipo?

opa, gostaria de ouvir mais sobre isso.
 
Mas que beleza de topico!

O OMMé poderoso com ou sem enteogenos!
 
Falaa pessoal!!

Bom, vou falar de experiencias pessoais primeiro, os mágicos mudaram a minha vida da seguinte forma:
Venho a minha vida toda procurando algo, alguma explicação, alguma conexão com o universo, e nessa procura, por ver tanta hipocrisia na humanidade me tornei cético, e dessa forma fechado a sabedoria (o cético nega sem filtrar).
Por mais que eu busca-se não era capaz de interpretar os ensinamentos de forma verdadeira (sem o uso do ego, nesse caso cético).
Quando tive a minha primeira experiencia com os mágicos, eu pude, por uma fração de segundos, me sentir imerso no universo, senti que TUDO havia uma relação, na ocasião até disse a minha namorada: "Nossa, estou entendo a Equação Integral que mantem o universo coeso." (veja bem, eu senti, que é muito mais forte do que ver, ver fica sujeito a interpretações).

Depois disso minha vida mudou, passei a sentir e tento até hoje reproduzir aquele sentimento sem a ajuda dos mágicos.


Mais falando no experimentalismo, em uma trip com uma dose moderada, no apartamento da minha namorada, eu assumi a posição de lotus e com os olhos fechados tentei aplicar tecnicas de respiração e me concentrando apenas na bondade, apenas no BOM absoluto.
Minha namorada disse que eu entrei em uma especie de transe, que meu corpo fazia movimentos estranhos, mais que eu nunca deixava de manter a coluna ereta.
Nesse dia, senti algo impressionante, e que as vezes em momentos de extrema sinceridade consigo sentir. Senti a energia da vida fluindo, a energia criadora, algo que se eu fosse religioso chamaria de Deus.
Durante essa experiencia, tentei canalizar aquela energia para um amigo que estava deprimido, mentalizei ele, mentalizei o bom.
Dia depois ele estava melhor, voltei a velo sorrindo, ele disse que aquele sabado havia sido muito divertido para ele, infelizmente ele não foi forte o suficiente para manter aquele estado e caiu devolta a depressão.

Das minhas experiencias, apenas essas duas foram "superiores" as outras infelizmente foi um caos total e se não me agregou nada, agregou muito pouco.

Porem, gostaria de dizer uma coisa que julgo importante e que talvez, alguns de nós temos dificuldade de ver devido a conjuntura das experiencias:
O estado alterado de consiencia provocado pelos magicos e por outros enteogenicos, é apenas um estado alterado por uma SUBSTANCIA, não é o funcionamento normal da nossa mente.
Se queremos conhecimento de verdade, devemos VER e SENTIR atravez dos enteogenicos e, depois aplicar a sabedoria adiquirida no dia a dia.
Os enteogenicos não passaram de drogas se precisarmos deles para nós encontrar com o universo, ele devem ser apenas as setas que mostram o caminho.

Gostaria de conduzir minha proxima experiencia (o que ainda vai demorar) da seguinte forma: Passar no minimo 1 semana mentalizando diariamente o que espera ver, e onde gostaria de chegar na experiencia, fazendo isso eu acredito que mudaria o que eu chamo de "Entropia do universo" e o universo estaria preparado para a minha experiencia, me respondendo de acordo.

Bom é isso ae pessoal, façam suas experiencias, mais lembrem-se que os magicos não passaram de drogas se o que for sentido sobre a influencia deles não conseguir ser transposto ao plano do cotidiano.

Abraços, paz e luz.
 
Meu eu místico fala: A questão de realidade e planos é muito complexa, mas acredito que visitamos alguma das demais 4 dimensões superiores quando sob efeitos da psilocibina.

De acordo com algumas correntes de pensamento (e religiosas), existem sete dimensões, estamos na terceira, que é o plano físico, durante o sono visitamos a dimensão astral, que se não me engano é a quinta, e assim por diante...

Meu eu racional-por-demais: É só a química agindo no cérebro.
 
E se usássemos cogumelos junto com Ritalina (Droga para tratar o deficite de atenção)?
Prefiro tomar Datura! E, olhe que só tomei uma vez e não pretendo repetir.
Cogus não combinam com "química", muito menos com um medicamento forte como esse, indicado para hiperatividade.

Paz e Luz!
 
acredito fielmente que quando dotamos uma atitude ativa com o uso dos enteogênicos podemos
sim canalizar a nossa atenção a ponto de chegarmos a algo maior, quem sabe ate uma cura
p feridas no subconsciente.

agora eu vou ser meio pressunsoso,e sugerir uma questão:
e se.... nos nos ajuntarmos nossos idealismo chegando a um concenso unico a ponto de tracar linhas objetivas e subjetivas divididas em etapas e fazermos um estudo serio.

alguns supostos pesquisadores que já se aventuraram nesse imenso oceano, ficaram perplexos
com suas descobertas, quem se intitularia em tal façanha. o grande terence não era alguém
mais importante do que eu ou vc, era somente alguém que queria saber mais e mais...
________________________________________________________________________
me recordo de minha busca por conhecimento, quando em uma das minhas varias experiencias
eu tentei usar vários artifícios (como cameras de video gravador de som e lembranças passada p o papel) p desvendar alguns mistérios que rodam a eteogenia,..
fiquei perplexo assustado e maravilhado ao mesmo tempo, depois de ver oque tinha acontecido comigo,...imaginem... depois de um tempo fiquei noiado e deletei o material.


gosto de ver as coisas por todos ângulos possíveis....
 
Qual o real poder dos enteógenos? Até onde eles podem nos levar?

Essas questões provavelmente já povoaram a mente de muitos por aqui.

Ao ingerirmos tais substâncias naturalmente adotamos, totalmente ou pela maioria do tempo da viagem, uma atitude passiva. Deixamos que os fluxos passem por nossas mentes e corpos enquanto nossa mente racional, quando ainda presente, tenta alocar, organizar e gerenciar aquele fluxo (soou um tanto empresarial, mas vamos lá).

E se ao invés de ficarmos passivos passássemos a adotar uma atitude ativa durante a experiência?


Sem duvidar da experiência que você relatou no outro post, Neuro, eu creio que uma dose forte nos leva onde ela quer nos levar.

Pode até coincidir com o que estamos visando, mas o controle não está com o experimentador.

Nem sei se é desejável ficar pedindo muita coisa.

Desejar pode atrair. Não desejar pode ser conseguir.
 
Depois de ter atravessado a ponte sob a qual situan-se a parte representativa dos alteradores de consciência conhecidos na atualidade, gostaria de dar uma palavra.

A atividade mental e psiquica (pra usar um termo moderno) durante uma transformação da consciência pouco ou quase nada influi na sua estrutura psiquica "convencional".

Digo isso porque a Vontade e a Inteligência subexiste durante a experiência em seu aspecto imutável, do mesmo modo que sua estrutura psiquica profunda e mais essencial permanecem idênticas.

É a Vontade, essa que torna possível uma atitude de Atividade, e que torna possível a disposição para a nossa investigação nessas profundesas das alterações dos processos mentais.

Desse modo, eu digo que não seria útil, ou bom de algum modo, que passassemos a ser Ativos apenas na experiência psicodélica, mas essa é uma postura para a vida inteira: esta é uma exigência de uma Vida que prentede potencializar a própria Vida, pela intensificação na contemplação das formas da realidade; Não apenas nos momentos de êxtase de transformações psicodélicas, mas a todo novo momento nasce, que aparece singularmente inédito, encobrindo seu predecessor, revelando seu sucessor, o Novo Momento, este produz clara e distintamente a intuição do Devir de Heráclito.

Coloco em contraste as "coisas mutáveis" das "coisas imutáveis" porque vejo necessidade de exemplificar com uma analogia que Nietzsche encontra pra unir num só entendimento como podem coexistir e em que ponto se conectam as essências das idéias "mutáveis" com as "absolutas", o que torna nosso entendimento mair rico.

Dentre muitas as coisas que permanecem imutáveis e as coisas que se alteram e se transformam, o Espírito Humano é o único que pode se dizer capaz, isto é, que conecta, de algum modo "une", como se formasse uma Ponte sobre todos esses, os elementos mutáveis do mundo em transformação com os elementos imutáveis (como as grandezas absolutas deus, infinito, eternidade,..)

A Ponte, idéia proposta por Nietzsche, mais se assemelha com uma intuição de um Processo Universal que tem um Fim Último: Uma realização completa na estrutura ontológica; ao passo que esse seu Fim acontece em todo momento da Vida, que morre, para dar lugar ao momento que nasce. Que passa ser compreendido num só golpe de entendimento como um "Eterno Retorno do Mesmo".

Parafraseando vulgarmente, para Nietzsche a perfeição não é um Deus, mas.. : "A perfeição é o Momento..."
... E não aquela velha idéia teleológica da realização encerrar na formação de um deus perfeitamente virtuoso.
Para Nietzsche, este é o segredo que completa toda lacuna aberta com a filosofia em Sócrates e Platão, onde começa se dividir o mundo em duas esféras ontológicas, o "real" e o "ideal".

Do Mesmo o que ? Do mesmo momento ? Mais profundamente, aplicando o entendimento sobre a própria idéia, o Eterno Retorno fala, não do retorno de alguma coisa objetivamente, mas o retorno de si mesmo.

É profundo, é complexo, é um nivel de abstração alto... Por isso um dos filósofos mais estudado na modernidade.

Espero ter contribuido... São interpretações relativamente modernas, em partes minha, em partes de amigos filósofos.
 
Sem duvidar da experiência que você relatou no outro post, Neuro, eu creio que uma dose forte nos leva onde ela quer nos levar.

Pode até coincidir com o que estamos visando, mas o controle não está com o experimentador.

Nem sei se é desejável ficar pedindo muita coisa.

Desejar pode atrair. Não desejar pode ser conseguir.

como o fred falou acima;

vamos ver por todos os ângulos :)
 
Qual o real poder dos enteógenos? Até onde eles podem nos levar?
 
Tudo é questão de onde e como Focar a Atenção. A atenção é um poder oriundo da consciência que deve ser treinada para se desenvolver.

Não gosto da palavra vontade, pois esta esta relacionada com desejos, prefiro o termo Intentar.

O intento esta em vóz e a vosso redor, erga uma pedra e me encontrará, lasque um pedaço de madeira e lá tbm estarei.....

A questão é, como intentar. Como no caso do MuiLok, tinha forte desejo de se curar, esse desejo o fez Intentar a cura, e isso o tornou ativo na experiência.

Podemos Intentar tudo o que quisermos, desde a cura até navegar aos limites da percepção humana.

O intentar é como dar uma ordem ao Espirito, o Espirito governa a vida do homem, mas mesmo assim atente a pessoas que sabem como se comunicar com ele, é antes de nada uma ordem Silênciosa, não racional.

Elias Manuel, um guerreiro do grupo de don juan Intentando foi a "fonte" dessa energia chamada "intenção" e lá descobriu o segredo de tudo, descobriu como Intentar o que ele desejar, mas como ele e seu grupo não tinham desejos, a maior parte do tempo "não-faziam" nada, apenas contemplavam o Fluxo da energia fluindo, onde sua segunda-atenção iria se fixar era um mistério, era o desígno do Espirito, algo que não pode ser compreendido, mas precisa ser aceito.

Nesse ponto ja não trabalhavam mais pelas coisas comuns do dia a dia, trabalhavam seguindo os misteriósos Desiguinos do Espirito....

Alguem tem interesse nas antigas técnicas toltecas pra serem usadas em estados ampliados de consciência?

Por exemplo; como vizitar o reino dos Inorganicos, seres vivos sem um organismo....
 
Última edição por um moderador:
Alguem tem interesse nas antigas técnicas toltecas pra serem usadas em estados ampliados de consciência?

Por exemplo; como vizitar o reino dos Inorganicos, seres vivos sem um organismo....

Saudações, Alma.

Seria ótimo trazer o assunto à tona.

E, sua observação é fantástica. O Intento é algo que faz parte das minhas investidas, desde a experiência de cura. Foi difícil relatá-la, retê-la, porém ficaram profundas transformações e uma boa bagagem no conhecimento. Foi como um marco na minha caminhada.

Quanto os inorgânicos, me pareceram até agora, amigáveis. Por enquanto.

abraço!
 
agora eu vou ser meio pressunsoso,e sugerir uma questão:
e se.... nos nos ajuntarmos nossos idealismo chegando a um concenso unico a ponto de tracar linhas objetivas e subjetivas divididas em etapas e fazermos um estudo serio.

Gostei mesmo desta ideia :pos:

Uma outra coisa se encaixa aqui, e que tenho notado ser uma das dificuldades tanto em aceitar a direção como em conseguir a direção:

A vontade [intento], deve co-incidir. Isso é, ser a mesma antes e após a ampliação da consciência .
 
Back
Top