Existe um escritor brasileiro que me abriu a mente para certas coisas e dilemas, inclusive essa separação homem X animal.
O que ele esclareu para mim foi que não devemos enxergar a humanidade ou homem a semelhança do que somos aqui neste tempo e nesse momento. Ele detalhou bem a parte que mostra que o que vivemos hoje é somente uma cultura que perdura a milênios, a cultura da civilização.
Essa cultura de "civilizar", "educar", "evoluir", que perdura a anos sob diversos episódios em diversos continentes, esse vício em controle de massa que paira sobre nós é apenas uma cultura e de forma alguma deveriamos enxergar isso por humanidade.
Acredito que o termo humano é demasiado por complexo de se definir.
[Aproveitando a deixa da Huasca (Numa trip de huasca me veio o seguinte conhecimento esses dias: Pra serve o corpo humano? Para o que você quiser.)]
Quando meu pensamento se focava na podridão da "humanidade", eu sentia nojo de ser humano, de ser pertencente a essa
raça maldita.
Hoje sei que tenho orgulho de ser humano e quem realmente me enoja são os seguidores dessa cultura que só resulta em coisas ruins em todos os aspectos.
A natureza está ai como sempre esteve, sentindo o fluxo e fluindo junto com ele. Por isso é mais fácil, pois eles não estão confusos quanto a verdadeira essência dela, eles estão em sintonia.
A decadência da humanidade começou justamente como Zig disse, a partir do "palavrório babélico", a linguagem cognitiva dominou as estepes e depois o mundo. Hoje não só nos comunicamos de maneira bem pior do que antes como os erros decorrentes desse método de comunicação nos levaram a essa decadência atual.
O que é um político pessoal? Um cara que sabe lidar com as palavras, o que é um advogado? Um cara que lida bem com as palavras. E por ai vai.
Percebam que a linguagem a qual aprendemos, a mesma que eu estou ultilizando para escrever é falha, mas além de falha ela é planejada em todos os idiomas para enganar e confundir. Está intimamente ligada a interesses de classes dominantes.
Hoje é decandente pois todas as sementes que foram plantadas através de anos por esta cultura estão florescendo. Desembocamos do outro lado do cano onde entramos.
Para sair dessa civilização basta não se enxergar mais nela e procurar novas alternativas para seus problemas, alternativas que te façam bem. E é óbvio que você não encontrará essas alternativas dentro dela.