Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Experimentalismo enteógeno: o lado ativo

De uma forma ou de outra, todos somos ignorantes. Nossa grande armadilha é achar que sabemos algo, qdo na verdade estamos loidando com mistérios insondáveis.

Eles podem nos ajudar nos mais diversos fins, os feiticeiros antigos matavam pessoas usando seus aliados, pelo susto, pelo medo, eram homens bizarros.

É muito dificil se encontrar um aliado que traga conhecimento consigo, a maioria deles é "inutil" ao homem, podem servir como companhia, mas quem ja esta no grau de caçar aliados, ja não sente mais necessidade de companhia...

Eles se comunicam com o homem a cada instante, mas nossa percepção comum, nosso grau de atenção, não nos permite capta-los.
O que eles querem? Emoções animais, eles sabem que assustam terrivelmente o homem, assim acham "brechas" pra dirigir os fatos, gerando briga entre pessoas por exemplo, gerando emoção negativa, assim se alimentam.

Os feiticeiros descobriram que podiam nutri-los com amor, substituindo o medo, mas são raros os feiticeiros que acharam aliados que poderiam ajuda-los a manipular o Intento, o conhecimento silencioso....

Don juan mathus se não me engano, ganhou 2 desses aliados de seu benfeitor, "caçou" mais um, ficou com 3 aliados poderosos, todos ficaram para Carlos, o nagual de 3 pontas, depois de sua morte, acredito que os aliados estão com outra pessoa.

Ai vc me pergunta: Então pq fazer esse lance com os espelhos, ou com o fogo?
Pelo prazer da Aventura! Por "não-fazer", por agir sem esperar nada em troca, pra treinar atributos que controlem nosso medo......

Este tópico é bastante importante, o Neuro deu um baita empurrão na direção de uma coisa boa quando abriu ele, mas aí não sei, acho que passou para filosofia o que era para ser prático ("ativo", nas palavras do Neuro). Depois voltou a tentar ser prático, com experimentos do espelho na água, vela no mármore, não li realmente tudo, mas li quase todo o tópico.
Bem, acho que este seria um dos mais importantes tópicos do fórum, porque é isso que tornaria a experiência enteogena pragmática, ou mais claramente, aplicável no mundo cotidiano. As experiências que me lembro já ter feito, apesar de causar uma certa vergonha citá-las aqui (pq acho q tudo é piração da minha cabeça ;) ) foram essas:

:pos: Lembro quando eu estava na Graduação, que eu costumava fazer um uso prático dos Cogus que era o seguinte, eu estudava o assunto que iria cair em uma prova, kkkk, na verdade eu lia o assunto em todos os livros que falasse dele, até saturar a mente, depois eu fazia uma baita duma experiência com Cogus. O que acontecia na prática é que eu me teleportava (durante a viagem) para os fenômenos os quais estudei, comprendia-os na sua própria dimensão, virava molécula d´água se fosse o caso, ou elementos minerais, ou pura energia, conforme o que eu havia estudado. Isto me foi bastante útil, sempre tirava notas ótimas, enfim até hoje tenho muito proveito disto, pois fixou em meu ser estes conhecimentos. Óbvio que ainda é um método bastante limitado, pois temos que estudar muito (pré-seting) o que o torna lento.

:confused: Mudando desta técnica para uma outra, teve uma época que eu procurei usar os Cogus para controlar fenômenos paranormais, telepatia, telecinesia, principalmente, mas os resultados são muito estranhos. A telepatia por exemplo, você não controla para acontecer quando você quer, ela acontece ao acaso, como por exemplo: você quer saber o que sua mulher tá pensando de você, kkkk, não funfa nem a pau, por outro lado, se alguém olhar para você (com alguma intenção), mesmo você estando de costas, você sente e se vira imediatamente para a pessoa, ou acorda já com os olhos na direção da pessoa, ou também, se alguém muito ligado a você estiver passando uma grande dificuldade, ou um bom momento e pensar em você, mesmo estando a kilometros de distância, imediatamente você tem o presentimento e a lembrança daquela pessoa. Já na telecinesia, eu tentei me concentrar para movimentar objetos com a força da mente, bá, um absurdo, você não consegue nem a pau, mas, aí começa a confusão em minha cabeça, se você estiver com muita raiva, nervoso, brabo mesmo o fenômeno pode acontecer, comigo já aconteceu uns troços bem esquisitos desse tipo, daí eu tentei usar o cogu para controlar tais fenômenos, mas o que notei é que sobre a influência da psilocibina, há um favorecimento da telepatia, mas não o seu controle, equanto a telecinesia comigo desaparece (acho que é porque eu não fico brabo neste estado, né)

:pos: Um outro estudo que é extremamente interessante é a saida da consciêcia do corpo (viagem astral). Você mantém consciência de si próprio (identidade atual), mas sai do seu corpo físico, pode até olhar para ele e vê-lo deitado. Puts, essa é bem legal pq geralmente a melhor coisa para fazer neste estado é voar. Eu já voei para lugares fantásticos, mas também já sobrevoei minha cidade, minha casa, o mar. vão dizer que eu sou maluco né, mas eu não ligo, só sei que dá para conseguir fazer isso às vezes e é maravilhoso.

:neg: Também tentei fazer contato com seres energéticos, mas sempre tem algum problema, pois se o ser for muito poderoso, eu me borro de medo e simplesmente mudo meu foco, enquanto a grande maioria dos seres que já encontrei e que pareciam conscientes ou eram brincalhões e me mostravam besteiras, ou não queriam contato, ficam só como expectadores.
Por fim, o que mais eu achei utilidade, os atos de cura. Através do uso de enteógenos, parece haver uma amplicação da capacidade de "ver" as doenças, "ver" o que as causam e "saber" o que fazer para curá-las, tanto das pessoas ao seu redor como a sua própria saúde. Esta parece ser a forma de uso mais prática e incrivelmente funcional dos enteógenos, especialmente os cogus.

:pos: Enfim, eu também acho que devemos nos tornar "agentes ativos" durante a experiência enteógena e obtermos mais do que introspecções ou percepções indescritíveis ou sensações prazerosas. Devemos tentar descobrir o que os enteógenos podem revelar nas nossas mentes, que ainda não conhecemos, que nos permita uma utilização concreta.

Ps. Caramba como estou encabulado por ter dito tudo isso.

Paz e Saúde,
cacto

:neg: Também tentei fazer contato com seres energéticos, mas sempre tem algum problema, pois se o ser for muito poderoso, eu me borro de medo e simplesmente mudo meu foco, enquanto a grande maioria dos seres que já encontrei e que pareciam conscientes ou eram brincalhões e me mostravam besteiras, ou não queriam contato, ficam só como expectadores.
:pos: Por fim, o que mais eu achei utilidade, os atos de cura. Através do uso de enteógenos, parece haver uma amplicação da capacidade de "ver" as doenças, "ver" o que as causam e "saber" o que fazer para curá-las, tanto das pessoas ao seu redor como a sua própria saúde. Esta parece ser a forma de uso mais prática e incrivelmente funcional dos enteógenos, especialmente os cogus.

Estes dois são separados, tinha errado no post anterior. ;)
bele,

cacto

Acredito que existe muita informação ao nosso redor, no ar, flutuando em planos que nao compreendemos. A experiencia psicodelica nos faz sentir isso e devemos ser exploradores. Entrar no universo paralelo com humildade e absorver nao as inúteis nem esperar pelas mais extraordinárias, mas sim aquelas medianas mas inovadoras informações e caminhos de percepção. Nesse experimentalismo, com a individualidade do ser humano me parece ser possível que cada um ache o caminho para isso, mas eu também acho importante compartilhar as experiências... ler as experiências de outras pessoas também ativa a nossa imaginação. Eu admiro muito os xamãs que desenvolveram a arte dos sonhos lúcidos, do mundo paralelo, da CURA. Que coisa mais bela a cura dos xamãs... É algum tipo de energia da criação, o verdadeiro poder de Deus. Não um velhinho que está lá no céu observando e julgando as pessoas mas uma força adimensional em tempo ou espaço, mas que existe. Une todas as pessoas num complexo sistema que parece estar andando completamente fora de sincronia com a majestosa força criadora. As coisas acontecem, pessoas que nem se conhecem e estão em lugares diferentes no mundo descobrem coisas novas ao mesmo tempo, como se tivesse no ar, aquele estalo, o insight que newton teve ao começar a analisar a gravidade e todas as outras descobertas. Enfim, vamos colecionar nossas experiências e tentar tirar os melhores proveitos delas!

Lembrando a todos que se vocês praticarem visualização, imaginação ativa e meditação fora da trip vai ficando cada vez mais forte, até o momento onde ela já nem é mais necessária.

Outro ponto também é trazer ao cotidiano o estado de atenção total da experiência enteógena, treiná-lo e praticá-lo de forma consciente durante uma nova experiência.

O que faz a experiência ser mágica é justamente o boom de percepção e esse boom é puro estado de atenção, uma atenção tão forte, mas tão forte que quebra o tempo, rompe passado e futuro e nos mantêm no presente acabando com os pensamentos. No estado de atenção total não há pensamento, só pura percepção.

Praticar esse estado sem os enteógenos já nos deixa em estado meditativo de imersão no ambiente, um estado muito similar a entrada da experiência enteógena quando a visão começa a se alterar tornando o que se vê mais coeso, unificado.

Eu estou aqui, agora, fazendo isso. Neste instante milhares de coisas movimentam o universo, agora. Neste segundo meus olhos veem isso e meu ouvido escuta aquilo. O que é aquela coisa estranha que eu nunca havia percebido?

O pensamento te atrapalha, a percepção
te traz aprendizado, te faz a reparação, o aprendizado, a
aquisição de novas experiências que
venham enriquecer as faculdades nobres do teu Ser.

Para mim deu certo, não desligando o diálogo interior, mas sim desligando o "julgamento das coisas", um estado de plenitude perceptiva e serenidade, dá para entender tudo sem o tal julgamento, de tal modo que você acende de dentro para fora, brilha, irradia filamentos que sempre estiveram ali conecatados ao todo, porém apagados. O uso de enteógenos é recomendadado somente para os mais burros (eu), conforme Don Juan dizia, algumas pessoas já nascem completamente desobstruídas para a percepção e não precisam disso. O próprio Don Juan precisou, contudo, no adiantado da sua vida não mais precisava, ele apenas evocava o estado de percepção que bem quisesse e entendesse, apesar de muita gente achar que tudo não passou de ficção do Castañeda. Eu, de fato, percebo que as experiência enteógenas me mostram e me ensinam a fazer justamente isso, aprender a expandir a percepção sozinho, ela deixa uma expécie de marca na mente, no espírito ou no corpo, sei lá, que você passa a sentir sem estar sobre o efeito de substância alguma, daí basta desligar o julgamento das coisas e se apegar a esta marca (ou sensação, ou caminho) e coisas bastante curiosas acontecem, só que às vezes eu fico meio pensando que estou mesmo é doido, kkkkk.

Grande Abraço, Paz e Saúde,

vi um documentario agora a pouco sobre crianças criadas por animais da floresta
elas nunca aprendem a falar e a interagir normalmente com humanos.

Tbm vi essa parada. Sinistro...

Para mim deu certo, não desligando o diálogo interior, mas sim desligando o "julgamento das coisas", um estado de plenitude perceptiva e serenidade, dá para entender tudo sem o tal julgamento, de tal modo que você acende de dentro para fora, brilha, irradia filamentos que sempre estiveram ali conecatados ao todo, porém apagados. O uso de enteógenos é recomendadado somente para os mais burros (eu), conforme Don Juan dizia, algumas pessoas já nascem completamente desobstruídas para a percepção e não precisam disso. O próprio Don Juan precisou, contudo, no adiantado da sua vida não mais precisava, ele apenas evocava o estado de percepção que bem quisesse e entendesse, apesar de muita gente achar que tudo não passou de ficção do Castañeda. Eu, de fato, percebo que as experiência enteógenas me mostram e me ensinam a fazer justamente isso, aprender a expandir a percepção sozinho, ela deixa uma expécie de marca na mente, no espírito ou no corpo, sei lá, que você passa a sentir sem estar sobre o efeito de substância alguma, daí basta desligar o julgamento das coisas e se apegar a esta marca (ou sensação, ou caminho) e coisas bastante curiosas acontecem, só que às vezes eu fico meio pensando que estou mesmo é doido, kkkkk.

Grande Abraço, Paz e Saúde,

Eu, não posso me descuidar que fico em 2ª atenção...

Back