Tem gente que não entende a diferença entre estomago bixado e medo.
Na primeira vez que ingeri cogumelos era um cabaço e não tinha noção de nada do que viria e por isso mesmo não tinha medo algum, típico louco do tarô caminhando feliz em direção ao abismo. E mesmo assim o estômago incomodou. Nas experiências seguintes mergulhei mais fundo, mas o estômago sempre ali incomodando, desviando minha atenção e consumindo minha energia, como o cachorro jaguara do arcano maluco.
Pois então que experimentei algo que pessoal já falou por aqui. Fiz um chá de gengibre.
Cortei eles em pedacinhos pequenos e fervi com água pura. Fiquei tomando aos poucos uma meia hora antes. O gosto é forte e fica pinicando a boca, mas vai facinho.
Depois, peguei 3g de cogumelos crack-dry coletados naquela semana e alguns cogumelos meios murchos, pois tinham ficado um dia secando no túnel de vento. Coloquei tudo na caneca onde fiz o chá de gengibre, com os pedacinhos de gengibre ainda ali dentro. Um copo de água, espremi um limão (desses de caipirinha) e foi ao fogo.
Ferveu, ferveu, ferveu... e levantou um cheirinho bom. Não coloquei açúcar, mas na próxima vou colocar mel.
Depois de fervido passei tudo numa peneirinha, espremi o material para sair todo o suco. Deu meio copo de chá, meio escurinho, com cheiro bom e gosto agradável, nem se sentia o gosto de cogumelo, só o gostinho de gengibre com limão. Tanto que tomei de boa, sem reclamações.
A experiência em si veio lenta, mas firme. Sem arrotos podres, sem peso no estômago, sem indisposição, sem tortura. Para não ser um milagre completo, tinha uma sensação no estômago, uma queimaçãozinha, mas perto do que eu sentia quando ingeria os cogumelos, isso é uma brisa na tempestade.
Obrigado aos amigos que compartilharam a informação, só tenho a agradecer.
(PS: pq quando eu edito o texto as imagens aparecem no post, mas quando publico fica apenas o link das imagens?)