Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

esse mundo é real?

acabo de ter outra maravilhosa trip, e depois de 3 anos de post concluo


ESTAMOS EM UMA SIMULAÇÃO !!!!!

Agora então, aproveite a simulação ao máximo cada momento, não há nada além disso, tudo o que temos é a vida como ela é. Já que você viu que é um sonho, se entregue a ele e viva-o intensamente, aproveite as conversas agradeça pela sua familia os honre agradeça a todo momento por respirar, por poder sentir mesmo que seja a dor, pratique o bem por onde quer que você vá, ensine bons habitos a sua mente e seja o senhor dela, você agora pode ver que é tudo uma brincadeira e que estamos todos juntos, somos todos um



felicidades sempre... Ator
 
O ser humano percebe a realidade com a razão, comumente direcionando sua atenção a um único ponto.. e essa atenção oscila entre uma infinidade de outras questões e pensamentos involuntários (ou condicionados) enquanto uma gama de bilhões de informações que transcorrem num fluxo constante são filtradas pelos cinco sentidos num transcorrer do tempo contínuo.. tudo isso ocorre paralelamente enquanto dirige sua atenção a algo específico.

E a cada frame/fotograma, a narrativa da realidade, por meio da luz do projetor de filmes do cinema que a sua vida pessoal se desenrola em movimento por meio da consciência, acontecendo no presente diante de seus olhos, cujos chamados fenômenos do mundo externo são constituídos de diversos microssegundos das famosas escalas das medidas de tempo de um relógio sempre indo de "um segundo" seguido por outros segundos.

E tudo vem a ser do invisível para o visível, do não manifestado para o manifestado, do desconhecido para o conhecido, avançando a cada porta que o pensamento abre, povoado de desejo em se alcançar um único estado de espírito predominante conhecido: o bem-estar consigo mesmo e com tudo o que o cerca em tempo integral, a tão conhecida zona de conforto.. o ser humano está sempre em busca de uma felicidade eterna, presente nos contos de fada que, através dos séculos, foram deturpados pois que eram essencialmente de um teor terrificante. A busca por uma felicidade eterna e condicional é latente em todos e devido a um único estado de espírito.. o paraíso de cada religião foi criado como promessa, por exemplo.

E funciona porque é mais fácil e cômodo acreditar no que uma suposta autoridade espiritual diz do que o ser humano investigar a realidade e as origens do que lhes contam.

Nesses tempos caóticos pós modernos, nos quais muitos conseguem, no máximo, sobreviver por mais 24h, funciona melhor ainda porque as pessoas passam a conviver com certos absurdos e transformações inúmeras.. inevitavelmente a maioria sente vertigem e medo de não suportar tal realidade de tão opressora que vem se apresentando e, como é o instinto de sobrevivência que rege nossas vidas, e esse anda com o afã ávido de sentir uma espécie de deleite eterno, as religiões professam verdades divinas como comodites.

O ser humano é o único ser que experimenta o que em inglês significa "Death Anxiety" que traduzindo o sentido literal dá margem a muitas matizes de experiências subjetivas tais como delinear quase que de maneira a se perder de vista como é a vida após a morte como de centros de crenças muitas vezes excludentes entre si.

O fato é que depois de mais de 2022 anos de todos os tipos de mentes dedicadas ao estudo de como geramos consciência, nunca ninguém determinou uma resposta final que abarcasse a maioria do mínimo dos questionamentos razoáveis sobre o que é a consciência, que muitas religiões reduzem ser um atributo da alma.

Sobre esse enigma que virou um estigma paradoxal da alienação humana acerca de si mesma que o Prof David Chalmers ficou famoso por elucidar e catalogar alguns fenômenos dos quais não nos damos conta que processamos sem parar, a cada instante.

Chalmers que aqui extraí da Wikipedia "é um filósofo australiano, notabilizado por seus estudos em filosofia da mente. Chalmers é professor de filosofia e diretor do centro de estudos da consciência da Universidade Nacional da Austrália e publica artigos, ensaios e novos livros com regularidade."

Chalmers, segundo pesquisas e estudos, afirma que existe algo chamado "HARD PROBLEM OF CONCIOUSNESS".. é o problema mais complexo em se explicar de como geramos a consciência.

O HARD PROBLEM é compreendido através do questionamento: "Como algo inconsciente como a matéria, que é a estrutura do cérebro, gera e dá lugar e vazão a experiências imateriais como gerarmos a sensação, por exemplo, de pensamentos do sabor de bebermos uma xícara de chá diferentemente de uma uma xícara de café e de uma taça de vinho?

Como sentimos o aroma da mata mesmo quando não estamos em contato com a natureza e como imaginamos andar pelo deserto do Saara sem que nunca o tenhamos atravessado ou num deserto estado?

O professor David Chalmers cunhou para a consciência 3 formas de manifestações do fenômeno da consciência que ele chama de Qualia que é sempre uma experiência individual e que ninguém pode sentir da mesma forma que você sente porque a Qualia de uma pessoa nunca pode ser igual ao de outra pessoa apenas interpretada e traduzida por diferentes observadores.

Por exemplo: um homem nunca vai saber o que é atravessar uma TPM estressante e ter cólicas menstruais fortes a cada mês e dar a luz à uma criança, por mais que sua esposa caso tenha uma, passe por todos esses processos e compartilhe tais sofrimentos.

Qualia também define que não temos como mensurar por meio dos nossos sentidos o sofrimento até mesmo da pessoa que mais amamos e nisso é o que os existencialistas consideram como o intransferível sentimento de solidão de cada um.

A saber, a consciência é dividida em algo que leva o nome de "Qualia" e uma das características de uma delas que é a experiência de "Death Anxiety" ou "Ansiedade da Morte", que é uma constante em nossas vidas desde uma certa idade e, dependendo do caso, pode ocorrer prematuramente na infância, começamos a pressentir o medo de morrer, e quando adultos concluímos que desde que viemos ao mundo temos insights que um dia e não se sabe qual, como ou onde iremos morrer, por exemplo.

Os 3 tipos de Quália da Consciência:

- Qualia Objetiva;
- Qualia Subjetiva;
- Qualia do Espaço/Tempo

A Qualia Objetiva acontece quando nos relacionamos com o mundo externo em relação às "coisas".

Os sensos de território, equilíbrio e tato e visão incidem mais forte.

A região cerebral responsável por essa forma de consciência acontece na parte mais primitiva do cérebro chamada de cérebro reptiliano, e nisso nada tem relacionado com os ditos seres reptilianos dos ufólogos e fica no cerebelo na parte anterior no Tronco encefálico. É o "Id" de Freud.

Nos animais, no caso, uma serpente sabe com exatidão o espaço entre ela e sua presa e objetifica o que seus sentidos captam o subjetivo quando dá o bote com precisão.

Porém, existe uma tendência muito forte por parte de algumas vertentes científicas, filosóficas e entre adeptos do Xamanismo que, dos átomos às pedras e das árvores ao planeta, existe Qualia Objetiva no mínimo e cada qual em sua devida proporção e intensidade, o que remete ao Animismo ou, como é chamado hoje em dia, de Pan-psiquismo.

Por sua vez, a Qualia Subjetiva se diferencia da Objetiva porque temos experiências subjetivas com relação aos objetos.. e situa-se no sistema límbico, na parte intermediária do cérebro responsável pela forma como nos relacionamos com a realidade em sociedade por meio das emoções e sentimentos associados ao sexo e ao caráter agressivo e, especialmente, aos de perigo e de alerta em função do medo que se manifesta na amigdala do cérebro.

Está relacionada com o superego de Freud.. os macacos entre si também têm esses dois tipos de Qualia já mencionados como o Objetivo e o Subjetivo.

E para concluir listou o Prof. David Chalmers, a Qualia Espaço/Tempo é considerada a Qualia Temporal associada ao cérebro superior e ao neocortéx.

O seres humanos não apenas têm Qualia Objetiva e Subjetiva como os chimpanzés, mas também tem Qualia Espaço/Tempo, por prever o futuro.. e aqui entra o que experimentamos como a "Death Anxiety", que permite especular como é ou será a vida após a morte que é chamado de "Terror Management Theory", onde criamos inúmeras formas de culturas fundamentadas nas especulações e expectativas referentes ao que acontece após a morte e isso é intrinsecamente exclusivo ao ser humano. Por nenhuma dessas concepções serem possíveis de serem compravadas cientificamente e por serem diversas que se excluem umas às outras.. pela lógica existe muito do fator ligado à imaginação.

Qualia de Espaço/Tempo fornece também "Mental Time Travel" e a capacidade de refletir sobre si mesmo deixando de existir.

Outra característica da Qualia Espaço/Tempo é a interpretação que fazemos do que representa o NADA no sentido metafísico ao sentido de falta e negação de um objeto ou um sentimento.

A Qualia da Consciência do Espaço/Tempo é de projetar aspirações relacionadas aos Céus como era chamado antigamente juntamente com a estrelas e que hoje, com a popularização da ciência e da Kabbalah se estende às dimensões que ultrapassam ao Sistema Solar, Galáxias, Universo passando por Universos Paralelos, Multiverso e o Chaos.. e o interessante é que não são poucos os que vivem sempre sintonizados com esse tipo de Consciência Superior em detrimento das questões triviais e mundanas que incidem-nos no dia a dia, por mais que elas urjam ao nosso lado.. e esses são chamados e reduzidos pejorativamente de "lunáticos".

A Qualia Espaço/Tempo também é responsável pela "Fala e a Linguagem", que só são possíveis quando estabelecemos narrativas sobre o passado, presente e futuro.

Caso você queira ver medo num cientista de mecânica quântica apenas mecione o termo "The Measurement Problem" ou o Problema da Medição, que consiste na ideia de que um átomo só existe num lugar específico se uma mente consciente observar esse átomo pois do contrário esse átomo pode estar espalhado numa "Onda Energética".
 
Última edição:
Já dizia Aleister Crowley que toda verdade é curva..

O homem ocidentalizado tem uma triste mania de querer verdades pré-fabricadas e prontas, já mastigadas..

Nesse ponto admiro mto a filosofia do tao e do xamanismo que enxerga a realidade de forma fluida e natural.. o tao não interfere tanto no meio, mas o xamanismo sim..

E ao que tudo indica essa que vivemos me parece ser uma realidade demiúrgica, projetada pelos donos do mundo talvez.. a realidade verdadeira está por trás desta projetada.. por trás de todos condicionamentos dos sistemas manipuladores vigentes, sejam religiosos, políticos, institucionais no geral..

E se algum dia pudéssemos perceber a realidade última das coisas, total e verdadeira, creio que nos dissolveríamos no espaço infinito.. por isso nossa percepção é limitada, porque temos o instinto de sobrevivência muito arraigado e somos demais apegados à vida terrena.
 
Back
Top