Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Evitando o desconforto estomacal (Cubensis)

Eu colhi alguns cogumelos com um amigo meu, que estava crescendo no gramado de um campo de futebol da faculdade onde estudamos. Tudo bem... tenho absoluta certeza de que era o psilocibe, ficaram roxos quando cortamos os talos e etc.


Nem Psilocybe nem Panaeolus ficam roxos.

E um campo de futebol é um lugar estranho para crescerem. A não ser que tenha sido adubado com estrume.
 
Então não ficaram roxos.
 
Psilocibe cubensis... cogumelo de chapéu branco, com uma mancha ao centro deste que vai do marrom ao dourado, parte inferior do chapéu escura e na maioria deles um pequeno resto de uma pele no talo proveniente de um véu que o encobre em sua "juventude", quando cortado os talos, a psilocibina em contato com o oxigênio reage e cria uma coloração que vai do azul ao roxo ou mesmo vinho.

Pelo que sei esta coloração proveniente da reação química PSILOCIBINA x OXIGÊNIO é a principal prova de que se trata realmente de um psilocibe (o que pelo que disseram-me, resultou nos chamados "cogumelos azuis"), a não ser que vários textos pela net e inclusive desse site estejam errados. :sneaky:
 
Tenho certeza de que eram os cogumelos certos.

Podia elabora ae de como você tem certeza afirmativa disso? Você analisou a temperatura dos últimos dois dias da colheita? Você analisou as guelras, analisou os esporos? Pelo que você descreveu acho que você comeu um Panaelous antillarum, mais não posso te afirmar que eles pode ser encontrados em campos. Mais já ouvir falar até dos Liberty Caps ser encontrados em campos bem fertilizados ;)
 
afarm1.static.flickr.com_216_486826504_fff789d241.jpg

Foi esse ai...


Por favor meus caros... ajudem-me no que eu estiver errado!


Ficarei extremamente agradecido.
 
Não poste mensagens seguidas quando você pode simplesmente editar e complementar a última.


Pquando cortado os talos, a psilocibina em contato com o oxigênio reage e cria uma coloração que vai do azul ao roxo ou mesmo vinho.


Qual o site de origem?


E esse foto é do seu ou você conseguiu na net?
 
Ao meu ver não é cubensis apesar de muito parecido!
 
Rapaz... eu vi textos sobre a coloração azul, principalmente aqui neste site para ser sincero, e quanto a esta foto eu consegui na internet, por que infelizmente não tirei fotos dos que colhi. Mas é identico ao que colhi.
 
Foi esse ai...


Por favor meus caros... ajudem-me no que eu estiver errado!


Ficarei extremamente agradecido.

Bom, não estou vendo o veu, mais parece ter caido, tirado? O que é aquilo ali na grama do lado direito? Tem fotos das guelras?

Rapaz... eu vi textos sobre a coloração azul, principalmente aqui neste site para ser sincero, e quanto a esta foto eu consegui na internet, por que infelizmente não tirei fotos dos que colhi. Mas é identico ao que colhi.

Cara, pode até ser, mais essa não é a unica maneira de se identificar um cogumelo.. É somente uma das..
 
Rapaz... eu vi textos sobre a coloração azul, principalmente aqui neste site para ser sincero, e quanto a esta foto eu consegui na internet, por que infelizmente não tirei fotos dos que colhi. Mas é identico ao que colhi.


Se foi aqui, avise onde está, para tirarmos de lá. Mas na verdade nem pelo google eu consigo achar esse texto os partes do mesmo.

Psilocybes psicoativos não ficam roxos.

Quanto a identificação do cogumelo comparando com uma foto, para um olho não treinado duas espécies bem diferentes podem parecer a mesma. Fotos que você viu na net e achou parecidas não vão ajudar.

Acho que a primeira providência para evitar desconforto estomacal é não comer cogumelos não identificados com certeza.
 
Como posso fazer para identificar com certeza um cogumelo psicoativo?


Quanto a informação, está no tratado de colheita.
 
Leia a biblioteca e o fórum.

Que tratado de colheita? Qual o link?
 
"Um ponto extremamente importante a se considerar é a substância ativa do Psylocibe cubensis, chamada psilocibina (existem outras, mas isso é outro assunto). Esta, quando oxida (entra em contato com o ar – oxigênio) apresenta uma coloração peculiar, que pode variar do azul ao roxo. Repare: quando achar um cogumelo que você acha que é o certo, quebre sua estipe. Dentro de aproximadamente cinco minutos, você notará (se for o P. cubensis) que um líquido roxo se mostra presente. Esta é a psilocibina, muito prazer."

https://teonanacatl.org/threads/identificando-e-colhendo-cogumelos.734/


E esta não foi a única fonte que encontrei que fala isso, inclusive muitas pessoas comentaram sobre esta mesma propriedade de coloração. E não é só isso, todas as outras formas de identificação batiam, cor, véu, cor das guelras e etc.

O que acho é que fiz de uma forma totalmente errada. Não sei... sinceramente estou confuso.
 
Já modifiquei. Grato.

As outras dicas bateram com os seus cogumelos (encontrados no estrume, lamelas roxo-escuro ou quase negras etc.)?
 
Sim... mas estes mesmos ficaram roxos, outros de uma cor mais vinho quando cortados. Essa coloração aparecia no talo, no local onde foi cortado. Não era uma coloração exagerada, mas dava-se para notar uma mudança, passando do branco para as cores acima citadas.

Quanto ao local onde os encontrei, foi em um gramado de campo de futebol. Este gramado um pouco alto, pois era tempo de férias da faculdade e tinha acabado de chover a poucos dias, seguido de sol.

Em todos os cantos do campo tinha cogumelos e também micélios. Mas não posso dizer que havia estrume no campo, embora talvez tivesse antes de a grama ser plantada e vários pássaros estivessem a passear pela grama, o que poderia resultar na defecação deles. Não sei...

Achei novamente sobre grama em outro lugar totalmente diferente, mas eram os mesmos cogumelos, posso garantir isso.

Chapéu branco, com uma mancha no centro deste que ia do marrom ao dourado, tinha o véu escuro preso no talo e as guelras eram de roxo escuro a quase pretas. A mudança de coloração aparecia alguns minutos depois de cortados.
 
Não consuma estes cogumelos. O local e ocorrência não bate e agora você sabe que a coloração roxa não bate.

Se quiser fazer uma caçada real de P.cubenis vá em um pasto e procure no estrume.
 
Talvez ele tenha se confundido com a cor, porém pelas fotos postas pelo Ryeffy eu não me arriscaria não.

Ryeffy eu nunca vi um P. cubensis ficar roxo não, já vi esverdear em algumas partes da estipe (talo), alguns traços finos em azul-marinho ali também, roxo não. Coisa fácil é se confundir na identificação. Siga as dicas do gltdn e do Ecuador.

Já encontrei P. cubensis em bosta de cachorro, mas estavam na beira de um canavial, no meio de vários pastos. Ããhh, sim, já comi cogumelos errados. Por sorte não aconteceu nada, mas foi sorte mesmo...
 
Siga os conselhos dos irmãos mais velhos de caminhada se quiser tirar algo de bom disso tudo.

A paciência e humildade para o encontro psilocíbico são elementos garantidores de bons momentos.

Respeito a si mesmo em primeiro lugar! A vida é mais importante!!

"Quando o discípulo está pronto, o Mestre aparece".
OM AMRITA URUPÊ BODHI SATVA HUM

Nenhum manual equivale à presença de um facilitador experimentado.

É por isso que acho importante alinharmos a cultura micófila brasileira. Se aproveitarmos as brechas legais que envolvem os cogumelos psicodélicos, poderemos ter um futuro onde as pessoas sejam iniciadas ao vivo e com segurança, pelas mãos de pessoas preparadas e interessadas no bem comum. De repente, grupos que possam espalhar patches de diversas espécies por aí, ajudando a Natureza em sua reconstrução!
 
Back
Top